Como é o estágio de Direito na prática?

como-e-estagio-de-direito

Estagiar é uma vivência fundamental durante a graduação. Essa experiência coloca o aluno em contato com a prática profissional da faculdade escolhida, expandindo seus horizontes sobre a carreira na profissão. Mas, afinal, como é o estágio de Direito?

Quem escolhe ser um jurista tem bastante a aprender em tribunais, escritórios de advocacia e outros locais. São várias as possibilidades na área, um amplo leque a ser explorado que atende aos mais diferentes interesses e perfis.

Se quer saber como é o estágio de Direito na prática, continue a leitura e conheça os detalhes! ?

Como é o estágio de Direito?

Para começar, uma boa notícia: a oferta de estágio no campo do Direito é muito ampla. Os alunos podem atuar no setor privado (empresas em geral ou escritório de advocacia) ou em órgãos públicos.

Quando a atuação acontece em um órgão público, os estagiários desempenham tarefas administrativas ou cuidam da movimentação de processos. Com a supervisão de um magistrado, também são encarregados de despachos e feitura.

Assim, é uma excelente alternativa para quem quer prestar concurso público ou se aprofundar em Direito Administrativo. Se o seu sonho é ser promotor, ainda é possível estagiar no Ministério Público, na Justiça do Trabalho ou Federal.

Já quem decide fazer estágio no setor privado, poderá atuar em praticamente qualquer escritório de Advocacia. Escritórios pequenos pegam diversos tipos de ações, o que é bom para o estudante que deseja ter uma rotina dinâmica.

Também é recomendado estudar várias matérias — desde Direito Tributário até questões de Direito Autorais, divórcio e contratual, disciplinas de Direito Empresarial e Civil.

É importante ressaltar que a Lei do Estágio proíbe a atuação dos estagiários por mais de 6 horas diárias. Além disso, é necessário ter um supervisor na faculdade e no local de trabalho, além de um professor, orientando você nas tarefas diárias.

Excelentes oportunidades são encontradas no Canal Conecta com exclusividade pelos alunos da faculdade de Direito da Anhanguera. Esse portal coloca o estudante em contato com as melhores oportunidades do mundo jurídico, um bom começo para sua carreira! ?

Quais são as responsabilidades de um estagiário de Direito?

Os estagiários de Direito podem exercer várias atividades importantes em sua rotina de atuação. Eles podem ajudar no suporte à equipe, executar tarefas administrativas e, em alguns casos, nos âmbitos de assessoria, consultoria e atividade jurídica.

O Estatuto da Advocacia e da OAB prevê que os estagiários regularmente inscritos no órgão podem praticar atos privativos da advocacia ao ser acompanhado de um advogado responsável. Logo, é possível que eles participem mais da rotina do escritório.

Para realizar a inscrição, o aluno precisa estar acima do 7º período da graduação em Direito e apresentar declaração de comprovação de estágio em empresas ou escritórios credenciados.

YouTube video

Logo, um aluno inscrito na OAB pode exercer várias atribuições, como:

  • realizar atividades de assessoria, direção jurídica e consultoria;
  • atuar como correspondente jurídico supervisionado;
  • assinar petições de juntada de documentos;
  • obter autos ou certidões de processos findos ou em curso;
  • devolver ou retirar autos em cartórios;
  • postular em órgãos do Poder Judiciário e juizados especiais.

Caso o aluno não tenha inscrição na OAB, ainda é possível desenvolver tarefas como:

  • cópias e digitalização;
  • controle de arquivos;
  • pesquisa de legislação, doutrina e jurisprudências;
  • elaboração de relatórios;
  • análise e leitura de documentos.

Em que tipo de empresa é possível fazer estágio em Direito?

A experiência em atividades dentro de empresas, órgãos públicos ou escritórios pode ser muito recompensadora para os estudantes. Os escritórios de advocacia, por exemplo, costumam ter uma alta demanda por estagiários, já que é o local ideal para vivenciar o dia a dia de um advogado.

Por outro lado, em um cartório judicial, é comum que os alunos não tenham tarefas de muita relevância, ficando encarregados de atividades simples como o atendimento ao público e a organização de documentos.

No caso dos órgãos públicos, vários editais são abertos para vagas. Veja alguns locais muito requisitados para estágios:

  • Ministério Público;
  • Defensorias;
  • Tribunal de Justiça;
  • Tribunal Regional do Trabalho.

Nas Defensorias, você tem a oportunidade de lidar com vários tipos de processos e com o público, sendo uma espécie de intensivo prático da profissão. Já no Ministério Público, os estagiários entendem melhor a elaboração de denúncias e as avaliações de inquéritos.

Também existem excelentes oportunidades dentro da própria instituição de ensino, como é o caso do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). O objetivo é integrar prática e teoria.

O NPJ apresenta sede e regulamento próprio, em que os alunos prestam serviços de assistência jurídica por meio de parcerias com uma instituição beneficente e filantrópica, além de convênios com órgãos competentes. ?

Como conseguir um bom estágio na área, na prática?

Para conseguir um bom estágio de Direito, é importante seguir alguns passos. Confira quais são eles!

Invista em uma boa faculdade

A primeira etapa consiste em fazer a matrícula em uma instituição reconhecida pelos empregadores. Na Anhanguera, temos uma infraestrutura de ponta, corpo docente qualificado e ensino personalizado.

Ainda temos uma parceria com o Saraiva Aprova e acesso ao Vade Mecum Digital Saraiva Jur: as leis importantes ao alcance de um toque do seu celular! Pensa que acabou por aí? Veja outras vantagens de estudar na Anhanguera: ?

  • bolsas de estudos que ajudam a diminuir o preço das mensalidades;
  • formas de ingresso facilitadas;
  • laboratórios bem-equipados.

Selecione as empresas de interesse

Você pode buscar várias oportunidades em órgãos públicos, como o estágio no Tribunal de Justiça. Também pode listar os escritórios e as empresas que atuam no ramo do seu interesse.

Avalie se as oportunidades disponíveis atendem a expectativa de crescimento e remuneração que você deseja para a carreira. Lembre-se de que os estágios na área privada podem gerar efetivação após a formação!

Faça networking

Na Advocacia, as oportunidades surgem da capacidade de construir relacionamentos profissionais. Existem vários modos de conseguir esse contato, como ir aos cursos, eventos e palestras, trabalhar como voluntário, etc.

Agora é com você!

Agora que já sabe como é o estágio em Direito, saiba que essa carreira oferece ótimas oportunidades para os alunos. Por isso, invista na sua formação e faça o curso em uma instituição de ensino renomada para ter as melhores oportunidades!

Gostou do conteúdo e quer estudar Direito na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.