É possível fazer o curso de Engenharia Civil no formato semipresencial?

engenharia civil semipresencial

É possível sim fazer Engenharia Civil semipresencial. Independentemente da modalidade de estudo, esse Bacharelado tem como objetivo preparar profissionais para atenderem às demandas de construções e de obras de diferentes proporções.

Desde um pequeno cômodo até o planejamento de uma rodovia, os projetos na área e as possibilidades de uma carreira crescente são atrativos para quem quer fazer essa graduação. Nesse cenário, alguns estudantes acabam enfrentando desafios fora da rotina de estudos em si, ampliando suas dificuldades para questões como a necessidade de trabalhar e de estudar ao mesmo tempo.

É nesse momento que o formato semipresencial, que se trata da modalidade a distância, com atividades presenciais, chama a atenção! Momentos como a pandemia da COVID-19, mostraram quão fundamental é uma instituição de ensino estar preparada para continuar atendendo às expectativas de seus estudantes pelo EAD.

E tem muito mais vantagens em optar por essa modalidade de estudo para o curso de Engenharia Civil. As principais delas você encontra detalhadas neste post. Continue a leitura!

Existe curso de Engenharia a distância?

Na Engenharia a distância, o estudante vai aprender a criar projetos para construir estruturas de casas, prédios, pontes, aeroportos etc. Como já adiantamos, existe essa graduação semipresencial, em que, por exigência do MEC (Ministério da Educação), parte da carga horária deve ser presencial.

Isso acontece porque essa área tem uma gama de práticas que precisam de laboratórios apropriados e preparados, como os da Anhanguera, onde o estudante vive, ainda na faculdade, a real experiência da profissão.

O que não se pode negar é a expansão da formação online, desde que ela começou, e esse crescimento se deve a vários fatores, entre eles está a facilidade de acesso. Quando o online se junta ao presencial, é possível selecionar o melhor de cada modalidade e utilizá-las a favor dos alunos.

Você sabe quantos anos dura a faculdade de Engenharia Civil? São cerca de 5 anos (10 semestres) para concluir o curso. Com o EAD fica mais tranquilo conciliar estudos, trabalho e outras atividades diárias, pois você não precisa ir à faculdade todos os dias e pode estudar de casa, ou de qualquer lugar com acesso à internet.

Entenda como funciona o curso semipresencial

A modalidade de Engenharia Civil semipresencial é um misto entre aulas online e presenciais. A principal diferença está na presença física, já que você vai se encontrar com os colegas. Além disso, as disciplinas práticas, com a visualização da composição de elementos importantes para as construções, exigem que o estudante esteja nos laboratórios.

No curso semipresencial, você precisará ir de 1 a 3 vezes por semana ao polo da Anhanguera, mas isso não quer dizer que você não terá aulas todos os dias da semana. As webaulas, transmitidas ao vivo, em horários e datas pré-agendados, fazem parte das disciplinas interativas. As aulas presenciais também são marcadas com antecedência, mantendo a rotina de horário fixo, turmas e professores.

A presença é obrigatória, tendo o estudante direito a faltar 75% da carga horária total. Porém, com a vantagem de ter menos dias da semana para se deslocar até a faculdade, fica mais fácil se programar para não perder nenhuma aula, não é mesmo?

Outro momento para ir ao polo da Anhanguera, além das aulas práticas, é a apresentação de trabalhos, os dias de prova ou tirar dúvidas com os tutores. O tutor de Engenharia Civil EAD é um personagem importante nesse contexto. Eles são acadêmicos preparados e qualificados para atender tanto a questões mais técnicas relacionadas à modalidade de ensino quanto dúvidas sobre as aulas e atividades.

Vantagens da Engenharia Civil EAD

A flexibilidade de idas até o polo da faculdade colabora com alguns fatores importantes para quem vai se formar em Engenharia Civil, como a criação de um networking. Uma boa rede de amigos no meio profissional pode ser formada entre você e os colegas, e até mesmo com os professores e os tutores, uma porta a mais para entrar no mercado de trabalho.

Entre as curiosidades sobre a Engenharia Civil está a divisão dela em subáreas, o que exige conhecimentos técnicos do setor de construções, mas também de elétrica, mecânica, entre outros. Sendo assim, os encontros presenciais permitem que todas essas práticas da profissão sejam experimentadas em laboratórios especializados em cada setor.

O diploma de Engenharia semipresencial tem a mesma validade que as graduações presenciais. O que mais conta no currículo é a qualificação de qualidade aqui da Anhanguera. Estamos preocupados com o futuro de nossos estudantes. Por isso, a parceria com o Canal Conecta é uma maneira de inseri-los no mercado de trabalho desde o estágio como auxiliar de Engenharia Civil até o emprego formal.

A Engenharia Civil é uma área das Ciências Exatas que acompanha de perto as evoluções e os desenvolvimentos tecnológicos. No ensino semipresencial, a rotina online requer, além de disciplina e de organização, uma aproximação do estudante com o uso da tecnologia, aumentando ainda mais a afinidade com esses aparatos.

Na Anhanguera, nossa grade curricular é atualizada e acompanha as demandas do mercado. Fora isso, as Certificações com Parceiros colaboram para que conhecimentos mais técnicos sejam adquiridos para aprimorar ainda mais o currículo do estudante.

Vale a pena fazer Engenharia semipresencial?

Se depois de ver todas essas vantagens da modalidade de ensino semipresencial você ainda tem alguma dúvida se vale a pena fazer Engenharia Civil nesse formato, vamos resumir os principais pontos levantados reforçando suas vantagens:

  • custo-benefício: as mensalidades são mais acessíveis e cabem no seu bolso;
  • infraestrutura: na Anhanguera, tudo é completo, desde o ambiente virtual até os laboratórios equipados com tecnologia de ponta;
  • vivência digital: habilidade cada vez mais indispensável no mercado de trabalho;
  • networking: contato constante com colegas e a equipe acadêmica, seja online, seja na Engenharia Civil presencial;
  • flexibilidade: autonomia para conciliar os estudos com outras atividades, como o emprego.

Agora é com você!

Como vimos, todas essas vantagens são resultado da união do que há de melhor das modalidades de ensino oferecidas pela Anhanguera. O que você não pode esquecer na hora de escolher uma faculdade é a preocupação com a qualidade do ensino, que pode ser medida por todos esses pontos levantados, assim como pelo reconhecimento do MEC.

No caso da Anhanguera, o curso de Engenharia Civil semipresencial é bem-avaliado, e todos os nossos diferenciais são direcionados para o sucesso dos alunos.

As formas de ingresso também são as mesmas que nas outras modalidades: você pode fazer o vestibular tradicional, online ou utilizar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, as bolsas governamentais estão disponíveis para o EAD.

O que você está esperando? Dê o primeiro passo para a sua carreira de sucesso: inscreva-se agora mesmo no vestibular da Anhnaguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content