Bolsas e descontos: entenda a diferença entre os dois

bolsas e descontos

Fazer uma faculdade está entre as decisões mais importantes da vida de qualquer pessoa. Por isso, esse projeto precisa ser concluído, e as questões financeiras não podem jamais atrapalhar os planos.

Além do planejamento financeiro, é preciso conhecer bem as alternativas para pagar menos na graduação. Isso porque as mensalidades do curso estão entre os principais investimentos feitos durante o período de estudos.

Pensando nisso, fizemos este artigo para explicar a você a diferença entre bolsas e descontos e o que fazer para pagar uma mensalidade mais barata durante os cursos. Vamos lá?

O que é uma bolsa de estudos?

Para começar, vamos falar sobre o que é uma bolsa de estudos para faculdade. Trata-se de um benefício financeiro oferecido pela instituição na qual você vai estudar ou por entidades que fomentam o desenvolvimento do ensino superior no país. Inclusive, o próprio governo federal, assim como os estados e os municípios, oferece programas de bolsas de estudo para o ensino superior.

A maneira mais comum de o aluno receber uma bolsa de estudos na faculdade é por meio de um percentual de desconto sobre o valor total da mensalidade. Porém, existem programas de bolsas nos quais os alunos recebem um aporte financeiro, ou seja, um auxílio em dinheiro geralmente depositado na conta bancária. 

Isso costuma acontecer quando o aluno é contemplado com uma vaga em faculdade no exterior, ou quando participa dos programas de pesquisa científica da instituição.

Qual é a diferença entre bolsa e desconto na mensalidade?

Como você percebeu, bolsas e descontos são meios pelos quais os estudantes pagam um valor menor nas mensalidades, o que favorece à sua organização financeira. Embora, na prática, bolsas para faculdade ou descontos sejam quase a mesma coisa, pois significam redução no valor das mensalidades, a dimensão dos programas faz a diferença.

Para abranger um maior número de alunos, as faculdades procuram incluir diferentes oportunidades de descontos, como:

  • convênios com empresas e órgãos públicos;
  • desconto para matrícula antecipada;
  • desconto por desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) etc.

Em geral, os descontos para faculdade são mais fáceis de conseguir, porque envolvem percentuais menores. Esse é o caso do chamado “desconto por pontualidade”, que costuma oferecer entre 5% e 10% de abatimento no valor da faculdade para quem pagar antes do vencimento da mensalidade.

Vale lembrar que, além do percentual menor, os descontos podem ser temporários, como é o caso de eventuais auxílios para o aluno, válidos no primeiro semestre.

Já as bolsas de estudos são, na maioria das vezes, programas permanentes e que oferecem valores bem mais atrativos, por exemplo, as bolsas de 100% (integrais) ou 50% (parciais). Logo, conseguir uma bolsa de estudos depende de uma série de critérios, e o número de benefícios concedidos é limitado a um certo número de vagas. Alguns tipos de bolsas de estudos são:

  • auxílio social (atende a casos especiais para ajudar estudantes com renda limitada a fazer o curso ― cada instituição chama de um jeito);
  • desempenho no vestibular eno Enem (as melhoras notas do Enem e do vestibular podem valer bolsas de estudo);
  • bolsas do governo (processos seletivos para pessoas de baixa renda, pesquisa científica ou programas internacionais);
  • mérito (quando o aluno desempenha uma atividade de alta performance, como no esporte e em áreas artístico-culturais).

Como conseguir uma bolsa de estudos na faculdade?

Agora, veja algumas dicas de como participar dos programas de bolsas de estudo universitários.

Conheça os programas de bolsa das faculdades

Em primeiro lugar, consulte as faculdades de seu interesse para conhecer os programas de bolsas, benefícios e convênios oferecidos pelas instituições.

Dessa maneira, você saberá de antemão quais são os perfis de alunos atendidos, as oportunidades de bolsas oferecidas e detalhes dos processos seletivos.

Teste Vocacional Rápido

Participe de programas de bolsas de estudos externos

No início do artigo, mencionamos que algumas entidades financiam os estudos de alunos do ensino superior. Essas instituições incluem bancos, empresas privadas e entidades filantrópicas.

Pesquise na internet quais entidades são essas e veja todas as regras e critérios de admissão, datas de lançamento dos editais, entre outras informações relevantes. Se necessário, entre em contato com elas para saber mais.

Recorra aos programas governamentais

Os programas governamentais de bolsas de estudo são uma alternativa, especialmente para pessoas em condição financeira limitada. Para participar desses programas, é preciso se enquadrar em uma série de requisitos, como:

  • ter feito a edição mais recente do Enem;
  • ter frequentado o ensino médio em escola pública;
  • não ter diploma de graduação;
  • o teto da renda familiar por pessoa não pode superar o estipulado pelo governo.

Conheça sites de bolsas de estudo

Vários sites especializados em bolsas de estudo fecham parcerias com as faculdades para o oferecimento desse benefício aos seus alunos.

É só escolher a sua, seguir as regras de avaliação e matrícula, e pronto! Sua bolsa está garantida. Mas não pode perder tempo, pois o número de bolsas para cada curso é limitado.

Como conseguir desconto na mensalidade da faculdade?

Veja, então, algumas dicas para uma mensalidade com desconto na graduação.

Conheça as políticas de desconto das faculdades

Conseguir bons descontos na faculdade é muito mais fácil que uma bolsa de estudos integral ou parcial. Isso porque existem muitas opções de descontos com percentuais que variam entre 10% e 40%. Então, é importante que você conheça quais são as oportunidades oferecidas pela faculdade de sua escolha. 

Também, uma dica interessante é notar se os pequenos descontos oferecidos nas mensalidades são cumulativos, em caso de o aluno se encaixar em mais de um perfil. Em algumas instituições isso é possível, o que faz você pagar ainda menos pelo curso.

Invista nas modalidades semipresencial e totalmente online

Outra maneira de pagar menos na mensalidade é optar pelas modalidades de ensino a distância (EAD). Tanto nos cursos semipresenciais quanto totalmente online, as mensalidades tendem a ser mais baratas, em razão da estrutura do curso ser otimizada. Então, ainda que você não consiga um grande desconto na mensalidade, é natural pagar menos nas parcelas.

Opte pelos financiamentos estudantis

Os financiamentos estudantis são uma alternativa para pagar uma mensalidade menor durante o curso. Com o financiamento, você vai poder parcelar até mesmo o curso todo, e só pagará depois de se formar.

Nesse caso, não é um desconto, mas, sim, uma redistribuição dos valores a serem pagos. Porém, em alguns casos, as taxas de juros chegam a zero, o que garante ainda mais acessibilidade aos estudantes.

Por que estudar na Anhanguera?

Agora que você já sabe qual a diferença entre bolsas e descontos na faculdade, já é hora de dar um passo à frente rumo ao seu futuro profissional. Por isso, recomendamos que você conheça as formas de ingresso da Anhanguera e todos os diferenciais que a faculdade oferece aos seus alunos. Entre eles, podemos destacar:

  • cursos presenciais, semipresenciais e totalmente online;
  • unidades e polos presentes em todos os estados do país;
  • cartela de cursos com mais de 90 opções;
  • projeto pedagógico moderno, focado no aluno e com professores especialistas de ponta;
  • plataforma de ensino arrojada;
  • Aula Destaque, com personalidades do mercado que oferecem conhecimentos de carreira exclusivos;
  • parceria com o Canal Conecta para que os alunos encontrem as melhores oportunidades de estágio e de trabalho de acordo com o seu perfil pessoal e profissional.

Ainda quer saber mais sobre como pagar menos na mensalidade do seu curso? Então, não vá embora sem fazer o download deste guia com as principais opções de bolsas de estudos para entrar na faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content