Soft Skills: o que é e por que é preciso desenvolvê-las?

Soft Skills

Responda rápido: quais competências você deve ter para se destacar no mercado de trabalho? Tem muitas pessoas que pensam logo nas habilidades técnicas. Mas não é só! É preciso desenvolver as soft skills, que são habilidades ligadas ao nosso comportamento.

Isso mesmo! A postura que você tem no seu emprego vai influenciar no seu desempenho e na avaliação que fazem de você. Como esse é um assunto que gera muito interesse para quem se preocupa com a carreira, nós, da Anhanguera, preparamos um post especial sobre isso. Não perca!

O que são soft skills?

Para entender o assunto, vamos falar primeiro das chamadas hard skills. São habilidades profissionais relacionadas ao nosso conhecimento teórico e prático, aquele que a gente aprende na Anhanguera, seja na modalidade de ensino presencial ou EAD.

Já as soft skills se referem a aspectos mais subjetivos, ligados ao nosso comportamento e ao relacionamento interpessoal. É o jeito como lidamos com as questões no trabalho e com as pessoas. Muita gente não dá importância para isso, porém, cada vez mais, as soft skills passam a ser valorizadas pelas empresas.

Qual é a importância dessas habilidades?

As soft skills são vistas como qualidades profissionais porque dependemos delas para entregar um trabalho diferenciado. Vamos imaginar um engenheiro que tem diversas qualificações técnicas, mas não sabe como liderar e se comunicar bem com a equipe. Bem, como ele não trabalha sozinho, a falta das soft skills vai prejudicar sua carreira.

Em contrapartida, um recém-formado em Administração, por exemplo, que ainda tenha um currículo sem experiência, mas que saiba trabalhar em grupo, ouça os colegas e esteja disposto a aprender pode se sair bem melhor do que alguém com uma capacitação maior.

Quais são as principais soft skills?

Legal saber como nosso comportamento e postura no trabalho podem ajudar a crescer na carreira, não é? Mas quais são as principais soft skills? Veja a seguir.

Colaboração

Aqui é a capacidade de saber trabalhar em equipe, discutir ideias, ter empatia e estar aberto para trocar conhecimento e experiência.

Flexibilidade

O mercado valoriza os profissionais que estão prontos para desafios e preparados para mudanças. Assim, sabem que podem contar com esse candidato para novos projetos ou utilização de novas tecnologias.

Resiliência

Independentemente do setor em que você atua, terá que enfrentar pressão por entregar um trabalho no prazo e por ter melhores resultados. Dessa maneira, é importante desenvolver a resiliência, que é a competência que temos de enfrentar as situações mais difíceis sem se abater.

Entendemos que os erros vão fazer parte da nossa rotina e que isso deve servir de aprendizado para que possamos melhorar no futuro.

Comunicação eficaz

Por fim, saber como transmitir uma ideia com clareza, ter capacidade de escutar os colegas e de dar feedbacks também são diferenciais no mercado de trabalho.

Como desenvolvê-las?

Dá para desenvolver as soft skills ainda na faculdade, principalmente para quem estuda a distância com metodologias inovadoras como as que você encontra aqui na Anhanguera.

É que, nesse caso, você aprende, além das habilidades digitais, a ter autonomia para estudar sozinho e também flexibilidade para acompanhar o curso em uma plataforma virtual de ensino. Quando formado, tem tudo para conquistar as melhores oportunidades em portais de vagas, como o Canal Conecta, exclusivo de nossos alunos.

Outras ações necessárias para desenvolver essas competências são:

  • aprenda a gerenciar seu tempo, melhorando seu rendimento;
  • tente se autorregular, entendendo suas emoções e controlando seus impulsos antes de tomar uma decisão que possa trazer prejuízos;
  • tenha o costume de pedir feedbacks para superiores e colegas visando entender o que precisa melhorar na sua conduta profissional.

Desenvolva soft skills com a Anhanguera!

E aí? Pronto para desenvolver as soft skills e ter um futuro profissional de sucesso? Conte com a Anhanguera para ajudar a trilhar o melhor caminho: aqui você encontra cursos superiores de qualidade em diferentes áreas.

Gostou deste post? Então, vai gostar de saber também como desenvolver o autoconhecimento na carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.