Faculdades na área Saúde: conheça 5 dos cursos mais desejados

estudantes dos cursos mais desejados na área da saúde

Escolher uma profissão envolve muita responsabilidade, e é algo que precisa ser bem pensado. Vários fatores precisam ser considerados nesse momento, como a vocação da pessoa e também as perspectivas de mercado. As melhores faculdades na área da Saúde, por exemplo, chamam a atenção de muitos estudantes.

Apesar de algumas semelhanças, a verdade é que as diferenças são decisivas na hora de optar por um curso ou outro. Pensando nisso, decidimos reunir aqui as principais características das opções mais desejadas na Anhanguera para você ficar por dentro de cada uma delas:

Enfermagem

O enfermeiro é o responsável pela manutenção da saúde dos pacientes, normalmente em parceria com outros profissionais. Por isso, sua presença em hospitais e em clínicas é de extrema importância, o que representa boa parte da demanda do mercado de trabalho.

Outra possibilidade que tem se tornado cada vez mais comum é o homecare ou atendimento domiciliar. Idosos e pessoas acometidas por determinadas doenças costumam precisar de cuidados individuais — e nada melhor do que ter um especialista para realizar esse serviço em casa.

O curso de Bacharelado em Enfermagem da Anhanguera dura, em média, quatro anos. Uma curiosidade dessa área é que muitas pessoas têm formação técnica e não contam com ensino superior, um fato que valoriza os estudantes graduados e faz com que eles ocupem as melhores vagas.

Biomedicina

Há algum tempo, a Medicina era uma das poucas profissões na área da Saúde renomadas, e o termo biomédico ainda era desconhecido por muitos. Para quem não sabe, a função desse profissional é basicamente pesquisar sobre a saúde humana, vegetal e animal. Ou seja, seu trabalho oferece suporte para a atuação dos médicos, veterinários e outros.

Hoje, o curso de Biomedicina é uma das vertentes mais promissoras da área da Saúde. A graduação por aqui também dura aproximadamente quatro anos ou oito semestres letivos. De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina, existem mais de 30 possibilidades de atuação para o biomédico.

Aliar esse conhecimento com o ramo da tecnologia, por exemplo, é uma excelente oportunidade, algo realizado pelas empresas que se dedicam a pesquisas genéticas e farmacêuticas. Essa é uma das razões pelas quais a biomedicina é uma carreira valorizada e bem remunerada — como dizem, é uma das “profissões do futuro“.

Nutrição

O crescimento do interesse das pessoas por uma vida mais saudável naturalmente impactou diversos setores, incluindo o da Nutrição. Ter uma dieta equilibrada para manter uma boa qualidade de vida parece ser uma preocupação de grande parte da população, ao contrário da onda da junk food que dominava anos atrás.

Seja qual for o objetivo do paciente — perder peso, ganhar massa muscular, ter uma alimentação mais nutritiva, controlar doenças, suplementar nutrientes ou qualquer outro —, o nutricionista é o profissional habilitado para prescrever planos alimentares e fazer o acompanhamento dos resultados.

A rotina de trabalho pode ser variada, pois nem todos optam pela Nutrição Clínica (que é o atendimento em consultório ou domiciliar). Existem nutricionistas alocados em indústrias, na preparação de cardápios escolares, no comando de restaurantes e de buffets, no setor de pesquisa, em agências públicas, entre outros ambientes. Por conta disso, os salários podem ser bem variáveis.

Psicologia

Se por um lado ter uma alimentação consciente virou uma prioridade para muita gente, a saúde mental também ganhou relevância nos últimos tempos. A questão é que ter uma vida saudável vai além de se alimentar bem ou praticar exercícios físicos — sem contar que as pessoas perceberam ser o descontrole emocional bastante perigoso.

A depressão é um grande exemplo de como a falta de atenção com a mente e com as emoções pode ser prejudicial. Para completar, nunca se falou tanto em estresse, angústia, ansiedade, frustração, entre outros sentimentos que colocam em risco o bem-estar quando não são tratados.

Tudo isso contribuiu para aumentar a procura pelos profissionais da Psicologia, quebrando velhos preconceitos. Aliás, atualmente, o curso está entre os dez mais concorridos no Brasil, segundo pesquisa do site Catho e dados do Sisu.

Se você se interessa pela carreira, os estudos no Bacharelado em Psicologia aqui na Anhanguera duram cerca de cinco anos. Uma das vantagens desse curso é oferecer várias possibilidades de atuação no mercado. A prática clínica não é a única alternativa como muitos pensam, pois os psicólogos estão inseridos nas empresas, nas escolas, nos hospitais e até em equipes esportivas.

Farmácia

Outro segmento de destaque dentro da Saúde é a faculdade de Farmácia. Aqui na Anhanguera, o objetivo do curso de Farmácia é formar os alunos para trabalhar com medicamentos, cosméticos, alimentos e análises clínicas. Em cada um desses ramos, as atividades são variadas e vão desde a pesquisa até a produção ou comercialização de produtos. Ainda existe a chance de trabalhar em hospitais, em instituições de saúde pública e em laboratórios.

Isso comprova que o farmacêutico não precisa estar necessariamente atrás do balcão de uma drogaria. Com toda essa diversidade, a taxa de empregabilidade nessa profissão é alta e torna o curso bastante atraente.

A graduação pode ser concluída em até cinco anos, período em que o aluno adquire os conhecimentos necessários para exercer a profissão e aprende sobre toda a responsabilidade envolvida em suas atividades — o que é um aspecto importantíssimo para qualquer pessoa que queira trabalhar com a saúde da população de forma direta ou indireta.

Por último, vale dizer que alguns traços são comuns no perfil de um profissional da Saúde, e eles podem ser determinantes para um estudante identificar sua vocação de seguir nessa área. Geralmente, essas pessoas gostam muito de ajudar as outras, são dedicadas, acolhedoras, atenciosas e, claro, interessam-se pelas Ciências Biológicas.

Agora que você já conhece as principais faculdades na área da Saúde, aproveite para pensar qual delas combina mais com você! Pesquise um pouco mais sobre as disciplinas que fazem parte de cada curso para ajudar na sua escolha.

Se ainda tiver alguma dúvida ou quiser conhecer melhor os nossos cursos, não deixe de entrar em contato conosco. A Anhanguera está preparada para contribuir com o seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 49

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados