Faculdade de Psicologia: tudo que você precisa saber sobre o curso

estudante de psicologia e paciente

A Psicologia é o estudo científico do comportamento e da mente. Essa área é multifacetada e inclui subcampos, como processos cognitivos, comportamento clínico, saúde, esportes e desenvolvimento humano. Ao final do curso, o estudante está qualificado para analisar e observar as atitudes, os mecanismos mentais e os sentimentos do paciente para auxiliá-lo a identificar as causas dos problemas.

A área de atuação do profissional não está limitada somente às clínicas particulares e aos consultórios. Ele pode trabalhar em instituições de saúde e em hospitais. Também é possível atuar em escolas, ajudando na orientação educacional. Para trabalhar no ramo, é preciso ter registro no Conselho Regional de Psicologia.

Se você deseja cursar Psicologia e quer saber tudo sobre o curso, não perca as próximas linhas. Por aqui, você vai conferir:

Como é o curso de Psicologia?

Ao escolher a graduação de Psicologia, o aluno estuda as várias correntes da Psicologia e disciplinas como Psicologia organizacional, escolar, social e clínica. Ele também aprende sobre teoria psicanalítica, psicologia do desenvolvimento, antropologia e neurologia.

Com duração de 5 anos, o trabalho de conclusão de curso e o estágio supervisionado são obrigatórios na faculdade de Psicologia.

Quais são as áreas de atuação?

Existem várias áreas da Psicologia que propõem ajudar as pessoas de todas as idades, em diversas situações, contextos e locais. Com essa grande variedade de especializações, o recomendado é que cada pessoa escolha um ou mais campos nos quais investir durante a formação, pensando sempre no futuro. Confira algumas possibilidades a seguir.

Psicologia Hospitalar

A Psicologia Hospitalar tem o objetivo de ajudar na melhora do acompanhamento da pessoa, auxiliando-a a enfrentar de maneira mais equilibrada a doença. O futuro profissional pode auxiliar o paciente a enfrentar a experiência de adoecimento, que costuma ser dolorosa e angustiante.

Nesse caso, não está limitado somente aos sinais emocionais, mas pode englobar qualquer manifestação da doença, ou seja, as causas físicas e psicológicas. O objetivo desse psicólogo é ajudar no restabelecimento do equilíbrio que foi privado aos familiares e ao paciente pelo quadro da doença.

Psicologia Clínica

A Psicologia Clínica é uma área que trata de transtornos mentais. O profissional traça um diagnóstico e aplica psicoterapias, buscando a reabilitação psicológica da pessoa e restabelecendo a saúde mental.

Ela é feita de modo presencial, mas também é permitido realizar o atendimento de orientações online. A vantagem da área é poder ter uma autonomia profissional maior, montando a agenda e otimizando o tempo de acordo com as prioridades e preferências.

Psicologia do Esporte

O foco da Psicologia do Esporte é auxiliar os atletas em processos de ansiedade, concentração, derrota ou vitória e até orientar em problemas relacionados às substâncias proibidas. Esse psicólogo desenvolve atividades em grupo ou individuais, prestando um atendimento a toda a equipe.

Além disso, também é um aliado em casos de organização pós-carreira, ajudando o atleta a preparar-se para a aposentadoria.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho em Psicologia vem crescendo muito nos últimos anos. Além do atendimento clínico para o tratamento dos distúrbios do comportamento humano, as companhias têm contratado os profissionais para atividades como administração hospitalar, desenvolvimento de campanhas de marketing, aconselhamento de carreira e seleção e recrutamento.

A Psicologia do trabalho, por exemplo, é uma área cada vez mais valorizada, já que os empregadores percebem que a saúde mental dos funcionários é muito importante para a produtividade e o rendimento. Os psicólogos também são requisitados no ramo da educação. Creches, escolas e faculdades contratam profissionais do gênero para dar suporte a professores e a alunos.

Quais são as características do curso?

O curso de Psicologia tem por objetivo qualificar o futuro profissional para o atendimento às pessoas, tratando e prevenindo distúrbios de personalidade e doenças mentais.

A função do psicólogo é compreender o comportamento humano, como lidar com os sentimentos e como se relacionar com outras pessoas. Na faculdade, o estudante dedica-se ao estudo do desenvolvimento psicológico em diversas etapas da vida, de como diagnosticar um paciente, das características das doenças e das técnicas para prevenir patologias.

Qual é a grade curricular?

A grande curricular da Psicologia no ensino superior oferece várias disciplinas que auxiliam o futuro profissional a entender os pacientes e analisar por que eles se comportam de determinado modo. O aluno também aprende sobre metodologias para auxiliar pessoas em suas diferentes necessidades.

Para que você conheça um pouco mais, confira algumas das disciplinas mais comuns do curso:

  • psicofisiologia;
  • fundamentos da Psicologia da Saúde;
  • ética na saúde;
  • Psicologia Social;
  • Psicologia Escolar;
  • Psicologia Comunitária;
  • Psicopatologia;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Psicologia Jurídica;
  • direitos humanos;
  • libras.

Quais são as habilidades requeridas do profissional?

Ouvir e falar são as principais ferramentas de trabalho do psicólogo. É por meio da comunicação que ele avalia as dificuldades do paciente e intervém nessas dificuldades. As principais habilidades são:

  • bom uso do português;
  • expressar-se de modo amigável;
  • saber adaptar a linguagem ao público;
  • empatia.

Quanto ganha esse profissional?

Muitas pessoas perguntam-se quanto ganha um psicólogo. Em geral, o valor depende da região do Brasil e da área de atuação do profissional. A média salarial é de cerca de R$ 2.760,00 para um psicólogo clínico.

Como escolher uma faculdade de Psicologia?

Existem diversas instituições de ensino, de todas as regiões do Brasil, que oferecem a graduação em Psicologia. Independentemente da carreira profissional que você deseja seguir, é essencial escolher uma instituição de ensino capaz de oferecer o conhecimento necessário para ingressar no mercado com tranquilidade. Assim, opte por uma faculdade que seja reconhecida.

Quais são os diferenciais da Anhanguera?

Aqui na Anhanguera, apresentamos um Apoio Personalizado para cada fase da formação acadêmica. Além disso, o nosso sistema de ensino prepara você para o mercado de trabalho de um jeito mais interativo e dinâmico. Assim, é possível aprender na prática com casos reais da sua profissão.

Temos o Canal Conecta, um portal gratuito e exclusivo de vagas de estágio e emprego, que faz a ligação entre você e milhares de empresas no Brasil.

Se você deseja seguir carreira em Psicologia, saiba que esse curso apresenta muitas oportunidades de atuação para o futuro profissional. Por isso, na hora de optar por uma faculdade, lembre-se de escolher uma que seja reconhecida do mercado e que tenha professores de qualidade, como aqui na Anhanguera.

Se você gostou deste post, aproveite e faça a inscrição para o nosso vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.