Vestibular e Enem: qual é a diferença na prática?

Vestibular e Enem

Você está finalizando seus estudos na educação básica, ou seja, no ensino médio, e pensa em fazer vestibular e Enem? Antes de tomar qualquer decisão sobre entrar na faculdade, é preciso pesquisar para saber se esse é mesmo seu projeto de vida e, se for o caso, qual será a melhor forma de fazer com que ele se torne realidade.

Muitas dúvidas surgem nessa etapa da vida — ou até para quem está um pouco mais maduro. Mas o que todo mundo precisa esclarecer de vez é qual é a diferença entre vestibular e Enem.

Continue a leitura deste post e se prepare para conquistar seu diploma de graduação!

O que é Enem e o que é vestibular?

Quando a gente pensa no futuro — e em todas as possibilidades que estão pela frente —, nem sempre atentamos ao melhor caminho a seguir, que consiga conciliar satisfação (fazer o que gosta) e retorno financeiro (bons salários).

Uma coisa, porém, é certa: independentemente da sua escolha (curso técnico, graduação tecnológica ou tradicional), será necessário tomar uma decisão e seguir em frente, concorda?

[hubspot type=cta portal=8726768 id=5a53035c-2aac-4216-a8dd-d98505f42c28]

Então, se sua opção for ir em busca de uma carreira mais sólida e de melhores vagas no mercado, nossa recomendação é que você busque uma vaga em uma instituição de ensino superior pública ou particular.

Para que isso aconteça, o primeiro passo é se preparar para as provas de vestibular e Enem. Quer saber o que é cada um?

Enem

No caso do Enem, a palavra que a gente tanto ouve por aí é, na verdade, a sigla de Exame Nacional do Ensino Médio.

Essa prova foi criada em 1998 para avaliar o grau de conhecimento dos estudantes que se formavam. Na época, teve pouco mais de 157 mil participantes.

Só para você ter uma ideia da importância que esse exame adquiriu, hoje, quase 6 milhões de estudantes fazem a prova (calma, vamos falar mais sobre ela adiante).

Esse volume de pessoas está em busca de:

  • conquistar uma vaga em faculdade pública ou particular;
  • solicitar financiamento ou bolsa de estudo;
  • testar seus conhecimentos.

Dessa forma, o Enem passou a ser a porta de entrada no ensino superior para a grande maioria dos jovens do país.

Vestibular

E o que é vestibular? Nesse tipo de prova, a faculdade estabelece um processo seletivo e define quem vai estudar lá. Tudo vai depender da instituição onde você vai se inscrever. Cada uma adota um processo diferente.

Pode ser uma redação, como aqui na Anhanguera, uma prova de múltipla escolha ou, ainda, várias questões dissertativas. Nas faculdades privadas, cada uma define sua própria metodologia para entrada de estudantes.

Certo, até aqui, tudo bem? Mas o que realmente diferencia o Enem do vestibular (além, é claro, do tipo de prova) é o objetivo de cada um! Veja mais no próximo tópico.

Qual é a diferença entre o Enem e o vestibular?

Na prática, o Exame Nacional do Ensino Médio passou a ser utilizado no lugar do processo seletivo das faculdades públicas, ou seja, foi substituindo, ao longo de mais de 2 décadas, os tão temidos vestibulares.

Essa é uma prova elaborada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e aplicada a milhões de pessoas. Depois de divulgados os resultados, elas vão em busca de vagas nas instituições. O conteúdo das provas é amplo porque, como você se lembra, o objetivo do exame preparado pelo governo é medir o nível de aprendizagem dos estudantes brasileiros.

Assim, quem faz essa prova precisa saber como usar a nota do Enem. Se quer estudar em instituições públicas, precisa alcançar excelentes notas para concorrer às melhores vagas, já que está competindo com candidatos do Brasil inteiro.

Para buscar vagas nas faculdades particulares, usa-se o resultado para concorrer ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), ambos do governo.

A vantagem é que essa nota pode ser utilizada não só para o Sisu (Sistema de Seleção Unificado), que faz a seleção para faculdades públicas, como também para os programas governamentais de financiamento e bolsas de estudo em faculdades particulares.

O que muda no momento da preparação?

Basicamente, quem se prepara para o Enem também está pronto para o vestibular, inclusive os mais concorridos, como o de Medicina. Isso porque estudar para o Enem é uma verdadeira maratona!

O estudante precisa rever todo o conteúdo do ensino médio por meio das quatro áreas de conhecimento:

  • Linguagens e Códigos;
  • Ciências Humanas;
  • Ciências da Natureza;
  • Matemática.

Além dessas 4 provas, com 45 questões cada — nas versões do Enem digital e impresso —, o candidato precisa elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema relevante e atual.

Dessa forma, já dá para concluir que é preciso estudar muito! Leia livros, assista a telejornais, ouça podcasts… Enfim, mantenha-se informado sobre temas da atualidade, que são efetivamente cobrados tanto no Enem quanto nos vestibulares.

Quem faz Enem não precisa fazer vestibular?

Para entrar na graduação, você pode usar apenas o resultado do Enem, sem precisar passar por outra experiência de prova.

Porém, como hoje é tudo mais fácil, tem como fazer o vestibular online e até o Enem de forma digital. Basta pesquisar sobre os vestibulares abertos e se inscrever, sem necessidade de viajar ou de se deslocar até o local de prova.

Portanto, é possível entrar na faculdade fazendo só o Enem, só o vestibular ou os dois — aí você escolhe o melhor resultado e vê qual curso é o ideal, certo?

Qual vai ser sua opção?

Então, depois de ler este texto, você deve ter entendido para que serve o vestibular e como usar a nota do Enem. Agora a pergunta é: devo fazer vestibular e Enem? Depende do momento em que você está, dos seus objetivos de vida, do curso pretendido, entre outros fatores.

Avalie tudo muito bem e saiba que, mesmo não conquistando uma vaga no Sisu, não precisa adiar seu projeto de conseguir o diploma. Aqui na Anhanguera, além de concorrer a vagas pelo Prouni e pelo FIES, você pode usar sua nota do Enem (mesmo se for mais antiga) em substituição à prova do vestibular e, ainda, concorrer a descontos de até 100% na mensalidade!

Faça o vestibular Anhanguera ou use a nota do Enem para estudar com a gente!

Mantenha o foco, faça o vestibular e Enem e realize seu sonho do diploma de graduação em uma instituição bem-avaliada pelo MEC e pelo mercado, com método diferenciado e eficaz de ensino, baseado na resolução de problemas.

Está esperando o que para se inscrever no vestibular Anhanguera?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 100

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados