Em dúvida entre Marketing ou Publicidade? Entenda as diferenças!

estudante em dúvida sobre publicidade ou marketing

Se você está decidindo entre as áreas de Marketing ou Publicidade, precisa saber que as duas são promissoras, envolventes e com alto potencial criativo, mas apresentam uma forte concorrência entre seus profissionais e empresas.

Na graduação, o curso de Marketing e o de Publicidade trazem conhecimentos teóricos e práticos que ajudam os alunos em uma formação diferenciada para as demandas atuais. Ferramentas de gestão e de criação misturam-se com análises comportamentais dos consumidores e as formas mais eficientes de conquistá-los.

Já se imaginou criando campanhas publicitárias e estratégias de marketing que podem triplicar as vendas de uma empresa? Então, veja neste post como funcionam essas áreas de atuação e qual delas é a ideal para seu perfil.

O que faz um profissional de publicidade?

É muito comum que as pessoas generalizem Marketing e Propaganda e Publicidade, mas elas são áreas distintas, tanto por suas estratégias como por seus objetivos.

O objetivo da Publicidade está em divulgar uma ideia, conceito, produto, serviço ou indivíduo de forma direcionada e estratégica; portanto, ela é uma ferramenta de influência e de comunicação com seu público-alvo.

Nesse sentido, o profissional que fizer o curso de Publicidade e Propaganda vai planejar, criar e executar campanhas publicitárias de acordo com os objetivos propostos e alinhá-las com as estratégias de vendas, o que inclui gestão da marca, imagem do negócio e sua relação institucional com o mercado em que atua.

Entre os principais cargos e especialidades do publicitário, estão:

  • atendimento e sucesso do cliente com a análise das necessidades do contratante, negociação do escopo do serviço e repasse da demanda para a área de criação;
  • criação e desenvolvimento dos elementos da campanha publicitária. Aqui, a área de planejamento atua de forma alinhada com designers, programadores, produtores de conteúdo e demais profissionais criativos do negócio;
  • mídia, com a escolha do veículo de divulgação e a produção de peças publicitárias personalizadas;
  • gestão de contratos publicitários, que faz a administração de todas as áreas do setor de Publicidade de um negócio, acompanha sua performance e promove ajustes em suas estratégias para potencializar seus resultados.

O que faz um profissional de marketing?

O Marketing tem uma abrangência maior, pois relaciona-se com a estratégia e o posicionamento de uma empresa ou de um profissional. Assim, a partir de seu planejamento, as ferramentas de publicidade e de propaganda podem ser utilizadas como parte de suas ações.

Nesse cenário, o profissional de marketing vai buscar canais, argumentos e estratégias que tornem indivíduos, produtos e serviços mais relevantes e necessários para seu público-alvo.

Percebeu que citamos a promoção de indivíduos tanto nas atribuições dos publicitários como dos profissionais de marketing? Isso acontece porque políticos, celebridades e influenciadores podem recorrer a essas áreas e estratégias para se promoverem.

Entre os principais cargos e especialidades do profissional de marketing, temos:

  • estrategista de marketing: profissional que, depois de entender as necessidades, objetivos e orçamento disponível do cliente, vai elaborar um plano de marketing que contemple a definição da representação de seu público-alvo, canais e mídias utilizados, bem como conteúdos e ações que serão promovidas;
  • analista de marketing: faz o acompanhamento do projeto personalizado para cada cliente considerando as métricas de sucesso que foram estabelecidas, por exemplo, o aumento da visibilidade da marca nas redes sociais;
  • gestor de mídias sociais: profissional focado na gestão das mídias sociais de uma empresa. Ele realiza as estratégias para impulsionar o engajamento dos seguidores, indica investimentos para ganhar destaque, trabalha os conteúdos de interesse e promove interações com o público-alvo da marca;
  • diretor de marketing: responsável pela consolidação de toda a estratégia do setor e sua integração com outras áreas do negócio.

Mas a área de atuação do Marketing é muito ampla, permitindo que profissões alternativas também sejam exercidas por seus formandos. Por isso, uma boa dica é buscar estágios na especialidade desejada usando o Canal Conecta. Trata-se de uma plataforma disponível para os alunos aqui da Anhanguera, conectando as melhores vagas de estágio e de emprego ao seu perfil profissional.

Quais as principais diferenças de atuação do Marketing e da Publicidade?

Analisando as áreas de atuação e cargos que os profissionais de marketing e de publicidade podem exercer, é possível identificar algumas características que os diferem, e, por consequência, exigem conhecimentos e habilidades distintas.

O profissional de marketing, por exemplo, é mais estratégico, precisa considerar outras áreas do negócio, ter foco nas métricas e nos resultados das suas ações. Já o publicitário deve otimizar suas campanhas com criatividade, adequação da linguagem e alinhamento com o orçamento previsto para o projeto.

O foco da Publicidade é promover e valorizar a identidade do negócio, usando, para isso, elementos de comunicação, promoção e relacionamento, inclusive nas plataformas digitais.

Já o Marketing visa a criação, a comunicação e o fomento do valor dos produtos ou dos serviços de um negócio, usando, para isso, estratégias que usam preço, praça, produto e promoção, entre outros elementos, para atingir seus objetivos.

Como escolher entre Marketing ou Publicidade?

Suas duas áreas muito interessantes e com grandes oportunidades de trabalho, então, como escolher entre uma delas? Aqui vão algumas considerações:

  • o profissional de marketing deve ter um perfil analítico, afinal de contas, precisa fazer testes que demonstram quais ações têm melhores desempenhos com o público, acompanhar indicadores etc.;
  • os dois profissionais, de marketing e o de publicidade, precisam ser criativos. Porém, o desempenho e o sucesso dos publicitários estão intimamente ligados a essa característica;
  • publicitários costumam atuar em agências de publicidade, editoras, jornais e empresas que têm a publicidade e a propaganda como parte importante de seu negócio, produtos e serviços ofertados;
  • já os profissionais de marketing podem trabalhar em empresas que atuam nos mais diversos mercados, mas dependem de uma área especializada para promover seus produtos e seus serviços.

Faz sentido para você? É importante dizer que, na maioria das oportunidades de empregos na área, tanto a faculdade de Marketing quanto a faculdade de Publicidade são aceitas. Assim, o que vai definir a escolha serão os conhecimentos específicos do candidato. Ou seja, aquele que for mais especializado nas demandas do negócio terá mais chances, certo?

O cenário do Marketing Digital é promissor?

E falando de chances e de oportunidades, precisamos mencionar o potencial do setor de Marketing Digital. A área tem tantas possibilidades de atuação, que, aqui na Anhanguera, temos o Tecnólogo de Marketing Digital, um curso voltado especificamente para este ramo.

Muitas tecnologias e ferramentas de automação estão surgindo e exigindo que seus profissionais sejam cada vez mais completos e estratégicos para fazer sua gestão e otimizar seus resultados. Por isso, se você decidir pelo Marketing ou Publicidade, tenha atenção especial à área digital e invista em uma graduação que esteja atualizada com essa tendência.

Quer saber mais sobre como a Anhanguera moderniza e deixa seus alunos preparados para esse mercado? Então, acesse nosso site e saiba mais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content