Como definir metas de carreira? Confira nossas dicas

metas de carreira

O planejamento é uma das etapas mais importantes para o início de uma jornada. Profissionalmente falando, isso não é diferente, já que, mesmo que você saiba qual é o seu emprego dos sonhos, é importante também definir metas de carreira, estabelecendo aonde quer chegar.

É comum que, por falta de planejamento ou foco, algumas pessoas acabem se perdendo no meio do caminho em direção aos objetivos profissionais. A definição de metas desde o início da graduação evita que esse problema aconteça, pois serve como um guia, conduzindo você àquilo que almeja.

Se você ainda não tem esse objetivo claro, não se desespere. Neste post, mostraremos como definir metas de carreira. Confira!

Desenvolva o autoconhecimento

Você sabe o que são metas de carreira? Elas são todas as atividades que devem ser realizadas para alcançar os objetivos profissionais. Assim, são consideradas pequenas ações que precisam ser feitas todos os dias ou em uma determinada frequência para atingir aquilo que você quer.

Sabendo disso, a nossa primeira dica tem a ver com o autoconhecimento na carreira. Isso porque aonde você deseja chegar é pessoal e não deve ser pautado na vida alheia ou nas expectativas de outras pessoas.

Assim, faça uma lista e conheça as suas características, principalmente as que podem impulsionar a sua trilha. Por exemplo, você tem instinto de liderança, mas a desorganização é um ponto fraco. O que pode ser feito para melhorar? Uma opção é desenvolver um trabalho em equipe, que auxilia na organização.

Além disso, pense nas prioridades e nos propósitos: o que mais almeja na vida? Qual seria o emprego dos sonhos? O que você espera da sua carreira?

Reconheça as suas habilidades

Se está interessado em saber como crescer na carreira, um ponto-chave é reconhecer as suas habilidades profissionais. Para isso, faça uma avaliação pessoal, que possa envolver a compreensão de quem você é, sendo possível entender aonde quer chegar e o que deseja.

Tente analisar os seus pontos fracos e fortes, ou seja, aquilo que deve ser melhorado e desenvolvido, bem como suas visões e valores. Para que tudo se torne mais compreensível, pegue uma caneta e papel para anotar as suas constatações. Algumas perguntas que podem ser feitas são:

  • quais são as minhas aptidões e gostos;
  • de que maneira eu consigo trabalhar melhor;
  • quais são as minhas características mais valiosas.

Assim, se você é curioso, tem um raciocínio lógico rápido e busca por inovação a todo momento, pode optar por seguir carreiras em tecnologia. Se percebeu que tem boa comunicação, gosta de cuidar das pessoas e tem estabilidade emocional, pode atuar na área da Saúde, por exemplo.

Defina o seu objetivo

O próximo passo para ter perspectiva de carreira é definir o seu objetivo profissional, já que ele é um condutor para alcançar as metas. No entanto, lembre-se de que ele deve fazer parte de sua realidade para que, de fato, seja possível alcançá-lo. Portanto, estabeleça um parâmetro com a intenção de compreendê-lo melhor, como:

  • Eu consigo traçar planos de ações para realizar a conquista?
  • Essa meta traz benefícios para alguém além de mim?
  • Consigo perceber quando alcanço um objetivo?
  • É possível saber em quanto tempo pode ser alcançado o objetivo?

Comece estabelecendo também os propósitos mais amplos, que estão relacionados com a sua expectativa para o futuro. Após isso, pense nos mais específicos, como em qual área deseja trabalhar, qual o tipo de ofício quer exercer, ambição em termos de remuneração etc.

Coloque prazo para as suas realizações

Após definir os objetivos, chegou a hora de traçar os primeiros passos das suas metas de carreira, e a melhor maneira de fazer isso é definindo prazos para que sejam concretizados. Alguns exemplos incluem:

  • fazer um curso de especialização no campo desejado: prazo de 4 anos;
  • aperfeiçoar os conhecimentos em uma segunda língua: prazo de 2 anos.

Por fim, por mais que esses prazos sejam essenciais, saiba que a execução de uma meta requer paciência, foco, disciplina e determinação. Afinal, é uma evolução que tende a ser gradual, não é mesmo?

Desenvolva uma visão profissional

Outra dica importante é estimar o que você espera para a sua vida profissional. Um ótimo exercício é o da visualização. Assim, imagine como gostaria de estar daqui a 10 anos, por exemplo. Envolva todas as áreas da vida, não apenas a profissional: financeira, amorosa, social e pessoal.

Com isso, pense como a sua carreira pode possibilitar esse futuro esperado. Nessa fase, também é necessário ficar por dentro das tendências de mercado e a perspectiva para o futuro da sua especialidade de interesse. Isso auxilia — e muito — a traçar objetivos viáveis e a desenvolver uma visão profissional que pode se realizar nos próximos anos.

Use a graduação a seu favor

Sabia que as metas mais complexas só são alcançadas quando temos um diploma em mãos? Por isso, fazer uma graduação em sua área de interesse deve ser a maior prioridade. O primeiro passo é escolher uma faculdade reconhecida no mercado e com foco na empregabilidade.

Aqui na Anhanguera, você terá aula com professores altamente capacitados e atuantes na profissão, trazendo dicas e conselhos para você se dar bem na carreira. Além disso, quem estuda em nossa instituição de ensino conta com benefícios exclusivos, como acesso ao Trilhas de Carreira, atividades extracurriculares que ajudam a desenvolver habilidades complementares para se tornar um profissional de sucesso e que o mercado procura.

Aproveite também as atividades que vão além da sala de aula, como um modo de incrementar o currículo e se qualificar. Logo, se envolva em projetos que possibilitem a vivência do mercado de trabalho, como seminários, bolsa de pesquisas, empresas juniores etc.

Defina já as suas metas!

Agora que você já sabe como definir metas de carreira, saiba que estudar em uma ótima faculdade e ter um diploma de ensino superior em mãos faz toda diferença. Por isso, escolha uma instituição de ensino que tenha como foco a formação completa de seus alunos.

Gostou do post e quer complementar a sua leitura? Então, não deixe de baixar o nosso e-book sobre Guia da empregabilidade: capacite-se e conquiste as melhores vagas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados