Faculdade de Marketing: Saiba tudo e mais um pouco desse curso

Faculdade de Marketing

A faculdade de Marketing é uma escolha popular para aqueles que desejam mergulhar no mundo dos negócios e das estratégias de venda. Com a crescente importância do marketing digital e a necessidade de se destacar em um mercado competitivo, essa graduação oferece aos estudantes uma ampla gama de conhecimentos e habilidades essenciais para se tornarem profissionais de sucesso.

Se você tem interesse em entender como as empresas constroem e promovem suas marcas, identificam oportunidades de mercado e se comunicam com o público-alvo, a faculdade de Marketing é uma escolha promissora. Neste texto, iremos explorar o que a faculdade de Marketing tem a oferecer, abordando desde a carga horária de disciplinas até as oportunidades de carreira para os recém-formados.

Como é a faculdade de Marketing?

A faculdade de Marketing é voltada para o estudo e a aplicação de estratégias relacionadas à promoção, venda e posicionamento de produtos e serviços no mercado. Tendo como base o estudo das ciências sociais, essa área é responsável por preparar profissionais capacitados para conseguirem  compreender e atender aos consumidores com base nas tendências do mercado.

Marketing se trata de uma área multidisciplinar que combina elementos de negócios, psicologia, economia, comunicação social e análise de dados. Dessa forma, quem escolhe essa graduação, adquire conhecimentos que vão contribuir com o estudo do comportamento dos clientes, técnicas de negociação, competitividade, posicionamento de marca, entre outros.

Homem analisando gráficos em computador
A faculdade de Marketing é multidisciplinar e combina análise de dados, comunicação, entre outras áreas

Quais os tipos de Graduação em Marketing?

A faculdade de Marketing pode ser dividida em dois tipos: o bacharelado e o tecnólogo. Ambos são cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e proporcionam uma formação adequada para ingressar no mercado de trabalho na área de Marketing. No entanto, não se encontra faculdade de Marketing com foco em licenciatura. Entenda um pouco melhor a seguir.

Bacharelado em Marketing

O bacharelado em Marketing é a graduação mais comum e abrangente, com duração média de 4 anos. Os estudantes têm a oportunidade de adquirir conhecimentos em estratégias de marketing, análise de mercado, comportamento do consumidor, comunicação, entre outros temas. O bacharelado em Marketing é ideal para quem busca uma formação mais abrangente e aprofundada na área.

Tecnólogo em Marketing

Já o tecnólogo em Marketing é uma opção de graduação mais voltada para o mercado de trabalho, com duração média de 2 a 3 anos. Os estudantes aprendem as principais técnicas e ferramentas de marketing utilizadas nas empresas, com ênfase em estratégias de promoção, vendas, branding e marketing digital. O tecnólogo em Marketing é uma boa alternativa para quem busca uma formação mais rápida.

Licenciatura em Marketing

No contexto brasileiro, não existe uma licenciatura para a faculdade de Marketing. No entanto, existem cursos na área de Comunicação e Publicidade e Propaganda nos quais você encontra esse tipo de graduação com mais facilidade. Embora essas graduações tenham uma abordagem mais voltada para a comunicação, elas podem abranger conteúdos de marketing em seu currículo.

Professora dando aula de Marketing
Não há licenciatura em Marketing, mas como disciplina, ele pode ser ensinado em cursos relacionados à Comunicação

A faculdade de marketing é boa?

A faculdade de Marketing pode ser uma excelente escolha para aqueles interessados em ingressar no campo dos negócios e da estratégia de vendas. Quando avaliando a qualidade de um curso, é importante levar em consideração dois aspectos principais que farão a diferença no momento de escolher o seu curso, são eles: a aprovação do MEC e a aprovação de Marketing no mercado.

A faculdade de Marketing tem aprovação do MEC?

Ao escolher a faculdade de Marketing, é importante verificar se a instituição de ensino é reconhecida pelo MEC, garantindo que o curso atende aos padrões de qualidade exigidos. A aprovação do MEC é um indicador que atesta a qualidade e a validade do curso. O MEC avalia diversos critérios, como corpo docente qualificado, infraestrutura adequada, projeto pedagógico consistente e qualidade do ensino. 

Aprovação de Marketing no Mercado

Não há dúvidas de que o profissional de marketing desempenha um papel vital em quase todas as indústrias. Por isso, as habilidades desse profissional estão e sempre serão muito requeridas pelas marcas de qualquer segmento. Mas lembre-se que o sucesso no mercado de trabalho também depende da dedicação do estudante e a busca por experiências práticas.

Não há dúvidas que as habilidades e conhecimentos adquiridos na faculdade de Marketing são valorizados pelas empresas, buscando profissionais capazes de desenvolver estratégias eficazes de marketing, gerenciar marcas e se adaptar às rápidas mudanças do mercado. 

Jovens profissionais em torno de painel com notas coloridas
Profissionais estratégicos e que sabem se adaptar às mudanças são valorizados no mercado

Qual o perfil ideal de aluno de Marketing?

Existem algumas características ideias para o perfil de um aluno de Marketing, mas claro que isso pode variar e não ser uma regra, a depender de cada estudante. A seguir vamos te mostrar uma lista de características que são podem facilitar a vida do aluno:

  • Deve ter interesse pelo mundo dos negócios, estar atualizado sobre as tendências do mercado e ter uma mente voltada para a estratégia;
  • Ter habilidades criativas para pensar fora da caixa, gerar ideias originais e desenvolver estratégias de marketing impactantes;
  • Ter habilidades de comunicação eficazes para transmitir mensagens de forma clara e persuasiva;
  • Ter habilidades analíticas para interpretar dados de mercado, realizar pesquisas de mercado e medir o impacto das campanhas de marketing; 
  • Ser curioso e adaptável para estar disposto a aprender constantemente, acompanhando as novas tendências sociais e ferramentas de marketing.
Mulher analisando notas autoadesivas coladas em vidro
Pensar fora da caixa e ter capacidade analítica são habilidades valorizadas em Marketing

Rotina de estudos para quem estuda Marketing

A rotina de estudos de um aluno da graduação em Marketing geralmente envolve uma combinação de aulas teóricas, práticas, projetos e estudos independentes. Dessa forma, essa rotina de estudos pode incluir os seguintes afazeres:

  • Participação em aulas presenciais ou virtuais, onde serão ministradas as disciplinas teóricas e práticas relacionadas ao Marketing.
  • Realização de projetos individuais ou em grupo, que podem envolver a criação de campanhas de marketing, pesquisas de mercado, desenvolvimento de estratégias, entre outros.
  • Estudo independente, onde haverá a leitura de livros e artigos recomendados pelo professor, pesquisa de tendências e práticas atuais da área.
  • Participação em eventos e palestras relacionados ao Marketing, que podem proporcionar networking e insights adicionais sobre a indústria.
Grupo de alunos analisando informações de projeto
Projetos em grupo e criação de campanhas de marketing fazem parte da rotina de estudos da graduação

A rotina de estudos pode variar dependendo da carga horária do curso e das atividades extracurriculares oferecidas pela instituição de ensino. É importante ter um planejamento e uma organização eficaz para equilibrar as demandas acadêmicas, práticas e pessoais ao longo do curso.

Quais as modalidades de estudo para Marketing?

A faculdade de Marketing pode ser oferecida em diferentes modalidades de estudo, incluindo o Ensino a Distância (EAD), o Ensino Presencial e o Ensino Semipresencial. No entanto, vale ressaltar que a disponibilidade dessas modalidades pode variar de acordo com a instituição de ensino. Confira a seguir as peculiaridades para cada modalidade de ensino para o curso de Marketing.

Dá para cursar Marketing EAD?

No Marketing EAD, as aulas e o conteúdo do curso são disponibilizados online, por meio de plataformas de aprendizagem. Dessa maneira, permite que os estudantes estudem de maneira remota, de acordo com sua própria disponibilidade de tempo, organizando seus horários. 

Além disso, as interações com os professores e colegas geralmente ocorrem através das plataformas virtuais, como fóruns de discussão, videoconferências e chat. O EAD oferece flexibilidade para aqueles que têm outras responsabilidades, como trabalho ou família, e preferem estudar no seu próprio ritmo.

Aluno assistindo a videoaula em computador
No EAD, é possível estudar Marketing no horário que você quiser, por meio de atividades em plataforma

Existe Marketing Presencial?

Na modalidade presencial da faculdade de Marketing, as aulas ocorrem fisicamente em uma instituição de ensino. Os estudantes frequentam as aulas presencialmente, participam de discussões em sala de aula e têm acesso a laboratórios, bibliotecas e outros recursos disponíveis no campus. O ensino presencial permite uma interação mais direta com os professores e colegas, favorecendo a troca de experiências e o networking.

Tem Marketing Semipresencial?

A faculdade de Marketing semipresencial fornece aos estudantes aulas presenciais em determinados dias da semana e complementam seus estudos por meio de atividades online. Essas atividades podem incluir aulas gravadas, materiais de estudo online, discussões em fóruns virtuais e trabalhos individuais ou em grupo. 

Dessa forma, fica claro como o ensino semipresencial também oferece uma flexibilidade maior em relação ao ensino presencial. Com isso, permite que os estudantes tenham um equilíbrio entre as demandas acadêmicas e outras responsabilidades, pois podem organizar seu cronograma.

Qual a duração e as matérias da faculdade de Marketing?

A faculdade de Marketing tem uma média de duração de 2 a 4 anos a depender do tipo de graduação que você escolhe fazer. Com isso, as matérias ofertadas e o tempo de hora/aula que ela terá pode variar. No entanto, confira a seguir as matérias e respectiva carga horária por semestre, com base nas matérias oferecidas pela Anhanguera.

1º semestre (360h)

  • Gestão de Projetos
  • Legislação Empresarial Aplicada
  • Métodos Quantitativos
  • Optativa I
  • Projeto Integrado – Ideação

2º semestre (360h)

  • Gestão Mercadológica na Era Digital
  • Gestão de Pessoas
  • Optativa II
  • Matemática Financeira
  • Projeto Integrado – Projeto

3º semestre (500h)

  • Sistemas de Informação Gerencial
  • Marketing Digital
  • Marketing Estratégico
  • Estratégia Empresarial e Negociação
  • Marketing de Produtos e Serviços
  • Modelos de Gestão
  • Pesquisa e Inteligência De Marketing
  • Projeto de Extensão I – Marketing

4º semestre (500h)

  • Comportamento do Consumidor
  • Pesquisa em Comunicação e Comportamento do Consumidor
  • Trade Marketing
  • Empreendedorismo e Inovação
  • Sociedade Brasileira e Cidadania
  • Gestão de Relacionamento Com o Cliente
  • Optativa III
  • Projeto de Extensão II – Marketing
Pessoa tocando em última estrela amarela de cinco
Comportamento do Consumidor é uma área muito importante, que você estuda no 4º semestre do curso na Anhanguera

Lembrando que os detalhes específicos do curso, como grade curricular, quantidade de semestres e carga horária, podem variar de acordo com a faculdade escolhida. Portanto, é recomendável obter informações mais precisas sobre o curso de Marketing na instituição de ensino que você está interessado.

Quais as possibilidades de especialização em Marketing?

“O marketing não é mais sobre as coisas que você faz, mas sobre as histórias que você conta.”

Seth Godin

O campo do Marketing oferece diversas possibilidades de especialização que vão mostrar ao profissional a importância de contar histórias envolventes e impactantes como uma estratégia poderosa no campo do marketing e nas propagandas. Para os que desejam aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas, existem algumas áreas de especialização em Marketing importantes, são elas:

  • Marketing Digital: Essa área faz uso da tecnologia em marketing. Ela abrange estratégias de marketing voltadas para plataformas online, como mídias sociais, marketing de conteúdo, SEO, publicidade digital, e-mail marketing, análise de dados e métricas digitais.
  • Branding e Gestão de Marca: Nessa especialização, os profissionais se concentram na construção, gestão e posicionamento de marcas, desenvolvendo estratégias de marketing para fortalecer a percepção da marca no mercado.
  • Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor: Essa especialização se concentra no estudo do comportamento dos consumidores e nas técnicas de pesquisa de mercado. 
  • Marketing de Produto: Nessa especialização os profissionais aprendem a realizar análises de mercado, identificar oportunidades, definir estratégias de posicionamento, realizar testes e pesquisas, bem como desenvolver planos de marketing.
  • Marketing Internacional: O foco está nas estratégias de marketing para empresas globais. Os profissionais aprendem sobre os desafios e as oportunidades do marketing em diferentes culturas e adaptam estratégias.
Painel com várias marcas internacionais
Em gestão de marca e Branding, o profissional trabalha com o posicionamento de uma marca no mercado

Essas são apenas algumas das possibilidades de especialização em Marketing. As opções podem variar dependendo das demandas do mercado e do interesse pessoal. É válido pesquisar as opções disponíveis na instituição do seu agrado, além de considerar o perfil profissional para escolher a especialização mais adequada.

Quais as principais áreas para recém-formados?

Os recém-formados em Marketing têm diversas opções de áreas de atuação, pois o campo do Marketing abrange uma ampla gama de setores e indústrias. Aqui estão quatro das principais áreas em que esses profissionais em Marketing podem encontrar boas oportunidades após a sua formação:

  • Gerenciamento de Marca: Trabalhar no gerenciamento de marcas envolve construir, posicionar e promover marcas de produtos ou serviços.
  • Marketing Digital: Com o crescimento contínuo do marketing online, áreas como mídias sociais, marketing de conteúdo, SEO, publicidade digital, análise de dados e estratégias voltadas para o ambiente digital são boas opções.
  • Marketing de Produto: Nessa área, os profissionais se concentram no desenvolvimento e lançamento de novos produtos ou na gestão de linhas de produtos existentes.
  • Comunicação e Publicidade: Trabalhar na área de comunicação e publicidade envolve o desenvolvimento e a execução de estratégias de comunicação eficazes para promover produtos, serviços ou marcas.
Mulher mexendo em celular e anotando em caderneta
A área de Marketing Digital tem ótimas oportunidades para quem se forma em Marketing

Claro que não podemos deixar de fora a possibilidade de ser autônomo e lidar com a administração do seu próprio negócio. Porém, se você quer saber mais detalhes sobre as áreas de atuação em Marketing para você se especializar, não deixe de conferir o conteúdo completo em nosso site!

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

Saber se é melhor ingressar na faculdade pública ou privada, depende de alguns fatores pessoais do estudante. Não há dúvidas de que ambas têm vantagens e desvantagens, mas existem dois fatores relevantes no momento dessa decisão: o reconhecimento do MEC (consulte através do site do eMEC) e boas notas na avaliação do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Faculdade Pública em Marketing

As faculdades públicas em Marketing contam com vantagens como: reputação consolidada, grande escala de professores renomados, menor custo ou gratuidade, bom networking. No entanto, também leva em consideração três desvantagens consideráveis, são elas:

  • Concorrência: Devido à sua reputação e menor custo, os cursos em faculdades públicas podem ser altamente concorridos. Isso pode dificultar a entrada no curso desejado, por haver maior competitividade.
  • Greves e paralisações: É muito comum que, por motivos políticos, ocorram greves e paralisações durante o ensino em uma universidade pública, independente do curso escolhido.
  • Flexibilidade curricular: Algumas faculdades públicas podem ter uma grade curricular mais rígida e menos flexibilidade na escolha de disciplinas eletivas.

Faculdade Privada para Marketing

Já a faculdade privada, apesar de ter maior custo, costuma contar com as mesmas vantagens que a universidade pública (reputação consolidada, professores renomados, bom networking), se você souber escolher bem. Além de contarem com melhor infraestrutura, algumas delas também oferecem opções de cursos de pós-graduação, como MBAs e mestrados, assim como a Anhanguera.

Professor dando aula em faculdade
Além de professores renomados, a faculdade privada pode contar com melhor infraestrutura

Quanto custa a graduação em Marketing?

O custo da graduação de Marketing vai de R$ 200,00 a até R$ 4.000,00. Esses valores vão oscilar a depender de fatores como: localização, reputação da universidade, modalidade de ensino escolhida, entre outros. No entanto, existem alguns benefícios oferecidos para aqueles estudantes de baixa renda poderem se inscrever nas faculdades privadas.

Bolsa de Estudos

Existem várias possibilidades de bolsas de estudos e programas de benefícios que podem auxiliar os estudantes a cursarem a graduação em Marketing em uma universidade privada. Algumas das principais opções incluem:

  • Bolsas de estudos institucionais: Faculdades privadas oferecem bolsas de estudos parciais ou integrais para alunos com bom desempenho acadêmico, levando em consideração o perfil socioeconômico.
  • Programas governamentais de bolsas e financiamento: Existe o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) que oferece empréstimos estudantis com taxas de juros mais baixas e condições favoráveis. Além do Programa Universidade para Todos (ProUni) que visa beneficiar estudantes de baixa renda oferecendo uma bolsa.
  • Bolsas oferecidas por empresas: Algumas empresas estabelecem parcerias com universidades e oferecem bolsas para os estudantes.  Elas podem ser concedidas a candidatos que tenham demonstrado bom desempenho acadêmico ou podem estar ligados a determinadas áreas de estudo. 

Os requisitos e a disponibilidade das bolsas de estudo podem diferir entre as instituições e tipos de programas. Por isso, é recomendado realizar pesquisas e entrar em contato direto com cada entidade a fim de obter informações precisas sobre as oportunidades de bolsas de estudo disponíveis e os critérios necessários para a candidatura.

Como entrar em Marketing?

Para ingressar na faculdade de Marketing é preciso realizar os vestibulares específicos da instituição ou fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e colocar a sua nota no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Confira mais detalhes a seguir sobre cada possibilidade.

Enem

O exame do Enem acontece todo ano e dá a possibilidade dos estudantes ingressarem, com uma única prova, em diferentes universidades públicas e privadas que adotam esse modelo de ingresso. Dessa forma, é necessário realizar o exame e utilizar a pontuação no Sisu para ver em qual universidade você está apto para entrar em Marketing.

Tela de app do Enem em celular com caneta por cima
O Enem é um meio de ingressar tanto em universidades públicas quanto privadas

Sisu

O Sisu é um sistema gerenciado pelo MEC que utiliza as notas do Enem para a alocação de vagas em instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Após a realização do exame, o sistema classifica os candidatos com base em suas notas e nas pontuações mínimas estabelecidas pelas instituições de ensino, preenchendo as vagas disponíveis.

Vestibular para faculdade de Marketing

Além do Sisu, muitas universidades, principalmente as privadas, promovem seus vestibulares específicos. Eles se tratam de provas avaliativas que fazem parte do processo seletivo de cada universidade, onde ela define qual será a nota de corte para cada curso específico. Para realizá-lo você deve se inscrever na plataforma designada pela universidade que você escolher.

Quais as exigências para se formar em Marketing?

As exigências para a formação em Marketing podem variar de acordo com a instituição de ensino e o programa específico do curso. No entanto, algumas exigências comuns incluem estágios, participação no Enade e a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Marketing exige estágio obrigatório?

Muitos cursos de Marketing incentivam ou exigem a realização de estágios durante a graduação. Os estágios oferecem aos estudantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em um ambiente profissional real, adquirir experiência prática, desenvolver habilidades específicas da área e estabelecer contatos profissionais.

Enade

O Enade é um exame realizado periodicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Brasil. Alguns cursos de Marketing estão sujeitos à participação dos estudantes no Enade em determinados anos, como parte da avaliação do curso e da instituição de ensino. 

Além disso, a participação no Enade é obrigatória, pode impactar a avaliação do curso perante os órgãos reguladores e é pré-requisito para a obtenção do diploma. No entanto, é importante ressaltar que a nota cursada no Enade não influencia diretamente nas atividades e pontuações do curso, apesar de que existem professores que oferecem pontuação extra para incentivar o aluno.

Placa em frente a sede do INEP
O Enade é realizado pelo Inep e é uma importante ferramenta de avaliação de cursos

TCC de Marketing

A elaboração de um TCC é comum em muitos cursos de graduação, inclusive o de Marketing. O TCC é um projeto acadêmico de pesquisa ou aplicação prática no campo do Marketing, realizado sob a orientação de um professor. O objetivo é permitir que os estudantes demonstrem sua capacidade de realizar pesquisas, aplicar conceitos teóricos e apresentar os resultados de forma escrita ou oral.

Vale a pena se formar em Marketing?

A decisão de se vale a pena se formar em Marketing depende das perspectivas de carreira, salário, investimento necessário e retorno potencial. Vamos analisar esses aspectos em relação ao campo de Marketing.

Salário para formados em Marketing

Alunos formados em Marketing atuando na área podem começar com salários iniciais em torno de R$ 2.000,00, mas com a progressão da carreira e o ganho de experiência, é possível alcançar salários mais altos. Afinal, os salários no campo de Marketing podem variar dependendo de vários fatores, como nível de experiência, cargo, localização geográfica e setor de atuação.

Investimento X Retorno para Marketing

O investimento em uma graduação em Marketing inclui as mensalidades do curso, livros, materiais de estudo e possivelmente custos relacionados a estágios, transporte e moradia. Já o retorno desse investimento dependerá do desenvolvimento de habilidades durante o curso, bem como das oportunidades de carreira após a formação. 

Por mais que não seja possível prever o retorno financeiro exato, um diploma em Marketing pode fornecer uma base sólida para ingressar no mercado de trabalho e buscar oportunidades em diversos setores. Além de ser possível conseguir estágios remunerados durante o curso que já começará a auxiliar nos gastos dos investimentos dessa carreira.

Veja também: no Papo Reto, descubra áreas do Marketing Digital em que você pode trabalhar!

Por que cursar Marketing na Anhanguera?

Com a crescente digitalização e a importância do marketing nas estratégias empresariais, cursar Marketing pode ser uma excelente escolha para quem busca uma carreira dinâmica e versátil no mundo dos negócios. Se você tem interesse na área, a Anhanguera pode ser uma excelente opção para você!


Na Anhanguera você paga mensalidades que cabem no seu bolso e garanta acesso a um dos melhores ensinos superiores do país! Além disso, você encontra diversos cursos de pós-graduação que podem alavancar a sua carreira! Se inscreva agora em nosso site e se prepare para o vestibular que vai mudar a sua vida!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!