O que é o vestibular e para quê serve?

mulheres estudando para o vestibular

Se você está pretendendo ingressar no ensino superior, precisa procurar por informações básicas e detalhes como o que é o vestibular, de que maneira ele é realizado, quem pode se inscrever, as notas de corte, entre outros.

Dessa forma, esclarece todas as suas dúvidas e prepara-se bem para prestar esse processo seletivo. Afinal, você precisa ter um bom desempenho para garantir uma das vagas da graduação que deseja.

Para ajudar, preparamos este artigo com o intuito de apresentar um panorama completo sobre o vestibular e toda a sua dinâmica. Continue lendo para conferir tudo o que você precisa saber sobre ele a fim de passar por cada uma das etapas com sucesso, sem perder nenhum prazo! Por aqui, você vai conferir:

  • O que é vestibular?
  • Qual é o seu objetivo?
  • Como funciona o vestibular?
  • Qual é a diferença entre vestibular e Enem?

O que é vestibular?

O vestibular é um processo seletivo organizado por instituições de ensino superior, particulares e públicas. Ele seleciona candidatos que desejam ingressar em uma faculdade por meio da pontuação obtida em provas, que envolvem diversas áreas de conhecimento.

Cada instituição de ensino tem a liberdade de organizar o seu vestibular conforme julgar mais adequado. Por isso, o grau de dificuldade varia de uma para outra, assim como as questões, a dinâmica do processo, sua duração, entre outros detalhes.

Atualmente, é possível prestar esse processo seletivo no final do ano; nesse caso, ele costuma ser chamado de vestibular de verão. Também ocorre uma segunda edição, que acontece por volta do mês de maio e junho, selecionando candidatos para o segundo semestre letivo. Nesse caso, é chamado de vestibular de inverno.

Qual é o seu objetivo?

Muitas pessoas estão interessadas em obter um diploma de graduação; no entanto, a quantidade de vagas oferecidas pelas instituições de ensino não consegue contemplar todas elas. Por isso, é feito o vestibular, com o objetivo de selecionar os candidatos mais bem preparados para ingressar no ensino superior.

As provas visam testar o conhecimento para que aqueles que já estão bem capacitados tenham a oportunidade de dar um passo a mais em sua formação. Os que não conseguem uma vaga podem prestar o vestibular mais uma vez. Assim, terão um tempo maior para estudar e preparar-se adequadamente a fim de conquistar sua vaga.

Como funciona o vestibular?

Basicamente, qualquer pessoa pode se inscrever para o vestibular. Conforme explicamos, cada faculdade realiza o seu próprio processo seletivo; portanto, para participar, o candidato precisa definir onde deseja estudar e fazer a sua inscrição naquela instituição. Para isso, ele precisa apenas informar os seus dados pessoais e pagar a taxa de inscrição.

É importante saber que as provas são diferentes para cada curso. Sendo assim, também será necessário decidir qual graduação fazer para inscrever-se no processo seletivo específico dela. O candidato faz essa opção no ato da inscrição.

Também será nesse momento que deverá decidir a modalidade de ensino que deseja cursar. Aqui na Anhanguera, além de estudar no modelo presencial, você pode optar por fazer uma faculdade digital, ou seja, cursar a sua graduação a distância, seja no formato semipresencial ou 100% online, com uma plataforma de estudos moderna e completa.

Em muitos casos, ele também pode optar pelo tipo de vestibular que melhor atende às suas necessidades. Isso porque pode fazer o tradicional, agendado ou online.

Vestibular tradicional

As provas do vestibular tradicional são aquelas em que os candidatos se reúnem em um determinado local com data e horário preestabelecidos pela faculdade. São impressos cadernos de avaliação e folhas de resposta para que o processo seletivo seja aplicado.

Vestibular agendado

O vestibular agendado tem uma flexibilidade maior. A instituição de ensino disponibiliza algumas datas e horários dentre os quais o candidato escolhe para comparecer a uma unidade e realizar a prova. Em alguns casos, o próprio indivíduo define quando deseja fazer as avaliações.

Vestibular online

Embora não seja um tipo de vestibular amplamente oferecido, algumas instituições de ensino também disponibilizam as avaliações online. Nesse processo seletivo, o candidato pode responder às questões em sua casa via internet, sem a necessidade de comparecer à faculdade.

Etapas do vestibular

Além de entender o que é vestibular, outro detalhe importante que você deve saber é o fato de que existem diferenças entre o modo como o processo avaliativo é aplicado. Em algumas instituições, ele é composto por mais de uma etapa.

Os candidatos precisam passar por mais um dia de prova, que pode ser, por exemplo, o primeiro com questões objetivas e o segundo com questões dissertativas e/ou uma redação. O candidato apenas segue para segunda fase se for aprovado na primeira.

Para que isso aconteça, é preciso alcançar uma pontuação mínima a fim de ser classificado. Essa nota de corte e o seu valor variam bastante dependendo da instituição de ensino e do curso. Ele pode ser proporcional à dificuldade do processo seletivo e também varia de acordo com a oferta de vagas e a quantidade de participantes.

Entretanto, existem algumas faculdades que realizam o processo em apenas um dia e, geralmente, com questões objetivas. Outras eliminam as questões e pedem para que o candidato componha uma redação com tema preestabelecido pela instituição.

Os resultados são divulgados alguns dias depois da finalização da etapa do vestibular. Alguns candidatos são selecionados logo na primeira chamada, preenchendo as vagas. Quando eles não finalizam a matrícula, tais vagas ficam disponíveis para segunda chamada. Caso a turma não feche, há ainda a opção de permanecer na lista de espera, aguardando vagas remanescentes.

Qual é a diferença entre vestibular e Enem?

Apesar da importância do vestibular para ingressar no ensino superior, ele não é a única opção que você tem para cursar uma faculdade. Muitas instituições aceitam a nota do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, dispensando a realização do processo seletivo particular.

Também é importante entender que existe diferença entre vestibular e Enem. Afinal, no primeiro caso, as provas são realizadas especificamente pela faculdade; já no segundo, trata-se de um exame que acontece em âmbito nacional e que visa testar o conhecimento dos alunos que saem do ensino médio.

Enquanto o vestibular possibilita entrar em uma instituição específica, o Enem oferece oportunidades maiores, como concorrer a uma vaga do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Sisu (Sistema de Seleção Unificado), ou fazer um financiamento estudantil, como FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Vestibular ou Enem?

Ambos são muito válidos, sendo interessante que você realize os dois para aumentar ainda mais as suas chances. Afinal, caso não consiga aprovação no vestibular, ainda tem a oportunidade de entrar na faculdade por meio de uma bolsa de estudos conquistada com o Enem. Sendo assim, esses processos seletivos se complementam.

Mas você não pode esquecer que o exame nacional também é bastante concorrido. Então, para aumentar suas chances de aprovação, é interessante estudar pelo Trilha do Enem. Ali você testa os seus conhecimentos e recebe um plano de estudos específico para suas necessidades, a fim de direcionar melhor a sua preparação.

Ficou claro o que é o vestibular e como ele funciona? O importante é que você esclareça todas as suas dúvidas e fique atento aos prazos das instituições de ensino, isso no que se refere à inscrição e às chamadas, para não perder sua chance de ingressar na faculdade. E não se esqueça de estudar e se preparar bem para o dia!

Quer ingressar no ensino superior ainda esse ano? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.