O que faz um Contador? Conheça 7 funções desse profissional!

Ciências Contábeis

Ingressar em um curso de Ciências Contábeis fará com que você esteja ligado à inteligência das organizações, principalmente em relação ao ponto de vista patrimonial. Nesse contexto, é essencial saber o que faz um Contador antes de adentrar na faculdade. Muitos alunos pensam que essa profissão é responsável apenas por burocracias e cálculos empresariais, mas eles estão enganados.

Desenvolvemos este texto exatamente para explicar a você que os Contadores realizam funções bem interessantes, como diagnósticos organizacionais relacionados aos direitos, bens e obrigações das empresas. Eles são fundamentais na engrenagem dos empreendimentos e contribuem com informações essenciais nas tomadas de decisão. Confira agora o conteúdo completo!

O que faz um contador?

Contadores exercerem diversos serviços de apoio tanto para o governo quanto para empresas privadas, baseados sempre nas análises patrimoniais passadas e atuais, projetando o futuro do empreendimento. Além disso, o que faz um Contador ser o profissional essencial para toda empresa, ou mesmo pessoas físicas, são suas atividades de consultoria, perícias e auditorias Abaixo citamos alguns exemplos, confira! 

1. Realiza o balanço patrimonial

O cálculo do balanço patrimonial consiste numa atividade de elaboração de um documento descritivo e atualizado da situação financeira e do patrimônio da organização. Ele é um relatório divulgado periodicamente de ano em ano e demonstra as mudanças que aconteceram em relação ao período anterior e que foram consolidadas por meio do desempenho da empresa naquele momento.

Vale ressaltar que não se deve confundir balanço patrimonial com Demonstração de Resultados do Exercício (DRE). Nesse caso, quem comprovar interesse no negócio solicita a avaliação de performance em relação ao ano fiscal, enquanto o balanço ressalta como esse desempenho afetou a estrutura da organização no geral.

2. Resolve problemas com a Receita Federal

Solucionar problemas com a Receita Federal é uma das principais funções que um Contador faz. Ele é o profissional que atende diretamente às solicitações da Receita Federal, além das secretarias do estado e município relacionadas à área fiscal. 

A contabilidade das empresas facilita a fiscalização entregando documentos, comprovando operações e realizando pagamentos solicitados pelos órgãos públicos. 

3. Promove o cálculo dos impostos

Promover o cálculo dos impostos por meio da apuração de quanto a empresa deve para as partes interessadas no negócio é um dos encargos do Contador. 

Os exemplos mais importantes que devemos citar aqui são os impostos, como o Imposto de Renda, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, Imposto Sobre Serviços, além de uma série de outros tipos de tributações previstas em Lei.

4. Faz declarações de renda

Realizar as declarações de renda é um serviço fundamental do Contador, o que torna ele responsável pelas obrigações tributárias acessórias. Esses tributos estão relacionados aos impostos, taxas e contribuições que não são classificados como pagamentos, sendo esse o caso da Declaração de Imposto de Renda

Os escritórios de contabilidade prestam esse tipo de serviço para as pessoas físicas, facilitando a vida de quem tem que prestar contas sobre renda.

5. Regula as contas e emissões de notas

Caso você ainda não esteja convencido sobre a importância desses profissionais, saiba que um Contador faz o controle do endividamento com fornecedores, funcionários e instituições financeiras, além de regular o pagamento dos impostos e emitir os documentos que comprovam essas operações relacionadas ao patrimônio da empresa, como as notas fiscais.

Lembre-se, realizar o devido controle das notas fiscais é essencial para uma boa gestão de contabilidade, pois elas comprovam a entrada e saída de dinheiro, o que é essencial para comprar os gastos da organização, além de facilitar a declaração dos impostos perante a Receita Federal.

6. Regulamenta planos de seguros e previdência

Elaborar planos de seguros e previdência é outra das responsabilidade do Contador, sendo necessário devido cuidado para que esses planos sejam sadios. Para seguros é importante que o projeto permita pagamentos por indenização, estabelecendo um valor justo que deva ser pago pelos contratantes e que faça jus às respectivas obrigações da empresa. 

Quanto à previdência, é preciso que se estabeleçam recursos que possam suprir as demandas de resgates corretamente nas datas contratadas pelo poupador

7. Evita ações trabalhistas

O último dos exemplos do que um Contador faz é a prevenção das ações trabalhistas, serviço este realizado junto ao RH da empresa. Normalmente, a gestão dos dois setores atuam em conjunto para investigar as obrigações relativas aos colaboradores e realizar efetivamente os devidos pagamentos. Esse é um trabalho de extrema importância que quando realizado de maneira indevida pode gerar processos judiciais, multas, juros e custeamento de advogados, impactando em toda a organização.

De o primeiro passo para uma carreira em contabilidade!

YouTube video

Agora que você sabe o que faz um Contador, está pronto para buscar pelo melhor curso de Ciências Contábeis entre as faculdades. 

Saiba que a Anhanguera pode ajudar você no objetivo de se destacar no mercado de trabalho por meio de uma ótima instituição de ensino e professores de primeira linha. Somos uma faculdade privada que atua no Brasil há mais de 25 anos, sendo reconhecida exatamente por oferecer cursos superiores entre os de melhor qualidade no país.

Na nossa instituição é formada por um corpo docente de mestre e doutores experts em suas respectivas áreas de atuação. Isso tudo sem contar com as mensalidades que cabem no seu bolso, onde você encontrará o curso de Ciências Contábeis por preço acessível, além de poder contar com bolsas de estudos.

Alunos da área contábil têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, que é um portal onde você encontrará as melhores vagas para a sua carreira, seja ela efetiva ou de estágio. Assim, é possível conquistar o seu diploma e ainda contar com experiência profissional de primeira e habilidades desenvolvidas na prática.

Quer cursar Ciências Contábeis, mas não sabe que faculdade escolher? Inscreva-se agora mesmo no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.