O que é Ciência Política e como trabalhar na área?

O que é Ciência Política

Existem carreiras que, mesmo com as mudanças da sociedade ou a criação de novas tecnologias, mantêm a sua importância, como a política. Porém, você sabe o que é Ciência Política? Seu papel na análise dos fenômenos sociais se torna cada vez mais necessário para melhorar o nosso país.

Há um senso comum (e equivocado) de que as carreiras de Humanas perderam espaço para as carreiras da área de tecnologia. Na verdade, existem muitas oportunidades e um amplo mercado de trabalho para os cientistas políticos, mas é necessário investir na formação e na capacitação para aproveitá-las.

Neste artigo, vamos apresentar o curso de Ciência Política, com as suas áreas de atuação e diferenciais para os profissionais. Boa leitura!

Ciência Política, o que é?

A Ciência Política é a área de conhecimento que estuda a política e todos os seus processos e fenômenos. O seu objetivo é compreender o sistema e a distribuição dos poderes dentro do Estado, analisando as mudanças na estrutura dos governos e sua influência na sociedade.

Esse é um dos campos de conhecimento das Ciências Sociais, que surgiu durante o século XIX para analisar o Estado e as atividades políticas. É considerada uma ciência porque utiliza métodos científicos para basear as suas conclusões, com o uso de documentos históricos e modelos de pesquisa.

Entre as perguntas às quais o cientista político responde estão: como é a estrutura de governo da sociedade? Como funciona a distribuição dos poderes dentro do país? Como as pessoas devem se organizar para garantir um bom andamento das relações sociais? Esse profissional tenta buscar em diversas áreas essas respostas.

Como funciona o curso superior em Ciência Política?

A graduação em Ciência Política visa formar profissionais com perfil crítico, aptos a analisar todos os fenômenos socioeconômicos do país. Nesse sentido, o curso é oferecido na formação de Bacharelado e reúne matérias de diversas áreas do conhecimento, de Exatas e Humanas, como Política, Economia, Estatística, Gestão de Pessoas e Relações Internacionais.

Pensamento Político Brasileiro, Relações Econômicas Internacionais e Partidos Políticos do Brasil são alguns exemplos de disciplinas encontradas nesse curso. Assim, durante a formação, os profissionais são incentivados a desenvolver um comprometimento com a sociedade e acompanhar a sua evolução.

Porém, o curso não fica somente na teoria! Os estudantes também acessam conteúdos atualizados, com temas atuais, e são motivados a colocar esse conhecimento em prática com o desenvolvimento de projetos e a utilização de simuladores. Assim, é possível sentir um gostinho do mercado de trabalho ainda na graduação.

A faculdade de Ciência Política na Anhanguera é realizada na modalidade EAD, com aulas 100% online. Dessa forma, o aluno tem flexibilidade para conciliar a sua rotina com o estudo, com recursos que possibilitam uma aprendizagem ativa e a aplicação do conteúdo prática de forma moderna.

Quais são os caminhos de atuação para Ciência Política?

Se você se interessa por essa área, existem algumas áreas de atuação disponíveis para os cientistas políticos. A primeira delas é se tornar professor de ensino superior, o que permite não somente dar aulas sobre o assunto, mas também criar projetos de iniciação científica. Muitos graduados realizam uma segunda licenciatura EAD para complementar a formação.

Outra opção é trabalhar no campo da Economia Política, com planejamento e consultoria em empresas públicas e privadas. Nesse sentido, o seu papel seria estudar como as ações dos mercados e dos governos afetam a sociedade, indicando a possibilidade de mudança na estratégia de atuação da organização.

Também é possível trabalhar diretamente com gestão pública ou eleições, na área da Administração Pública. O cientista político pode atuar como assessor de candidatos na criação das suas propostas de governo ou mesmo atuar diretamente no setor público, com ações para melhorar a vida dos cidadãos. Parece legal, não é?

Quais são as vantagens de atuar com Ciência Política?

A grande vantagem do profissional de Ciência Política é a sua versatilidade, ou seja, a sua capacidade de atuar em diversos setores e mercados. Ao contrário do que se pensa, não existem somente vagas diretamente com a política, apesar de ser uma área com muitas oportunidades.

Muitos graduados são contratados para trabalhar em empresas privadas ou no terceiro setor, com as organizações sociais. Um exemplo são os institutos de pesquisa, que não trabalham somente com as estimativas na época das eleições, mas com pesquisas que ajudam na tomada de decisões dos líderes.

Como uma área de conhecimento das ciências sociais, o curso de Ciência Política também prepara os seus alunos para trabalhar com Direito, Economia, Sociologia e Relações Internacionais, possibilitando até uma segunda graduação. Ou seja, um amplo leque de oportunidades de trabalho e com uma atividade que pode impactar positivamente o seu entorno.

Qual é a importância de contar com uma graduação em Ciência Política?

Não se engane! O curso de Ciência Política é fundamental para os profissionais que desejam trabalhar nessa área. Durante a faculdade, o aluno tem contato com alguns conceitos fundamentais e capacita-se para desenvolver as pesquisas e estudos que baseiam a Administração Pública.

Além disso, a faculdade garante um atalho para o mercado de trabalho, principalmente pela possibilidade de estagiar em empresas públicas e privadas. Durante esse período, o aluno tem convivência direta com a carreira e especialistas renomados na área, podendo colocar em prática tudo o que aprendeu nas aulas.

Para ter sucesso, o profissional precisa desenvolver algumas habilidades importantes como a comunicação e o senso crítico, que podem ser adquiridas no contato com colegas de profissão ou professores. É praticamente impossível conseguir experiência sem entrar em uma faculdade, concorda?

O curso de Ciência Política EAD da Anhanguera é ideal para dar esse próximo passo na carreira sem comprometer a sua rotina. O aluno tem acesso a uma plataforma própria de aprendizagem, que pode ser acessada pelo celular ou tablet, e ao Canal Conecta, que traz vagas de estágio e emprego em diversas empresas do país.

Chegou a hora de conhecer a Anhanguera!

E aí, gostou dessas informações sobre o que é Ciência Política? Temos certeza de que você já decidiu se essa é a carreira que deseja seguir no futuro. Então, se a resposta for sim, será uma excelente escolha! Com um mercado de trabalho amplo, você atuará para melhorar o seu lugar e a vida das pessoas. Difícil achar algo melhor!

Agora, a bola está com você! Inscreva-se no vestibular de Ciência Política da Anhanguera e seja o próximo profissional qualificado do país em uma área que não para de trazer oportunidades. Esperamos você aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content