Afinal, o que um bacharel em Direito pode fazer?

O que faz um advogado

A faculdade de Direito é considerada uma das queridinhas da área de Ciências Humanas. Afinal, o sonho de vários estudantes é ingressar em uma profissão tradicional e muito valorizada no mercado. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, o trabalho do bacharel em Direito não se limita apenas à atuação na Advocacia.

Na verdade, existem diferentes ramos em que os graduados no campo jurídico podem atuar. Esse é um curso superior que possibilita muitas opções de carreira, em que vários campos se comunicam entre si e diversas especializações são possíveis para quem opta por essa graduação — interessante, não é mesmo?

Se quer conhecer as principais atribuições de um bacharel em Direito, não perca o post. Vem com a gente! ?

Quais são as profissões possíveis dentro do Direito?

Nas diferentes carreiras disponíveis, o bacharel formado no curso de Direito pode atuar principalmente nas seguintes profissões:

  • advogado civil;
  • advogado empresarial;
  • advogado penal;
  • advogado trabalhista;
  • advogado tributário;
  • advogado ambiental.

O que muda em cada uma delas é a abordagem. O advogado penal, por exemplo, quer resolver a disputa entre as partes; o promotor deseja a condenação, e o delegado de polícia coleta as provas. Logo, os mesmos conhecimentos sobre a lei têm usos diferentes.

Advogado civil

O advogado civil trata das relações das pessoas em sociedade, buscando a convivência pacífica entre os indivíduos. Seus temas principais são propriedade, obrigações (deveres legais, contratos, etc.), família e sucessões (herança, testamento, etc.).

Advogado empresarial

O advogado empresarial regula as atividades empresariais. Assim, aborda os tipos de sociedade comercial, os títulos de crédito (cheques, notas promissórias, duplicatas, etc.) usados nas transações, a falência, os livros e os registros das atividades, entre outros temas.

Advogado penal

O advogado penal define quais são as condutas mais prejudiciais para a sociedade e quais são os passos necessários para punir as pessoas que as praticam. Isso porque o objetivo é proteger bens relevantes, como vida, liberdade, honra e honestidade da administração pública.

Advogado trabalhista

O advogado trabalhista aborda a prestação de serviço remunerado sob a direção e comando de outra pessoa. Assim, abrange as relações entre empregado e empregador, estágios, sindicatos, etc.

Advogado tributário

O advogado tributário define os passos que o Poder Público precisa seguir para coletar recursos junto ao cidadão de forma obrigatória. Portanto, fixa quais são os impostos, quem pode cobrá-los, o que fazer em caso de dívidas e assim por diante.

Advogado ambiental

Por fim, o advogado ambiental estabelece como deve ser a relação das pessoas com o ambiente em que vivemos. Com isso, ele define os recursos que podem ser explorados, quais são os cuidados necessários, o que deve ser preservado, quais são as punições para infrações, etc.

Vale ressaltar que a carreira em Direito é bastante promissora. Um advogado generalista, por exemplo, recebe em média R$ 4.572,47*. Além disso, você pode realizar especializações e concursos públicos para ter salário superior. ?

O que faz um advogado?

O advogado é o profissional que segue as leis para defender o interesse dos clientes, que podem ser empresas, pessoas físicas e instituições. Então, se tem dúvidas sobre o que ele faz, é simples: é um dos guardiões das legislações em suas várias áreas de atuação.

É uma atuação fundamental e, em muitos casos, obrigatória para alguns setores, sendo uma das razões de vários estudantes optarem pela graduação em Direito. Algumas atribuições desempenhadas pelo profissional são:

  • estudo de teses;
  • participação em audiências;
  • realização de consultoria sobre leis.

O que faz um concursado da área de Direito?

O concurso de Direito é muito valorizado e cobiçado, já que permite alcançar cargos de prestígios em várias áreas jurídicas. É a única maneira de ocupar a posição de diplomata, juiz, procurador, promotor público, etc. De modo geral, o que faz um profissional concursado depende do campo de atuação escolhido.

Um procurador, por exemplo, participa de ações judiciais que se relacionam às competências de uma prefeitura, governo federal ou estadual. Já o promotor de justiça é responsável por investigar diferentes crimes, como desvio de recursos públicos. Também trabalha para que os Direitos Humanos sejam cumpridos pelos cidadãos.

O que faz um docente da área de direito?

De modo geral, o docente em Direito deve se especializar em algum campo jurídico específico e leciona dentro da área que tem mais afinidade. Um professor universitário pode dar aulas em instituições de ensino públicas e particulares ou, ainda, em cursinhos especializados, como os preparatórios para a prova da OAB. ?‍?

Nesse caso, é possível atuar em mais de uma faculdade e organizar o próprio horário, pois você pode montar a grade de aulas de acordo com a sua disponibilidade. A rotina é bem diferente, já que o bacharel em Direito entra em contato com vários alunos e diferentes turmas de graduação.

Quais são as áreas de atuação dentro do Direito?

O curso de Direito está, certamente, entre as opções que mais oferecem oportunidades aos graduados. Seja na carreira pública ou no setor privado, o profissional encontra diversas áreas de atuação, que exigem cursos e níveis de especialização diferentes.

Os principais campos em alta dentro do Direito são:

  • Direito Penal;
  • Direito Trabalhista;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Tributário;
  • Direito do Consumidor;
  • Direito Digital;
  • Direito Eleitoral.

Como se capacitar para atuar na área de Direito?

Para ter a melhor formação no curso de Direito e sair preparado para atuar no mercado de trabalho, o primeiro passo é fazer a graduação em uma faculdade conceituada e renomada. Na Anhanguera, você encontrará infraestrutura de ponta e corpo docente qualificado.

Na parte prática, você terá acesso a Núcleos de Prática Jurídica de ponta nos polos de ensino. Disponibilizamos computadores, salas de audiência, salas de mediação e outros recursos que oferecem uma experiência completa.

Além disso, os alunos encontram bibliotecas completas, com livros atualizados com frequência. Sem contar as vantagens exclusivas, como formas de ingresso facilitadas, bolsas de estudos e possibilidade de ingressar no mercado de trabalho desde os primeiros semestres.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que faz um bacharel em Direito, o próximo passo é investir na sua formação superior. Por isso, venha para a Anhanguera e mude o futuro da sua carreira!

Invista no futuro como bacharel em Direito. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

*Fonte: salario.com.br, acessado em Jul/22.

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados