5 dicas para encontrar vestibulares com inscrição aberta

estudante conferindo vestibulares abertos

Cada instituição de ensino tem as suas próprias regras para selecionar os candidatos aos seus cursos. Isso quer dizer que elas têm liberdade de montar suas avaliações, definir datas e outros detalhes. Então, os alunos precisam ficar atentos aos vestibulares abertos para fazer a inscrição dentro do prazo.

Ainda que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) seja hoje a prova mais importante no Brasil para o acesso ao ensino superior, muitos estudantes continuam participando de outros processos seletivos na tentativa de garantir uma vaga — principalmente com o objetivo de ter uma chance a mais se a nota do Enem não for tão satisfatória.

Que tal conferir algumas dicas e facilitar essa tarefa? É só acompanhar a leitura e descobrir o que fazer para não ficar de fora!

Confira o site das faculdades

A internet revolucionou a forma como nos comunicamos. Hoje, os principais canais de comunicação estão concentrados no ambiente virtual, como os sites e as redes sociais. Qualquer negócio que deseja falar com o seu público deve apostar nessas ferramentas para divulgar informações, demonstrar seus diferenciais e estabelecer um relacionamento com quem tem interesse nos seus serviços ou produtos.

Com as instituições de ensino não é diferente. Manter uma página atualizada e rica em conteúdo é extremamente importante para atrair as pessoas. Logo, essa é uma das maneiras mais fáceis de descobrir se as inscrições do vestibular de determinada faculdade estão abertas ou não.

Se você tiver interesse em fazer a prova, vale aproveitar a pesquisa e verificar outros detalhes. Procure pelo edital do processo seletivo e leia o material completo com muita atenção para saber datas, horários, locais de prova, estrutura da avaliação e temas cobrados.

Acompanhe as notícias

Existem muitos canais de notícias que têm uma seção sobre educação e também aqueles que falam exclusivamente do assunto. Acompanhar esses portais é mais uma opção para ter conhecimento de quais são os vestibulares abertos, já que esse é um tipo de informação que normalmente não passa despercebida por eles. Contudo, existe o risco de uma ou outra faculdade pela qual você tem interesse não fazer parte do radar deles.

Em geral, a curadoria é baseada nas instituições de ensino mais conhecidas, além de temas como Enem, FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), Prouni (Programa Universidade para Todos) e outros semelhantes. Por exemplo, o prazo de inscrição do Enem costuma ser comunicado com antecedência por todos os grandes veículos do país, e é um tipo de informação que todo vestibulando precisa saber.

Isso quer dizer que, se você não encontrar nada sobre algum vestibular que deseja fazer, não deixe de procurar essa referência em outro meio. Uma dica para não se perder com tantas datas é montar uma planilha no computador ou uma simples tabela com papel e caneta a fim de anotar os dados de todas as provas. Continue acompanhando as postagens até completar tudo e organize sua rotina de estudos de acordo com essa agenda.

Fique de olho nas redes sociais

Uma alternativa a quem esquece de ficar entrando nos sites ou prefere reunir tudo em um local só é seguir os perfis das faculdades nas redes sociais. Nesse sentido, aqui na Anhanguera, o Facebook é um dos mais utilizados para interagir com os seguidores.

A vantagem de fazer isso é que provavelmente não será preciso ir atrás da informação, pois ela deve aparecer na sua linha do tempo (o famoso “feed“) quando a instituição divulgar posts comunicando sobre o vestibular e as inscrições. Além da comodidade, você ainda pode usar os recursos das redes para tirar dúvidas, conferir a opinião de outras pessoas e receber mais conteúdos específicos que podem agregar conhecimento.

Acompanhe as melhores faculdades particulares

Para quem não sabe, as faculdades da rede pública geralmente precisam seguir critérios estabelecidos pelo governo e não têm tanta autonomia para flexibilizar seus processos. A prova do Enem (que acontece apenas uma vez por ano) é utilizada para selecionar os alunos que ingressam tanto no primeiro como no segundo semestre.

Já nas instituições particulares, as circunstâncias são outras, e elas conseguem oferecer um maior número de provas. Aqui na Anhanguera, temos inclusive o vestibular agendado, em que o aluno pode escolher a melhor data para fazer a avaliação. Essa é uma ótima opção àqueles que têm uma rotina corrida, conciliam os estudos com o trabalho ou não podem comparecer no dia do vestibular oficial.

Portanto, acompanhar de perto as novidades publicadas por essas faculdades é importante para não perder nenhuma chance.

Procure por instituições que ofereçam vestibular online

Até pouco tempo, as inscrições dos vestibulares eram abertas somente uma ou duas vezes por ano. As instituições que ofereciam cursos anuais abriam a seleção no final ou bem no começo de cada ano para preencher suas vagas e iniciar mais um período letivo. Por sua vez, as que adotavam o regime semestral faziam o mesmo, só que a cada seis meses.

A realidade atual é diferente em muitos casos. Com o avanço da tecnologia e uma tendência crescente de flexibilizar o calendário acadêmico, diversas faculdades estão adaptando esse sistema. Considerando o aumento da oferta de cursos EAD, modalidade de ensino que pode ser 100% online, não faz muito sentido que o aluno tenha que esperar tanto tempo para fazer sua inscrição e começar os estudos online.

Diante disso, o vestibular digital surgiu como mais uma possibilidade de ingresso. O candidato pode fazer a avaliação do conforto da sua casa ou de qualquer outro lugar que tenha uma boa conexão de internet, seguindo todas as regras determinadas pela faculdade.

Não é incrível poder contar com essa facilidade no vestibular? Ao escolher uma instituição de ensino que ofereça tal opção, basta informar seu desejo de participar do processo virtual.

? Gostou das dicas? Faça o nosso vestibular online!

Sabia que aqui na Anhanguera é possível fazer a prova pela internet? Inclusive, você pode se inscrever gratuitamente! O que está esperando? Aproveite para fazer sua inscrição agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados