Você sabe o que é Direito Internacional? Como atuar na área?

o que é direito internacional

Você tem o desejo de seguir carreira na área do Direito? Se sim, saiba que essa decisão já ajuda a pensar no futuro. No campo jurídico, sobram opções para os profissionais mostrarem todo o seu talento. Se deseja fazer diferença, vale a pena entender o que é Direito Internacional.

Essa especialidade é caracterizada por exigir um grande conhecimento de línguas estrangeiras e das leis. Afinal, é essencial se manter atualizado sobre as tendências do universo jurídico para fazer um trabalho notável, concorda? Por isso, neste post, vamos explicar o que é Direito Internacional e como funciona a área. Confira! ?

O que é o Direito Internacional e como funciona a área?

O Direito Internacional é o campo jurídico responsável por agrupar e estudar as normas criadas por uma sociedade, por meio de seus representantes. A finalidade é ajudar e melhorar as relações externas e a boa convivência entre as nações.

Por meio dessa análise é possível entender as normas de cada país, abrindo caminho para respeitar as características de cada uma e alcançar a harmonia nas negociações.

Essa área do Direito pode ser objetiva (abrange os mandamentos que norteiam o relacionamento entre as pessoas) e positiva (enfatiza a necessidade de ser aplicado pelos que aderem ao acordo). É importante ressaltar que o Direito Internacional pode ser privado ou público.

No primeiro, a intenção é determinar as leis que serão responsáveis pela regulamentação de contratos feitos por pessoas de diferentes países. Isso também acontece em casos de sequestros que envolvem mais de uma nação, crianças adotadas por pais estrangeiros e ações judiciais em várias áreas, como:

  • trabalhista;
  • familiar;
  • comercial.

Já no Direito Internacional público, são criados convenções e acordos para que não haja divergências entre os participantes. Isso não envolve apenas os Estados, mas também instituições com atuação mundial, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização das Nações Unidas (ONU).

Como atua o profissional?

Quem segue carreira em Direito Internacional pode atuar em várias áreas do Direito, como diplomacia, família, entre outras. Confira, abaixo, como trabalham os profissionais do ramo!?

Cargos públicos

Os profissionais especializados em Direito Internacional podem atuar em cargos públicos, trabalhando com Diplomacia ou como analista de comércio exterior. Nesse caso, é essencial ficar de olho nos concursos públicos para conquistar a vaga almejada.

Corporativo

A expansão das empresas e a globalização cria, cada vez mais, a necessidade de se adequar às regras empresariais de cada nação. Logo, um advogado internacional pode trabalhar justamente nos campos referentes ao Direito Civil, Empresarial e Tributário.

Autônomo

Os advogados internacionais também podem atuar como autônomos, cuidando de casos como cidadania, arbitragem e imigração.

Essa é uma área valorizada hoje?

A globalização da economia permitiu que surgissem várias oportunidades para o advogado trabalhar em empresas multinacionais em diversas partes do mundo. Uma das razões é a expansão do comércio internacional, que exige das empresas bastante cuidado com as regras estabelecidas pelas nações e a Organização Mundial do Comércio.

Nenhuma corporação deseja ter o nome envolvido em irregularidades referentes ao não pagamento de impostos, às regras que regem a transação comercial e à falta de respeito com a legislação ambiental.

É muito comum que empresas multinacionais ofereçam oportunidades para trainees e estagiários. Essa postura é um modo de buscar talentos no mercado de trabalho que podem propiciar excelentes resultados no futuro.

Assim, o Direito Internacional é uma área muito valorizada, com oportunidades de emprego em vários campos. Contudo, caso queira trabalhar em empresas de grande porte, saiba que é fundamental se preparar com bastante antecedência, já que a concorrência aumenta cada vez mais.

Procure fazer um curso de idiomas para ter facilidade de comunicação em diferentes países. Ao dominar a fala e a escrita do inglês e de outras línguas, é possível conquistar um requisito valioso para chamar a atenção do recrutador.

À medida que os estudantes estão mais preparados para atuar em uma corporação, maiores serão as chances de eles apresentarem um bom serviço e iniciar a vida profissional com o pé direito. ?

Quais são as vantagens de atuar na área?

Atuar na área do Direito Internacional pode abrir muitas possibilidades para os profissionais, independentemente se você é gestor, advogado ou trabalha no campo da saúde. Isso porque é possível aliá-lo ao seu nicho, de maneira a buscar a sua implementação na transação entre companhias de locais e de origens diferentes.

Em um mundo globalizado, ficar por dentro dessa vertente do Direito representa um grande diferencial na carreira. Além disso, o conhecimento dessa área evita que infrações possam ser cometidas pelas empresas por desconhecimento da legislação.

YouTube video

O que é preciso para entrar no Direito Internacional e ter sucesso?

Para atuar na área do Direito Internacional e ter sucesso, é importante seguir alguns passos importantes que fazem toda a diferença. Veja quais são eles e tome nota! ?

Faça uma graduação em Direito

O primeiro passo para ser um advogado internacional de sucesso é fazer a faculdade de Direito em uma instituição de renomada e conceituada. Na Anhanguera, o curso tem duração de 5 anos (10 semestres) e pode ser feito na modalidade de ensino presencial.

Nesse caso, você terá acesso a uma infraestrutura de ponta e terá aulas com um corpo docente experiente no mercado de Direito, sendo apto para tirar as suas dúvidas.

Estude línguas estrangeiras

Ter conhecimento de outros idiomas e a capacidade de se comunicar de maneira fluente é fundamental para uma trajetória de sucesso. O inglês é o básico, mas você precisará de outros — e tudo depende do país em que você vai trabalhar ou com os quais dialogará profissionalmente.

Faça uma especialização

Um curso de especialização é ideal para quem deseja se aprofundar na área do Direito Internacional e ser um destaque no mercado. Ele apresenta as fontes de referência para se ter como base, como os costumes de cada país, os princípios gerais do Direito e as convenções e tratados internacionais.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é Direito Internacional e como funciona, saiba que, para se destacar na área, é essencial estudar em uma instituição de ensino qualificada. Com isso, você já sai preparado para atuar no mercado!

Gostou do conteúdo e quer fazer o curso de Direito na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.