Afinal, o que faz quem estuda Artes Visuais?

pincéis representando o curso de artes visuais

O primeiro passo para entender o que faz um profissional de Artes Visuais é desmistificar essa atividade. Assim como acontece com qualquer artista, o talento do artista visual não é um dom, mas uma habilidade como qualquer outra, que nasce do trabalho duro.

Assim, neste artigo, você vai entender um pouco melhor como são o trabalho, os estudos e a rotina profissional de artistas visuais. Também vamos abordar as diferentes áreas e atribuições que necessitam do seu trabalho e representam oportunidades profissionais. Entenda!

Saiba o que faz um profissional de Artes Visuais em diferentes cargos e setores!

Ao contrário do que muitos imaginam, não se trata aqui apenas de fazer “arte pela arte”, mas de perseguir objetivos comerciais claros. Assim, o primeiro passo para se familiarizar com esse ofício é compreender que o termo “Artes Visuais” abrange vários tipos de artistas, e que não necessariamente eles são parecidos entre si.

As melhores faculdades de Artes Visuais são as que contemplam essa diversidade, pois há uma variedade de perfis que se adequariam melhor a diferentes atividades:

  • desenhistas;
  • gravuristas (especialistas nos diferentes tipos de gravura, como a xilogravura, gravura em metal ou litogravura);
  • pintores;
  • escultores;
  • ceramicistas (profissionais que trabalham com arte em cerâmica);
  • fotógrafos;
  • cineastas.

Repare que são atividades bastante diferentes. Compare, por exemplo, o ofício do cineasta com o do pintor. Ou, da mesma forma, tente perceber como são diversas as funções do ceramicista e do fotógrafo.

A faculdade de Artes Visuais fornece os estudos teóricos e técnicos necessários para que o artista desenvolva um olhar criativo sobre a realidade e experimente essas técnicas. Ao longo do tempo, é natural que ele se capacite em algumas das especialidades a seguir.

Ao se formar, o artista visual sai da faculdade como um generalista, com conhecimento sobre todos esses tipos de arte. No entanto, quase todos os profissionais acabam optando por uma ou duas habilidades dessa lista.

Não se pode dizer que ele só vá se especializar depois que sair da faculdade e se matricular em cursos de pós-graduação. Via de regra, os estudantes já chegam à faculdade tendo definido uma área de atuação, e acabam norteando os estudos acadêmicos nessa direção.

Quais as funções de quem se especializa em Desenho?

O desenhista pode ser catalogado pelo seu estilo ou pelos materiais que utiliza. Por exemplo, existe o desenho de observação (em que o desenhista tenta reproduzir fielmente a realidade) e o desenho criativo (dos artistas que trabalham em campanhas publicitárias, quadrinhos, fazendo storyboard para cinema e vídeo, etc.).

Quanto aos materiais, o desenhista pode experimentar com papel, caneta, carvão, hidrocor ou mesmo, como é mais comum atualmente, desenvolver técnicas de desenho digital. Os materiais também dependem muito da criatividade do artista, e novas formas de desenhar surgem todos os dias.

O que faz quem trabalha com Pintura?

Tecnicamente falando, o que caracteriza a pintura (e a diferencia do desenho) é o uso de pigmentos para reproduzir ou criar experiências visuais. É uma das áreas mais tradicionais das Artes Visuais, e talvez aquela cujos produtos são mais valorizados.

Pintores mundialmente famosos vendem suas obras por milhares (ou mesmo milhões) de dólares. Mas isso não significa que seja esse o único mercado possível. A pintura digital, por exemplo, está presente na ilustração dos livros e em campanhas publicitárias.

A exemplo do que acontece com o desenho, o pintor pode trabalhar com uma infinidade de materiais (no seu caso, os pigmentos, também conhecidos popularmente como “tintas”): tinta a óleo, tinta acrílica, aquarela, pintura digital, etc.

Quais as atribuições do artista visual que atua com escultura?

Uma forma de diferenciar o ofício do escultor daqueles do desenhista e do pintor é considerarmos que, diferentemente dos seus colegas, ele trabalha com representações da realidade em 3 dimensões.

Essas representações podem ser figurativas (inspiradas em e representando seres ou objetos existentes) ou completamente abstratas, constituindo-se apenas de formas, linhas ou figuras geométricas sem associação imediata com a realidade.

O que faz um fotógrafo?

A fotografia, ao contrário do que muitos acreditam, é uma atividade essencialmente artística. Mesmo os fotógrafos jornalísticos, por exemplo, transferem suas crenças e criatividade (ainda que de forma intuitiva) a uma foto de guerra ou registro cotidiano.

Sendo assim, seu ofício consiste na difícil arte de capturar quadros da realidade com pouco ou nenhum tempo de preparo. Esses quadros, as fotos, devem ser representativos de um momento, demonstrando o máximo possível de uma vivência que ali é passageira.

Quais são os cargos de quem trabalha com Cinema?

A arte do cineasta é também uma indústria mundial de proporções gigantescas. Uma das maiores receitas do entretenimento, o cinema pode ser dividido, por si só, em inúmeras especializações. Ele demanda escritores para os roteiros, maquiadores e outros.

Do ponto de vista das Artes Visuais, os profissionais envolvidos são o Diretor, o Diretor de Fotografia, os continuístas, os figurinistas (a moda também é uma área envolvida com as Artes Visuais, ainda que indiretamente), designers, editores de vídeo e outros.

A Anhanguera te ajuda a realizar o sonho da faculdade!

As Artes Visuais são uma área muito ampla, diversificada e que, com certeza, apresenta inúmeras opções de trabalho. Mas, para isso, é preciso deixar de lado os mitos que cercam o trabalho dos artistas: talento não é um dom de nascença.

Além disso, não é necessariamente verdade que o futuro artista vá se desanimar ao descobrir quanto custa a faculdade de Artes Visuais. Trata-se de uma formação com ótimo custo-benefício: a partir de R$ 129* mensais. Além disso, a Anhanguera tem diversas bolsas, convênios e descontos para ajudar a aliviar ainda mais a mensalidade.

Também não é verdade que as atividades artísticas não representam boas opções de carreira ou de ganhos financeiros. Estudando na Anhanguera, você vai perceber isso na prática, com cursos orientados para a formação dos profissionais e inserção no mercado. Um exemplo é a parceria com o Canal Conecta, portal de empregabilidade com vaga de emprego, estágio e freelancers em todo o Brasil.

E não importa se você ainda não sabe em qual das áreas pretende atuar. Os 4 anos (8 semestres) mínimos de graduação são suficientes para se descobrir enquanto artista visual e aprofundar os conhecimentos em desenho, cinema, pintura, escultura ou mesmo mais de uma dessas áreas.

Faça Artes Visuais na Anhanguera!

Agora você já sabe o que faz o profissional de Artes Visuais e de como é promissora sua carreira, bem como os benefícios de fazer parte do time de alunos Anhanguera.

Comece já sua carreira: faça o vestibular online e matricule-se no curso de Artes Visuais da Anhanguera!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 120

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.