Filosofia: tudo que você precisa saber sobre essa área!

Filosofia

Em que acreditamos e por que acreditamos? Quem somos nós e por que estamos aqui? O que devemos fazer e por que devemos fazê-lo? A Filosofia encoraja a investigação de questões existenciais que giram em torno do certo e do errado, da verdade e da falsidade, do significado da vida, da natureza dos seres humanos e da realidade em que vivemos.

Quem faz a faculdade de Filosofia pode usar as habilidades que desenvolveu no curso para um número grande de carreiras, desde o ensino em escolas até a atuação em empresas, redações de jornais e serviços públicos. Para entender melhor como trabalhar com Filosofia, acompanhe este conteúdo até o final e conheça já o mercado para essa área!

O que é e como funciona a área de Filosofia?

Imagine ser jogado em um cenário de vida após a morte e descobrir que, entre o céu e o inferno, talvez você não estivesse no local certo? O que você faria? Você se comportaria bem e manipularia sua situação para ficar no céu, por exemplo, ou confessaria o erro ocorrido?

Eleanor, a personagem principal da série The Good Place, enfrenta esse enigma. O programa baseia-se em filosofia e em teorias reais que intrigam, ao mesmo tempo que divertem quem está assistindo.

Esse é um dos pontos fortes de séries, filmes, livros e desenhos animados que encenam e exibem a filosofia na prática. Eles demonstram que, na verdade, as grandes questões da Filosofia (O que é o belo? O que é o bem e o mal?) estão no cotidiano.

Se The Good Place ou outra série, livro e filme foi sua primeira introdução aos dilemas da Filosofia, saiba que você está apenas arranhando a superfície — enquanto ainda não entrou na faculdade e se tornou um estudante de Filosofia.

Afinal, o que é Filosofia? Basicamente, é o estudo de questões fundamentais sobre existência, conhecimento, valores, razão, mente e linguagem. São questões muitas vezes colocadas como problemas a serem estudados ou resolvidos.

Ser capaz de pensar de forma crítica e independente e analisar e discernir entre dilemas morais e éticos são algumas habilidades de um pensador, ou melhor, de um filósofo que decidiu investir na Filosofia como formação para sua vida.

Apesar de a área estar muito ligada à docência no ensino básico e superior, o estudo da Filosofia pode preparar um profissional para ir além da sala de aula e se destacar em carreiras distintas, gratificantes e desafiadoras.

A Filosofia é um campo multifacetado que tem profundidade e potencial infinito de se expandir nos próximos anos. Ele também pode fornecer uma base sólida de conhecimento e se tornar um pilar para todos os seus empreendimentos futuros.

Como é mercado de Filosofia no Brasil?

O mercado com maior possibilidade de reconhecimento e valorização para formados em Filosofia no Brasil é o ensino básico ou ensino superior.

Há alguns anos, a hipótese de retirar a matéria do currículo dos estudantes brasileiros repercutiu e provocou críticas de todos os lados. Os próprios estudantes se oporam à ideia, fazendo com que não apenas Filosofia, mas também Sociologia e Artes continuassem no ensino médio, embora de uma maneira diferente após a última reforma curricular.

A repercussão nacional e a mobilização dos profissionais à época demonstraram que a relação entre a Filosofia e sala de aula é um caminho consolidado.

Mas isso não significa que nada nessa relação muda, é claro. A sala de aula há 10 ou 20 anos era diferente da sala de aula atual, e os professores são profissionais que devem acompanhar as tendências educacionais.

Para iniciar a carreira, é preciso passar pelo curso de Licenciatura em Filosofia para dar aulas da matéria e outras associadas. Já para dar aulas no ensino superior, é preciso ingressar na pós-graduação stricto sensu, estudando o mestrado e depois o doutorado.

No ensino superior, o professor de Filosofia encontra um ambiente com salários mais altos e a possibilidade de lecionar para um número menor de turmas, visto que é comum assumir várias turmas de escolas diferentes sendo professor do ensino básico.

Saindo da sala de aula, o mercado de trabalho para formados em Filosofia no Brasil não é algo tão claro e definido como os cursos de Psicologia, Administração ou Ciências Contábeis, embora existam possibilidades reais.

Boa parte das atuações de um filósofo fora da sala de aula se baseiam em habilidades transferíveis, ou seja, aquelas habilidades aproveitáveis em vários segmentos. A formação em Filosofia pode servir de base para sua atuação em várias outras áreas, como jornalismo, política e políticas públicas, literatura e muito mais.

Em resumo, a maior área de atuação para formados em Filosofia é o ensino básico ou superior, mas esse não é o único caminho se você não quer dar aulas.

Quais são as principais atuações de um filósofo?

Seus pais ou amigos lhe dizem que um curso de Filosofia será uma desvantagem para conseguir um bom emprego ou desenvolver uma carreira de sucesso? Quando isso acontecer, mostre a eles a lista de áreas de atuação para formados nesse curso.

Se o que mais importa na faculdade são as habilidades e o conhecimento que você adquiriu, é com esse pensamento que você deve encarar uma formação em Filosofia. Ao contrário da opinião popular, o que você aprender no curso será extremamente útil para um grande número de carreiras diferentes.

Aqui estão algumas carreiras que podem se beneficiar das suas habilidades como filósofa ou filósofo.

Ensino escolar

A atuação como professor é o caminho mais comum para o recém-formados no curso de Licenciatura em Filosofia. Durante a faculdade, você passará por matérias relacionadas a abordagens e metodologias educacionais para o ensino da Filosofia na educação básica, além de poder cumprir o período de estágio obrigatório em escolas.

Tudo isso pode tornar você apto a articular e expressar ideias e termos complexos, tornando quase todos os assuntos acessíveis e ao alcance dos seus alunos, do ensino fundamental ao ensino médio.

Com o diploma de licenciatura em Filosofia, você poderá se candidatar a vagas de professor na educação básica para lecionar matérias como Filosofia, Sociologia e História, além de ter um repertório útil para coordenar atividades extracurriculares que envolvem assuntos ligados à ética, moral e cidadania.

Se você ainda está na dúvida entre escolher Filosofia ou Sociologia no ensino superior, saiba que essas são áreas diferentes, com objetivos e campos de atuação distintos, embora permitam que os recém-formados lecionem matérias parecidas no ensino básico.

Carreira acadêmica

Boa parte dos estudantes de Filosofia prefere dar continuidade aos estudos em um programa de pós-graduação, muito por conta da falta de perspectivas claras sobre como usar o diploma de Filosofia para conquistar empregos no mercado de trabalho formal.

Também é comum o interesse pela carreira acadêmica pelo próprio perfil do estudante de Filosofia. Pode ser que você encontre problemas de pesquisa durante os anos de graduação que podem dar origem a investigações mais aprofundadas na pós-graduação, o que aumenta sua motivação para continuar os estudos.

Ao optar por seguir carreira acadêmica, o aluno adentra uma rotina baseada em estudar matérias relacionadas ao seu problema de pesquisa, colher materiais e referências, publicar artigos em conferências e eventos, receber direcionamentos do seu professor orientador e, finalmente, escrever sua dissertação (mestrado) ou tese (doutorado).

Com os títulos de qualificação em mãos, a perspectiva para muitos estudantes é buscar vagas como professor pesquisador no ensino superior, contribuindo para a formação de novos profissionais e para a produção de conhecimento científico no seu campo.

Jornalismo

Aspirantes a jornalistas não estão começando errado na Filosofia. Além de ensinar a escrever bem, analisar criticamente os fatos e fazer pesquisas, as matérias ligadas à ética, filosofia política e história das ideias ampliarão seu repertório conceitual e serão um diferencial significativo no trabalho como jornalista.

O curso de Filosofia lhe dará o conhecimento essencial de que os melhores jornalistas dependem para fazer uma contribuição positiva e informar a sociedade.

A partir de hipóteses, referências do mundo do pensamento e associações com fatos da história, um jornalista formado em Filosofia sabe ir ao cerne da questão e pode escrever como poucos sobre os temas que mais lhe interessam.

Em vez de atuar como um jornalista generalista, você saberá qual é sua especialidade e os assuntos que mais é capaz de cobrir com embasamento.

Política e Políticas Públicas

Tal como acontece com a Ciência Política, um curso de Filosofia pode ser uma excelente preparação para atuar em cargos no serviço público municipal, estadual ou federal, instituições de pesquisa de políticas e assim por diante.

Se você está pensando em estudar e se especializar em assuntos internacionais, administração pública ou desenvolvimento de políticas, uma graduação em Filosofia pode oferecer a base para esses e outros assuntos.

Mercado editorial

O mercado editorial emprega muitas pessoas com formações nas áreas de Ciências Humanas, inclusive Filosofia.

Isso envolve desde editores que trabalham com diversos tipos de livros em editoras independentes ou universitárias, a agentes de marketing de livros didáticos, equipes em grandes editoras, redatores e editores que selecionam materiais para revistas e periódicos.

O interesse por livros e a capacidade de escrever bem pode ampliar suas possibilidades no mercado editorial.

Religião e Ministério

Estudantes que buscam diplomas em Teologia ou treinamento em seminário para o ministério podem começar com um diploma de graduação em Filosofia.

Especialmente se você tem interesse em estudar os teóricos, é bom ter algum treinamento filosófico antes de trabalhar em áreas que envolvem Teologia.

Quais são as tendências na área de Filosofia?

Conheça agora algumas tendências que pretendem impactar a atuação de quem tem uma formação na área de Filosofia.

Filosofia no Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio ficou divido em cinco itinerários formativos com a aprovação da lei que alterou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os itinerários são: Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Formação Técnica e Profissional.

Se, antes, Filosofia e demais matérias de Ciências Humanas e Sociais eram trabalhadas de forma individual, com o Novo Ensino Médio elas serão lecionadas de maneira integrada às demais áreas do conhecimento.

Uma vez que as matérias que tratam de questões históricas e sociais vão ser ensinadas de forma integrada, os educadores precisam atualizar os saberes dentro da sua própria especialização e ter uma atenção especial às mudanças sociais que acontecem no mundo para entender como elas podem ser levadas para a sala de aula.

Flexibilidade para atuar em várias áreas

O mercado de trabalho está a cada dia mais flexível em relação à formação profissional. Para muitos cargos, os recrutadores dão prioridade às soft skills, e não necessariamente ao diploma que um profissional tem.

As soft skills são habilidades comportamentais relacionadas à maneira como você trabalha com outras pessoas e enfrenta determinadas situações. Algumas soft skills valorizadas no mercado de trabalho são: organização e planejamento, escrita, colaboração e empatia.

Se você tem as soft skills necessárias para uma vaga na área de Marketing Digital, isso pode ser mais valorizado do que se você tivesse um diploma de Publicidade e não apresentasse as habilidades exigidas para o futuro cargo.

Essa flexibilidade é uma ótima notícia para formados em Filosofia, principalmente para aqueles que buscam oportunidades no mercado para além da sala de aula, já que o curso permite que você trabalhe habilidades transferíveis para uma série de segmentos.

Quais habilidades um graduado em Filosofia deve possuir?

Com uma graduação em Filosofia, espera-se que você tenha desenvolvido uma série de habilidades durante anos de formação. Você pode usar essas habilidades em uma variedade de carreiras. Saiba mais a seguir.

Pensamento analítico

A faculdade de Filosofia pode ajudar você a desenvolve suas habilidades de pensamento analítico e se aprofundar em quaisquer problemas que possam estar afetando uma pessoa ou um grupo, ajudando você a buscar uma solução na raiz dos desafios.

Ter essa habilidade garante que você aborde os desafios com uma mentalidade lógica, o que pode ser ótimo para trabalhar com análise de dados.

Comunicação escrita e oral

É bem provável que você tenha desenvolvido fortes habilidades de comunicação escrita e oral como resultado de produções frequentes de texto, apresentações e debates.

Essas habilidades são desejáveis ​​na maioria das funções de trabalho em todos os segmentos, pois mostram que você pode se comunicar de maneira eficaz e persuasiva com clientes, colegas de trabalho e outras partes interessadas.

Grandes habilidades de organização

Um diploma de Filosofia pode lhe proporcionar excelentes habilidades organizacionais para acompanhar todas as suas anotações e pesquisas, tanto no ambiente offline quanto online. Isso pode mostrar aos empregadores que você é responsável e confiável.

Criatividade

Os graduados em Filosofia desenvolvem suas habilidades de pensar de forma abstrata, perceber como pensadores criaram novas coisas a partir de várias referências e, claro, entender como fazer o mesmo. Na prática, isso pode otimizar suas habilidades de resolução de problemas com ideias e soluções mais inovadoras.

Ser capaz de ver diferentes perspectivas sobre uma história ou conjunto de eventos também pode beneficiar muitos cargos adequados para graduados em filosofia, de terapeuta a advogado.

Como ingressar no mercado de Filosofia?

Aqui estão algumas dicas para você que se interessou pelas possibilidades do mercado de Filosofia, mas ainda não sabe por onde começar.

Encontre uma faculdade para começar sua vida acadêmica

Como estudante de Filosofia, você terá oportunidades variadas de aprimorar e desenvolver excelentes habilidades de pensamento crítico e escrita. Seus professores pedirão que você realmente se aprofunde e reflita sobre questões e enigmas existenciais maiores.

Espere estudar diferentes pensadores e tradições de pensamento, de Platão e Aristóteles a Marx, Kant, Nietzsche, Russell, Derrida e os pensadores contemporâneos. Os semestres provavelmente incluirão assuntos como lógica, metafísica, estética, ética e filosofia política, além de filosofia da ciência, literatura, religião, linguagem e matemática.

Você não terá problemas em se posicionar ou debater seu ponto de vista! A essência de uma faculdade de Filosofia é formar profissionais capazes de pensar de forma independente, crítica e reflexiva, e isso envolve formular e expressar seus próprios pontos de vista.

Se você optou por evitar a alta concorrência das faculdades públicas e estudar Filosofia em uma faculdade particular, vale a pena ficar de olho em alguns critérios antes de se inscrever no vestibular.

Não deixe de conferir a grade curricular do curso no site da instituição de ensino. Também conheça a qualificação do corpo docente e a modalidade de ensino oferecida. Essas são algumas questões que, com certeza, vão determinar sua experiência na graduação!

Esteja preparado para falar sobre suas habilidades transferíveis

Depois de conquistar o tão sonhado diploma, como você pode realmente pegar as habilidades que adquiriu no curso e usá-las para conseguir um emprego?

É a hora de falar sobre a sua formação profissional. Mas como convencer os empregadores de que sua formação não foi apenas um passeio vagaroso por livros e pensamentos, e sim um treinamento útil que pode realmente ser usado para a favor da rotina de uma empresa?

Bom, se você decidiu ir para o mercado de trabalho formal após a graduação e não conta com a possibilidade de atuar em sala de aula, será preciso identificar as habilidades transferíveis que você adquiriu durante o curso de Filosofia.

Embora a maioria, se não todas, as habilidades que você aprendeu durante seus estudos sejam transferíveis de alguma forma, provavelmente você descobrirá aquelas que mais combinam com o que as empresas pedem.

São habilidades transferíveis quem um filósofo pode utilizar no ambiente corporativo:

  • comunicação escrita;
  • capacidade de ir a fundo em pesquisas;
  • identificação de padrões e análise e interpretação de dados;
  • identificação de tendências;
  • habilidade de discutir com clareza e resolver conflitos.

Os empregadores geralmente precisam de pessoas que possam transmitir com clareza as mensagens e metas da empresa, e os especialistas em Filosofia, que passam horas analisando pensamentos abstratos e transformando-os em ideias concretas, são bons em fornecer esse tipo de serviço.

Enfatize que, devido ao seu diploma em Filosofia, você pode se comunicar de forma eficaz e fornecer suporte confiável para a comunicação da empresa. Sempre que possível, relacione suas habilidades com exemplos, especialmente de experiências do mundo real, como estágios e outros empregos.

Faça novos contatos

Fortes conexões com profissionais em seu campo podem levar a conversas realmente perspicazes, mentorias e, às vezes, até oportunidades de emprego. Essas conexões podem começar já na faculdade, compartilhando ideias e projetos com colegas de turma e professores que, no futuro, podem abrir as portas para oportunidades de trabalho.

O LinkedIn também é uma ótima ferramenta para fazer novos contatos. Faça networking com pessoas da faculdade e professoras, pois eles podem entrar em contato com você quando encontrarem uma oportunidade ideal para seu perfil.

Ter uma página informativa e atualizada no LinkedIn pode ser a porta de entrada para grandes oportunidades no mundo profissional.

Por que estudar Filosofia na Anhanguera?

A faculdade é o ponto de partida para uma carreira como filósofo. É onde você poderá aproveitar para criar a sua base sólida de conhecimentos, descobrir interesses, fazer novos contatos e se qualificar para o mercado de trabalho.

A Anhanguera se preocupa em criar um ambiente fértil de produção de conhecimento e apoio ao aluno em todas as suas fases da vida acadêmica. Por isso, convidamos você a conhecer melhor as principais vantagens de cursar Filosofia com a gente. Confira!

Estude Filosofia a distância

Na Anhanguera, você faz a graduação em Filosofia a distância e pode aproveitar toda a flexibilidade de fazer seus próprios horários e estudar de onde quiser, desde que tenha acesso à internet.

No formato EAD, todas as aulas, avaliações, atividades e interações com professores, colegas de turma e tutores acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Anhanguera, para onde você ganha acesso ao fazer a matrícula.

Aposte na sua preparação para o mercado de trabalho

O corpo docente da Anhanguera é formado por educadores com mestrado e doutorado, além de experiência no mercado de trabalho em suas respectivas áreas.

Você também poderá aproveitar para exercitar suas aptidões em atividades extracurriculares e certificações já na graduação.

E, não se preocupe, porque a Anhanguera vai ajudar você a encontrar aquela vaga de estágio ou trabalho no mercado! O aluno da nossa faculdade tem acesso exclusivo às vagas divulgadas no Canal Conecta, um portal online de empregabilidade.

Tenha acesso a bolsas de estudo

Quer pagar menos na mensalidade? Na Anhanguera, você pode disputar bolsas de até 100% da mensalidade, ou seja, você faz o curso inteiro sem se preocupar com a mensalidade com uma bolsa de estudos integral. Já pensou nessa possibilidade?

Faça sua inscrição no vestibular!

E aí? Filosofia é sua praia? Embora o mercado de trabalho nesse campo seja formado em grande parte pelas oportunidades de docência no ensino básico e superior, a formação em Filosofia pode proporcionar as bases para você ingressar em outras carreiras.

Se você gostou da possibilidade de estudar e trabalhar com Filosofia, não perca tempo e se inscreva no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.