Oportunidade de trabalho: como conquistar uma?

candidatos a oportunidades de trabalho

O mercado de trabalho oferece muitas possibilidades em diferentes tipos de emprego — por exemplo, estágios, vagas CLT, trabalho autônomo, empreendedorismo etc. Se você quer conquistar qualquer uma delas, precisa saber como fazer isso. Afinal, é preciso estar preparado para conseguir uma oportunidade de trabalho.

Independentemente do momento pelo qual a economia esteja passando, tenha em mente que bons profissionais sempre mantêm o interesse das empresas. São os colaboradores estratégicos que fazem o sucesso de um negócio; então, as vagas aparecem para quem apresenta os diferenciais importantes.

Mas como fazer isso? Neste post, trazemos dicas para destacar você no mercado e facilitar a conquista da tão sonhada vaga de emprego. É possível saber como conquistar uma oportunidade de trabalho com os seguintes passos:

  • escolha uma área de atuação;
  • invista na capacitação formal;
  • capriche no currículo;
  • faça networking;
  • participe de eventos e de palestras;
  • qualifique-se.

Escolha uma área de atuação

A primeira pergunta que você deve se fazer é: em que área eu gostaria de trabalhar? Em outras palavras: onde estão as melhores oportunidades de trabalho para você? Escolher seu campo de atuação e focá-lo são passos essenciais para se destacar na procura de uma vaga.

Por quê? A lógica é simples: uma pessoa que sabe o que quer e define seu foco desde cedo pode procurar as melhores estratégias para se qualificar e montar um bom perfil profissional. Assim, você se torna ainda mais atrativo para as empresas e aumenta suas chances de uma boa colocação no mercado.

Atualmente, as profissões estão se tornando muito especializadas. Veja a área da saúde, por exemplo: existem enfermeiros focados em atender um público específico — como o de mulheres grávidas. A mesma tendência acontece em outras áreas.

Então, quanto antes você escolher a carreira que deseja seguir, melhor será para concentrar seus esforços e tornar-se um profissional indispensável na sua área. Ter como foco a ideia de ficar muito bom em algo específico é uma ótima técnica.

Invista na capacitação formal

Se você quer saber como conquistar uma oportunidade de trabalho, valorize as opções de capacitação formal. Além de tornar mais fácil a empregabilidade, ter um curso superior aumenta seu salário — a faculdade dobra o salário em relação a quem tem apenas ensino médio concluído.

Mas fique atento à qualidade da sua formação. Não basta apenas ter um diploma de graduação. É preciso estudar em uma instituição de qualidade. Preze por fazer uma boa faculdade, que ofereça professores qualificados e infraestrutura de ponta, seja presencial, seja EAD.

Aqui na Anhanguera, apresentamos grandes esforços para auxiliar no sucesso profissional de nossos alunos. Além de tudo o que citamos, há um diferencial: o Canal Conecta. Ele é uma ferramenta focada na empregabilidade, exclusiva de nossos alunos, ajudando você a se conectar com as melhores vagas de estágio e de emprego na sua área de capacitação formal.

Capriche no currículo

Já estamos dando ótimos passos para que você consiga uma oportunidade de trabalho. A próxima etapa é ter um currículo que obtenha destaque nos processos seletivos das empresas. Esse documento vai apresentar suas habilidades e despertar o interesse da equipe em convidá-lo para a entrevista.

Como caprichar no currículo? Primeiro, tendo experiências interessantes. Não estamos falando apenas de estágio ou de emprego. Se você ainda não trabalhou na área, não precisa se preocupar. É possível inserir vivências alternativas, como realização de cursos, participação em eventos e oferecimento de trabalhos voluntários.

O importante é que seu currículo apresente um bom resumo das suas experiências e das suas principais habilidades. Ele também deve ser organizado, dividindo as informações mais importantes em blocos (dados pessoais, experiências, curso, formação complementar etc.). Esses cuidados certamente trarão bons resultados.

Faça networking

Quem procura boas oportunidades de emprego e estágio deve reconhecer a relevância de ter um bom networking. Ele representa uma rede de contatos profissionais. Ou seja, pessoas que podem ajudar você a crescer, adquirir novos conhecimentos e, claro, indicar seu nome quando souberem de alguma vaga em aberto.

Seu networking pode começar pelos amigos mais próximos. Saiba em que área eles trabalham e informe que está procurando algo na sua profissão. Além disso, procure ter uma boa relação também com colegas e professores da faculdade — eles estão inseridos no mesmo campo que você e podem ser ótimos parceiros.

Se você já teve experiências de estágio ou emprego antes, seus colegas são mais exemplos de pessoas que podem fazer parte do seu networking. Uma dica interessante sobre isso é participar do LinkedIn, uma rede social voltada para as relações profissionais.

Participe de eventos e de palestras

Como saber onde estão as melhores oportunidades de trabalho? Essa não é uma tarefa simples. Uma estratégia é ficar atento às informações da faculdade e do Canal Conecta, além de conversar frequentemente com as pessoas do seu networking. Mas também existem outras ações que podem ser feitas.

É muito relevante participar de eventos. Eles são importantes tanto para estudantes quanto para profissionais. Alguns exemplos são: palestras, seminários, congressos, feiras de profissões etc. Geralmente, os eventos são organizados por faculdades, por empresas ou por grupos profissionais de determinada área.

Eles são oportunidades de adquirir novos conhecimentos, manter-se atualizado na sua profissão e ficar sabendo de vagas de emprego. Além disso, são ótimas chances de ampliar seu networking, conhecendo mais pessoas — até de outras cidades ou estados. Eventos podem, ainda, fazer com que você conheça empresas interessantes nas quais trabalhar no futuro.

Qualifique-se

Por fim, se você quer saber como conquistar a melhor oportunidade de trabalho, existe um cuidado indispensável: investir na própria qualificação. As empresas estão buscando constantemente por profissionais capacitados, que tenham não apenas experiência, mas também as habilidades valorizadas pelo mercado.

Uma dessas habilidades é, com certeza, a busca por aprendizado constante. Hoje em dia, não basta você ter uma graduação e dominar os conhecimentos na sua profissão. É importante ir além. Isto é, aprender cada vez mais sobre a sua área e sobre profissões próximas da sua. Assim, é possível apresentar diferenciais.

Concluir a graduação e continuar estudando é um diferencial central para encontrar oportunidades de trabalho. Não deixe de investir em si mesmo e adquirir novas experiências e conhecimentos para obter sucesso nas entrevistas de emprego e crescer na carreira!

Uma das dificuldades para continuar se qualificando é precisar conciliar estudo e trabalho. Confira nossas dicas para manter a produtividade ao estudar e trabalhar ao mesmo tempo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.