Engenharia Civil EAD: existe essa possibilidade?

engenharia civil ead

Se você tem interesse em projetar e em executar empreendimentos, como casas, prédios e outras construções, já deve ter se perguntado: dá para fazer o curso de Engenharia Civil EAD? Afinal, a tecnologia é uma grande aliada na educação, mas será que mesmo uma graduação mais prática dá para fazer a distância?

Para esclarecer essa dúvida, nós, da Anhanguera, reunimos informações importantes para você neste post. Descubra todas as vantagens e como funciona a Engenharia Civil semipresencial!

Afinal, existe Engenharia Civil EAD?

É cada vez mais comum encontrarmos faculdades que dá para cursar online. Mas como fica com a Engenharia Civil? É possível aproveitar todas as facilidades de estudar pelo computador?

Bom, vamos explicar: a boa notícia é que dá para fazer esse curso EAD. Parece estranho por conta das disciplinas mais práticas? É que a Engenharia Civil EAD é da modalidade de ensino semipresencial (modalidade a distância, com atividades presenciais), ou seja, é um mix daquele modelo em que você precisa ir até a faculdade com o modelo de estudar 100% online.

Aqui na Anhanguera, você faz essa graduação e pode ficar tranquilo, pois a grade curricular do curso de Engenharia Civil tem a mesma qualidade da versão presencial. Com isso, você sai preparado para todos os desafios do mercado. Fica por dentro também das tendências da área, principalmente em relação às novas tecnologias do setor, como os softwares em Engenharia Civil, e em soluções sustentáveis nos projetos e na execução das obras.

Como é o curso de Engenharia Civil semipresencial?

É uma faculdade do tipo Bacharelado que tem duração de 5 anos (10 semestres). O objetivo é que você adquira conhecimentos e habilidades para planejar, projetar, construir e gerenciar diferentes tipos de obras (residenciais, comerciais, industriais, viárias, entre outros), sempre executando um trabalho com qualidade e segurança.

No semipresencial, você assiste às matérias teóricas do seu tablet, notebook ou smartphone, acessando um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nessa plataforma, acompanha todos os tópicos do curso e cronogramas e pode utilizar a biblioteca virtual. Consegue ainda se comunicar com os colegas do curso, tutores e professores.

Dessa forma, pode ditar seu ritmo, pois estuda nos horários que mais dão certo para você. Assim, faz a faculdade de Engenharia Civil sem comprometer sua rotina.

Já as matérias práticas, indispensáveis na formação de um engenheiro civil, ocorrem presencialmente, duas vezes por semana na faculdade. Na Anhanguera, você faz as atividades em nossos laboratórios bem-equipados para que aprenda todas as habilidades e se destaque na profissão.

Os encontros presenciais servem ainda para que você assista às aulas por videoconferência ao vivo com o professor, além de ser o momento para fazer as provas.

Na Engenharia Civil semipresencial, você precisa, além de fazer as disciplinas, cumprir o estágio obrigatório, uma etapa importante para conhecer o dia a dia da carreira e aprender com os profissionais que já estão no mercado.

Além disso, como estagiário, vai colocar em prática tudo o que aprendeu e tem a oportunidade de entender o que faz o engenheiro civil em diferentes processos, como:

  • realização de orçamentos;
  • supervisão de equipes;
  • análise de solo;
  • acompanhamento de obras, lidando com a questão de prazos e conhecendo imprevistos;
  • planejamento da parte hidráulica e elétrica;
  • escolha dos materiais;
  • realização de vistorias.

Quais são as vantagens de cursar Engenharia Civil a distância? 

Você viu que uma das curiosidades sobre Engenharia Civil é justamente a possibilidade de fazer o curso EAD. Apesar de ainda ser uma novidade, já que a graduação tem uma bagagem mais prática, saiba que há muitas vantagens em escolher esse formato de ensino. Veja a seguir.

Reconhecimento do MEC

Importante destacar que, apesar de ser uma modalidade de ensino diferente da tradicional, a Engenharia Civil semipresencial garante um diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como o curso presencial.

Aliás, no diploma nem aparece o formato de ensino, afinal, o que as empresas estão interessadas é no aluno ter tido uma formação de qualidade.

Versatilidade para estudar

Além de ser um curso de qualidade, na Anhanguera, a opção do semipresencial permite versatilidade para estudar, já que a parte teórica você pode acompanhar de forma remota. Com isso pode trabalhar e estudar ou, ainda, manter outros compromissos, já que não precisa estar diariamente na instituição de ensino.

Custo menor da graduação

Um benefício que não podemos deixar de comentar é que o preço do curso de Engenharia Civil EAD é mais baixo que um curso presencial. Isso vai dar aquela forcinha para você conquistar seu sonho de ter o diploma de ensino superior.

Na Anhanguera, trabalhamos com programas de bolsas e descontos para que você estude com mais tranquilidade.

Possibilidade de fazer networking

No semipresencial, apesar de aproveitar as facilidades de estudar online, você tem os encontros presenciais, uma oportunidade de ampliar seu networking, que é a rede de contatos profissional.

É que você vai conhecer e se aproximar de colegas e de professores, podendo trocar experiências e até receber indicações para uma entrevista de emprego que se encaixe em seu perfil.

Boas oportunidades de carreira

Ao se formar, você tem boas perspectivas profissionais, tanto no setor público como no privado, pois o mercado de Engenharia Civil é aquecido. Assim, encontra muitas opções de vagas em grandes portais, como o Canal Conecta, exclusivo de nossos alunos.

Pode se destacar em diferentes espaços:

  • construtoras e incorporadoras;
  • secretarias públicas de obras, departamentos de saneamento ou ainda de transportes;
  • setor de fiscalização, perícia ou geotecnia.

Quem tiver o perfil empreendedor pode ainda trabalhar como engenheiro civil autônomo, na parte de projetos ou realizando consultorias para empreendimentos.

Habilidades digitais

Estudar uma parte das matérias por meio de uma plataforma digital vai permitir que você adquira habilidades digitais, ficando craque em lidar com diferentes programas. Isso vai valorizar seu currículo e aumentar suas chances de contratação.

Invista no seu futuro!

A Engenharia Civil EAD é sua oportunidade de trilhar uma carreira de sucesso. Conte com a Anhanguera para ter uma infraestrutura completa (física e digital) e os melhores professores.

Quer aproveitar todas as vantagens de estudar no EAD? Não perca tempo e inscreva-se no nosso vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.