Vestibular agendado: o que é e quais são as vantagens?

estudante fazendo vestibular online agendado

Até bem pouco tempo atrás, praticamente não existia uma maneira diferente de ingresso nas faculdades. Você precisava estudar para o vestibular, fazer sua inscrição e organizar-se para comparecer ao local das provas no dia e no horário corretos.

O grande problema era se acontecesse algum imprevisto… Trânsito, perda de um documento ou, simplesmente, não ouvir o despertador poderia dar uma dor de cabeça enorme. Para piorar, não era possível transferir a data do exame, e você perdia a chance de começar sua graduação.

Felizmente, grandes instituições como a Anhanguera estão se preocupando com os estudantes, pois não podemos deixar que uma situação adversa prejudique um grande talento, não é mesmo?

Então, criamos este post para mostrar a você o que é o vestibular agendado e por que considerá-lo é importante na hora de escolher a faculdade. Não perca essas informações e tenha uma excelente leitura!

O que é o vestibular agendado?

O vestibular agendado é uma alternativa cada vez mais utilizada no país para ingresso na faculdade. Nessa modalidade, você escolhe quando prefere fazer as provas, de acordo com as opções oferecidas no site da instituição.

Dessa forma, é possível ter uma flexibilidade muito maior do que estar presente no dia e horário específicos do vestibular tradicional, bem como evitar problemas gerados por um grande número de pessoas se dirigindo ao mesmo lugar, como o tumulto comum em dias de vestibular.

Com um acesso mais fácil e sem estresse, você chega à faculdade com bem menos nervosismo e vai se concentrar ainda mais nas provas!

Não existe uma norma oficial do Ministério da Educação (MEC) para o vestibular agendado, o que dá às faculdades a liberdade de escolherem as regras para seus processos de admissão de novos alunos.

Por outro lado, não pense que tudo será mais fácil ou menos concorrido. É preciso estar bem preparado(a), ter feito o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e, claro, ler com atenção o edital para fazer bonito e garantir sua vaga!

Quer entrar na faculdade com a nota máxima? Então, dê uma olhada neste nosso post especial sobre o que cai no vestibular da Anhanguera!

Como ele funciona na prática?

Agora, vamos explicar a você como é a inscrição para o vestibular agendado e como funcionam as provas, na prática, com base nas regras da Anhanguera.

Inscrição online

As inscrições para o vestibular da Anhanguera acontecem via internet, diretamente no site da faculdade. Ali, você vai optar pelo “vestibular geral” ou “agendado”.

Será exibida uma relação das datas e dos horários disponíveis na unidade escolhida para você estudar. Uma vez selecionada essa opção, você prossegue normalmente as inscrições.

Vestibular online

Outra forma de ingresso, também agendada, é o vestibular online. A alternativa é muito mais cômoda, pois você pode fazer as provas de onde estiver, desde que tenha uma boa conexão de internet.

O processo todo será feito de maneira digital, desde as inscrições. Você escolherá seu curso e unidade de apoio. Depois, receberá um link da área do candidato, no qual serão realizadas as provas.

É interessante ressaltar que a prova do vestibular da Anhanguera é composta por uma redação com tema da atualidade.

Nota do Enem

Durante as inscrições, você poderá utilizar a nota do Enem para complementar sua pontuação ou mesmo substituir a prova do vestibular. Neste último caso, vale a pena entrar em contato com a faculdade para tirar dúvidas. Na Anhanguera, também é possível estudar com bolsa ou ter descontos na mensalidade utilizando o Enem. Fique de olho!

Quais são as vantagens do vestibular agendado?

Agora que você sabe como funciona essa forma de ingresso na faculdade, vale a pena ver quais são as vantagens do vestibular agendado para decidir sem medo.

Mais tempo para se preparar

Muito provavelmente, as provas do vestibular tradicional acontecerão antes do vestibular agendado. Dessa forma, você ganha alguns dias na sua rotina de estudos e consegue se preparar com mais calma.

Se você estiver na maratona de vestibulares, sem dúvida, essa é uma vantagem para seu desempenho!

Menos pressa na hora de tomar decisões

O vestibular tradicional exige que as matrículas sejam feitas com certa antecedência, em razão do número de vagas e do tempo que a faculdade precisa para organizar o exame. Com isso, se você não tiver certeza sobre a escolha da graduação, pode ser que tome uma decisão precipitada sobre o curso escolhido.

Logo, o vestibular agendado oferece a chance de você pensar um pouco mais, já que não precisa se preocupar tanto com o prazo.

Mais facilidade para ajustar a rotina

Ao ter a chance de escolher uma data para prestar o vestibular, fica muito mais fácil de você organizar a agenda, não é verdade? Essa flexibilidade possibilita, por exemplo, administrar tudo com mais calma caso você tenha que viajar para realizar a prova.

Maior tranquilidade no exame

Já falamos sobre isso, mas vale ressaltar. O nervosismo e o estresse são capazes de derrubar até a pessoa mais bem-preparada, certo? Então, ao fazer com tranquilidade todo o processo até a hora da prova, crescem as chances de você ter um desempenho acima da média no exame e garantir sua vaga.

Rapidez no resultado

Os resultados das provas costumam sair bem rápido, também. Assim como no vestibular online, a nota e a colocação estão disponíveis na área do candidato na internet, em média, de 2 a 4 dias após ter feito o exame. Depois, é só dar continuidade à matrícula.

Agende o seu vestibular!

Entendeu o que é o vestibular agendado? Por fim, uma última dica. Ao escolher a faculdade, considere as instituições experientes nesse tipo de prova. No caso da Anhanguera, esse serviço tem sido um grande sucesso e facilitou a entrada de muitos alunos em nossa faculdade! Não é à toa que temos mais de 60 unidades e 300 polos de apoio EAD espalhados pelo Brasil.

Então, não perca mais tempo! Inscreva-se agora mesmo em nosso vestibular e torne realidade o sonho de concluir uma graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados