Entenda o que é o vestibular e como ele funciona

garota fazendo o vestibular

Ensino médio chegando ao fim, época de fazer Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e vestibular e tomar grandes decisões que definirão o futuro profissional. É assim que você se sente? Realmente é uma grande pressão que o jovem vivencia nessa fase, mas isso pode ser minimizado se ele tiver todas as informações necessárias para ajudá-lo a fazer a escolha certa.

Por isso, neste post, vamos falar sobre vestibular: o que é, como funciona e muito mais! Continue com a gente e fique tranquilo para iniciar sua graduação, pois você vai conhecer também as formas de ingresso da Anhanguera!

O que é o vestibular?

Sabe por que o exame realizado para entrar em uma instituição de ensino é chamado de “vestibular“? O vestíbulo é um pátio que dá acesso a uma construção, ou seja, um espaço que fica antes da entrada. O exame vestibular, por analogia, ocorre antes do ingresso no ensino superior: é a porta de entrada para ingressar na faculdade!

O vestibular foi instituído no Brasil no início do século XX, pelo Decreto nº 8659/1911, moldado pelo Liberalismo. Por lei, as instituições de ensino — e não o governo — é que seriam responsáveis por medir o conhecimento mínimo necessário para que o estudante prosseguisse nos estudos.

As provas de admissão eram realizadas em duas etapas: a primeira era escrita, dissertativa, e a segunda consistia em uma entrevista oral. Imagine se esse critério fosse adotado hoje? O resultado demoraria mais que o do Enem!

As questões de múltipla escolha só começaram a aparecer nas provas na década de 1960, quando o número de candidatos ultrapassou o de vagas disponíveis.

Atualmente, a maioria das faculdades faz sua seleção pelo sistema do Enem, em vigor desde 1998, e é o resultado das provas do Enem que garante a entrada do candidato na graduação, em faculdades públicas ou particulares (por meio de bolsas e financiamentos).

Mesmo assim, muitas instituições privadas mantêm o processo seletivo próprio, seja pelo vestibular tradicional, seja por outras formas de ingressar na faculdade, como o vestibular digital.

Como funciona?

O vestibular funciona como qualquer outro concurso, com etapas bem definidas e critérios estabelecidos. E onde encontrar todas as informações para participar do processo de seleção? No edital do vestibular. É nesse documento que o candidato fica sabendo todos os informativos, como datas e tipos de prova.

A partir da publicação do edital, a faculdade informa oficialmente aos candidatos:

O documento também traz informações sobre a realização da prova, se será feita presencialmente ou online, se as questões são objetivas ou dissertativas e, ainda, qual é o peso de cada matéria para cálculo das notas.

Quais são os tipos de vestibular?

É preciso ficar de olho nos vestibulares abertos durante o ano e nos editais de cada um. Mantenha-se atento às informações principais, como data e horário das provas e o conteúdo cobrado em cada uma.

Veja, a seguir, como funciona o vestibular e o que você pode encontrar pela frente.

Vestibular presencial

Essa modalidade é a tradicional, em que todos os candidatos têm que comparecer a um local pré-definido no mesmo dia e horário para fazer provas objetivas e uma redação. Às vezes, é preciso mais de um dia para completar todo o processo.

Praticamente, nesse modelo de prova, não existe diferença entre vestibular e Enem, já que o exame nacional segue o modelo dos tradicionais processos seletivos. Basta pensar na imensidão de candidatos chegando para fazer o Enem, não é verdade?

Vestibular agendado

No vestibular agendado, o candidato escolhe quando quer fazer a prova. Dessa forma, não é necessário esperar o próximo semestre para entrar na faculdade. Outra vantagem é que o processo é feito em uma única etapa, de acordo com a disponibilidade do estudante.

Um monitor designado pela faculdade aplica a prova, sem a pressão de várias pessoas na sala concorrendo à mesma vaga que você. Além disso, o resultado vem com mais rapidez do que no vestibular tradicional!

Vestibular online

O vestibular online é bem parecido com o agendado, mas é realizado onde o candidato desejar. Pode ser de casa mesmo, no conforto do quarto. Depois de pesquisar bem, escolha:

  • o curso;
  • a modalidade (presencial, semipresencial ou 100% online);
  • o horário (manhã ou noite);
  • o local.

Depois, conclua a inscrição e faça a prova! Simples assim!

Imagine que você queira cursar Ciência da Computação em São Paulo. Você verá, ao fazer a vestibular online nessa opção, que a graduação está disponível em Taubaté, Bauru, Santo André, Piracicaba e na capital. Apenas a modalidade presencial é ofertada, no turno da noite, em todas as cidades.

Porém, há casos em que você deverá escolher se prefere fazer o curso 100% online ou semipresencial, com algumas idas semanais à faculdade. Esse é o caso de Administração em Anápolis (GO). O candidato escolhe se vai se matricular em turmas matutinas (às quartas-feiras ou aos sábados) ou noturnas (segundas ou sextas-feiras).

Em qualquer um dos casos, você será direcionado à página de inscrição online, onde deverá indicar se deseja usar a nota do Enem (apenas serão aceitas a partir de 2010). Em caso afirmativo, não será necessário fazer a prova digital. Basta informar os demais dados: nome, e-mail e celular.

Se preferir, prossiga com a inscrição e agende a prova.

Como se preparar para essa prova?

Enfim, é possível estudar para o vestibular em um cursinho ou fazer uma preparação em casa, com um bom plano de estudos. Nesse caso, o estudante pode contar com aplicativos e recursos como podcasts e canais do YouTube para estudar online.

Veja mais dicas!

Comece a se preparar quanto antes

A preparação começa antes da divulgação do edital, viu? Isso porque algumas matérias e a redação têm praticamente presença garantida no vestibular. Quanto antes você começar a estudar com essa finalidade, melhor será seu resultado.

Adote uma rotina de estudos

Saiba, logo no início, o que cai no vestibular da Anhanguera para se preparar com calma. Independentemente do número de horas de estudo diárias, estipule uma redação por semana, sobre um tema atual ou outro já cobrado em exames anteriores.

Lembre-se de que a prática leva à perfeição!

Revise o conteúdo periodicamente

Existem várias técnicas de estudo, mas a revisão de conteúdo é uma das mais eficazes. Uma das formas de revisar o conteúdo é por meio de provas anteriores. Por isso, faça simulados e cronometre o tempo gasto com a redação. Geralmente, o tempo é de duas horas.

Seja disciplinado

Não é preciso estudar no fim de semana se você conseguir se disciplinar e seguir as dicas anteriores. E isso vale para os estudos durante a faculdade também, principalmente se houver necessidade de estudar e trabalhar.

Quais são os vestibulares mais concorridos?

Sem sombra de dúvidas, o vestibular de Medicina é o mais concorrido no país, geralmente com mais de 100 candidatos por vaga. No Sistema de Seleção Unificado (Sisu), Medicina também apresenta concorrência acirrada: cerca de 930 pontos é o mínimo que o candidato precisaria ter no Enem 2019 para conseguir uma vaga.

Os cursos de Direito, Administração, Medicina Veterinária e Odontologia compõem a lista do Top 5 dos mais procurados no Brasil. As engenharias de modo geral costumam ser bem concorridas também, com destaque para Civil, Química e Telecomunicações.

Cursos na área da saúde (Enfermagem, por exemplo) e relacionados à tecnologia e à gestão têm muita procura por parte dos candidatos, já que a taxa de empregabilidade é alta.

Viu como funciona o vestibular da Anhanguera? Essa opção pode ser mais barata, mais fácil e menos tensa do que o Enem ou o vestibular tradicional. Dessa forma, você entra na graduação sem passar pelos momentos de nervosismo e ansiedade que costumam aterrorizar os candidatos!

Entendeu direitinho o que é vestibular e para que ele serve? Faça sua inscrição e economize as energias para quando você realmente vai precisar delas: concentre-se no curso superior!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados