Conheça os cursos semipresenciais na Anhanguera e saiba como funcionam

estudantes de cursos semipresenciais

A modalidade de ensino semipresencial ainda é dúvida para muitos candidatos à graduação. Afinal, não são todas as instituições de ensino superior que oferecem essa opção e as vantagens, muitas das vezes, não ficam muito claras para os estudantes. Por isso, hoje viemos acabar de uma vez por todas com as suas questões sobre esse modelo de aula na Anhanguera!

Confira com a gente o que é um curso semipresencial, suas vantagens e muito mais! Veja: 

O que é um curso semipresencial

Um curso semipresencial é uma modalidade de ensino superior com aulas online e encontros presenciais semanais no polo ou campus da instituição de ensino. 

[hubspot type=cta portal=8726768 id=2eeb6a29-3d39-446b-93db-de259129ea15]

Segundo as normas de Educação Superior a Distância do MEC, nesse modelo, as disciplinas são divididas em presenciais e a distância. Sendo assim, os cursos semipresenciais constituem uma modalidade de ensino aprovada pelo MEC em 2004. 

Como funciona

Alguns cursos, seja por conta da complexidade dos seus conteúdos, quanto das matrizes curriculares, precisam de práticas presenciais. Por isso, não podem ser disponibilizados na modalidade 100%online, como é o caso dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, que só podem ser cursados nos modelos presencial e semipresencial.

Podemos exemplificar o funcionamento da semipresencialidade com o curso semipresencial de Enfermagem na Anhanguera mesmo. Nele, parte das disciplinas pode ser feita a EAD – cerca de 20% do total de disciplinas do curso. Porém, as aulas presenciais são base obrigatória do curso semipresencial, onde são realizadas experimentações em laboratórios especializados, testes, procedimentos e outros conhecimentos práticos da área de Enfermagem nos polos físicos de apoio.

Qual a diferença entre curso presencial e semipresencial?

O curso semipresencial se trata de um curso híbrido. Sendo assim, o aluno possui a praticidade do EAD Anhanguera somada à vivência em sala de aula. Além da flexibilidade para montar a própria rotina de estudos em casa, há maior familiarização com plataformas e recursos online exigidos no mercado de trabalho. 

Só vemos vantagens, não é mesmo?

Trouxemos mais informações a respeito desses dois tipos de graduação:

Presencial

estudante em sala de aula presencial

Modelo tradicional, esse você já conhece: professor e alunos se encontram semanalmente dentro de uma sala de aula presencial. Assim, estão reunidos em um mesmo local físico todos os alunos que cursarem, por exemplo, o primeiro semestre de Psicologia.

Semipresencial

No modelo semipresencial, muitas das disciplinas do curso misturam encontros presenciais com o ambiente online.

As webaulas são transmitidas por videoconferência. Nas unidades e polos físicos de apoio, as aulas acontecem como na modalidade presencial: com horário fixo, turmas e professores. O aluno também tem que comparecer para fazer provas, apresentar trabalhos ou tirar dúvidas com monitores e professores. Os dias de presença obrigatória possuem horários fixos pré-estabelecidos.

Como é o curso semipresencial na Anhanguera?

Se você não abre mão da experiência física, mas precisa da flexibilidade do EAD, o modelo semipresencial da Anhanguera é o ideal. Nessa opção, há necessidade da presença do aluno na unidade/polo de apoio de uma a três vezes por semana.

Nos encontros presenciais, os alunos podem interagir com os colegas de turma e com o tutor presencial – que pode ajudar com dúvidas relativas aos conteúdos e ao funcionamento do curso, além da realização de práticas laboratoriais necessárias para o curso em questão.

Quais os cursos semipresenciais na Anhanguera?

A Anhanguera possui 48 cursos de graduação semipresenciais. Conheça a seguir todos eles:

Qual o valor dos cursos semipresenciais da Anhanguera?

Para consultar se um curso semipresencial está disponível na sua cidade e quais os valores da mensalidade na Anhanguera, é muito simples! Listamos um passo a passo para você, veja só:

  1. Acesse vestibulares.com.br/anhanguera;
  2. Digite a sua cidade;
  3. Selecione o curso desejado, como no exemplo abaixo:
site vestibulares conferir valor curso de administração anhanguera são paulo presencial

4. A seguir, clique em BUSCAR OPÇÕES DE CURSOS;

5. Você já verá na próxima tela as opções disponíveis daquele curso da Anhanguera, por modalidade de ensino e turno. Daí, é só selecionar SEMIPRESENCIAL em “Como estudar”:

tela de conferência do valor da mensalidade curso semipresencial anhanguera site vestibulares

6. Na sequência, você já verá todas as opções de unidades que disponibilizam o seu curso semipresencial na Anhanguera da sua região, assim como os valores das mensalidades:

tela de conferência do valor da mensalidade curso semipresencial anhanguera

Viu só como é fácil conferir o valor de um curso semipresencial da Anhanguera? Se caso você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco por comentário aqui no blog ou inbox no Facebook, combinado?


Agora que você já conheceu os cursos semipresenciais, que tal conferir como é estudar na Anhanguera ou finalizar sua inscrição no vestibular? Conte com a gente para realizar o sonho da graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 56

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados