Saiba como controlar a ansiedade em 7 passos

estudante fazendo exercícios físicos

Medo de algo desconhecido e que chega a paralisar a gente: é importante saber como controlar a ansiedade para que isso não atrapalhe as nossas atividades e comprometa nossos objetivos.

Ficar ansioso é uma reação normal do ser humano, então não há nada de errado em ter expectativa diante de uma viagem ou antes de encontrar os amigos. A questão merece atenção se esse quadro compromete a qualidade de vida e os âmbitos pessoal e profissional, impedindo você de se concentrar, por exemplo, para as provas dos vestibulares.

Nesse sentido, é importante aprender como acalmar a mente e afastar essa angústia. Quer saber como? Confira 7 dicas que nós da Anhanguera separamos para você!

Desvie a atenção dos sintomas

Quem sofre com as crises de ansiedade pode sentir diferentes sintomas como suor, boca seca, palpitação, falta de ar e respiração mais acelerada. Algumas pessoas sentem ainda tremores e dor no peito.

É uma forma de o corpo preparar-se para alguma ameaça. O problema é que esse quadro pode surgir devido à pressão em dar conta do volume de matérias do vestibular, principalmente se a sua rotina é corrida, precisando conciliar trabalho e estudo.

Acontece que isso não pode ser um obstáculo para que você conquiste seu sonho de entrar no ensino superior; por isso, se a tensão surgir, a primeira dica é desviar a atenção dos sintomas. Muita gente, ao sentir a palpitação, por exemplo, começa a pensar que está com algum problema cardíaco, o que aumenta ainda mais o nervosismo, piorando a situação.

Então, nesse momento, beba um pouco de água, procure ir para um espaço calmo e silencioso e tente não se concentrar nessas manifestações do organismo. Reflita sobre coisas boas na sua vida e, se tiver algum amigo ou familiar por perto, chame-o para conversar sobre outros assuntos e, assim, distrair sua mente.

Controle o ritmo da respiração

Uma das dicas para controlar a ansiedade é justamente controlar a respiração, que fica bastante acelerada no momento de tensão. Como fazer? Vá para um ambiente tranquilo e inspire pelo nariz lentamente, expirando o ar pela boca. Nessa hora, verifique o movimento do peito e da barriga durante o processo.

Faça esse exercício até sentir que seus músculos estão mais relaxados, principalmente na região da nuca, ombros e maxilares, que ficam contraídos sem a gente perceber.

É uma forma de enviar mais oxigênio para o cérebro, reduzindo o estresse da situação e também diminuindo a sensação de falta de ar, que pode causar mais angústia.

Para ter mais eficiência na respiração, a dica é treinar esse movimento de inspirar e de expirar lentamente todos os dias, mesmo que você não esteja ansioso. Com a prática, você consegue resultados mais rápidos caso precise se valer da técnica da respiração profunda em uma situação estressante.

Busque meios de relaxar

Além de praticar a respiração profunda, é importante buscar meios de relaxar no dia a dia, principalmente depois de um dia muito cansativo, ou se precisou estudar no fim de semana. Você pode ficar deitado em seu quarto, com a luz apagada, e colocar uma música tranquila. Procure só pensar no descanso e não nos problemas de trabalho, de estudo ou ainda em seu plano de carreira.

Tire esse tempo para relaxar, em vez de chegar em casa e já ir para frente da TV ou ficar no smartphone. É importante desacelerar primeiro para aliviar as tensões do corpo e da mente. Incluir em seu cotidiano aulas de yoga ou momentos para meditar também são recomendados.

Procure uma distração

Quando sofremos de ansiedade no trabalho ou em outros aspectos das nossas vidas, o corpo recebe uma descarga de adrenalina, deixando nossa mente em alerta. Dessa forma, é importante driblar esse quadro, procurando atividades com as quais se distrair.

Contar lentamente de 1 até 10, conversar com um familiar ou amigo, assistir a uma série ou filme, fazer uma lista de produtos para comprar no supermercado ou até se concentrar em música, tentando cantar junto, são formas de sair dessa tensão.

Com isso, você consegue voltar para os estudos com tranquilidade, mantendo sua produtividade e deixando a ansiedade de lado.

Use a imaginação guiada

A ansiedade nos estudos leva ao estresse, que, além de prejudicar a preparação para o vestibular, atrapalha também o momento de fazer a prova. A pressão de ter que responder a um número grande de questões e elaborar a redação em poucas horas pode comprometer o desempenho do candidato.

Desse modo, é fundamental saber como controlar a ansiedade e, assim, viver mais relaxado. Uma técnica com bons resultados é a imaginação guiada: como o próprio nome indica, você vai guiar sua mente por pensamentos que proporcionem paz, imaginando um lugar e diferentes detalhes que passem a sensação de tranquilidade. Com isso, você consegue reduzir o ritmo da respiração, diminuindo a tensão.

Cultive pensamentos positivos

Nossos pensamentos têm o poder de nos dominar: é só lembrarmos de alguma situação em que nos sentimos tristes ou angustiados no passado para trazer essas emoções para o presente. Então, por que não se concentrar em pensamentos positivos, que vão trazer bem-estar?

Comece a mentalizar coisas e situações que proporcionem bons sentimentos. Assim, você fica mais entusiasmado e motivado para as atividades do dia a dia, seja no trabalho, seja para colocar os estudos em dia.

Entendeu como fazer? Se perceber que está ficando ansioso, comece a cultivar pensamentos positivos, imaginando, por exemplo, como será legal começar a faculdade, ou ainda que o seu perfil profissional junto ao seu empenho podem levar você para um futuro de sucesso, ajudando a encontrar boas oportunidades.

Faça atividade física

Por último, inclua em sua rotina o exercício físico. Uma caminhada no bairro com regularidade já é suficiente para fazer o organismo liberar endorfina, hormônio que vai deixar você mais disposto e proporcionar bem-estar, e também serotonina, trazendo uma sensação de relaxamento.

Tire os obstáculos que podem comprometer seus objetivos de carreira: aprendendo a como controlar a ansiedade, você consegue ter uma boa preparação no vestibular para começar com tudo o curso superior.

Inclusive, aqui na Anhanguera, temos a opção de vestibular online, que pode ser agendado no melhor horário e dia para você, o que certamente contribui para que o momento seja passado com maior tranquilidade, e a ansiedade fique mais controlada. Porém, atenção: em quadros mais sérios de tensão, não deixe de procurar ajuda profissional.

Gostou do nosso post? Já que estamos falando em ansiedade, descubra também como se comportar em uma entrevista de emprego para passar uma boa impressão ao recrutador!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.