Conheça as 11 principais matérias da faculdade de Direito

estudantes de direito

Direito Constitucional, Civil, Tributário e Penal são algumas das matérias de Direito mais comuns nas grades curriculares das melhores faculdades do país. O curso é oferecido pela Anhanguera na modalidade presencial e pode ser concluído em 5 anos.

Estamos falando de uma ciência imprescindível para a vida em sociedade, que assegura direitos e deveres aos cidadãos e rege o Estado. Sem regulamentação, não há ordem, bem-estar da população ou progresso das nações. Questões econômicas, sociais, políticas e culturais, entre tantas outras, fazem parte do estudo do jurista.

Por isso nós, da Anhanguera, só oferecemos o curso de Direito na modalidade presencial, a fim de garantir a completa formação do aluno para atuar nesse amplo campo profissional. Em sala de aula, você consegue assimilar o ordenamento jurídico em toda sua complexidade, bem como os aspectos importantes que ele abrange.

Se estiver em busca de uma graduação com boas oportunidades no mercado de trabalho, siga a leitura. Confira 11 matérias de Direito a seguir e familiarize-se um pouco mais com o curso:

Introdução ao Direito

Fornece conhecimentos fundamentais ao aluno, imprescindíveis para ele entender as bases do ordenamento jurídico e as matérias mais complexas que virão nos semestres seguintes. Essa é a razão pela qual costuma constar na grade curricular logo nos primeiros semestres.

Hermenêutica Jurídica e Filosofia de Interpretação das Normas são os tópicos normalmente contemplados nessa disciplina. O discente também deve aprender Direito Público e Privado, material e processual, sistemas legais como o Civil Law e o Common Law e fontes do Direito (entre elas, os costumes).

Além disso, aqui o discente tem os primeiros contatos com jargões jurídicos e a jurisprudência, ou seja, decisões dos magistrados proferidas em sentenças e acórdãos. Ele também é apresentado à doutrina, conjunto de estudos e de obras de juristas sobre o ordenamento jurídico.

Português Jurídico

É comum o aluno de Direito eleger o curso pelo seu perfil profissional comunicador ou afinidade com a escrita e a leitura. A área tem termos próprios utilizados em leis, audiências, petições, artigos e jurisprudências, demandando de quem deseja seguir carreira no ramo a capacidade de compreender e extrair informações dali.

O Português Jurídico ensina noções de linguagem, coesão e coerência, retórica e gramática aplicada à linguagem forense, além de promover a leitura crítica de textos jurídicos e trabalhar a redação jurídica, ensinando o discente a redigir peças comuns à esfera de atuação dos operadores do Direito.

Sociologia

Ressaltamos no início do post a importância de entender fatores sociais para ser um bom jurista. Essa matéria aborda o Direito como fato social, construindo e explicando a relação dele com a sociedade. Assim, discute sua função para os indivíduos, sua aplicabilidade e seu impacto na vida das pessoas e levanta debates construtivos sobre a Justiça, entre outros tópicos.

Ética

Idoneidade moral e reputação ilibada são tão importantes na área que estão previstas em lei como requisito para a posse em cargos nas grandes cortes do país. A disciplina em questão abrange ética pela perspectiva filosófica e sociológica desde Kant e Aristóteles até o Código de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), mostrando deveres e condutas morais esperados dos juristas.

Ciência Política

O Judiciário não atua sozinho na promoção da ordem e do bem-estar social. Embora tenha autonomia, está relacionado ao Executivo (presidente da República, governadores e prefeitos) e ao Legislativo (senadores, deputados federais, estaduais e vereadores). Política é uma esfera amplamente contemplada pelo Direito, objeto de estudo dos juristas.

A matéria é dada nos semestres iniciais e compreende tópicos como:

  • formas de governo (república e monarquia) e de Estado (unitário e composto);
  • sistemas de governo (presidencial e parlamentar);
  • regime político (democracia ou ditadura);
  • discussões sobre soberania estatal, assunto amplamente contemplado na disciplina a seguir.

Direito Constitucional

É a elementar entre as áreas do Direito, porque todas as outras leis devem estar de acordo com a Constituição Federal: se uma lei não é constitucional, ela não tem validade jurídica. Também conhecida como Carta Magna, esse instrumento assegura direitos fundamentais, além de reger as eleições, a organização do Estado e a sua atuação. Assim, o aluno estuda:

  • o Poder Constituinte e a evolução constitucional no Brasil;
  • a Teoria da Norma Constitucional (aplicabilidade e eficácia);
  • os princípios constitucionais;
  • a interpretação das normas constitucionais;
  • direitos e garantias fundamentais.

Direito Administrativo

A organização do setor público é estruturada na Administração Pública Direta e Indireta, principais tópicos dessa disciplina. Prepare-se para entender de políticas públicas, licitações, contratos públicos, sociedades de economia mista (como a Petrobras), empresas públicas (a exemplo dos Correios), seus agentes e serviços à sociedade.

Direito Civil

Geralmente, compõe a grade curricular a partir do 3º semestre. Por ser uma matéria extensa, talvez você passe 1 ano ou mais estudando tópicos desse importante ramo do Direito Privado, que abrange Direito Imobiliário, Contratual e Securitário, além de ser a base para legislações importantes, como o Código de Defesa do Consumidor.

O Código Civil é o principal objeto de estudo, contemplando assuntos como direitos da personalidade, pessoas jurídicas e bens jurídicos. Aspectos jurídicos de casamento, divórcio, posse, propriedade, obrigações, testamentos e herança são detalhados nessa disciplina.

Direito Tributário

O objeto de estudo dessa matéria são os tributos, gênero do qual impostos, taxas, contribuições e empréstimos compulsórios fazem parte. O aluno aprende o Sistema Tributário Nacional em todos os seus aspectos, fatos, casos, prazos e procedimentos referentes à tributação.

Direito Penal

É uma das mais polêmicas entre as matérias de Direito, levantando debates como o da redução da maioridade penal e ocupando manchetes com casos de segurança pública, de tráfico de drogas e de corrupção. Essa ciência trata os delitos e as condutas ilícitas previstas em lei, mostra como o Estado as pune e fala de:

  • crimes contra a pessoa (homicídio e aborto);
  • crimes contra o patrimônio (furto e estelionato);
  • crimes contra a dignidade sexual (estupro e assédio sexual).

Prática Jurídica

A Anhanguera entende como as matérias de Direito precisam ser aplicadas além da sala de aula para o discente tornar-se um bom jurista. Aqui você coloca à prova seu conhecimento no escritório-escola, no juizado especial e no núcleo de práticas jurídicas, jeito efetivo de transformar-se em um profissional completo.

A Prática Jurídica e as disciplinas citadas requerem atualização constante do aluno para correta aplicação da norma. Como as leis sofrem mudanças recorrentes, nosso curso de Direito com Vade Mecum otimiza seus estudos dando acesso digital a essa importante obra com as principais legislações.

A parceria entre a Anhanguera e a Saraiva Educação Jur também proporciona a você a Aula Destaque, ministrada por juristas renomados em seu campo de atuação, como Sérgio Pinto Martins, Alexandre Mazza e Pedro Lenza. O melhor é que aqui você tem acesso a um ensino altamente qualificado sem pagar um absurdo de mensalidade.

Pesquisar a grade curricular e entender melhor as matérias de Direito são importantes na escolha da faculdade. A Anhanguera tem ótima infraestrutura, formas de ingresso facilitadas, custo-benefício, metodologia dinâmica e oferece apoio personalizado ao aluno para você se destacar no mercado de trabalho.

Entre em contato conosco e confira as vantagens de estudar em uma de nossas unidades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.