Nanotecnologia e Engenharia Mecânica: entenda essa relação

nanotecnologia

A Engenharia Mecânica é uma das profissões mais diversas que existem. Esse setor permite que o profissional atue em diferentes frentes, desde as que colocam as mãos na massa até as mais teóricas, sem contar os cargos de chefia e de administração.

E o melhor é que as novidades não param de surgir! Um bom exemplo é a Nanotecnologia que, apesar de não ser exatamente algo inédito, tem tido cada vez mais participação no âmbito da Engenharia Mecânica.

Mas, afinal, como os conceitos se relacionam? 🤔Continue a leitura, tire as suas dúvidas e aprenda algumas informações importantes sobre o tema!

O que é Nanotecnologia?

A Nanotecnologia é uma tendência que tem dado o que falar nos últimos tempos. Como o próprio nome indica, ela está associada à realização de processos em escala nanométrica, ou seja, a matéria em tamanhos tão diminutos que é até difícil de conceber.

Só para você ter uma ideia, quando pegamos algo que tem 1 metro, temos 1 bilhão de nanômetros (a unidade de medida utilizada) nessa mesma extensão. Em comparação, temos 100 centímetros e 1000 milímetros no mesmo espaço.

Ou seja: muito pequeno, não é mesmo?🫢

Com esse tipo de tecnologia, é possível trabalhar com o desenvolvimento de materiais diversos, sendo estes muito mais eficientes, resistentes e até mesmo baratos. Além disso, é possível modificar propriedades em tais materiais, tornando-os condutores, por exemplo.

Por que se tornou uma tendência em Engenharia Mecânica?

A engenharia mecânica é uma disciplina que lida com projeto, análise, fabricação e manutenção de sistemas mecânicos.

Logo, a nanotecnologia tem um diversidade de aplicações na engenharia mecânica, pois melhora a performance, a durabilidade e a eficiência desses sistemas.

Afinal, poder manipular os materiais e torná-los mais aptos a serem utilizados em determinados contextos faz toda a diferença, permitindo que os processos sejam otimizados e os materiais se tornem eficientes e menos custosos.

Exemplos da nanotecnologia na engenharia mecânica

Um exemplo é a criação de materiais compósitos com características melhoradas, como maior resistência, leveza e durabilidade. Na engenharia mecânica, esses nanocompósitos podem ser usados para fabricar peças de automóveis, aeronaves e outras máquinas, melhorando a performance e reduzindo o peso total do sistema.

Outro são os nanolubrificantes. Trata-se de substâncias que contêm partículas nanométricas com propriedades especiais, como baixa fricção e alta resistência ao desgaste. Esses lubrificantes são aplicados em máquinas e motores para reduzir o atrito e o desgaste entre as partes móveis, aumentando a eficiência e a vida útil dos componentes mecânicos.🚘

O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?

Tudo indica que a Nanotecnologia continuará sendo uma boa oportunidade para profissionais da Engenharia (assim como de outros setores) nos próximos anos. Tudo isso por conta das suas aplicações, que incluem:⬇️

  • produção de nanotubos de carbono, que otimizam a resistência do aço e o tornam mais eficiente;
  • construção de peças e até mesmo da estrutura de automóveis e outros meios de transporte, como aviões e muito mais;
  • redução de uso de recursos naturais para a produção;
  • mais segurança para o desenvolvimento de produtos diversos.

Sendo assim, se você faz parte dessa profissão ou deseja ingressar no curso de Engenharia Mecânica, a hora é agora! 🤩Fique sempre de olho nas tendências da carreira e dê uma atenção especial para a questão da Nanotecnologia. 

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre a relação entre Nanotecnologia e Engenharia Mecânica? Agora, você pode buscar alternativas de carreira que tenham a ver com esse tema e desenvolver habilidades que certamente serão muito procuradas pelo mercado nos próximos anos. 

E se você ainda não está na faculdade, também temos uma solução! Ela consiste em fazer a sua inscrição para o vestibular de Engenharia Mecânica na Anhanguera e realizar o seu sonho o quanto antes. Que tal?😎

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados