Como funcionam as provas de Engenharia Civil na faculdade?

prova de engenharia civil

Se você pretende fazer o curso de Engenharia Civil, já sabe que essa faculdade tem uma boa carga de matérias práticas, não é? Isso pode gerar dúvidas sobre como são as avaliações. Afinal, não são todos os aprendizados dos alunos que podem ser testados por meio de provas tradicionais.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=dc680216-a5bc-4549-9cfc-dfb043f67202]

Para garantir que o futuro engenheiro saia da graduação preparado para a atuação no mercado, o curso exige não apenas a aprovação em exames, mas também a realização de estágios e projetos técnicos. É justamente sobre isso que vamos falar neste texto! Continue a leitura e entenda melhor como funciona a prova de Engenharia Civil e as demais avaliações!

Como funcionam as provas de Engenharia Civil?

Para começar o curso com o pé direito, é interessante que você já conheça um pouco sobre a área e a graduação. Saber tudo sobre Engenharia Civil ajuda o aluno a entrar na faculdade com a noção necessária para ter um excelente aproveitamento e, assim, passar por um desenvolvimento profissional produtivo.

Então, vale a pena saber que a grade curricular em Engenharia Civil contém matérias teóricas e práticas. No primeiro grupo, entram todos os conhecimentos de base da profissão, como Cálculo, Física e Química. Já no segundo estão aquelas que efetivamente tratam da atuação do engenheiro civil, como Projeto Arquitetônico para Engenharia Civil e Desenho Técnico.

Como a teoria é testada na faculdade de Engenharia Civil?

As matérias teóricas costumam ser testadas por meio de avaliações tradicionais, exercícios ao longo do semestre e outras tarefas cobradas pelos professores.

Vale destacar que o tipo de prova depende das modalidades de ensino. Nos cursos presenciais, geralmente o docente é quem elabora as provas e as atividades. Já em faculdades semipresenciais — isto é, na modalidade a distância, com atividades presenciais — as avaliações costumam ser padronizadas.

Outro detalhe importante é que a avaliação do desempenho acadêmico do aluno vai muito além dos acertos em questões da prova de Engenharia Civil. A frequência e o aproveitamento das diversas atividades são fatores que também compõem a nota final, isto é, trata-se de um processo progressivo e amplo.

Como a prática é testada na faculdade de Engenharia Civil?

A prática, por sua vez, é testada por meio de muitos exercícios, como ocorre com os famosos cálculos em Engenharia Civil. Além disso, são feitas atividades que proporcionam o exercício da futura profissão e o contato com o dia a dia do engenheiro civil. Veja as principais!

Estágio supervisionado curricular

O estágio supervisionado curricular é obrigatório e deve ser realizado a partir do 8.º semestre do curso. Essa é uma excelente oportunidade para colocar em prática alguns dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, já que, no estágio, o aluno tem contato com situações reais da profissão.

Atividades complementares obrigatórias (ACOs)

As ACOs devem ser cumpridas ao longo de toda a graduação e são focadas no desenvolvimento de competências e de habilidades profissionais. Existem muitas atividades aceitas nessa categoria, como visitas técnicas, monitoria acadêmica, participação em eventos da área e cursos complementares.

Aqui na Anhanguera, os estudantes têm à disposição as Trilhas de Carreira, que são excelentes ACOs. Trata-se de conjuntos de cursos extracurriculares pensados para ampliar seus conhecimentos e potencializar o currículo. As trilhas são feitas online e 100% gratuitas, além de garantirem certificados.

Trabalho de conclusão de curso (TCC)

O TCC da Engenharia Civil é desenvolvido nos últimos dois semestres da faculdade e articula os conhecimentos teóricos aos práticos. Com auxílio de um professor orientador, o aluno escolhe determinado tema de sua área e realiza uma pesquisa aprofundada, além de normalmente explorar esses conhecimentos por meio de um projeto.

Qual é a importância da excelência nas notas para a formação profissional?

Aqui na Anhanguera, o foco é o desenvolvimento de excelentes profissionais. Por isso, mais do que a aprovação nas matérias, é importante que o aluno entenda que a excelência nas notas é sinônimo de um bom aproveitamento dos conteúdos. Ou seja, você deve buscar bons resultados, mas sempre pensando em como aqueles aprendizados são importantes na sua formação.

Afinal, são os anos de preparação durante a faculdade que garantirão seu destaque profissional no futuro. Lembre-se também da função social da Engenharia Civil: as atividades de responsabilidade do engenheiro civil precisam ser bem-feitas, já que projetar e coordenar a construção de edificações são atuações em que pequenos erros podem levar a grandes consequências.

Sendo assim, anote aí algumas dicas para se preparar para provas de Engenharia Civil, bem como para aproveitar ao máximo a sua formação:

  • não deixe para estudar para as provas apenas na última hora, pois o preparo contínuo ao longo do semestre é o que garante a verdadeira assimilação dos conteúdos. Lembre-se de que a prova na faculdade de Engenharia Civil é apenas parte do processo de desenvolvimento profissional, não o foco;
  • tenha uma rotina de estudos, de modo a ter contato com os conteúdos frequentemente e não deixar a matéria acumular;
  • aprofunde-se nas matérias de forma proativa, isto é, vá além daquilo que é obrigatório, estude curiosidades da Engenharia Civil, procure novos materiais etc.;
  • na hora de estudar as disciplinas de base, evite apenas decorar macetes para se dar bem com os cálculos na prova de Engenharia Civil. O ideal é de fato entender os conceitos por trás de cada operação numérica;
  • não hesite em procurar os professores, monitores ou grupos de estudo para tirar todas as suas dúvidas. Não entender uma etapa pode comprometer todo o restante da matéria.

Além de tudo isso, não deixe de escolher a melhor faculdade para a sua formação. Aqui na Anhanguera, além de professores altamente capacitados, você conta com um sistema de ensino inovador. Isso porque nossa metodologia prioriza um aprendizado dinâmico, interativo e sempre baseado em casos reais da sua futura profissão.

O primeiro passo é começar o seu curso!

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre a prova de Engenharia Civil? Como você viu, o objetivo das avaliações teóricas e práticas é sempre se certificar de que o aluno está de fato adquirindo os conhecimentos necessários para a atuação futura e, por isso mesmo, devem ser encaradas pelos estudantes como parte de seu desenvolvimento profissional.

Para tanto, o primeiro passo é começar a sua faculdade. Então, inscreva-se já no nosso curso de Engenharia Civil e inicie a sua formação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados