Processos Gerenciais: Descubra os detalhes da faculdade

Faculdade de Processos Gerenciais

A faculdade de Processos Gerenciais não é muito conhecida entre os estudantes do Ensino Médio, afinal, os cursos mais clássicos ainda são os mais comentados em salas de aula na nossa realidade. Esse é um tipo novo de formação no mercado brasileiro no qual os estudantes estão descobrindo agora, mas, na realidade, ele sempre foi muito necessário no meio administrativo. 

O que mudou foi que os gestores e acionistas se conscientizaram de que a gerência é um processo muito técnico, e que demanda conhecimentos bastante específicos. Sendo assim, é exatamente nesse ponto que a faculdade de Processos Gerenciais entra. Ficou curiosa para saber tudo que essa faculdade pode oferecer? Não deixe de conferir o nosso conteúdo e descobrir todos os detalhes.

Como é o curso de Processos Gerenciais?

A Faculdade de Processos Gerenciais é uma graduação em Gestão de Processos, voltado para a formação de profissionais capacitados a atuar na área de gestão e administração de empresas e organizações. 

Essa faculdade de eficiência operacional tem o objetivo principal do curso de preparar os alunos para compreender e aplicar os princípios fundamentais da gestão, buscando otimizar processos, tomar decisões estratégicas e liderar equipes. Além disso, esse curso busca a melhoria contínua e Lean Management nos processos, seja qual for o contexto de atuação. 

Mulher instruindo equipe em reunião
A faculdade de Processos Gerenciais prepara as pessoas para se tornarem líderes e tomarem decisões estratégicas

Quais os tipos de Graduação em Processos Gerenciais?

A graduação em Processos Gerenciais é uma opção para quem deseja adquirir conhecimentos em gestão e administração de empresas, mas com um enfoque prático e voltado para a execução de processos eficientes nas organizações. Existem diferentes tipos de graduação, mas para Processos Gerenciais há uma restrição. Venha entender mais detalhes sobre cada tipo de graduação.

Bacharelado em Processos Gerenciais

Não existe um curso de bacharelado específico em “Processos Gerenciais”. O termo “Processos Gerenciais” geralmente se refere a uma área de estudo em cursos de administração ou gestão de negócios. O curso mais comum nesse contexto é o Bacharelado em Administração, que abrange uma ampla gama de tópicos relacionados à gestão de empresas, incluindo processos gerenciais.

Tecnólogo em Processos Gerenciais

Existe o curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais. Este é um tipo de curso de nível superior com tempo de formação mais curto e que tem como foco preparar profissionais para atuar na gestão de processos organizacionais, buscando a eficiência e a otimização das operações de uma empresa.

Licenciatura em Processos Gerenciais

Não é comum encontrar um curso de Licenciatura em Processos Gerenciais. As licenciaturas geralmente se concentram na formação de professores para o ensino acadêmico, abrangendo conteúdos pedagógicos e específicos da área em que o futuro professor atuará. 

Dessa maneira, se você está interessado em adquirir habilidades na área de Processos Gerenciais, os cursos mais comuns são o Bacharelado em Administração e o Tecnólogo em Processos Gerenciais.

A faculdade de Processos Gerenciais é boa?

A qualidade de uma faculdade ou curso de Processos Gerenciais pode variar de acordo com diversos fatores, como a reputação da instituição, a qualificação do corpo docente, a estrutura oferecida, a abordagem pedagógica e a relação com o mercado de trabalho. Portanto, é importante fazer uma pesquisa detalhada antes de escolher uma faculdade ou curso específico.

Antes de escolher um curso ou instituição de Processos Gerenciais, considere fazer o seguinte:

  • Pesquise a reputação da instituição de ensino superior (IES).
  • Verifique a aprovação do curso junto ao MEC (Ministério de Educação).
  • Analise o currículo do curso, os professores e a estrutura oferecida.
  • Consulte ex-alunos para obter informações sobre a qualidade do ensino e a empregabilidade.
  • Pesquise oportunidades de estágio, parcerias com empresas e networking oferecidos pela instituição.
  • Considere as perspectivas de carreira após a formatura.
Jovem deitada no chão analisando algo em computador
Antes de escolher a faculdade, é essencial pesquisar sua reputação, nota no MEC, além dos dados do curso e dos professores

A faculdade de Processos Gerenciais tem aprovação do MEC?

A faculdade de Processos Gerenciais, na Anhanguera, por exemplo, tem a aprovação do MEC. Porém, para verificar se uma faculdade ou instituição oferece um curso de Processos Gerenciais aprovado pelo MEC, você pode acessar o Sistema e-MEC, que é a plataforma oficial do MEC para consulta de informações sobre instituições de ensino superior e cursos.

Siga esses passos para verificar a aprovação do MEC de um curso de Processos Gerenciais:

  • Acesse o site do Sistema e-MEC: http://emec.mec.gov.br/
  • No canto superior da página, clique em “Consulta Avançada”.
  • Na página seguinte, você poderá fazer a pesquisa por instituição ou curso. Selecione “Curso de Graduação” e digite “Processos Gerenciais” no campo “Curso”.
  • Por fim, clique em “Buscar”.

Aprovação de Processos Gerenciais no Mercado

Quanto à aprovação de profissionais formados em Processos Gerenciais no mercado de trabalho, é importante destacar que a atuação nessa área está relacionada à gestão de processos e operações em empresas e organizações. A demanda por profissionais que possam otimizar processos, melhorar a eficiência operacional e contribuir para o sucesso das empresas é geralmente alta.

No entanto, a aprovação no mercado de trabalho também depende de outros fatores, como a reputação da instituição de ensino, as habilidades e conhecimentos adquiridos durante a graduação, a capacidade de adaptação às demandas do mercado e a disposição para aprender e se atualizar constantemente.

Homem com fone de ouvido estudando com notebook
A capacidade de continuar se desenvolvendo profissionalmente é valorizada no mercado

Qual o perfil ideal de aluno de Processos Gerenciais?

Os alunos aprendem a desenvolver habilidades essenciais para analisar situações de negócios, identificar oportunidades, resolver problemas e implementar estratégias e  planejamento empresarial eficazes. Por isso, é ideal que o aluno tenha um perfil pautado em algumas características como:

  • Interesse em Negócios e Gestão: Um aluno de Processos Gerenciais deve ter um interesse genuíno em entender como as empresas funcionam, desde as operações internas até a tomada de decisões estratégicas.
  • Habilidade Analítica: A capacidade de analisar informações, identificar problemas e propor soluções é essencial para otimizar processos e melhorar a eficiência operacional.
  • Pensamento Sistêmico: Compreender como diferentes partes de uma organização se interconectam e impactam uns aos outros é crucial para a gestão eficaz de processos.
  • Adaptabilidade: A gestão de processos muitas vezes envolve lidar com mudanças e incertezas. A capacidade de se adaptar a novos cenários é importante.
  • Habilidades de Resolução de Problemas: A resolução de problemas é uma parte central da gestão de processos, pois envolve identificar e resolver obstáculos que afetam a eficiência. Assim, para manter o controle de qualidade e performance da empresa.
  • Habilidade de Liderança: Embora o foco seja nos processos, a capacidade de liderar equipes e inspirar colaboradores é valiosa para a implementação de melhorias.
  • Atenção aos Detalhes: Detalhes podem fazer a diferença na análise e otimização de processos. Um olhar atento ajuda a identificar oportunidades de melhoria.
Mulher em escritório analisando trabalho em notebook
Resolver problemas e ter atenção aos detalhes são características do perfil ideal de quem faz Processos Gerenciais

Personalidade do estudante de Processos Gerenciais

A personalidade de um estudante de Processos Gerenciais pode ser diversificada, mas existem certas características e traços que podem ser especialmente úteis para um estudante que está interessado na gestão de processos e operações. Aqui estão algumas características de personalidade que podem se alinhar bem com a área de Processos Gerenciais:

  • Organizado: A gestão de processos envolve lidar com várias etapas e detalhes. Ser organizado ajuda a manter o controle sobre os diferentes elementos e garantir que os processos sejam executados de maneira eficiente.
  • Analítico: Um estudante de Processos Gerenciais deve ter a capacidade de analisar informações, identificar padrões e ter uma tomada de decisão baseada em dados disponíveis.
  • Atento aos detalhes: Pequenos detalhes podem ter um grande impacto nos processos. Um estudante com uma atenção especial aos detalhes pode encontrar oportunidades de melhoria onde outros podem não perceber.
  • Comunicativo: A comunicação é crucial para coordenar equipes, apresentar ideias e relatar resultados. Ser capaz de se comunicar claramente é uma habilidade importante para um futuro profissional de Processos Gerenciais.

Lembrando que a diversidade de personalidades pode ser uma vantagem na gestão de processos, uma vez que diferentes abordagens podem levar a insights variados. O mais importante é que o estudante esteja comprometido com a melhoria constante e com a busca por maneiras de otimizar as operações dentro de uma organização.

Homem analisando gráficos em computador
Que tem perfil organizado e analítico pode se sair bem em Processos Gerenciais

Rotina de estudos

A rotina de estudos de um estudante de Processos Gerenciais pode variar dependendo de fatores como horários de aula, estilo de aprendizado pessoal e outras atividades extracurriculares. No entanto, de maneira geral, contando com as atividades curriculares e extracurriculares, a rotina desse aluno será pautada nas seguintes atividades:

Atividades Curriculares:

  • Participação em aulas de matérias obrigatórias;
  • Discussões e interações durante as aulas para compreender os conceitos e sua aplicação;
  • Realização de estudos de casos para analisar situações empresariais reais;
  • Trabalhos em grupo para projetos relacionados à gestão de processos e melhoria operacional.
  • Revisão de materiais, anotações e preparação para avaliações.

Atividades Extracurriculares possíveis:

  • Participação em grupos de estudo que discutam tópicos de gestão, empreendedorismo e inovação em processos organizacionais;
  • Assistir e fazer networking em palestras, workshops e seminários sobre temas relacionados à gestão, liderança e tecnologia;
  • Estágios em empresas para aplicar os conhecimentos e ganhar experiência profissional;
  • Leitura de artigos e livros relacionados a processos gerenciais;
  • Participação em projetos voluntários ou sociais para desenvolver habilidades de liderança e cidadania.
Jovens mulheres contabilizando alimentos doados
Atuar em um projeto voluntário pode ajudar o estudante a desenvolver liderança e praticar cidadania

Quais as modalidades de estudo para Processos Gerenciais?

As modalidades de estudo para Processos Gerenciais podem variar de acordo com as instituições de ensino e suas ofertas específicas. No entanto, geralmente você encontrará as seguintes modalidades disponíveis: EAD (Ensino à Distância), Presencial e Semipresencial. Venha entender sobre cada uma delas para a faculdade de Processos Gerenciais.

Dá para cursar Processos Gerenciais EAD?

O curso de Processos Gerenciais também é oferecido completamente online. Nesse caso, os alunos estudam através de plataformas virtuais, assistem a vídeo aulas, participam de fóruns de discussão e realizam avaliações online. Essa modalidade é especialmente conveniente para pessoas que têm compromissos ou responsabilidades que impedem a presença física em aulas.

Existe a faculdade de Processos Gerenciais Presencial?

Com o avanço da tecnologia no período da pandemia, é cada vez mais comum encontrar cursos online, mas o presencial ainda é ofertado. Nessa modalidade, os alunos frequentam aulas presenciais na instituição de ensino. Isso permite a interação direta com professores e colegas, discussões em sala de aula e acesso a recursos físicos da instituição, como bibliotecas e laboratórios.

Tem Processos Gerenciais Semipresencial?

Esse formato semipresencial (ou Ensino Híbrido) também é ofertado para o curso de Processos Gerenciais. Assim, parte do ensino é conduzido presencialmente, enquanto a outra parte é feita online. As aulas online podem incluir vídeos, atividades interativas e fóruns de discussão. Essa modalidade oferece mais flexibilidade, mas ainda requer algumas presenças em sala de aula.

Jovem em sala de aula estudando com computador
O curso semipresencial conta com aulas online e na faculdade e oferece flexibilidade para o estudante

Qual a duração e as matérias do curso de Processos Gerenciais?

O curso de Processos Gerenciais geralmente tem uma abordagem prática e multidisciplinar, abrangendo diversas áreas do conhecimento, como administração, finanças, marketing, recursos humanos, empreendedorismo, logística e cadeia de suprimentos. 

Confira a seguir as suas matérias e respectivas carga horária por semestre, com base no modelo de aulas de Processos Gerenciais na Anhanguera, disponíveis de forma EAD ou semipresencial. 

1º Semestre (300h)

  • Empreendedorismo e Inovação
  • Gestão de Projetos
  • Modelos de Gestão
  • Responsabilidade Social e Ambiental
  • Sociedade Brasileira e Cidadania

2º Semestre (300h)

  • Comunicação e Educação Corporativa
  • Gestão de Pessoas
  • Legislação Empresarial Aplicada
  • Matemática Financeira
  • Métodos Quantitativos

3º Semestre (530h)

  • Análise de Custos
  • Economia para Negócios
  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento Financeiro e Orçamentário
  • Sistemas de Informação Gerencial
  • Projeto de Extensão I – Processos Gerenciais

4º Semestre (470h)

  • Comportamento Organizacional e Negociação
  • Diagnóstico e Intervenção Empresarial
  • Gestão da Produção
  • Gestão de Marketing
  • Projeto de Extensão II – Processos Gerenciais

Além disso, esse curso conta com uma carga horária de 100 horas para as Atividades Complementares Obrigatórias (ACO).

Listas de números e tabela de gráfico com calculadora e caneta por cima
Matemática Financeira faz parte da grade de Processos Gerenciais

Quais as possibilidades de especialização em Processos Gerenciais?

A especialização em Processos Gerenciais pode ajudar a aprofundar seus conhecimentos e habilidades nessa área específica, permitindo que você se torne um profissional mais especializado e qualificado. Aqui estão algumas possibilidades de capacitação em Processos Gerenciais, onde muitas você encontra no SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas):

  • Gestão da Qualidade e Excelência Operacional: Concentra-se em estratégias para garantir a qualidade dos processos e produtos, por meio de uma Modelagem de Processos de Negócios, incluindo a aplicação de metodologias como Six Sigma, Lean Thinking e Redução de Desperdícios.
  • Gestão de Operações e Supply Chain: Explora a otimização da cadeia de suprimentos, logística, distribuição e gestão de operações, buscando a eficiência em toda a cadeia produtiva.
  • Gestão de Projetos Estratégicos: Especializações em gestão de projetos aprofundam a compreensão de como planejar, executar e controlar projetos, muitas vezes utilizando frameworks como o PMBOK.
  • Gestão de Inovação e Tecnologia: Explora como a inovação e a tecnologia podem ser integradas aos processos gerenciais para melhorar a competitividade das empresas.
  • Gestão de Pessoas e Liderança: Aborda a gestão de equipes e pessoas dentro dos processos organizacionais, incluindo habilidades de liderança, motivação e desenvolvimento de talentos.
  • Gestão de Serviços e Experiência do Cliente: Especialização voltada para a gestão de processos relacionados a serviços, focando na satisfação do cliente e na experiência do usuário.
  • Gestão de Riscos e Compliance (Conformidade Regulatória): Explora como gerenciar riscos associados aos processos organizacionais e garantir a conformidade com regulamentações.
  • Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Responsabilidade Empresarial: Aborda a integração de práticas sustentáveis nos processos empresariais, considerando os impactos ambientais e sociais.

Lembre-se de que as opções de especialização podem variar de acordo com as instituições de ensino e suas ofertas específicas. É importante pesquisar as opções disponíveis e escolher uma especialização que esteja alinhada aos seus interesses, metas de carreira e às demandas do mercado.

Mulher auxiliando outra com trabalho em computador
É possível atuar com gestão de pessoas, formando lideranças e desenvolvendo talentos

Quais as principais áreas para recém-formados?

Os recém-formados em Processos Gerenciais podem encontrar oportunidades em diversas áreas, uma vez que a gestão de processos e operações é uma habilidade valiosa em praticamente todos os setores e tipos de empresas. Aqui estão algumas das principais áreas de atuação para os profissionais recém-formados nesse campo:

  • Automação de Processos e Indústria 4.0: Empresas de manufatura e produção valorizam profissionais que podem otimizar a produção, melhorar a eficiência das operações e gerenciar a qualidade dos produtos.
  • Logística e Supply Chain: Profissionais de Processos Gerenciais são essenciais para a gestão da cadeia de suprimentos, otimizando fluxos de materiais, estoques e distribuição.
  • Serviços Financeiros: Bancos, seguradoras e outras instituições financeiras podem empregar profissionais de Processos Gerenciais para melhorar processos internos, como aprovação de empréstimos e gestão de riscos.
  • Varejo e Comércio: A otimização dos processos de varejo, desde a logística de estoque até a experiência do cliente na loja, é fundamental para o sucesso nesse setor.
  • Tecnologia da Informação: A automação Inteligente de processos e sistemas é importante na área de TI, desde a gestão de projetos até o desenvolvimento de soluções empresariais. 
  • Recursos Humanos: A gestão de processos pode se estender ao RH, melhorando fluxos de recrutamento, treinamento e avaliação de desempenho.
Mulher fazendo análise de estoque em fábrica
A área de Logística e Supply Chain é uma boa oportunidade de atuação

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

Escolher entre uma faculdade pública ou privada deve ser sempre pautadas nas suas questões pessoais, seja por questão financeira, de localização ou até mesmo reputação de uma universidade. Porém, é muito importante optar por uma universidade que possua o reconhecimento do MEC e que apresente bom desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Por mais que o curso de Processos Gerenciais não exija maiores estruturas, como um curso da área de saúde, por exemplo, é importante analisar bem as vantagens e desvantagens que uma faculdade pública ou privada oferecem. Afinal, será com base nesses aspectos, alinhados aos seus objetivos, que você tomará a melhor decisão.

Faculdade Pública de Processos Gerenciais

Não há dúvidas de que fazer uma faculdade pública de Processos Gerenciais no Brasil é uma grande vantagem, afinal é de graça, não é mesmo? No entanto, por mais que a gratuidade seja bem atrativa aos olhos dos estudantes e que haja uma boa qualidade acadêmica, existem algumas desvantagens e problemas que podem surgir no percurso.

Algumas desvantagens de estudar em uma universidade pública de Processos Gerenciais no Brasil são, principalmente, as seguir:

  • Pode vir a ocorrer greves e paralisações devido a questões políticas;
  • Estrutura precária em salas de aula e ambientes comuns;
  • Atraso no período de formação devido a problemas internos;
  • Vagas altamente concorridas, exigindo boas notas e classificações;
  • Muita burocracia e pouca flexibilidade.

Faculdade Privada de Processos Gerenciais

Optar por fazer uma faculdade privada de Processos Gerenciais também não deixa de ser uma boa escolha, independente do custo que você terá com ela, afinal existem bolsas de estudos que podem ser sua aliada nesse processo. Confira a seguir algumas vantagens e desvantagens de escolher estudar em uma universidade privada.

Algumas das vantagens são:

  • Flexibilidade para escolher seus horários e turno de estudo;
  • Boa estrutura física das salas de aulas e ambientes de convivência comum;
  • O processo de ingresso é menos competitivo e muitas vezes menos burocrático;
  • Maior interação com empresas privadas e organizações externas;
  • Incentivo a pesquisa, empresa júnior e outros grupos de atividades extracurriculares.

Porém, também existem algumas desvantagens comuns, são elas:

  • Existe o pagamento de mensalidades, que varia de acordo com cada instituição de ensino;
  • A qualidade do ensino pode variar, por isso busque pesquisar em qual universidade você irá estudar.
Jovem garoto estudando à noite com computador e livros
A faculdade privada oferece mais oportunidades de horário para o estudante fazer o curso

Quanto custa a graduação em Processos Gerenciais?

A graduação em Processos Gerenciais, sendo este um curso tecnólogo, custa uma média de R$ 400,00 por mês. O valor deste curso vai depender de alguns fatores para cada universidade escolhida, mas no geral a sua localização e reputação é o que mais vão influenciar nesse valor. Existem universidades que chegam a custar mais de R$ 2.000,00.

Tem como conseguir bolsa de estudos em Processos Gerenciais?

Não se desespere com os valores que o curso de Processos Gerenciais podem chegar, porque, afinal, existem algumas possibilidades de desconto para a sua graduação com diferentes bolsas de estudos! Se o seu desejo é estudar em uma universidade particular, mas as mensalidades não fazem parte da sua realidade financeira, é possível encontrar programas de bolsas que vão te ajudar.

Tirando as negociações que muitas universidades particulares fazem no momento da matrícula oferecendo descontos aos estudantes, existem alguns programas que podem te ajudar a conquistar o sonho de estudar em uma faculdade privada de Processos Gerenciais. Confira a seguir as possibilidades:

  • Bolsas de Mérito Acadêmico: Muitas instituições oferecem bolsas baseadas no desempenho acadêmico. Essas bolsas são concedidas a estudantes com excelentes notas e histórico escolar.
  • Bolsas Sociais: Algumas instituições oferecem bolsas para estudantes com baixa renda ou que atendam a critérios socioeconômicos específicos.
  • Bolsas de Pesquisa e Extensão: Instituições de ensino podem oferecer bolsas para estudantes que se envolvem em atividades de pesquisa ou projetos de extensão universitária.
  • ProUni (Programa Universidade para Todos): Programa do Governo que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades privadas para estudantes de baixa renda.
  • FIES (Fundo de Financiamento Estudantil): Programa de financiamento que permite que estudantes financiem parte ou todas as mensalidades em faculdades privadas. O pagamento do financiamento é feito após a formatura e é ajustado de acordo com a renda do estudante.
Homem estudando com livros e computador em biblioteca
Os estudantes que fazem projeto de pesquisa e de extensão podem conseguir uma bolsa auxílio

Como entrar em Processos Gerenciais?

Entrar no curso de Processos Gerenciais pode ser feito através de diferentes modalidades de ingresso, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e os vestibulares tradicionais. Vou explicar um pouco sobre cada uma dessas opções.

ENEM

O ENEM é uma das formas mais comuns de ingressar em cursos de graduação no Brasil. O exame avalia os conhecimentos adquiridos durante o ensino médio e também é usado como critério de seleção em muitas instituições de ensino superior. A maioria das faculdades que oferecem Processos Gerenciais aceita a nota do ENEM como parte do processo de seleção.

Sisu

O Sisu é um sistema gerenciado pelo MEC que permite que os candidatos usem suas notas do ENEM para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior. Diversas universidades e institutos federais oferecem o curso universitário de Processos Gerenciais, e você pode usar o Sisu para tentar garantir uma vaga.

Vestibular

Algumas instituições, tanto públicas quanto privadas, ainda realizam vestibulares tradicionais como método de seleção. Esses vestibulares podem incluir provas específicas de conhecimento, redação e/ou entrevistas. As datas e os critérios de avaliação variam de acordo com cada instituição de ensino.

Por isso, lembre-se de que as opções de ingresso podem variar de acordo com a instituição e a região. Pesquisar, planejar e estar bem informado sobre as datas e requisitos é essencial para ter sucesso no processo de ingresso em Processos Gerenciais.

Estudantes fazendo prova em sala de aula
O vestibular é aplicado tanto em instituições públicas quanto privadas, e serve como um meio para ingressar na faculdade

Quais as exigências para se formar em Processos Gerenciais?

As exigências para se formar em Processos Gerenciais podem variar de acordo com a instituição de ensino e o programa específico do curso. No entanto, vou fornecer uma visão geral das principais exigências comuns em muitos cursos de Processos Gerenciais que vão além de carga horária de disciplina e notas avaliativas.

Estágio Obrigatório em Processos Gerenciais

Muitos cursos de Processos Gerenciais incluem um estágio obrigatório. O estágio proporciona aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos em um ambiente de trabalho real e adquirir experiência prática relevante.

Enade para Processos Gerenciais

Embora o Enade seja mais comum em cursos de graduação tradicionais, como Bacharelado e Licenciatura, alguns cursos de Tecnólogo, incluindo Processos Gerenciais, também podem ser avaliados pelo Enade. A participação e desempenho dos estudantes no Enade podem afetar a avaliação e reconhecimento do curso pelo governo.

A participação no Enade é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vinculado ao MEC e é obrigatória para aqueles estudantes que foram selecionados no período do ano correspondente. Além disso, esse exame ocorre periodicamente, geralmente a cada três anos.

TCC de Processos Gerenciais

Alguns cursos de Processos Gerenciais podem exigir a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que pode ser um projeto de pesquisa, um estudo de caso, uma análise de processos organizacionais, entre outros. O TCC é uma oportunidade para aprofundar um tema específico dentro da área de Processos Gerenciais.

Jovem garoto fazendo apresentação para professores
O TCC pode ser exigido em algumas faculdades como critério para a pessoa se formar

Vale a pena se formar em Processos Gerenciais?

A decisão de se formar em Processos Gerenciais, assim como em qualquer curso, depende de diversos fatores pessoais, profissionais e financeiros. Na grande maioria dos casos irá se tratar de afinidade pelos temas trabalhados, mas é importante levar em consideração a perspectiva salarial e o investimento versus retorno que você terá com este curso.

Salário para formados em Processos Gerenciais

Os salários para formados em Processos Gerenciais podem variar de acordo com a região, a empresa e a posição ocupada. No entanto, costuma ter uma média salarial de R$ 4.844,51 no mercado de trabalho brasileiro, segundo dados retirados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), observando o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) de um Tecnólogo em Gestão Administrativo – Financeira. 

Investimento X Retorno para Processos Gerenciais

O investimento em um curso de Processos Gerenciais pode variar dependendo se você optar por uma instituição pública ou privada, mas no geral não é um investimento muito alto e material. Já considerar o retorno do investimento envolve analisar as oportunidades de carreira, o potencial de crescimento salarial e a satisfação pessoal.

Se você for um aluno dedicado, com certeza o seu retorno não irá demorar muito para aparecer, afinal você pode buscar um estágio que te dará um retorno financeiro e experiencial mais rápido. Tudo vai depender de como você vai conduzir e buscar as oportunidades na sua vida profissional.

Confira também: descubra como fazer Processos Gerenciais na Anhanguera!

Por que cursar Processos Gerenciais na Anhanguera?

Cursar Processos Gerenciais na Anhanguera oferece uma oportunidade única de adquirir uma sólida base em gestão de operações e processos, em um ambiente educacional reconhecido por sua qualidade e inovação. Não perca mais tempo e se inscreva agora em nosso vestibular e pague mensalidades que cabem no seu bolso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados