Os cursos a distância da Anhanguera são bons? Descubra

estudante de curso a distância

Você já se perguntou se a faculdade Anhanguera a distância (EAD) é boa? É natural que quem deseja fazer uma graduação no esquema online faça esse questionamento antes do vestibular, e a ideia deste post é responder às suas dúvidas.

O que você precisa saber com relação a um curso a distância? Como avaliar se o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é fácil de usar, quais ferramentas de apoio ao aluno são necessárias e se ele tem autorização do Ministério da Educação (MEC)?

Reunimos todas as informações sobre as ferramentas e o funcionamento dos cursos EAD da Anhanguera para que você entenda as vantagens que eles trazem ao seu aprendizado. Confira esse panorama por meio dos seguintes tópicos:

O que os cursos EAD precisam oferecer?

Para que uma instituição de ensino ofereça cursos online e emita cerificados de conclusão válidos para o MEC e o mercado de trabalho, é preciso cumprir alguns requisitos. Confira quais.

Serem autorizados pelo MEC

Um deles é a autorização da faculdade para a oferta de ensino a distância, bem como a validação de seus cursos pelo MEC, como é o caso aqui da Anhanguera.

A fim de garantir que uma instituição esteja autorizada pelo órgão fiscalizador responsável, basta consultar no site do Ministério da Educação, o e-MEC. As faculdades precisam cumprir os requisitos do Decreto de número 9.057 e suas atualizações.

Cumprirem requisitos obrigatórios

Entre os requisitos obrigatórios para uma Instituição de Ensino (IE) ser aprovada pelo MEC, podemos destacar as duas principais, ou seja:

  • quantidade de polos de ensino de acordo com o Conceito Institucional (CI) da faculdade. O CI 5 pode criar até 250 polos anualmente, por exemplo;
  • comprovação em visita in loco na sede da faculdade que a infraestrutura tecnológica é compatível com os cursos que ministra a distância, bem como sua capacidade de acordo com o número de estudantes.

Mas atender aos requisitos é apenas uma etapa básica; construir um currículo de ensino inovador e realmente contribuir no aprendizado dos alunos é o mais importante. Então, quais são os diferenciais da Anhanguera?

Quais são os diferenciais da Anhanguera?

Nós da Anhanguera somos uma das faculdades mais tradicionais no ensino a distância. Isso contribui para que o mercado de trabalho para formados em EAD na instituição seja mais fácil de conquistar.

Mas, a fim de atender às necessidades de seus alunos, estamos constantemente aprimorando as características e as ferramentas dos cursos a distância. Veja mais a seguir.

Polos de ensino bem estruturados e bem localizados

Os polos de ensino são utilizados nas aulas da modalidade semipresencial e na realização das provas dos cursos 100% digitais. Assim, além da infraestrutura administrativa destinada ao apoio dos alunos, o polo deve oferecer equipamentos para transmissão das aulas em tempo real e salas para a realização de provas.

Em cidades maiores, como é o caso de Belo Horizonte, existem três polos em regiões estratégicas. A boa localização ajuda os alunos a escolherem aquele que oferece maior facilidade logística de deslocamento.

Custo-benefício

O custo-benefício também é um grande diferencial aqui da Anhanguera; afinal de contas, o valor de suas mensalidades é acessível, e os alunos podem usufruir de um conhecimento altamente qualificado. Além disso, as mensalidades custeiam uma plataforma de ensino moderna e desenvolvida por um corpo docente capacitado.

Corpo docente com experiência de mercado

Por ter também um corpo docente experiente, os alunos têm contato com vivências do mercado que tornam as disciplinas a distância ainda mais práticas e fáceis de serem compreendidas. Mas a experiência dos professores vai além de seus currículos profissionais e acadêmicos.

Acontece que ministrar aulas no ambiente virtual exige uma didática diferenciada, associada à matéria e ao perfil dos alunos. Assim, os professores da Anhanguera sabem intercalar conteúdos, atividades interativas, fóruns e outros formatos de transmissão do conhecimento que tornam a experiência EAD muito mais satisfatória.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) inovador e de fácil utilização

Um dos pontos fundamentais da educação a distância é que os alunos participam ativamente no andamento de seu aprendizado. Por isso, a ferramenta que utilizam, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), deve ser simples de usar e envolvente.

Nosso AVA chama-se Portal Digital do Aluno Anhanguera e, desde o primeiro acesso, o aluno consegue visualizar facilmente cada uma das funcionalidades da ferramenta.

A navegação pelas matérias do semestre é muito simples, assim como a sinalização dos prazos de entrega de cada atividade, como avaliações e trabalhos acadêmicos.

No AVA também é possível acessar as diversas bibliotecas virtuais que fazem parte das parcerias da Anhanguera, comunicar-se com os moderadores do curso, interagir com outros alunos e solicitar os mais diversos serviços administrativos.

Ou seja, o AVA oferece uma experiência única e de fácil entendimento. Inclusive, é possível acessar o Portal Digital do Aluno pelo celular. Já imaginou assistir a uma aula pelo celular no caminho de volta para casa depois de um dia de trabalho? Aqui na Anhanguera, isso é possível!

Canal Conecta para o desenvolvimento de carreira

Alguns cursos EAD da Anhanguera são Tecnólogos e, por isso, têm sua grade curricular totalmente voltada para o mercado de trabalho. Essa conexão com a carreira dos alunos é muito importante. Tal aspecto nos leva a outro diferencial de nossa instituição: ofertar o Canal Conecta.

Nele, os alunos podem buscar oportunidades de estágio e emprego em suas áreas de atuação, iniciando ou mudando os rumos de suas carreiras de acordo com o curso que estão realizando.

Nós temos a preocupação com a experiência de seus alunos e, por isso, também oferecemos outros programas, como o Desafio Nota Máxima. Nele, depois de realizar um questionário avaliativo, há a personalização de uma lista de conteúdos nos quais os alunos devem investir mais para entenderem ainda melhor a área de estudo que escolheram.

Quais são os cursos EAD oferecidos pela faculdade?

Então, quais são os cursos EAD que você pode fazer na Anhanguera? Listamos alguns deles aqui:

A oferta de cada um deles deve ser analisada no polo de ensino de seu interesse, ok?

Nós da Anhanguera trazemos muitos benefícios àqueles que deseja estudar a distância. Além de ser uma instituição autorizada pelo MEC, tem um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) inovador e uma equipe de profissionais que vão trazer as disciplinas do curso para situações práticas do mercado.

Deu para perceber que a faculdade Anhanguera a distância é boa e vai ajudar a melhorar seu currículo profissional, não é mesmo? Então, não perca mais tempo: acesse nosso site e veja qual é a forma de ingresso perfeita para você.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content