Como cursar Ciência da Computação por meio do Enem?

A área de tecnologia está oferecendo algumas das melhores oportunidades profissionais que existem no país. Se quer aproveitar esse boom no mercado de trabalho, um excelente ponto de partida é cursar Ciência da Computação por meio do Enem. O profissional formado no curso tem ampla aceitação no mercado de tecnologia, com a possibilidade de ocupar vagas de Gerente de TI, programador, analista de sistemas, entre outros cargos relevantes.

Alcançando uma pontuação acima da média no Enem, dá para cursar Ciência da Computação e dar os primeiros passos em um mercado em plena expansão. Gostou da ideia? Continue a leitura para saber se você tem o perfil para Ciência da Computação e descubra como o Enem ajuda nesse ingresso.

O que é preciso para cursar Ciência da Computação?

Alguém pode dizer que você precisa entrar em Ciência da Computação já sabendo um monte de coisas, mas a verdade é outra. Assim como acontece em qualquer outro curso superior, um conhecimento prévio em certas áreas até faz diferença, mas não é tudo.

Um bom conhecimento em Matemática e uma base em lógica de programação ajuda nos primeiros semestres de Ciência da Computação, mas não é tão importante assim.

Se você teve um desempenho razoável nas matérias de exatas no Ensino Médio, como Matemática e Física, já tem o que precisa para cursar Ciência da Computação.

Na verdade, a disposição para aprender na graduação será até mais importante do que os conhecimentos que você já tem saindo do Ensino Médio.

Dito isso, vamos ver as habilidades que o aluno de Ciência da Computação desenvolve ao longo do curso. Caso tenha uma delas antes de entrar, ótimo. Caso precise desenvolvê-las, não se preocupe, porque terá muito tempo ao longo do curso. Confira!

Gosto pela matemática, mas não precisa ser obcecado por números

Ciência da Computação apresenta muitas matérias que envolvem problemas de Matemática, principalmente nos primeiros anos de graduação. Estatística, cálculo e álgebra são alguns dos assuntos matemáticos bastante comuns na grade curricular desse curso.

No entanto, isso não significa que você precisa ter sido o melhor aluno durante o Ensino Médio em todos os assuntos da Matemática. Na verdade, o mais importante é dominar as aplicações específicas da Matemática no seu futuro campo de atuação.

Uma base em lógica de programação

A lógica de programação é a base de muitos assuntos que você vai estudar na grade curricular de Ciência da Computação. Por essa razão, ajuda bastante dominar pelo menos o básico desse assunto.

Também é a lógica de programação que ajuda os alunos a desenvolver uma série de habilidades fundamentais no mercado de trabalho, como resolução de problemas, criatividade e organização.

Facilidade em lidar com tecnologia

Se gosta de tecnologia e está pensando em conciliar essa paixão com uma carreira profissional, o curso de Ciência da Computação vai ajudar a combinar as duas coisas.

Ao longo do curso, você aprenderá a desenvolver diferentes ferramentas de informática, desde programas simples para gerenciar o fluxo de caixa das empresas até sistemas complexos de processamento de informações.

Como o Enem ajuda nesse ingresso?

Diversas instituições de ensino superior no Brasil, tanto públicas quanto privadas, aceitam a nota do Enem como forma de ingresso em cursos de graduação.

Isso significa que você pode ingressar em Ciência da Computação por meio do Enem. Com a pontuação do Exame, não precisa fazer o vestibular tradicional da faculdade. Legal, não é?

Porém, é preciso ficar de olho porque cada faculdade tem seus critérios para validar a nota do Enem dos alunos. Na Anhanguera, é preciso se encaixar em três critérios:

  • não ter zerado a prova de redação do Enem;
  • ter participado de alguma edição do Exame desde 2010;
  • ter alcançado o mínimo de 200 pontos na média das provas objetivas.

Você se encaixa nos critérios acima? Ótimo! Já tem o que precisa para usar sua nota do Enem na faculdade Anhanguera.

Como ter acesso a bolsas e descontos em faculdades particulares?

Aos alunos que entraram na graduação usando a nota do Enem, é muito comum que as faculdades ofereçam bolsas de estudo ou descontos na mensalidade. Na Anhanguera, não é diferente. Por aqui, quanto maior for a nota do Enem, maior será o valor da bolsa.

A bolsa de estudos oferecida aos estudantes da Anhanguera garante um desconto que pode variar de 10% a 100% do valor da mensalidade.

Para ter acesso ao benefício, o candidato só precisa passar por uma avaliação da nota do Enem. Que fazer um teste e ver isso acontecendo na prática? Use o simulador da Anhanguera para calcular sua porcentagem de desconto com a nota do Exame.

Como garantir uma vaga em Ciência da Computação pelo Enem?

Quem faz o Enem pode participar dos programas de acesso ao ensino superior do Governo Federal e ainda usar a nota para entrar em faculdades particulares. Contudo, independentemente da escolha, uma coisa é certa: você vai precisar estudar para obter uma média que garanta seu ingresso no ensino superior.

E não precisa ficar nervoso, ok? Se ainda não sabe por onde começar, aqui estão algumas dicas de como estudar para o Enem:

  • organize sua rotina com um cronograma de estudo — é por aqui que você começa a colocar ordem na casa e tem um norte seguir até o dia da prova;
  • tenha um local definido para estudar — uma parte da casa onde estarão seus cadernos, livros e tudo que precisa para se concentrar durante horas;
  • não estude apenas para o que sabe — o sistema de avaliação do Enem analisa o desempenho geral do candidato, então, não deixe de incluir no seu cronograma aquelas matérias mais difíceis para você;
  • treine para a redação do Enem — a redação é a prova do Exame em que há mais chance de alcançar a nota máxima (1000), o que representará um peso considerável na soma final da sua média.

Siga as dicas acima para garantir uma pontuação invejável no Enem e conseguir sua vaga no curso de Ciência da Computação.

Use a nota do Enem para estudar na Anhanguera!

O curso de Ciência da Computação é uma verdadeira aventura para quem gosta da área. Sempre com novos desafios, é uma porta de entrada para um mundo profissional de sucesso. Contudo, se quer entrar em Ciência da Computação pelo Enem, será preciso seguir um passo a passo, começando pela inscrição no vestibular.

Vai usar a nota do Enem para entrar na faculdade? Na Anhanguera, isso não é só possível, como é muito fácil. Comece aqui sua inscrição online e gratuita na Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados