Como funciona o processo seletivo das maiores empresas do Brasil

comofuncionaoprocessoseletivodasmaioresempresasdobrasil

Trabalhar em uma grande empresa é o sonho de muitas pessoas. Afinal, além da remuneração ser mais atrativa, a chance de crescimento profissional é maior do que nas pequenas e médias empresas (PMEs), já que elas oferecem plano de carreira, treinamento e um grande diferencial para o mercado de trabalho.

Mas para esse sonho se tornar realidade, é preciso passar pelos temíveis processos seletivos. Em grandes empresas, eles são mais difíceis, com apoio de tecnologias e métodos inovadores em recrutamento e seleção.

Neste post, vamos explicar melhor como essas etapas funcionam. Assim, você pode se preparar para essa grande oportunidade. Vamos lá!

O que é um processo seletivo?

Processo seletivo é a etapa feita para escolher o candidato certo para um respectivo cargo na empresa. Nele, é avaliado seu perfil técnico e comportamental, a fim de descobrir se as suas competências se encaixam com as necessidades da função.

Nas grandes empresas, eles são planejados por profissionais de RH, que montam o perfil da vaga com todas as características necessárias. Além disso, outros pontos também podem influenciar seu desempenho no cargo, como cultura, hobbies e planos futuros.

Quais são as etapas de um processo seletivo?

Basicamente, o processo seletivo se divide em dois momentos. O primeiro é o recrutamento, no qual são realizados:

  • perfil da vaga;
  • anúncio;
  • triagem de currículos.

O segundo é a seleção, na qual são avaliadas as competências em diversas etapas, como:

  • provas e testes de conhecimentos;
  • jogos e dinâmicas;
  • testes comportamentais e de personalidade;
  • entrevistas.

Nas grandes empresas, a etapa de recrutamento é feita online, e o candidato faz a inscrição do processo seletivo pela internet. Se as suas competências passarem no filtro selecionado, você recebe o convite para continuar o processo presencialmente.

Como se preparar para um processo e ser aprovado?

Agora que você já sabe como funcionam esses processos, chegou a hora de se preparar. E tudo deve começar pela sua capacitação profissional. Portanto, invista tanto no curso superior quanto no domínio do inglês, porque todos os dois são bem visto pelos recrutadores.

Depois, tenha um currículo diferenciado e prepare-se com antecedência para as etapas presenciais. Para isso, aqui vão outras dicas:

  • explique com clareza de que forma seu perfil se encaixa com a vaga;
  • demonstre segurança sobre o que quer na sua carreira;
  • seja transparente. Se sentir nervosismo, fale. Se errou, diga o que aprendeu. Os recrutadores apreciam essa honestidade.

O que difere a seleção de grandes empresas das PMEs?

A transformação digital está cada vez mais presente nas grandes empresas. Segundo o estudo “Panorama de RH no Brasil”, realizado em 2018 com 1.818 profissionais de RH, 51% afirmaram que já utilizam tecnologia no recrutamento e seleção.

Dentre essas inovações, as mais comuns são:

  • triagem automática do perfil: por meio de softwares, é possível fazer o escaneamento das suas competências e cruzar com o perfil cadastrado;
  • análise preditiva: métodos inovadores, como o Assessment e o People Analytics, conseguem colher seus dados e entender seu perfil comportamental;
  • entrevistas por vídeo: antes da entrevista final, que acontece presencialmente, algumas empresas fazem uma prévia com o candidato, em caráter eliminatório;
  • feedback em massa: o uso de sistemas automatizados e chatbots ajudam a fornecer feedback em cada etapa do processo.

Como vimos, as grandes empresas investem em processos de recrutamento e de seleção altamente especializados. No Google, o candidato chega a passar por quatro entrevistas diferentes, enquanto, em grandes bancos, é um bot que faz a etapa de recrutamento, podendo até interagir com você no chat.

De qualquer forma, é fundamental se capacitar. E saiba que isso pode acontecer até durante a graduação, já que as boas faculdades também preparam você para esse desafio do processo seletivo. Aqui na Anhanguera, você conta com todo o suporte do Canal Conecta, que tem como objetivo aproximá-lo desse mercado.

Quer saber como escolher uma instituição que forneça esse apoio profissional? Então, descubra o que as melhores faculdades precisam ter!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content