Vestibular Online Anhanguera: como funciona passo a passo

vestibular online anhanguera

O conceito de vestibular veio mudando ao longo dos anos. Com o crescimento do ensino a distância e outras praticidades ocasionadas pelo desenvolvimento digital, a educação superior vem oferecendo maior flexibilidade aos estudantes.

O vestibular online da Anhanguera foi lançado no ano de 2018 para ingresso nos cursos 100% online, e, em 2020, ganhou o lançamento para o ingresso em cursos presenciais e semipresenciais também. 

Ficou curioso e quer saber mais a respeito? Continue acompanhando o post a seguir!

Como funciona o vestibular online?

O vestibular online Anhanguera possibilita aos candidatos a realização do exame pela internet.  

Por meio do acesso ao Portal Vestibulares, o candidato pode realizar a escolha do curso e da unidade de ensino e apoio, além de poder escolher a modalidade (presencial, semipresencial ou 100% online).

Inscrições

No ato da inscrição, o vestibulando poderá escolher se pretende fazer o vestibular presencial ou online.

Após, é disponibilizado o login na área do candidato, no qual passa a ter acesso ao sistema do vestibular online, com as indicações para a realização da prova.

Instruções para a prova

Antes de iniciar a prova, é importante que o candidato reserve um tempo, no mínimo 1 hora, e confira a sua conexão com a internet.

Confira outras informações importantes para a realização do vestibular online:

  • cada pessoa tem 5 tentativas de realização da prova;
  • os temas da prova variam a cada tentativa;
  • uma vez iniciada a prova, não há como dar pausa, reiniciar ou retomá-la;
  • o tempo de realização da prova é de 60 minutos, que são controlados por meio de um cronômetro que encerra a aplicação quando o tempo limite é atingido;
  • se alternar entre abas no navegador, a prova é fechada e será necessário reiniciá-la;
  • não é permitido copiar e colar;
  • a prova pode ser realizada de qualquer dispositivo com acesso à internet, até mesmo celular.

Redação

O vestibular da Anhanguera se trata de uma redação dissertativa-argumentativa. Nesse tipo de prova, o candidato deve estar preparado para desenvolver temas interdisciplinares. Portanto, o que mais tem chance de cair como tema são assuntos relacionados a atualidades, aspectos socioeconômicos e socioculturais em pauta no Brasil, que o aluno precisa argumentar com seus conhecimentos gerais.

Resultados

Depois do envio, a prova é corrigida pela banca de tutores da Anhanguera, e o estudante fica sabendo se foi aprovado numa média de 2 a 4 dias após a realização da prova. O resultado também pode ser conferido na área do candidato, onde o aluno já pode dar continuidade à matrícula.

Esqueceu o dia do vestibular? Perdeu a hora?

Outra curiosidade sobre o vestibular online da Anhanguera é que alunos ausentes nos vestibulares presenciais também podem utilizar essa função para a realização do exame posteriormente! Ou seja, tudo para facilitar ainda mais o seu ingresso no ensino superior.

Como fazer uma boa preparação para o vestibular?

Agora, veremos algumas dicas para que a sua preparação para o vestibular online da Anhanguera seja bacana e traga o resultado que você tanto deseja! Vamos lá?

Informe-se bastante

Uma das melhores dicas para uma boa preparação para o vestibular é se informar! E isso começa, é claro, pela compreensão adequada de tudo o que envolve essa prova — algo que você já está fazendo ao acompanhar este artigo.

Além disso, fique bem ligado(a) nos noticiários. Televisão, jornais, revistas e mídias online são importantíssimas para que você entenda o que está acontecendo no mundo e possa colocar esses conceitos em prática na hora da prova, seja em questões sobre atualidades, seja na redação.

Veja boas videoaulas

Hoje em dia, com o avanço da internet, estudar a distância é não apenas uma realidade, mas também uma enorme vantagem. Na Anhanguera, muitas disciplinas são online, até mesmo nos cursos presenciais — um bom exemplo disso é o estudo das Habilidades Digitais.

Por isso, que tal começar desde já? Assista a videoaulas — que podem ser encontradas em pré-vestibulares gratuitos online ou até no YouTube — e se prepare de forma realmente consistente para as provas.

Faça muitas questões

Outra dica infalível para uma preparação bem-feita é, sem dúvidas, caprichar na resolução de questões. É a partir delas que você identificará lacunas em seu aprendizado e também conhecerá uma série de novos conceitos!

Sem contar que as questões também podem ser feitas em forma de simulado, preparando você de modo mais direto para as provas. Assim, você também revisa o conteúdo, aprende novas coisas e chega no dia do exame com muito mais tranquilidade.

Cuide de sua saúde física e mental

Cuidar de seu organismo também é muito importante para quem está em época de vestibular. E pode, inclusive, ser feito também como uma preparação para a época de faculdade, que exigirá muito de seu físico e de sua mente.

Por isso, alimente-se bem, durma em horários bem-definidos e tente organizar, desde já, a sua rotina. Tire um tempinho para o lazer (imprescindível!) e, se possível, faça exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana. Isso trará ótimos resultados para sua prova e sua saúde!

Tenha um cronograma

Um bom cronograma de estudos também faz toda a diferença para o aprendizado geral. Ele ajuda não só na organização da rotina, mas também faz com que a procrastinação fique bem longe de seu dia a dia.

O cronograma também é eficiente para que você possa organizar seus dias em questão da quantidade de horas de estudos e em quais matérias serão vistas. Não se esqueça de sempre priorizar aquelas em que você tem mais dificuldade!

Treine a redação

Por fim, não deixe também de treinar a redação. Reserve um tempinho em seu cronograma para isso, escolhendo a frequência que achar mais vantajosa para você.

Você pode fazer uma redação por semana ou a cada 15 dias, por exemplo, mas não deixe passar disso! Com treino, escrever fica cada vez mais fácil e, no dia da prova, você terá muito mais confiança para produzir um bom texto.

Qual é a diferença do vestibular online para o geral ou agendado?

Agora você deve estar pensando: “Mas quais são as diferenças do vestibular online para os demais? A Anhanguera possui todas as possibilidades?” 

Sim, são várias dúvidas e vamos responder a todas elas a seguir. Confira!

Vestibular Geral

No vestibular geral tradicional, o exame ocorre em um único dia e horário, para todos os candidatos. O padrão das provas presenciais (Vestibular Geral Anhanguera) é este:

Hora: 9h no horário de Brasília

Tipo de Prova: Redação

Duração: 2h

Local: Unidade Anhanguera

As datas atualizadas podem ser conferidas na página de “Formas de Ingresso” no site oficial da Anhanguera ou então diretamente com a sua unidade de interesse.

Os resultados dos vestibulares gerais ficam disponibilizados 4 dias úteis após a realização da prova. Caso o aluno não consiga realizar na data proposta, há possibilidade da realização do vestibular online, como mencionado acima.

Vestibular Agendado

O vestibular agendado é bem mais tranquilo que o processo seletivo tradicional. Nele, você faz a prova no dia e no horário que forem melhores para você! Basta realizar o agendamento na hora da inscrição no site vestibulares.com.br/anhanguera. Fácil, não é? Datas e horários disponíveis ficam na inscrição, daí é só agendar!

Nota do Enem

Você também pode utilizar sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para entrar na Anhanguera! Esse processo dispensa o vestibular e pode ser feito completamente online também, basta ter efetuado o Exame a partir de 2010, e ter uma nota mínima de 200 pontos para o ingresso. Confira outras informações aqui.

Agora que você já conhece todos os detalhes do vestibular online Anhanguera e sabe as diferenças dele para os demais vestibulares, conheça um dos benefícios de ser aluno Anhanguera! O Canal Conecta é um portal de empregabilidade exclusivo para alunos da instituição, com vagas de estágio e muito mais vantagens!

Já deu para perceber que fazer o vestibular online da Anhanguera é tudo de bom, não é? Essa é uma estratégia não só simples, mas também muito eficiente e que facilita a vida dos vestibulandos. E agora, o que você está esperando?

Faça a sua inscrição no vestibular online

Agora que você já sabe tudo sobre o nosso vestibular online, já pode realizar o processo sem dúvida nenhuma 🤗. Inicie sua inscrição gratuita no vestibular da Anhanguera!

Comece a sua inscrição

Selecione os campos abaixo e veja como é fácil fazer sua inscrição no vestibular.

Mensalidade a partir de R$ 169,90

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 90

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

boa tarde,hoje pela manha passei a fazer a redação e por duas vezes em meio a digitação deu como se eu tivesse saído da tela,estou com medo de acabar as 5 chances

    Olá, Luan! Tudo bem? Conseguiu finalizar o envio da redação? É importante que, durante a prova, você só mantenha uma aba do navegador e/ou não faça variação dentre janelas. O problema que você está tendo é durante a digitação?

Não havia pensado em fazer um um curso superior a distância, mas achei interessante o que a Anhanguera disponibiliza ao aluno.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.