Conheça tudo sobre a Faculdade de Processos Gerenciais

Faculdade de Processos Gerenciais

Quem se forma em um curso de Processos Gerenciais sai da faculdade pronto para mudar o rumo das empresas em que trabalha. ? Isso acontece porque o profissional cumpre uma função nas organizações que é sobretudo estratégica.

É um tipo novo de formação no mercado brasileiro, mas ele sempre foi muito necessário. O que mudou foi que os gestores e acionistas se conscientizaram de que a gerência é um processo muito técnico, e que demanda conhecimentos bastante específicos. É exatamente nesse ponto que a faculdade de Processos Gerenciais entra.

Neste conteúdo, explicamos tudo que você precisa saber sobre o curso: as habilidades ensinadas na graduação, principais disciplinas, os preços, a metodologia de ensino e muito mais. Se está pensando em uma formação que ajude você a se tornar um grande gerente, veio ao lugar certo. Continue a leitura até o fim! ?

Qual é o objetivo da graduação em Processos Gerenciais?

Com um diploma na área, o formado em Processos Gerenciais está capacitado a atuar em praticamente qualquer empresa. Se for esse o seu caso, é recomendável que você busque uma especialização (formal ou prática) em um mercado específico, é claro, mas os conhecimentos adquiridos são aplicáveis em empresas e indústrias de todo tipo.

É que a área de processos gerenciais parte de conhecimentos em gestão comercial e vai além: dos planejamentos de marketing à gestão de processos passando pela gestão de pessoas, você tem uma vivência de quase todas as atividades do setor em que vai atuar.

O escopo do estudante é amplo, mas pode ser dividido em 4 áreas principais:

  1. Planejamento e operação — onde tudo começa: o profissional de processos gerenciais atua determinando quais vão ser e como vão funcionar as operações produtivas da empresa, que são o ponto de partida para o uso racionalizado de recursos e insumos;
  2. Marketing e estratégia — onde as atividades relativas ao mercado são exploradas, utilizando as habilidades gerenciais do formado para garantir a estruturação e execução dos planos de marketing da empresa;
  3. Gestão, consultoria e staff — aqui, a função do tecnólogo é lidar com a gestão logística: garantir que mercadorias sejam produzidas, envasadas, acondicionadas e entregues sem problemas, pensando nos melhores e mais econômicos processos para fazer isso acontecer;
  4. Análise e estudos financeiros ou orçamentários — essa área é a ideal para quem se sente à vontade trabalhando com as finanças da empresa: por meio de estudos de viabilidade econômica, o profissional gera relatórios de custos e receita que servem para a tomada de decisão dos gestores.

Resumindo: se optar por essa área, você vai desenvolver uma visão sistêmica e empreendedora, sendo capaz de atuar administrativamente em empresas de todos os tipos e tamanhos, gerenciando seus principais processos.

Quais são as principais matérias de Processos Gerenciais?

Como você deve ter percebido, os conhecimentos necessários para essa formação englobam uma ampla gama de assuntos. Gerir processos, sobretudo em grandes empresas, quer dizer pensar nos mínimos detalhes, e sempre há muito a se melhorar.

Então, o melhor é compreender as disciplinas que se relacionam a cada um das áreas mais importantes, para que a tarefa não pareça impossível e o ensino não se torne genérico. Abaixo, relacionamos as principais matérias na formação do profissional de Processos Gerenciais e explicamos um pouco a respeito.

Gestão, consultoria e staff

Chamamos de staff o conjunto de todas as pessoas que compõem o quadro de funcionários de uma empresa ou instituição. Nesse sentido, o termo “gestão, consultoria e staff” está diretamente relacionado à forma como se dá a gestão de pessoas.

Não é à toa que se diz que “os colaboradores são o maior ativo da organização”. Sem um bom plano para ter as pessoas certas nos locais certos, é impossível que um negócio prospere. A ideia, aqui, é que você atue como um consultor que vai ajudar o empreendimento a ter uma equipe mais coesa e motivada.

Marketing e estratégia

A visão que o formado em Processos Gerenciais tem dessa área é mais sistêmica. Ou seja, ele não é capaz de substituir a formação prática de alguém que fez faculdade de Marketing, mas sim de traçar uma estratégia empresarial que envolva o trabalho do especialista.

O Marketing talvez seja um dos pontos que mais vão chamar sua atenção em qualquer organização em que for trabalhar. Ele tem o poder de nortear a estratégia das empresas, já que é a partir dos mercados que a realidade interna dos negócios se reorganiza. Espere por muitas disciplinas sobre o assunto na faculdade de Processos Gerenciais.

Planejamento e operação

O nome da disciplina é quase autoexplicativo: durante o curso superior, você vai aprender a planejar tanto a operação geral das empresas e instituições quanto setores e práticas específicas. Há diversas técnicas gerenciais para tirar as ações planejadas do papel e você vai aprendê-las.

Sistemas de Informação Gerencial

Um Sistema de Informação Gerencial lida com um quadro de pessoas e ferramentas encarregadas de gerenciar as informações de uma empresa. Por informações entendem-se documentos, armazenamento de dados em nuvem, discos rígidos, etc.

Ou seja, é uma disciplina que reúne técnicas organizacionais as mais diversas.

Processos Logísticos

A área de Logística é um dos maiores gargalos de qualquer empresa. Ela trata do uso dos insumos produtivos (matérias-primas utilizadas), do acondicionamento deles e do produto acabado, assim como da distribuição e das entregas. Do ponto de vista dos Processos Gerenciais, otimizar a logística é quase obrigatório para manter uma empresa competitiva.

Qual a duração do curso de Processos Gerenciais?

Processos Gerenciais é um curso na modalidade Tecnólogo, o que significa que ele tem duração de apenas 2 anos. A ideia é que o estudante esteja pronto rapidamente para ingressar no mercado de trabalho, e que seus estudos sejam orientados a esse fim.

A graduação está dividida em dois ciclos de formação, um mais geral e outro específico:

  • Formação básica — aqui, o objetivo é fornecer os fundamentos de Ciências Humanas para que a sua atuação seja pautada pela responsabilidade social, ambiental e ética; questões como o comportamento em equipes e práticas sociáveis são amplamente exploradas;
  • Formação específica — uma vez estabelecidos esses fundamentos, você estará pronto para mergulhar fundo nos conhecimentos técnicos necessários à profissão, sejam eles mais conceituais ou aplicados.

Se você ainda não conhece os cursos na modalidade Tecnólogo, pode ser que esteja se perguntando: será que vale a pena fazer faculdades de 2 anos?

A verdade é que esse modelo tem inúmeras vantagens. Por exemplo, ao optar por uma formação mais rápida você ingressa antes no mercado de trabalho e tem a oportunidade de experimentar suas habilidades, ganhar experiência e, quem sabe, até se decidir mais cedo por uma especialização na área.

Quem já trabalha e está em busca de uma promoção também sai ganhando: em pouco tempo, é possível dar aquela turbinada na carreira por meio dos estudos. ? E pode ficar tranquilo, porque o salário de tecnólogo tem a mesma valorização das outras formações.

Como consultar o preço do curso de Processos Gerenciais?

Agora, vamos tocar em um dos pontos que mais influenciam na hora de escolher uma instituição de ensino para estudar. Por mais que todos estejamos dispostos a investir nos estudos e na carreira, os valores das mensalidades importam.

Além do mais, pode ser que você associe ensino de qualidade a preços exorbitantes. A novidade é que na Anhanguera não é assim: oferecemos professores de qualidade, infraestrutura — para estudar no presencial, semipresencial ou a distância — e preços acessíveis. Aqui, acreditamos que o conhecimento deve ser acessível! ?

E já que falamos em semipresencial e a distância, fique sabendo que o curso de Processos Gerenciais está disponível em ambas e que, nessas modalidades, você gasta menos sem perder qualidade nos estudos. Adiante, explicamos melhor como elas funcionam.

Se quiser comparar essas opções, entender qual delas é a que melhor cabe no seu bolso — e oferecer o modelo de ensino mais adequado às suas características individuais — é só entrar na página oficial da Anhanguera, onde os valores são constantemente atualizados.

Em que modalidades o curso de Processos Gerenciais é oferecido?

Como dissemos ao longo deste artigo, trata-se de uma graduação como Tecnólogo, o que significa uma formação mais sucinta, com duração de apenas 2 anos. Quanto ao deslocamento para estudar, é possível escolher entre o semipresencial e o presencial.

Não há diferenças qualitativas entre as duas modalidades: ensino a distância e semipresencial oferecem as mesmas disciplinas e carga horária idêntica. Estudando em qualquer uma das duas, você vai se sentir pronto para o mercado de trabalho ao fim da graduação. Veja, abaixo, o que muda em cada uma.

Modalidade a distância

Na Educação a Distância (EAD), as aulas acontecem 100% da sua casa. O conteúdo, as interações com colegas e os encontros com professores são organizados pelo Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) da Anhanguera.

Você tem a mesma atenção da equipe docente do que teria em um curso superior presencial. A diferença é que a comunicação entre vocês se dará, principalmente, pelo Portal do Aluno. Lá, você recebe orientações, baixa os materiais em PDF e faz o upload das tarefas nas datas marcadas. Uma enorme praticidade, já que seus estudos já vêm organizados.

Modalidade semipresencial

Agora, digamos que você tenha dificuldade em organizar seus estudos apenas com um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nesse caso, há uma opção que vai exigir menos da sua autonomia, oferecendo alguns encontros presenciais.

De certa forma, é como se o semipresencial reunisse o melhor de dois mundos: a praticidade de poder cumprir uma parte grande das tarefas em casa junto a uma maior interação com professores e colegas. Nessa modalidade, os encontros dão-se entre 2 e 3 vezes na semana, com o resto do trabalho sendo feito a distância.

Como se matricular e quais os descontos o curso disponibiliza?

Há diversas formas de você começar a graduação em Processos Gerenciais na Anhanguera. Afinal, se tem uma coisa que todo aluno quer, na hora de fazer a matrícula, é comodidade. Então, veja maneiras você tem de começar a estudar agora mesmo e de quebra, conseguir alguns descontos.

Bolsa Primeiro Semestre

A Bolsa Primeiro Semestre é um incentivo especial para você dar o primeiro passo: oferecemos até 20% de desconto nas mensalidades do primeiro período de graduação.

Bolsa incentivo

E se pintar alguma dificuldade financeira depois da matrícula? Não tem problema! Para isso existe a Bolsa Incentivo, que fica disponível aos alunos durante toda a graduação. Basta comprovar que está com dificuldades de pagar para concorrer.

Bolsa Transferência

Você pode pleitear uma redução de até 30% no valor da mensalidade, caso venha para a Anhanguera a partir de outra instituição de ensino.

Vestibular tradicional

Este é o vestibular da Anhanguera realizado presencialmente. Ele dura aproximadamente 2 horas, e tem os tradicionais testes dissertativo-argumentativos.

Vestibular online

Nosso vestibular online se assemelha bastante ao teste tradicional. A diferença é que você deve terminar a prova em 1 hora, e o resultado sai logo em seguida. Sendo essa modalidade de ingresso totalmente digital, é uma opção para quem quer ter praticidade e agilidade.

Transferência externa

Se vier de outra instituição, você continua os estudos exatamente de onde parou. Não são necessárias provas para nivelar os conhecimentos nem nada do tipo.

Ingresso por nota do Enem

Apresente o seu resultado em alguma prova do Enem desde 2010 e você também concorre ao nosso vestibular. Mas tem um detalhe: a nota de corte por aqui é de 200 pontos, e você não pode ter zerado a prova de redação.

Existe uma bolsa também atrelada às notas do Enem. Quanto maior a nota no Exame, maior o desconto que você consegue para estudar com a gente. Um baita incentivo, concorda?

Venha realizar seu sonho na Anhanguera!

Como você viu, na Anhanguera oferecemos todas as comodidades aos nossos alunos e não cobramos caro por isso. Seja no modelo a distância ou presencial, você termina seu curso Tecnólogo em apenas 2 anos e já está pronto para o mercado de trabalho. ? Essa é sua grande chance de se formar e ocupar um melhor lugar profissional no futuro.

Matricule-se agora mesmo no curso de Processos Gerenciais da Anhanguera! Depois disso, é só uma questão de tempo para receber o diploma e sua carreira decolar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.