Faculdade de Estética e Cosmética: Tudo que você precisa saber

Curso de Estética e Cosmética

O segmento de Estética e Cosmética está em alta no Brasil, e as expectativas para os profissionais são ótimas. 

Neste post, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o curso Tecnólogo em Estética e Cosmética. Você vai aprender sobre as particularidades de estética, as práticas e as aplicações cosméticas mais usadas em tratamentos de embelezamento corporal, facial e capilar, entre outros serviços relacionados aos cuidados com a beleza. 

Tornar-se um esteticista com alta qualificação vai abrir portas de trabalho incríveis. Essa indústria vem crescendo no Brasil e no mundo, tanto em inovações tecnológicas quanto em número de oportunidades no mercado. 

Veja abaixo como funciona o curso Técnico de Estética e Cosmética, o mercado de trabalho e muito mais.

Como é o curso de Estética e Cosmética?

O curso superior de Estética e Cosmética forma profissionais capazes de atuar no planejamento e na execução de procedimentos de estética facial, corporal, imagem pessoal e visagismo.

A elaboração, a composição e a aplicação de cosméticos também estão entre os conhecimentos adquiridos durante o curso.

O aluno capacitado não só aprende a lidar com procedimentos práticos relacionados a materiais e a aplicações de cosméticos, mas também a gerir o relacionamento com os clientes e a fazer a gestão de finanças e administrativa das atividades como empreendedor.

Mulher fazendo tratamento estético na testa
No curso de Estética e Cosmética, o aluno é capacitado a realizar procedimentos

Quais os tipos de Graduação em Estética e Cosmética?

Em Estética e Cosmética é comum encontrarmos 2 tipos de graduação: bacharelado e tecnólogo. Ambas são graduações de nível superior, oferecidas pelas universidades públicas e privadas. Abaixo listamos as principais características de cada uma delas.

Bacharelado em Estética e Cosmética

O bacharelado em Estética e Cosmética tem duração média de 7 a 8 semestres. Esse curso possui um currículo mais abrangente, oferecendo uma visão ampla, com sólida formação teórica e matérias que cobrem diversas possibilidades.

Mulheres em aula de design de sobrancelhas com professora
A modalidade bacharelado oferece formação ampla

Tecnólogo em Estética e Cosmética

O Tecnólogo em Estética e Cosmética possui um currículo mais direcionado às demandas do mercado de trabalho. É o tipo de graduação mais buscada na área. Tem uma duração média de 5 a 6 semestre e possui ênfase em disciplinas práticas.

Esse tipo de graduação é ideal para alunos que já querem começar a atuar no mercado de trabalho ou que possuem algum conhecimento prévio.

Estagiária auxiliando em tratamento facial de cliente
No curso tecnólogo, a formação é mais curta e foca em disciplinas práticas

Licenciatura em Estética e Cosmética

Para Estética e Cosmética não existe um curso de licenciatura. Para os profissionais que desejam dar aula sobre o tema, buscar uma pós-graduação para especialização é a opção mais indicada.

Licenciatura é uma modalidade de curso que tem como foco a formação de professores. É um curso de ensino superior que oferece aos alunos conteúdos direcionados à determinadas áreas do conhecimento.

A faculdade de Estética e Cosmética é boa?

A graduação de  tecnologia em Estética e Cosmética oferece qualificação nas técnicas de estética e nas aplicações de cosméticos que serão utilizadas na rotina profissional. 

Para o aluno que já possui interesse em trabalhar no setor, esse curso é o pontapé inicial para se profissionalizar e aumentar as chances no mercado.

Mas além de conhecer os detalhes sobre a formação, é bom saber como escolher uma faculdade para garantir a qualidade na qualificação profissional.

Mulher em clínica de estética com objetos ao fundo
O curso de Estética e Cosmética é ótimo para quem já trabalha na área e quer se especializar

O curso de Estética e Cosmética é aprovado no MEC?

A graduação em Estética e Cosmética é sim aprovado pelo MEC, mas é importante também consultar se a instituição de ensino que você quer escolher tem autorização para oferecer esse curso. Ser aprovado pelo MEC é requisito essencial para o seu diploma no curso de Estética e Cosmética ser respeitado no mercado de trabalho. É esse selo de aprovação que irá garantir a validade do diploma em todo território nacional, comprovando que o curso realmente atende o padrão de qualidade exigido pelos órgãos reguladores.

Por isso, antes de se matricular, verifique se a instituição e curso escolhido realmente são aprovados pelo MEC.

Aprovação do curso de Estética e Cosmética no Mercado

A aprovação do mercado em relação ao curso de Estética e Cosmética, envolve principalmente a necessidade de profissionais qualificados e formados em instituições reconhecidas.

Por se tratar de um mercado que continua em crescimento, ser graduado em um curso superior como esse é um diferencial que ajuda a encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Qual o perfil ideal do aluno de Estética e Cosmética?

O perfil ideal para o aluno de Estética e Cosmética está relacionado principalmente ao tamanho de seu interesse pelo universo da beleza e dos cuidados pessoais. 

Além disso, o curso superior de Estética e Cosmética se enquadra na área de saúde. Isso significa que o aluno vai se envolver também com assuntos da biologia e química, e o interesse por esses temas pode ajudar durante o curso.

Outro ponto, é a possibilidade de empreender no segmento. Ter um perfil profissional apto para a atividade de empreendedor também pode ser interessante. Iniciativa, planejamento, liderança e persistência são características que fazem parte desse perfil.

Empresária mexendo em computador no escritório
Ter um perfil empreendedor pode gerar novas oportunidades para quem atua na área

Personalidade do aluno da área de Estética e Cosmética

Para ser um bom profissional de Estética e Cosmética, o aluno pode se beneficiar de algumas características, como por exemplo:

  • Gostar de cuidar das pessoas;
  • Ter boas habilidades manuais;
  • Gostar de estudar e se manter sempre atualizado;
  • Agir com ética e responsabilidade;
  • Ser concentrado;
  • Ser paciente;
  • Ser discreto;
  • Ter empatia.

Essas características são necessárias, pois essa profissão lida com bem-estar, vaidade e autoestima. E como a missão é deixar as pessoas mais bonitas e saudáveis, é fundamental que o profissional tenha uma personalidade que passe confiança, além de se interessar por inovação, já que é uma área com frequentes avanços tecnológicos, lançamento de produtos e surgimento de novas tendências.

Mulher fazendo análise em microscópio de laboratório
A área de Cosmética está em constante inovação e tem diversas tecnologias novas

Rotina de estudos para quem estuda Estética e Cosmética

A rotina de estudos durante o curso de Estética e Cosmética pode variar conforme a grade das matérias de cada semestre e com a modalidade das aulas (presencial, semipresencial ou EAD).

Algumas matérias com foco prático, por exemplo, irão acontecer apenas na modalidade presencial ou semipresencial, o que irá exigir um pouco mais de dedicação do aluno.

Para aulas que acontecem online, como nos cursos EAD, é o próprio aluno que precisará organizar sua rotina de estudos, adequando e planejando seus horários para melhor se desenvolver durante o curso.

Mulher fazendo tratamento na testa em aula de estética
Os cursos presencial e semipresencial contam com matérias práticas, que exigem a organização do aluno

Quais as modalidades de estudo para Estética e Cosmética?

O curso de Estética e Cosmética pode ser praticado em diferentes modalidades. O perfil de cada aluno é diferente, então busque a modalidade que melhor se encaixe a sua rotina.

Dá para fazer o curso de Estética e Cosmética EAD?

O Tecnólogo de Estética e Cosmética é oferecido por algumas instituições na modalidade EAD, assim como a maioria dos cursos atualmente.

Essa modalidade é mais indicada para quem prioriza flexibilidade durante o curso. Por ser 100% online, os alunos podem fazer as aulas no horário que melhor se encaixe a sua rotina. 

E para facilitar o acompanhamento das aulas, a maioria das universidades oferecem um ambiente digital estruturado que conta com ferramentas para tirar dúvidas e discutir os conteúdos com outros alunos.

Aluna fazendo aula online em casa
No curso EAD, o aluno pode adequar o estudo ao seu próprio horário

Existe o curso de Estética e Cosmética Presencial?

A modalidade presencial para Estética e Cosmética é a mais oferecida pelas instituições de ensino. 

Durante o curso, algumas disciplinas podem envolver aulas práticas, e a modalidade presencial é a mais indicada para esses casos. 

Entretanto, ao contrário da modalidade EAD, no curso presencial não existe flexibilidade para acompanhamento das aulas. Afinal, as aulas são realizadas de forma física no campus da universidade. 

O ponto positivo é que essa modalidade permite ao aluno ter maior interação com colegas e professores, além de acesso a recursos e infraestrutura da instituição. 

Tem o curso de Estética e Cosmética no modelo Semi Presencial?

A faculdade de Estética e Cosmética semipresencial oferece vantagens exclusivas para os alunos. Geralmente, quem precisa do convívio com colegas e professores para ter um aprendizado efetivo, mas possui uma rotina atribulada, escolhe o semipresencial por conta da possibilidade de misturar a educação presencial e EAD. 

O aluno precisa comparecer a uma das unidades da faculdade poucos dias na semana para realizar atividades avaliativas e provas. A outra parte do curso acontece de forma online.

Mulher fazendo prova em faculdade
As provas e outras atividades na modalidade semipresencial podem acontecer na faculdade

Na Anhanguera, por exemplo, o curso de Estética e Cosmética tem duração média de 3 anos e é oferecido na modalidade semipresencial. Aulas, atividades e provas são realizadas tanto no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) quanto em uma das unidades da faculdade.

Qual a duração e as matérias do curso de Estética e Cosmética?

A duração média do curso de Estética e Cosmética é de 6 semestres (3 anos). Geralmente, o curso é organizado a partir de uma abordagem completa e minuciosa da área de Estética e Cosmética. O estudante aprende os principais cuidados com a região facial, corporal e capilar, além de conhecimento sobre mercado e a indústria do segmento. 

Homem fazendo tratamento estético na testa
O curso conta com disciplinas em várias áreas, como cuidado facial

As matérias tratam de assuntos relacionados à nutrição, fisiologia, anatomia e farmacologia. O aluno entende o funcionamento do organismo e processos como o envelhecimento e a recuperação de lesões da pele. 

Confira abaixo algumas matérias que compõem a grade curricular de Estética e Cosmética na Anhanguera:

1º semestre (240h)

  • Imagem Pessoal e Saúde
  • Ciências moleculares e celulares
  • Ciências morfofuncionais dos sistemas tegumentar, locomotor e reprodutor
  • Optativa I

2º semestre (240h)

  • Imagem pessoal e visagismo
  • Métodos aplicados à estética corporal
  • Técnicas de massagem
  • Optativa II

3º semestre (440h)

  • Eletrotermofototerapia
  • Cosmetologia estética
  • Metodologia aplicada à estética corporal
  • Recursos estéticos manuais
  • Projeto De Extensão I-Estética e Cosmética
  • Optativa III

4º semestre (360h)

  • Bioética e biossegurança
  • Terapias alternativas e qualidade de vida
  • Sociedade brasileira e cidadania
  • Cosmetologia aplicada nas intervenções estéticas
  • Estética facial
  • Técnicas aplicadas à estética facial

5º semestre (360h)

  • Técnicas aplicadas à estética capilar
  • Atualidades em estética
  • Cosmetologia aplicada nas disfunções estéticas
  • Prática clínica em terapias alternativas e qualidade de vida
  • Projeto De Extensão II-Estética e Cosmética

6º semestre (360h)

  • Drenagem linfática
  • Estética aplicada nas intervenções médicas
  • Prática clínica em estética facial
  • Prática clínica em estética corporal
  • Prática clínica em imagem pessoal e visagismo
  • Optativa IV
Mulher comparando cartela de cor de cabelo com cliente
No 2º semestre do curso da Anhanguera, uma das matérias é Imagem pessoal e visagismo

Quais as possibilidades de especialização em Estética e Cosmética?

Em Estética e Cosmética existem muitas possibilidades de especialização.

Durante o curso o aluno aprende sobre diversos aspectos da da profissão, além de desenvolver habilidades que serão úteis na atuação profissional, como, por exemplo: 

  • Executar procedimentos manuais de embelezamento facial e capilar conforme as necessidades dos pacientes;
  • Promover a saúde a partir de conhecimentos e de práticas de higiene, beleza e autoestima do ser humano;
  •  Conhecer a composição cosmética na interpretação da formulação;
  •  Aplicar cosméticos por meio de técnicas e massagens apropriadas;
  • Realizar a avaliação de pele e identificar a necessidade de auxílio profissional em estética e cosmética;
  •  Planejar programas de educação estética aplicadas a indivíduos e a grupos;
  • Exercer a assessoria e a consultoria nas áreas da estética e cosmética;
  • Desenvolver pesquisas no setor da estética e cosmética.
Pesquisadores fazendo teste de cosmético em laboratório
Uma das possibilidades de especialização da carreira é estudar a composição dos cosméticos

O desenvolvimento dessas habilidades gera inúmeras possibilidades que facilitam na escolha de uma especialização, mas o principal é considerar os assuntos e matérias que geraram mais identificação. 

Veja, a seguir, as principais especializações em Estética e Cosmética.

Esteticista facial

A tarefa do esteticista profissional é executar os procedimentos para melhorar o aspecto físico do paciente, algo que se reflete diretamente no seu bem-estar. Para o esteticista facial, é preciso adequar os procedimentos às particularidades da pele do rosto. 

O profissional deve criar tratamentos personalizados para cada paciente, avaliando de forma criteriosa o problema e as expectativas de cada um. Assim, é possível melhorar a aparência facial e prevenir o surgimento de rugas e de linhas de expressão. 

Em estética facial existe o conjunto de práticas de visagismo, um tipo de tratamento que visa buscar a imagem harmônica e personalizada do rosto de um paciente, de acordo com cada linha, formato e tom da sua pele. 

O visagista trabalha com maquiagem, cosméticos, corte de cabelo e design de sobrancelhas para encontrar a beleza que leve bem-estar e autoconfiança para cada um, sempre respeitando o tipo físico e as expectativas do paciente.

Esteticista corporal

O esteticista corporal trabalha com um conjunto de tratamentos para combater gordura localizada, celulite e flacidez corporal, melhorar a aparência da pele e atenuar qualquer outro incômodo estético que comprometa o bem-estar do paciente. 

Existem tratamentos corporais simples e avançados. A tarefa do esteticista corporal é realizar uma avaliação dos seus pacientes para propor a solução mais adequada às suas necessidades e às suas expectativas com os resultados. 

Tratamentos com laser, massagem modeladora, ultrassom e estímulos elétricos fazem parte da rotina de um esteticista corporal. 

Massagem corporal

Há profissionais que se especializam na massagem estética, prática que está no foco da massoterapia. Esse tratamento visa atingir por meio de massagens específicas as camadas profundas da pele, melhorando a circulação sanguínea em determinadas regiões do corpo.

O massagista usa técnicas específicas de massagem, cremes e instrumentos como rolos, bolinhas e luvas para potencializar o efeito do tratamento.

Maquiagem profissional

O profissional formado em Estética e Cosmética também pode trabalhar com maquiagem profissional. Esse é um campo de atuação amplo, pois é possível trabalhar com noivas, em bastidores de programas e até em aulas para novos profissionais. 

Muita gente oferece o serviço de maquiagem profissional sem qualificação. Porém, não basta gostar de maquiagem e saber fazer uma make em outras pessoas. A qualificação favorece a credibilidade do serviço realizado e a fidelização de clientes no caso de maquiadores autônomos.

Mulher fazendo maquiagem em outra
A qualificação em Estética ajuda a dar credibilidade a quem trabalha com maquiagem profissional

Além de Estética e Cosmética, a qualificação em Embelezamento e Imagem Pessoal pode contribuir para a atuação em maquiagem profissional.

Quais as principais áreas para recém-formados em Estética e Cosmética?

As principais áreas de atuação para os recém-formados em Estética e Cosmética estão ligadas principalmente a espaços relacionados à promoção da saúde e do bem-estar. 

O aumento da consciência corporal e da preocupação com a imagem pessoal vem abrindo cada vez mais espaço e diversificação para a atuação do profissional de Estética, que pode exercer funções tais como: 

  • Consultoria
  • Estética corporal e massagem
  • Estética pré e pós cirúrgica
  • Estética facial
  • Terapia capilar
  • Depilação
Homem fazendo depilação de barba a laser
O profissional em Estética e Cosmética pode atuar com diversas funções, como depilação

No geral, depois da graduação, o recém-formado pode trabalhar como autônomo ou em uma equipe multidisciplinar, que envolve profissionais de saúde, como dermatologistas, cirurgiões plásticos e nutricionistas. E são muitas as instituições que necessitam desses profissionais: 

  • Salões de Beleza
  •  SPAs
  • Centros de Estética
  • Clínicas dermatológicas
  • Clínicas de cirurgia plástica
  • Academias
  • Hotéis e resorts
  • Indústrias de cosméticos e equipamentos
  •  Outros espaços relacionados à promoção da saúde e do bem-estar

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

As faculdades públicas e privadas possuem particularidades, e cabe ao aluno considerar essas características para tomar a melhor decisão na hora de estudar. 

As faculdades públicas são muito mais concorridas. Já as faculdades privadas possuem muito mais vagas disponíveis, o que torna o ingresso a uma instituição privada mais simples. 

Em contrapartida, para entrar em uma faculdade privada é necessário pagar mensalidade, o que não acontece em faculdades públicas, que são gratuitas aos alunos por receberem fundos do governo. 

Nos dois casos é possível encontrar instituições de qualidade, mas é importante lembrar que o comportamento do estudante durante a graduação é o que mais influencia na qualidade da formação. Seja uma faculdade privada ou pública, se não houver dedicação por parte do aluno, dificilmente ele se tornará um profissional capacitado e de destaque no mercado.  

Faculdade Pública em Estética e Cosmética

A faculdade pública para estética e cosmética é gratuita, mas muito concorrida. E por ser uma instituição financiada pelo governo, a ausência de mensalidades é um grande atrativo. 

Dessa forma, podemos listar como principais pontos positivos para escolher uma instituição pública, além da ausência de mensalidades, a qualidade acadêmica composta por professores de renome, que aumenta o reconhecimento e valorização no mercado de trabalho. 

Já como pontos negativos, além da alta concorrência, é muito comum que instituições públicas tenham uma infraestrutura de menor qualidade e com  frequente ocorrência de greves. 

Faculdade Privada para Estética e Cosmética

A chance de entrar em uma faculdade privada em estética e cosmética é muito maior do que em uma faculdade pública. 

As faculdades privadas estão presentes em todos os estados brasileiros e em maior quantidade que as faculdades públicas, aumentando significativamente a quantidade de vagas nesse tipo de instituição. 

Apesar de existir a necessidade de pagar mensalidade para cursar uma faculdade privada, existem inúmeras possibilidades de bolsas e descontos que facilitam o ingresso nesse tipo de instituição. 

Com infraestrutura moderna, grades de horários flexíveis e corpo docente de qualidade, as faculdades particulares têm atraído cada vez mais alunos que buscam um ensino superior de destaque.

Alunos na aula da faculdade
A faculdade privada conta com diversas vantagens, como flexibilidade de horários e infraestrutura de qualidade

Quanto custa a faculdade em Estética e Cosmética?

A mensalidade do curso de Estética e Cosmética custa a partir de R$ 399,90* na Anhanguera. O valor pago pelo aluno ainda pode diminuir com os programas de bolsa de estudo ou as opções de descontos na mensalidade oferecidas pela faculdade. 

*valor sujeito a alteração.

Tem como conseguir Bolsa de Estudos em Estética e Cosmética?

Existem alguns tipos de Bolsa de Estudo para o curso de Estética e Cosmética. Na Anhanguera, por exemplo, existem muitas opções de bolsa de estudo, benefícios e convênios

Bolsa de Estudos com nota do Enem

Escolha a nota do Enem como forma de ingresso para ganhar uma bolsa de estudo de até 100% na faculdade de Estética e Cosmética. Quanto maior é a sua pontuação, maior o percentual de desconto!

Com a bolsa de 100%, você faz o curso de Estética e Cosmética do início ao fim sem precisar se preocupar com a mensalidade. Para fazer uma simulação com a sua nota, use a calculadora da Anhanguera e veja de quanto seria seu percentual de desconto.

Bolsa Transferência Externa

Bolsa de estudo de 50% da mensalidade para todos os alunos que transferem a graduação em Estética e Cosmética da faculdade de origem para a Anhanguera.

Bolsa Incentivo

Os alunos que não podem pagar o valor integral da mensalidade de Estética e Cosmética podem conquistar a Bolsa de Incentivo na inscrição. É preciso se encaixar nos critérios de renda definidos pela Anhanguera para adquirir o benefício.

Convênio com empresas parceiras da faculdade

É funcionário de uma empresa conveniada com a Anhanguera? Ótimo! Você pode ter um desconto na mensalidade de Estética e Cosmética ou outros cursos de graduação ou pós-graduação. 

O desconto na mensalidade dura até o final do curso. Se quiser conhecer o regulamento do programa, confira a seção Parcerias e Convênios do site da Anhanguera.

Desconto pontualidade

O desconto na mensalidade é destinado aos alunos da Anhanguera que quitam a mensalidade em dia. Ao pagar até o quinto dia útil do mês de vencimento, você ganha o benefício. 

É importante ressaltar que o benefício é concedido apenas aos alunos matriculados nos cursos EAD participantes da oferta.

Mulher sentada no chão anotando em calendário com contas e calculadora `a frente
Para alunos da Anhanguera que pagam até o 5º dia útil, é possível conseguir desconto de pontualidade

Descontos para militares e servidores públicos

Desconto exclusivo para estudantes da Anhanguera que trabalham no setor militar ou que atuam como servidores públicos no âmbito federal, estadual ou municipal.

O percentual de desconto é aplicado para os cursos presenciais e a distância da Anhanguera. Além disso, o abatimento pode se estender ao cônjuge ou filhos de até 24 anos.

Amigo Vale-Prêmio

No programa Amigo Vale-Prêmio, quem estuda na Anhanguera pode ganhar desconto na mensalidade indicando a matrícula na faculdade para colegas e familiares. Para o desconto ser efetivo, a indicação precisa se enquadrar nos critérios do programa.

Isenção de matrícula

Participe do período de pré-matrícula da Anhanguera e garanta sua isenção na taxa de matrícula. É uma oportunidade de garantir sua vaga na faculdade antes da maioria dos candidatos e ainda ganhar um descontinho.

Como entrar em Estética e Cosmética?

Existem várias maneiras de ingressar no curso de Estética e Cosmética. Confira abaixo, com mais detalhes, como garantir sua vaga:

Enem

O processo de ingresso no curso de Estética e Cosmética utilizando a nota do Enem na Anhanguera é bem simples. Na hora de se inscrever para o curso, você só precisa selecionar a opção de inscrição usando a nota do Enem, completar o cadastro e confirmar a matrícula. 

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, onde as notas podem ser utilizadas para ingressar em universidades públicas e privadas que adotam essa modalidade de seleção. 

A inscrição nesse formato é selecionada principalmente para os alunos que buscam por uma bolsa de estudo. Quanto maior a nota obtida no Enem, maior o percentual de desconto. 

Consulte as condições da Bolsa Enem, cursos elegíveis, disponibilidade e valor da mensalidade na secretaria da unidade Anhanguera de seu interesse! 

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições públicas de Ensino Superior. Ele funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e é exclusivo para participantes da última edição do Enem que não tiveram nota zero na redação. 

A inscrição acontece pelo site do SiSU, onde os interessados podem acessar as instituições e os cursos que participam do Sistema. Quando o prazo para inscrição for aberto, basta entrar no site e se inscrever.

Conforme as regras do programa, o estudante pode escolher até duas opções de curso por ordem de preferência, assim como instituição, local de oferta, turno e modalidade de concorrência. 

É possível alterar essas opções ao longo do período de inscrições, mas fica valendo a última escolha feita antes do encerramento das inscrições.  

Vestibular para Estética e Cosmética

Para prestar vestibular para Estética e Cosmética, o candidato precisa se direcionar até a universidade de sua escolha ou fazer a inscrição de maneira online pelo próprio portal da instituição. 

O vestibular é o meio mais tradicional para inscrição nas universidades. Ele pode acontecer de forma presencial ou online, e é organizado pelas próprias instituições. 

Com a inscrição feita, o aluno participa do vestibular e, se aprovado, já pode ingressar no curso.

Quais as exigências para se formar em Estética e Cosmética?

As exigências para se formar em Estética e Cosmética podem variar conforme a instituição de ensino escolhida. É necessário consultar as regras de cada instituição para obter informações específicas sobre os requisitos exigidos, como estágio obrigatório, Enade, TCC e etc. 

Estágio Obrigatório para Estética e Cosmética

O estágio obrigatório é uma atividade prática realizada pelos alunos durante o curso. Para o curso de Estética e Cosmética, é necessário verificar antes com a instituição escolhida se há ou não a obrigatoriedade de fazer o estágio. 

Mesmo em caso da não obrigatoriedade, assim como em outros cursos, fazer o estágio durante a faculdade pode gerar vários benefícios como, por exemplo, o ganho de experiência, autoconhecimento profissional e ampliação de networking. 

Esteticista auxiliando estagiária em limpeza facial
O estágio pode ser uma exigência obrigatória da faculdade para a conclusão do curso

Enade para Estética e Cosmética

Para os alunos concluintes do curso de Estética e Cosmética, participar do Enade também é obrigatório. O desempenho nesse exame não afeta a conclusão do curso, mas não fazê-lo impede o aluno de receber seu diploma. 

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que serve para avaliar os cursos de ensino superior em todo o Brasil. 

TCC de Estética e Cosmética

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Estética e Cosmética é uma exigência muito comum na faculdade, embora não seja uma etapa obrigatória em todas as instituições. 

O TCC é uma avaliação final que os estudantes passam para receber o diploma. Ele é exigido no último ano da faculdade, onde os alunos desenvolvem um trabalho acadêmico em temas específicos da área. 

O objetivo é colocar em prática os aprendizados adquiridos durante o curso. O resultado desse trabalho é entregue por escrito e, em alguns casos, também é necessário ser apresentado para uma banca de avaliadores.

Vale a pena se formar em Estética e Cosmética?

Estética e Cosmética está em crescimento no Brasil e no mundo.

“O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão”

ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos)

Agora que você já sabe como funciona essa faculdade, vai ser mais fácil entender melhor as vantagens de investir na qualificação de nível superior para esse segmento. 

A graduação reserva vantagens exclusivas para novos profissionais esteticistas do mercado. Confira quais são elas a seguir:

Networking

Fazer networking durante a graduação em Estética e Cosmética ajuda você a conseguir um estágio em uma grande empresa ou até o primeiro emprego. As relações estabelecidas nessa época podem durar por muito tempo e formar novos sócios ou investidores.

Rápido ingresso no mercado de trabalho

Um curso de Tecnólogo como Estética e Cosmética apresenta uma duração menor do que os cursos tradicionais de Bacharelado e de Licenciatura. Assim, é ideal para quem busca uma formação curta e completa para começar a trabalhar. 

A curta duração permite que a grade curricular do curso foque menos aspectos teóricos, trazendo para a sala de aula as práticas e as ferramentas aplicadas na rotina de trabalho da profissão.

Possibilidade de fazer uma pós-graduação

Depois de 3 anos de curso, você sai com o diploma superior em Estética e Cosmética. A partir daí, já pode investir em uma especialização para deixar o currículo mais atrativo. 

O MBA ou mestrado vai melhorar a credibilidade do seu trabalho, além de aumentar suas chances em concursos públicos.

Salário para formados em Estética e Cosmética

Um esteticista pode atuar em muitas áreas, e o salário desse profissional varia de acordo com a especialização e, no caso do autônomo, de acordo com o ritmo de trabalho. 

No geral, a faixa salarial do esteticista profissional no mercado brasileiro fica entre R$ 1.683,00* e R$ 3.068,00*, segundo levantamento do site Salário

O maquiador profissional chega ao teto salarial de R$ 3.648,55*, enquanto o salário do massoterapeuta chega a R$ 3.058,87*. 

*valores sujeito a alteração.

Investimento Vs Retorno do curso de Estética e Cosmética?

Levando em conta que o tecnólogo de Estética e Cosmética dura apenas 3 anos, e durante o curso já é possível estagiar e começar a trabalhar na área, as possibilidades de retorno sobre o investimento feito nessa faculdade são bem significativas. 

Conforme já citamos anteriormente, o mercado de estética e cosmético continua em ascensão no Brasil, tornando o país o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). 

Podemos dizer que esse contexto favorece novas pesquisas no setor, além de apontar para uma demanda crescente pelos serviços e profissionais qualificados. Para aqueles que arregaçarem as mangas e buscarem especialização, as chances de retorno e crescimento são ainda maiores. 

Mulher fazendo tratamento facial em clínica
O Brasil é o 4º maior mercado de beleza do mundo, o que garante oportunidades de atuação e o desenvolvimento da carreira em Estética e Cosmética

Por que cursar Estética e Cosmética?

Se você ainda não sabe por onde começar, não tem problema. A seguir, vamos explicar por que é tão importante estudar em uma faculdade com todos os diferenciais da Anhanguera. Confira e tire suas dúvidas.

Preparação para o mercado de trabalho

Podemos enumerar as iniciativas oferecidas ao aluno da Anhanguera com foco na qualificação para o mercado. São oportunidades de aprender, de treinar e de buscar oportunidades reais de trabalho. Veja logo abaixo:

Trilhas de Carreira: certificações gratuitas, exclusivas e 100% online para você desenvolver competências técnicas que o mercado de trabalho procura e ainda deixar seu currículo profissional mais atrativo;

Aula Destaque: conteúdo exclusivo para alunos da Anhanguera com profissionais conceituados em várias áreas do mercado de trabalho;

Habilidades Digitais ou Estudos Dirigidos (ED’s): atividades extracurriculares online e exclusivas sobre competências exigidas por grandes empresas, como Design Thinking, Marketing Digital e Mindset Ágil.

Sistema de avaliação focado no aluno

A Anhanguera tem um sistema de avaliação continuada composto por provas por cada disciplina e atividades avaliativas, com o objetivo de recompensar os alunos de forma justa e construtiva para o aprendizado. 

Os conteúdos levados para a sala de aula refletem os desafios, os problemas e as soluções que a profissão enfrenta na vida real. Os professores e tutores EAD estão capacitados para oferecer o apoio de que o estudante precisa em cada fase da sua formação.

Professores especialistas

O corpo docente da Anhanguera para o curso de Estética e Cosmética é formado por professores com titulação de mestres e doutores em suas respectivas áreas de ensino. Eles ficam responsáveis por ministrar e planejar as aulas, corrigir provas e atividades avaliativas, orientar os alunos e preparar os materiais de apoio.

Acesso à Biblioteca Virtual

Os alunos da modalidade a distância na Anhanguera ganham acesso à biblioteca virtual da faculdade. O acervo coleciona documentos eletrônicos organizados conforme o conteúdo e a sua identificação descritiva, como e-books, monografias, imagens e vídeos, normas para trabalhos científicos e revistas.

Se você tem aptidão para a área de saúde e se interessa por tratamentos de beleza, garanta sua vaga na faculdade de Estética e Cosmética na Anhanguera. Esse é um segmento em alta e que precisa de novos talentos. 

Veja também: saiba mais sobre o curso de Estética e Imagem Pessoal na Anhanguera!

Seja um profissional de Estética e Cosmética! Faça agora sua inscrição online no vestibular da Anhanguera e venha se preparar com nossos especialistas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 95

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados