Descubra qual é o salário da área de Ciência da Computação

profissional de ciência da computação

Não é novidade que a tecnologia tem feito cada vez mais parte de nossas vidas. Seja com as redes sociais e os aplicativos do smartphone, seja com ferramentas que contribuem para alavancar as atuações profissionais, ela surge como grande aliada da produtividade e do lazer.

Nesse cenário, os profissionais da Ciência da Computação são essenciais e bastante respeitados pelas empresas. Afinal, ficam sob responsabilidade deles a criação de sistemas, de aplicativos e de softwares, a melhoria dessas soluções e a correção de quaisquer problemas relacionados a elas.

Se você tem interesse em ingressar no mundo da tecnologia, venha conosco! Neste post, vamos falar sobre:

  • como anda o mercado para profissionais da área;
  • qual é o salário da área de Ciência da Computação;
  • de que maneira os profissionais podem obter remunerações melhores;
  • em quais especialidades eles terão mais sucesso.

Siga a leitura e venha descobrir quanto ganha um cientista da computação!

Como é o mercado de trabalho na área de Ciência da Computação?

Em um contexto de transformação digital, os profissionais da tecnologia são alguns dos mais procurados por empresas de diferentes setores. Isso acontece porque, mesmo em uma indústria que produza materiais de papelaria, por exemplo, é necessário contar com uma equipe de TI para:

  • desenvolver os sistemas de gerenciamento do estoque e das matérias-primas;
  • atuar na criação de e-commerces, quando necessário;
  • dar suporte às demais equipes e corrigir falhas que surgirem;
  • cuidar da segurança das informações e dos ativos da empresa.

Essas são apenas algumas das funções que esses profissionais realizam. Diante delas, já é possível ter uma noção sobre a importância deles para o mercado. E uma coisa é certa: quem se formou em Ciência da Computação raramente entra para estatísticas ou nas taxas de desemprego no Brasil.

Pelo contrário! Faltam especialistas capacitados para atender às demandas das empresas. Para ter uma ideia, a estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) é de que 70 mil profissionais serão requisitados pelo mercado até 2024.

Ainda nesse estudo, as grandes empresas podem perceber por que, muitas vezes, perdem a chance de contratar bons profissionais da tecnologia. É bastante comum que alguns deles sejam recrutados por companhias estrangeiras, com remunerações altas e benefícios a perder de vista.

Qual é a remuneração do bacharel em Ciência da Computação no Brasil em 2020?

Quando se fala em Ciência da Computação, é importante ter em mente que essa área é muito ampla. Os profissionais podem escolher entre diversas atuações — e cada uma delas conta com uma média salarial. Confira algumas delas e suas respectivas remunerações:

Vale lembrar que essas são as médias de salário da área de Ciência da Computação. Quando os profissionais se desenvolvem na carreira e ganham espaço nas organizações, eles podem receber ainda mais.

Como o profissional da área pode aumentar sua renda?

Como vimos, conquistar um espaço no mercado de tecnologia não é muito difícil. Mesmo que os salários iniciais não sejam os melhores, é possível ir em busca de aumentar a renda por meio de algumas práticas. Conheça as principais!

Aprenda outros idiomas

Saber inglês já se tornou uma necessidade de quem deseja uma carreira de sucesso há tempos — ainda mais na área de tecnologia, em que materiais nem sempre são traduzidos para o português, e os códigos devem ser feitos majoritariamente nessa língua. Diferencial mesmo é saber outros idiomas, como alemão, espanhol, francês, mandarim e assim por diante.

Inclusive, conhecer novos idiomas abre muitas portas para uma boa oportunidade no exterior. Então, aproveite para investir nos estudos desde já e em quantas línguas for possível.

Invista na formação acadêmica

Ter um diploma no currículo faz toda a diferença em uma entrevista de emprego. Isso porque os recrutadores sabem que o profissional teve acesso às teorias e às práticas, por meio dos ensinamentos transmitidos pelo corpo docente. Aqui na Anhanguera, você tem excelência de ensino e uma infraestrutura para ajudar em seus estudos.

Mas não é só isso! Além desses benefícios, você pode desenvolver inclusive as habilidades profissionais tão requisitadas pelo mercado. Sem contar no networking estratégico que se forma junto aos colegas de turma, aos professores e aos demais estudantes da faculdade.

Para trabalhar com a área de tecnologia, um curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece o que você precisa. Ele forma desenvolvedores atualizados nas tendências de mercado e que, no futuro, tornam-se decisivos para as organizações.

Conquiste experiência por meio de estágios

Para reforçar os seus conhecimentos e obter remunerações ainda melhores, ir em busca da prática é uma necessidade. Os estágios são uma excelente oportunidade de fazer isso antes mesmo de ter o diploma em mãos. Dá para aprender bastante com os colegas e líderes, que já estão familiarizados com os desafios da área.

E quer mais um benefício de escolher a Anhanguera? Nossos estudantes têm acesso ao Canal Conecta. Nesse portal, encontram as melhores vagas de emprego e estágio, dando início a uma carreira de sucesso.

Quais são as especialidades mais promissoras?

Agora que você tem pelo menos uma ideia de quanto se ganha com a Ciência da Computação, chegou a hora de conhecer algumas das especialidades disponíveis para sua escolha — algumas delas fazem parte das profissões alternativas. Acompanhe!

Big Data

O acesso à internet possibilitou às empresas um acesso poderoso a dados de seus consumidores. Mas o que fazer com eles? Para transformá-los em tomadas de decisão eficazes, os profissionais da tecnologia devem trabalhar de perto com essa questão. Eles são responsáveis por tratar essas informações, estruturá-las e zelar por sua segurança.

Jogos digitais

Os games fazem parte da vida de muitas pessoas desde a infância. Com os avanços tecnológicos, houve um crescimento nas ofertas de jogos educativos, que podem ser implementados tanto na educação quanto no mundo do trabalho. A gamificação é um exemplo evidente disso.

Cibersegurança

Ao passo que a tecnologia avança, os profissionais vão desenvolvendo suas habilidades. Porém, nem sempre o fazem para o bem. Alguns deles invadem sistemas e acessam arquivos das empresas em busca de recompensas financeiras ou pelo simples desejo de exposição. Por isso, uma equipe de cibersegurança não pode faltar!

Os especialistas em cibersegurança ainda podem atuar como consultores. Diante da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as organizações precisam adequar seus processos — e contar com um profissional da área é essencial para que as empresas não se exponham a riscos de multas.

Pesquisa acadêmica

Se você gosta tanto da faculdade que não quer sair dela, o que acha de firmar carreira em pesquisa acadêmica? Dessa forma, contribuirá com estudos para auxiliar colegas de profissão no desenvolvimento de soluções ainda melhores. Ainda terá a possibilidade de atuar como docente, compartilhando suas experiências com os estudantes.

O salário da área de Ciência da Computação, como vimos, pode ser bem alto. Para ter ainda mais chances de conquistar as melhores remunerações, invista nas dicas deste post e não deixe de se manter atualizado com as tendências e os desafios da tecnologia.

Gostou do conteúdo? Não vá embora ainda! Continue investindo no sucesso e aprenda a montar um plano de carreira para impulsionar o seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.