Por que a nota do ENADE deve impactar sua escolha de faculdade?

porqueanotadoenadedeveimpactarsuaescolhadefaculdade

Quando chega a hora de escolher a faculdade, é comum se deparar com uma série de questionamentos — afinal, estudar em uma boa instituição de ensino faz toda a diferença para o seu currículo. Mas, cá entre nós, você sabe o que precisa levar em consideração na hora de tomar essa decisão? A nota do Enade pode te ajudar nessa hora.

Se ainda não tem muita certeza do que deve ser avaliado, não se preocupe, porque hoje vamos falar sobre uma característica essencial na hora de definir onde você vai passar os seus próximos anos de estudos: a nota do ENADE. Então, se você nunca ouviu falar sobre isso, mas quer fazer a melhor escolha para a sua vida acadêmica, continue lendo e veja como esse aspecto pode influenciar a sua formação!

O que é ENADE e como funciona?

O ENADE é a sigla para “Exame Nacional de Desempenho do Estudante”, que corresponde a uma prova feita pelos estudantes do ensino superior. Por ser um exame específico para cada curso e padronizado para todas as instituições, graças a ele é possível analisar diversos aspectos em relação ao aprendizado dos estudantes.

Por conta disso, o resultado do ENADE pode determinar se os formandos conseguiram absorver os conteúdos necessários ao longo dos anos, se desenvolveram as habilidades que são importantes para a área de atuação em que irão se formar e se adquiriram as competências essenciais para a profissão.

E como é feita a seleção dos cursos que farão o ENADE? Simples: o Inep e o MEC definem quais áreas do conhecimento serão avaliadas em cada ano. Vamos a um exemplo simples: uma pessoa que estuda Fisioterapia fará a prova no ano em que a área da Saúde for a escolhida para ser analisada. O mesmo acontece com quem estuda Nutrição ou Odontologia, por exemplo.

Dessa forma, a cada três anos cada curso é convocado para realizar a prova do ENADE, e o desempenho dos estudantes vai definir a nota que será atribuída à faculdade, que é chamada de “Conceito ENADE” e pode variar de 1 a 5.

Quem precisa fazer a prova?

A inscrição no ENADE é obrigatória para dois tipos de estudantes: os ingressantes e os concluintes. Não entendeu o que significa? Tudo bem, é mais fácil do que parece! Basicamente, ingressantes são os alunos que ainda estão no início da faculdade e que ainda não chegaram a 25% da carga horária total do curso. Já os concluintes, por sua vez, são os estudantes que estão na reta final do ensino superior.

Porém, quem é calouro não precisa se preocupar, pois a inscrição é feita apenas para manter a regularidade acadêmica. A prova é feita somente pelos concluintes, que já devem ter atingido pelo menos 80% da carga total do curso superior. Além disso, vale lembrar que a inscrição dos estudantes no ENADE é feita pelos coordenadores de curso.

Como as notas são dadas para as instituições?

Eis que você entendeu o que é o ENADE, já sabe quem precisa passar por essa prova, mas ainda tem uma dúvida: qual a relação entre esse exame e a nota que o Ministério da Educação atribui para cada instituição de ensino? Chegou o momento de descobrir!

Como você já sabe, o conceito ENADE varia de 1 a 5, e esse cálculo é feito a partir da média de notas obtidas pelos estudantes que participaram da prova no ano determinado. Ou seja: a nota máxima representa um alto nível de desempenho dos estudantes em relação ao conteúdo exigido no exame, que é referente à matriz curricular do curso.

Outro ponto importante em relação à nota obtida no ENADE é que ela é utilizada no cálculo do Índice Geral de Cursos (IGC). Esse é um indicador que é calculado todos os anos, sempre levando em consideração as notas do ENADE dos últimos três anos e os Conceitos Preliminares de Curso (CPC).

Por esse motivo, o IGC costuma ser considerado como a nota atribuída para a instituição, já que está relacionado não somente ao desempenho dos estudantes de graduação, mas, também, às outras características, como infraestrutura do campus, média obtida nos programas de pós-graduação e nível de formação de professores.

Por que considerar o ENADE na escolha da faculdade?

Depois de perceber o quanto o ENADE é importante para avaliar as instituições de ensino, que tal entender como ele pode influenciar a sua decisão de onde estudar? Se ainda resta alguma dúvida de que esse deve ser um critério fundamental no momento de escolher a melhor faculdade para a sua carreira, agora é a hora da verdade: nós vamos contar exatamente como uma boa avaliação pode ser importante para o seu futuro profissional.

Nível de qualidade

Como você já viu, a nota do ENADE é um indicativo do nível de qualidade de cada instituição. Portanto, escolher uma faculdade que obteve uma nota alta nesse exame significa que você terá acesso a um ensino adequado, que vai garantir os conhecimentos necessários para mergulhar de cabeça no mercado de trabalho.

Recursos governamentais

A regra é clara: quanto melhor for o desempenho de uma faculdade nas avaliações, ou seja a nota do MEC, maior a chance de conseguir o apoio governamental para os financiamentos estudantis e, também, para a implementação de outros projetos.

Autoridade e reconhecimento

Seja para conseguir um estágio remunerado ou para se destacar na hora de ingressar no primeiro emprego, o ensino que você teve ao longo da graduação conta muitos pontos no seu currículo. Atualmente, muitas empresas analisam os relatórios de notas do ENADE e, com isso, conseguem verificar se os estudantes de determinadas instituições apresentam as competências e as habilidades necessárias para o trabalho que será realizado.

Portanto, ao optar por estudar em uma instituição bem avaliada, você terá maiores oportunidades ainda durante a graduação e também após a sua formação. Aqui na Anhanguera, todos os cursos são credenciados ao MEC e apresentam notas acima de 3, afinal, sabemos como um diploma de graduação qualificado capacita o aluno para um futuro profissional brilhante!

E faz toda a diferença se formar numa instituição bem avaliada, não é mesmo? Então, antes mesmo de prestar o vestibular, não esqueça ficar atento a esses pontos que citamos! E se você gostou de saber sobre tudo isso, deixe um comentário nos contando o que achou sobre o assunto. Vamos adorar saber a sua opinião!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.