O que é o edital do vestibular e para que serve?

menino vendo editar para o vestibular

Se você também tem dúvidas sobre o que é edital do vestibular, para que ele serve e qual é a sua importância, não se preocupe, porque, neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber. Afinal, esse é um documento muito importante e que pode ser usado a seu favor na hora de prestar o processo seletivo.

Isso porque nele encontramos, basicamente, as regras do vestibular, além de informações sobre as matérias que serão trabalhadas nas provas, o peso de cada uma delas, entre outras que ajudam a traçar um roteiro de estudos e aumentar as suas chances de aprovação.

Depois deste artigo que preparamos aqui na Anhanguera, você não vai mais ver o edital como um documento chato e monótono, mas um grande aliado para entender todo o processo do vestibular e alcançar o melhor desempenho nas provas!

Quer saber mais? Então, continue lendo e confira:

O que é o edital do vestibular?

O edital do vestibular é um documento que as instituições de ensino superior devem publicar para divulgar todos os dados essenciais do seu processo seletivo. Ele é uma espécie de guia ou manual explicativo no qual os candidatos buscam informações de como acontecerá a seleção para um curso superior.

De acordo com a Portaria Normativa nº 40 do Ministério da Educação (MEC), as faculdades devem publicar o edital do seu vestibular com, pelo menos, 15 dias de antecedência da data prevista para as avaliações. Além disso, determina algumas informações que devem conter nesse documento, sendo elas:

  • nome do curso a qual se destina o processo seletivo;
  • habilitação oferecida por esse curso para o candidato;
  • número de vagas disponíveis por turno;
  • quantidade de alunos por turma;
  • onde o curso será ministrado;
  • normas de acesso ao curso;
  • prazo de validade do processo seletivo.

Por isso, se perguntarem o que é o edital do vestibular, você pode responder com toda propriedade que é o documento oficial daquele processo seletivo, no qual os candidatos devem procurar as informações necessárias para atender às regras e esclarecer dúvidas.

É válido ressaltar que todo o processo seletivo para ingresso em um curso superior tem um edital, e isso também é independente da modalidade de ensino ou do tipo de prova que você vai realizar. Assim, seja o vestibular online, seja o vestibular tradicional, esse documento será publicado pela instituição.

Qual é a importância do edital?

Conforme explicamos no tópico anterior, no edital constam todas as informações que o candidato precisa para saber para realizar a prova: o objetivo do processo seletivo, como ele vai acontecer, as regras para participação, entre outras que esclarecem todo o procedimento. A seguir, você confere mais detalhes.

Informações para a inscrição no vestibular

É fundamental que, mesmo antes de fazer inscrição para o vestibular, você leia esse documento a fim de se inteirar sobre como as avaliações acontecerão. Verifique também se o curso que você quer fazer será ministrado dentro do período mais apropriado para os seus estudos.

São informações básicas que constam no edital, seja do vestibular online, seja do tradicional, mas de extrema importância para que o candidato possa se inscrever consciente das etapas do processo. Depois de fazer a inscrição, é essencial analisar esse documento mais uma vez, agora sob uma nova perspectiva, para utilizá-lo a seu favor na hora da avaliação.

Informações sobre a avaliação

Isso porque ali você também vai encontrar o método utilizado para aplicação da prova e cálculo das notas. Afinal, o edital traz as disciplinas que serão abordadas e o peso de cada uma, ou seja, quanto elas valem ou a importância que têm para o candidato ser aprovado.

Assim, com base no edital, é possível traçar um roteiro de estudos focando a aprovação, uma vez que você poderá se dedicar com afinco às áreas de conhecimento que terão um peso maior. Com isso, aumenta as chances de conquistar uma vaga.

Informações sobre a matrícula

De toda forma não termina por aqui, porque o documento também traz informações sobre como deverá acontecer a matrícula, caso você seja aprovado. Ele explica os documentos que devem ser apresentados e outros detalhes do processo, instruindo o candidato como proceder para garantir a sua vaga.

Onde encontrar o edital do vestibular?

Atualmente, já não é mais necessário que o lançamento dos editais seja publicado no Diário Oficial da União. As instituições de ensino podem disponibilizar o documento em seus sites; então, para acessar o edital, você precisa principalmente acompanhar a página institucional da faculdade.

Como o vestibular também é uma das formas de ingresso na Anhanguera, você encontrará os editais dos processos seletivos do primeiro e do segundo semestre disponíveis no portal da faculdade. Isso para todos os cursos de graduação oferecidos em suas diferentes modalidades e períodos.

Também é no site da instituição que você poderá consultar outras informações sobre a faculdade, as graduações oferecidas, o sistema de ensino, programas de bolsas e descontos, bem como resultados e regulamentos da Anhanguera, além de um espaço para entrar em contato e esclarecer possíveis dúvidas.

Quais são os riscos de não ler o edital corretamente?

Todas essas informações são importantes para que você tome uma boa decisão na escolha do seu curso superior. Entretanto, saber como ler o edital, quais informações buscar e estar atento ao que ele diz é essencial para que você não cometa nenhum tipo de erro, nem encontre problemas para prestar o processo seletivo.

Afinal, como explicamos, esse documento informa como será realizada a prova, algumas regras para participar, exigências feitas no dia da avaliação, horários e também os prazos da prova e da realização da matrícula após a aprovação.

Sendo assim, não ler corretamente o edital do começo ao fim pode prejudicar o seu preparo para o vestibular, gerar equívocos na hora de realizar a prova ou fazer com que você se esqueça de documentos fundamentais para fazer as avaliações, ou mesmo a sua matrícula. Desse modo, existe o risco até mesmo de perder a sua vaga.

Depois de escolher as melhores faculdades para você, não se esqueça, então, de ficar atento à publicação do edital para conferir previamente as informações e realizar de forma correta a sua inscrição. Depois, faça mais uma leitura, agora para se preparar ao processo seletivo e a uma possível matrícula.

Ficou um pouco mais claro o que é o edital e por que ele é tão importante? Não se esqueça de que, se você não encontrar alguma informação nesse documento, ou tiver dúvidas, pode entrar em contato com a instituição de ensino para esclarecer cada detalhe, a fim de prestar o processo seletivo com segurança e confiança.

Não fique adiando o seu futuro. Faça sua inscrição para o vestibular, leia atentamente o edital, prepare-se e conquiste a sua vaga e o seu diploma!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.