Áreas da Radiologia: Saiba as opções de atuação para esse profissional!

Áreas da Radiologia

O curso de Radiologia forma profissionais aptos para trabalhar com exames de imagem para visualizar a estrutura interna do corpo. Exames como ressonância magnética, tomografia e radiografia são essenciais no tratamento, controle e diagnóstico de doenças.

Após a conclusão da graduação, o profissional pode optar por uma das diversas áreas da Radiologia disponíveis para atuar. A faculdade garante conhecimentos específicos e experiências sobre a rotina do radiologista, além de todos os benefícios de ter um diploma de ensino superior.

Se quer saber o que se faz em Radiologia, não perca o post. Boa leitura!

Saiba o que faz um Tecnólogo em Radiologia

Abaixo, você vai conhecer as principais áreas de atuação em Radiologia em alta. Confira!

Exames de raio-X

O raio-X é uma área da Radiologia muito comum. Ela consiste em um exame não invasivo que atua por meio de baixas doses de radiação para a identificação de alterações em órgãos e na estrutura dos ossos dos pacientes.

A máquina de raio-X apresenta uma mesa que se movimenta em diferentes direções, que facilitam o foco na área corporal que será examinada. Os profissionais de Radiologia é quem devem fazer todas as etapas para executar o exame.

Isso envolve a avaliação da intensidade da radiação emitida, coordenação da posição da pessoa e a garantia de que os pacientes tenham retirado os objetos metálicos.

Mamografia

Quem é formado no Tecnólogo em Radiologia também pode trabalhar realizando exames de mamografia, que tem o objetivo de identificar nódulos, assimetrias e lesões das mamas. O exame é uma das principais maneiras de diagnosticar o câncer de mama precocemente, um tipo muito frequente no país.

Assim como ocorre na realização do raio-X, os profissionais desse cargo ficam responsáveis pelo processo envolvido na execução desse exame, como o nível de radiação emitido pelas máquinas e a posição correta da paciente.

Ressonância Magnética

Os profissionais de Radiologia também podem exercer suas atribuições na área da Ressonância Magnética, que consiste em um exame que produz imagens de alta resolução de órgãos internos do corpo.

Nesse caso, a ressonância magnética não usa radiação ionizante para produzir imagens médicas. A máquina contém um ímã que consegue interagir com o nosso corpo por meio de pulsos de radiofrequência e campo magnético.

É essa interação que possibilita a produção das imagens. Por ter um campo magnético forte, os radiologistas devem garantir que não existam objetos metálicos por perto.

Densitometria óssea

Como o próprio nome diz, essa é uma das áreas da Radiologia que tem como foco os ossos. Feito principalmente por adultos acima dos 35 anos, esse exame é caracterizado por analisar a densidade mineral dos ossos dos pacientes. É indicado, principalmente, para quem tem osteoporose.

Uma das funções exercidas pelo radiologista na área da densitometria óssea é analisar e acompanhar o desgaste dos ossos. Em casos de detecção de perda de cálcio, o diagnóstico é confirmado e, a partir disso, deve-se iniciar o tratamento quanto antes para impedir o avanço da osteoporose.

A técnica utilizada nesse exame necessita de uma boa dose de precisão por parte dos profissionais, o que torna a especialização nesse campo um grande diferencial.

Radiologia Forense

Na área da Radiologia Forense, os profissionais trabalham diretamente com a realização de exames radiológicos buscando a causa da morte de pessoas. Essa técnica é essencial para investigações, já que é possível descobrir o grau de trauma provocado no corpo e provas como projéteis. Outra atribuição do profissional que atua nesse cargo é identificar cadáveres por meio da arcada dentária, entre outras funções.

Radiologia Industrial

Quem pensa que a Radiologia está relacionada somente com a área da saúde está enganado. No campo da Radiologia Industrial, as atribuições dos profissionais incluem o controle de qualidade na produção de artigos. Eles usam as máquinas de raio-X e seus conhecimentos para detectar imperfeições internas que não são vistas a olho nu.

Portanto, você pode trabalhar na aviação, na indústria automobilística, em aeroportos ou em portos. Essa área proporciona bons ganhos e grandes oportunidades de crescimento. Contudo, não se esqueça: para exercer a função, é importante ser habilitado pela Comissão de Energia Nuclear.

Radiologia Odontológica

A área da Radiologia Odontológica é específica para o profissional que atua produzindo imagens da face, principalmente da arcada dentária. Para o paciente que necessita realizar o tratamento ortodôntico para o alinhamento dos dentes, esse tipo de exame é fundamental.

Nesse caso, se tem dúvidas sobre o que faz o radiologista odontológico, saiba que ele é responsável por identificar traumas, deformidades ou eventuais mazelas, o que facilita o trabalho do ortodontista.

A Anhanguera ajuda você a conquistar o sonho da faculdade

Gostou de conhecer as áreas da Radiologia em alta? Se sim, provavelmente ainda está em dúvida sobre como se destacar nessa profissão, certo? Nesse caso, a primeira etapa é estudar em uma faculdade conceituada, que ofereça um ótimo ensino e que tenha um corpo docente experiente e preparado.

Aqui na Anhanguera, você já sai preparado para o mercado de trabalho e pode escolher a especialidade que mais tem a ver com seu perfil. Além disso, o aluno encontra vantagens exclusivas, como mensalidades em conta.

O valor do curso de Radiologia é a partir de R$ 149,00* por mês, mas também é possível concorrer a bolsas de estudo para diminuir o preço. Outros benefícios da nossa instituição de ensino são:

  • acesso ao Canal Conecta, portal que incentiva a entrada dos estudantes no mercado de trabalho desde cedo;
  • infraestrutura completa, com laboratórios de ponta;
  • possibilidade de cursar Radiologia a distância, o que faz com que o aluno tenha mais liberdade para conciliar os estudos com a rotina.

Após a conclusão do curso, você estará preparado para atuar no mercado de trabalho, podendo receber ótimos salários. A média salarial do profissional de Radiologia é de R$ 4.992,28*.

Estude na Anhanguera!

Agora que você já conhece as áreas da Radiologia, não perca mais tempo. Estude em uma instituição de ensino renomada e que ofereça a melhor formação aos alunos!

Gostou de conhecer as áreas da Radiologia e quer estudar em uma excelente faculdade? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.