Descubra se a faculdade de direito é difícil

Antes de iniciar uma graduação, ficar em dúvida sobre o curso, as possibilidades de carreira e o futuro profissional é muito comum. Além disso, outro questionamento é se a faculdade de Direito é difícil.

A verdade é que o grau de dificuldade é relativo, já que depende bastante de cada estudante. De qualquer maneira, a dedicação é uma qualidade que favorece todos os alunos que desejam ter uma carreira de sucesso.

Se quer saber se a faculdade de Direito é muito difícil, continue a leitura para descobrir! ?

Como é o curso de Direito?

A faculdade de Direito é do tipo Bacharelado, com duração média de 5 anos (10 semestres). A carga horária total do curso é de 3.700 horas, dividida em disciplinas teóricas, estágio curricular, atividades complementares e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A graduação conta com aulas presenciais, em que os alunos comparecem ao campus durante a semana. A rotina do curso inclui exercícios com questões de prova, leituras e aulas práticas, como as que envolvem redigir documentos jurídicos e assistir a audiências judiciais.

Veja, abaixo, um pouco do que se estuda no curso de Direito:

  • Teoria Jurídica do Direito Penal;
  • Direito Constitucional;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Econômico e Financeiro;
  • Crimes em Espécie e Legislação Penal Extravagante.

Nos últimos anos da faculdade de Direito, você terá aulas práticas, que acontecem, principalmente, em laboratórios de informática. Nelas, existem simulações de atividades dos escritórios de advocacia, pesquisando decisões judiciais, redigindo medidas legais, etc.

Afinal, fazer faculdade de Direito é muito difícil?

A maneira como é o curso de Direito não o torna difícil, mas acaba favorecendo quem gosta de argumentação, leitura e reflexões sobre questões sociais e jurídicas. O aluno que é organizado consegue reduzir a quantidade de trabalho ao estudar todos os dias, em vez de deixar os conteúdos acumularem para as provas.

Isso porque a faculdade exige do estudante um longo período de leitura, escrita e interpretação textual. Ao longo dos 5 anos, você se depara com uma matriz curricular que tem foco as Ciências Humanas, além de abordar uma base de matemática financeira.

A graduação pode ser intensa em alguns períodos, justamente por conta da grande quantidade de material de leitura. Além disso, muitos estudantes conciliam os estudos com o trabalho ou estágio, tornando a rotina mais cansativa. No entanto, lembre-se de criar uma rotina organizada de estudos para se dar bem no curso. ?

Como se preparar para a faculdade de Direito?

O mercado de trabalho nesse campo é muito atrativo, com possibilidade de atuação em várias áreas do Direito em alta. Para se preparar para a faculdade, o primeiro passo é escolher uma instituição de ensino que tenha credibilidade e experiência. ?

Na Anhanguera, você terá acesso a diferenciais exclusivos que fazem toda a diferença para a sua formação, como:

  • acesso ao DataJuri, software usado por advogados para gerenciar processos;
  • acesso ao Vade Mecum Digital Saraiva;
  • Trilhas de Carreira, planos de desenvolvimento em que o aluno tem um roteiro com conteúdos recomendados para melhorar as competências.

Agora é com você!

Se você tinha dúvidas se a faculdade de Direito é difícil, percebeu como a graduação conta com várias disciplinas que demandam bastante leitura? Para se dar bem, lembre-se de organizar a sua rotina de estudos e de escolher uma instituição que facilita a sua vida acadêmica!

Não perca mais tempo e invista no seu futuro. Faça a sua inscrição no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 38

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados