Entenda como funcionam os projetos de Engenharia Civil

projetos de engenharia civil

Você sabe o que são projetos de Engenharia Civil? Para que eles sejam executados com sucesso, é necessário todo um planejamento — desde os primeiros contatos com os clientes até a manutenção e a possibilidade de reparos.

O engenheiro é quem precisa manter todos os dados coletados para uma obra em um mesmo lugar, usando tais dados para gerenciar suas ações e as dos outros colaboradores. No curso de Engenharia Civil, o estudante vai aprender a criar projetos desde pequenos cômodos até grandes pontes.

Tudo que utilizamos no nosso dia a dia tem, de alguma forma, a mão desse profissional. Então, não se pode negar a grande importância dos projetos, já que o gerenciamento efetivo da obra depende da forma como o profissional realiza o planejamento de execução.

Para que essas obras saiam do papel, os projetos são a principal base, e entender como eles funcionam é um passo fundamental para uma carreira de sucesso. Quer saber mais? Continue a leitura!

Para que serve um projeto de Engenharia Civil?

De maneira geral, um projeto é um guia para todas as etapas de uma construção. Na Anhanguera, nossa grade curricular se preocupa com isso, e o material do curso de Engenharia Civil é direcionado para esse objetivo.

No projeto, todas as necessidades do cliente são descritas e servem, principalmente, para que os planos sejam executados com sucesso. Desse modo, problemas podem ser evitados, assim como é possível antecipar situações não tão favoráveis, ou potencializar a tomada de decisões.

Os projetos de Engenharia Civil na faculdade servem para que o estudante veja como é a realidade do profissional no mercado de trabalho. Por exemplo, o TQS é abordado de maneira profunda, pois é um software adotado na ocupação do engenheiro. Além disso, a certificação com parceiros é uma possibilidade a mais de garantir conhecimentos básicos para uma carreira de sucesso.

Quais são os tipos de projetos mais comuns?

Durante o curso de Engenharia Civil, algumas noções do ensino básico são retomadas e aprimoradas para que você crie projetos completos. Os cálculos, a física e a química juntam-se com conceitos de mecânica, elétrica, empreendedorismo etc. A partir desses conhecimentos, quatro tipos de projetos são desenvolvidos, vejamos!

Prevenção e combate a incêndio

Os projetos de prevenção e de combate a incêndio são realizados dentro dos procedimentos indicados pelo Corpo de Bombeiros. Eles são obrigatórios em todas as obras em que haja maior circulação de pessoas, e as normas e regulamentações são descritas no projeto do engenheiro, junto a outras questões importantes.

Projeto estrutural

Para as construções de pontes, rodovias, edifícios e barragens, o engenheiro vai fazer um projeto estrutural. Ele calcula as forças para suportar cargas diferentes, os tipos de materiais, a estabilidade das estruturas etc. Além disso, é nessa etapa que se consideram as questões ambientais, analisando o terreno e as possibilidades de manter o local agradável e sustentável.

Projeto arquitetônico

O projeto arquitetônico envolve três fatores fundamentais na Engenharia Civil: segurança, conforto e custo-benefício. O responsável por esse planejamento vai pensar na mão de obra especializada, quais as necessidades do cliente e como comprar material de qualidade dentro do orçamento disponível.

Projeto elétrico

O engenheiro civil tem, entre suas competências, a projeção da instalação elétrica nas construções. Nesse sentido, ele busca as maneiras mais seguras para o uso de equipamentos elétricos depois de tudo pronto. Desde as cargas corretas até a localização de tomadas e lâmpadas, tudo deve ser pensado e colocado no papel.

Quais são as etapas de um projeto de Engenharia Civil?

Quando entendemos melhor como funcionam os projetos em Engenharia Civil, compreendemos melhor as etapas. São elas:

  • planejamento: prazos, fases da obra, qualidade, segurança, sustentabilidade etc.;
  • execução: fornecedores, clientes, fiscalização, responsabilidade técnica etc.;
  • operação: mão de obra, conservação, redução de problemas, manutenção etc.;
  • preços: custo-benefício, economia, mercado etc.

Todos esses pontos devem ser analisados e destacados nos projetos em Engenharia Civil levando em conta a realidade. Eles não são realizados necessariamente nesta ordem e podem ser alterados diante de mudanças internas e externas ao processo. 

Também podemos considerar como etapa de um projeto a execução dele. Ela consiste em, inicialmente, uma conversa sincera com o cliente, seguida da avaliação do terreno, no qual serão considerados dados de topografia, níveis, iluminação, meio ambiente, vizinhança, entre outros.

Depois de verificar esses fatores, o engenheiro deve partir para as questões mais burocráticas, como normas e regulamentações vigentes no município, estado e país. Por fim, na hora de colocar a mão na massa, é o momento de usar os ensinamentos de Exatas adquiridos na faculdade, principalmente os cálculos na Engenharia Civil.

Qual é o profissional responsável pelos projetos na Eng. Civil?

O engenheiro tem um perfil profissional que abarca várias tarefas, que podem incluir a gestão de equipes de trabalho até a execução dos projetos. O mercado de trabalho de Engenharia Civil é vasto. Por isso, aqui na Anhanguera, ainda na graduação, o estudante conta com a parceria feita com o Canal Conecta, um portal de empregabilidade com vagas exclusivas para nossos alunos.

O profissional responsável é o engenheiro que planeja, supervisiona, acompanha, gerencia e fiscaliza as obras. Os projetos são uma fase mais técnica do trabalho do engenheiro, podendo ser realizados em:

  • espaços urbanos, como praças e avenidas;
  • prédios e casas particulares;
  • infraestrutura de transportes;
  • obras de rodovias, pontes e viadutos.

Venha para a Anhanguera!

Se você tem o perfil de engenheiro e gosta de atuar com a criatividade, mas de maneira analítica e objetiva, na Anhanguera, nossas aulas são preparadas para atender à sua demanda. Da mesma maneira, se gosta mais da parte de gestão de obras, tem aqui na nossa graduação um aporte teórico fundamental.

Oferecemos duas modalidades de ensino disponíveis para a Engenharia Civil, a presencial e a semipresencial, em que o estudante precisa ir até o polo da faculdade de 1 a 3 vezes por semana. Isso acontece pela necessidade da área de se alinhar teoria e prática, já que é experimentando que se conhece a realidade da profissão escolhida.

Agora que você entendeu como funcionam os projetos de Engenharia Civil, não perca mais tempo: inscreva-se na Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content