O que é preciso para atuar na área de Direito Penal?

direito penal

O curso de Direito abre diversos campos de atuação e oportunidades profissionais. Hoje, abordaremos uma das mais importantes: o Direito Penal. Você já pensou em trabalhar nessa área?

Quem vê na faculdade um caminho para mudar de vida costuma se interessar bastante pelo também chamado Direito Criminal. Por ser um dos ramos mais técnicos e especializados, os profissionais contam com excelentes remunerações e perspectivas de crescimento.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=d268a024-9671-4cc6-af8b-7cdfa49524fd]

Logo abaixo, trouxemos informações essenciais para entender o que faz o profissional de Direito Penal e como seguir carreira na área. Continue a leitura para tirar dúvidas e planejar o seu futuro profissional!

Entenda como é a área de Direito Penal

O Direito Penal regula as condutas mais graves da legislação e define os critérios necessários para que as pessoas sejam punidas caso as pratiquem. Além disso, tem o objetivo de proteger bens relevantes para sociedade, como vida, liberdade e propriedade.

Quando falamos em área criminal ou penal, temos um conceito mais amplo. Também precisamos estudar outros temas importantes:

  • Investigação Criminal — como os crimes e outras infrações são apurados;
  • Processo Penal — o caminho necessário para que sejam aplicadas as penalidades, dando oportunidade e meios para que os acusados se defendam, analisando provas etc.;
  • Execução Penal — as regras de cumprimento das decisões judiciais aplicadas.

O estudo dessas áreas não exclui a necessidade de conhecer os assuntos gerais de outras disciplinas. Algumas delas têm grande impacto no Direito Penal. Por exemplo, o Código Penal, o Código de Processo Penal e outras leis não podem contradizer à Constituição Federal.

Foque as matérias de Direito Penal

Na faculdade, priorize as matérias de Direito Penal. Além dos conteúdos já mencionados, como Direito Criminal, Execução Penal e Processo Penal, fique atento às eletivas e às disciplinas que se conectam bem à área, como Psicologia Aplicada ao Direito e Teoria da Argumentação Jurídica.

Também faz parte do processo criar um cronograma de estudos para Direito. Os concursos jurídicos e a prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) têm a quantidade de matérias cobradas como um de seus principais desafios. E, na prática, é mais fácil estudar um pouco todos os dias do que acumular o conteúdo das avaliações.

Outra matéria importante é Prática Jurídica Penal. É uma disciplina em que você usará os conhecimentos aprendidos para desenvolver argumentos, escrever medidas, acompanhar processos judiciais etc.

Se tiver dúvidas sobre a sua jornada na faculdade de direito, recomendamos a leitura do nosso conteúdo sobre quantos anos dura a faculdade de Direito.

Passe no Exame da Ordem (OAB)

O passo seguinte para atuar na carreira de Direito Penal é realizar o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Essa prova concede o certificado de aprovação necessário para se inscrever nos quadros da Ordem e exercer a advocacia.

A avaliação é dividida em duas fases. Na primeira, encontramos uma prova objetiva de 80 questões — que abrange as principais matérias da faculdade. Na segunda, escolhemos uma área jurídica para responder a questões discursivas e redigir uma medida legal.

O exame da Ordem é importante tanto para quem deseja atuar na advocacia como para os concursandos. Muitos concursos jurídicos exigem experiência profissional depois de graduado, e o jeito mais fácil de cumprir o requisito é praticar 5 medidas exclusivas de advogado em processos judiciais diferentes.

As chances de sucesso na prova da OAB aumentam bastante quando você realiza um curso preparatório. Por isso mesmo, os alunos da Anhanguera recebem esse apoio para conquistar à aprovação, tendo acesso ao Curso Saraiva Aprova, que é uma preparação de referência para o exame.

Acompanhe o mercado de trabalho

Com a aprovação na OAB e a conclusão do curso superior em Direito, você reúne os requisitos para atuar com Direito Penal. Diferentemente de outras carreiras, não é preciso nenhuma pós-graduação ou residência para exercer a advocacia de maneira legal.

A média salarial do advogado criminalista pleno é de R$ 4.334,20*, e você pode explorar as diversas modalidades de atuação:

  • ser um profissional autônomo;
  • montar uma sociedade de advogados;
  • buscar uma vaga em escritório já consolidado;
  • realizar consultas e orientação jurídica.

Outra opção é ser professor de Direito Penal, Processo Penal ou Prática Penal. Essa carreira, no entanto, costuma exigir algum tipo de pós-graduação, a fim de que as instituições de ensino tenham interesse na sua contratação.

Considere uma especialização na área

Muitos profissionais optam por continuar os estudos com especializações em Direito Penal. A prática é positiva, embora não seja um requisito para atuar, e ajuda o profissional com diferentes objetivos de carreira:

  • atualizar-se sobre leis criadas depois de formado;
  • acompanhar tendências jurídicas;
  • aprofundar os estudos em um tópico de Direito Penal;
  • explorar nichos da área criminal, como crimes digitais e crimes financeiros;
  • agregar valor ao currículo profissional.

Vale ressaltar também a importância de buscar experiências profissionais. Os estágios em Direito Penal, por exemplo, desenvolvem uma série de competências comportamentais e permitem que você tenha contato com documentos, medidas legais, audiências e outras atividades.

No curso de Direito da Anhanguera, todos os graduandos passam pelo estágio obrigatório em Prática Penal. Eles podem buscar estágios facultativos e remunerados pelo Canal Conecta. Lá escritórios de advocacia e órgãos públicos parceiros abrem processos seletivos para os nossos alunos.

Lembre-se, ainda, de manter uma rotina de leitura. Durante a faculdade, pesquise sobre os principais livros para estudantes de Direito. O hábito de ler ajuda a entender a linguagem jurídica e aprofunda os seus conhecimentos sobre as leis e as teses jurídicas mais importantes de cada momento.

Pesquise oportunidades na área pública

Os concursos em Direito estão entre os mais desejados pela excelente remuneração e plano de carreira que oferecem. Entre as opções em Direito Penal, as seguintes trazem um excelente futuro:

  • analista judicial;
  • delegado de polícia;
  • escrivão de polícia;
  • policial federal;
  • juiz de Direito;
  • promotor de justiça.

Essas oportunidades são bastante valorizadas, pois oferecem excelente remuneração e estabilidade no emprego. Como já abordamos em outro artigo, um juiz de Direito ganha em torno de R$ 30.000,00.*

Comece com uma graduação de alta qualidade

Agora que você já conhece o Direito Penal, o primeiro passo da sua jornada é buscar uma faculdade de alta qualidade. O Direito Criminal é uma prioridade dos melhores cursos, e a base construída durante a graduação será determinante em toda a sua vida profissional.

O estudo do Direito exige pensamento crítico e capacidade de reflexão. Além disso, os conhecimentos já conquistados e as partes gerais são utilizadas para entender os problemas e temas específicos. Assim, iniciar bem a sua trajetória faz toda diferença para continuar os estudos e crescer durante a carreira.

O ensino de qualidade está cada vez mais acessível. Na Anhanguera, você pode usar as diversas formas de ingresso e mensalidade de Direito com excelente custo-benefício para investir em educação. Logo, tem a oportunidade de estudar com professores altamente qualificados.

Além disso, o curso traz vantagens exclusivas em parceria com o grupo Saraiva Educação. Entre outros, você pode realizar o curso Saraiva Aprova para OAB e estudar com o Vade Mecum Digital.

Os alunos da Anhanguera contam também com a Aula Destaque. Nesses encontros gratuitos e online, você terá a oportunidade de aprender com autores de livros jurídicos de referência, ampliando sua visão sobre os diferentes ramos do Direito.

Estude na Anhanguera!

Viu só? O Direito Penal é uma área de atuação bastante acessível, desde que você realize uma boa faculdade. São os conhecimentos e experiências adquiridos ao longo do curso superior que vão impulsionar a sua aprovação na OAB e darão as competências necessárias para ser um profissional de destaque.

Por isso, inscreva-se agora mesmo no curso de Direito da Anhanguera e comece a sua carreira de sucesso ainda hoje!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados