Jornalismo de Dados: o que é e como atuar na área?

O curso de Jornalismo oferece ao futuro profissional uma grande possibilidade de oportunidades de atuação. Os alunos formados se capacitam para trabalhar em agências de comunicação, rádio, jornais impressos, televisão, entre outros. Uma área que está em crescimento e se destacando bastante é a de Jornalismo de Dados.

A internet é um amplo terreno de investigação para os profissionais, incluindo informações relacionadas aos dados oficiais e pesquisas como tendências sobre a cultura e a sociedade. O papel dos jornalistas de dados é extrair informações da internet e torná-las acessíveis por meio da narrativa jornalística.

Se quer entender o que é Jornalismo de Dados e como funciona a atuação nessa área, continue a leitura para saber mais! ?

O que é Jornalismo de Dados?

O Jornalismo de Dados usa uma grande base de dados para produzir reportagens e notícias. Logo, as informações estarão em dados numéricos e, por meio de sua análise, o profissional chega aos temas e às conclusões de interesse do público.

Dessa maneira, esse tipo de Jornalismo inverte o processo de notícia, que consiste em propor um tema de investigação e ir em busca de informações. Na elaboração de notícias baseada em dados, o repórter pesquisa e coleta dados e, a partir disso, identifica lacunas ou conexões que podem ser exploradas com mais profundidade.

Com isso, terá um tema para uma história, reportagem ou notícia. Por isso, é a análise de dados que inicia o processo de produção de notícias, tendo um papel bem mais significativo.

Com a grande disseminação de fake news, os dados vêm ganhando uma verdadeira importância para coibir essa prática. Por meio da consulta de informações públicas e de dados, é possível desmentir várias notícias falsas que circulam na atualidade. ?

Como funciona esse trabalho na prática?

Agora que já sabe o que é Jornalismo de Dados, chegou a hora de entender como funciona a área. Para produzir notícias e reportagens, esse campo usa vários recursos digitais e ferramentas para guiar suas iniciativas.

Eles são incorporados às redações dos jornais, o que permite a análise e extração de dados muito importantes. Assim, o jornalista utiliza todos esses recursos para trabalhar com dados.

A partir deles, dá início o trabalho de identificação de tendências e correlações entre as informações coletadas. O objetivo principal é encontrar uma ideia de interesse público que possa ser transformada em conteúdo jornalístico.

Um exemplo disso consiste nas reportagens sobre gasto público. Por meio da utilização de várias ferramentas digitais, o jornalista é capaz de extrair dados dos acervos oficiais e buscar informações fora do comum, como desvio de dinheiro ou despesas excessivas. Após a extração e a organização desses dados, o profissional passa a analisá-los para transformá-los em uma reportagem.

Por que essa é uma área que cresce a cada dia?

O Jornalismo atua com os dados há muitos anos. Afinal, eles são essenciais para embasar a narrativa jornalística, fontes de informações muito confiáveis. Lembre-se de que estatísticas não são distorcidas, mas falas de um entrevistado podem ter interesse por trás.

Nesse caso, essa é uma área que cresce a cada dia, principalmente por conta da crise de credibilidade que a profissão vem passando nos últimos tempos. Além disso, o Jornalismo vem despertando para a transformação digital, o que proporciona as condições técnicas e estéticas necessárias para que a pessoa se interesse pelo que está sendo transmitido.

Logo, o Jornalismo de Dados coloca os usuários em primeiro lugar e é honesto com a entrega das informações. ?

Em que tipo de empresa é possível trabalhar?

O Jornalista de Dados pode trabalhar em vários locais, exercendo diferentes atividades. Veja aqui uma lista de espaços onde esse profissional pode atuar:

  • produção de conteúdo — atuar com Marketing de Conteúdo produzindo materiais para a área;
  • assessoria de imprensa — colaborar com a divulgação de dados sobre vários assuntos;
  • veículos de comunicação — ser editor ou repórter de revistas, sites, jornais e na TV. ?

Quais ferramentas permitem que o Jornalismo de Dados seja realizado?

Apesar de ser importante ter uma capacidade analítica razoável para a produção de notícias orientadas a dados, a reposta do sucesso está nos vários recursos digitais e ferramentas que as empresas de comunicação aproveitam para guiar todas as suas iniciativas.

Confira, abaixo, quais são os principais:

  • Análise semântica;
  • Big Data;
  • Bases de Dados Públicas;
  • Github;
  • Produtos do Google para a estruturação dos dados.

Como se preparar para ocupar as melhores vagas?

Ser um jornalista de dados não envolve necessariamente uma especialização para início de carreira. O ponto principal é gostar dessa área do Jornalismo e cursar uma graduação no ramo.

Essa formação é fundamental para ficar por dentro dos aspectos básicos da profissão, que são importantes para a construção de narrativas atrativas e objetivas. Na Anhanguera, durante o curso de Jornalismo, você tem acesso a todos os embasamentos teóricos de ética, sociologia, redação e teorias da comunicação necessários para entender os acontecimentos e comunicá-los de modo assertivo e responsável.

A faculdade de Jornalismo dura cerca de 4 anos e você deverá fazer estágios obrigatórios e, ao final, elaborar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Aqui na Anhanguera, o curso é oferecido na modalidade EAD, com encontros presenciais apenas duas vezes por semestre para a realização de provas. ?

Veja algumas matérias que fazem parte da grade curricular de Jornalismo:

  • Telejornalismo;
  • Redação Jornalística;
  • Narrativas Contemporâneas;
  • Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa.

Além disso, você terá acesso a uma infraestrutura digital completa e de ponta, formas de ingresso facilitadas e a possibilidade de concorrer a descontos e bolsas de estudos que dão aquele alívio para o bolso!

Para se aprofundar ainda mais em Jornalismo de Dados, assim que se formar vale a pena investir em uma especialização nesse tema.

Venha para a Anhanguera e mude o rumo do seu futuro!

Agora que já entendeu o que é Jornalismo de dados e como essa área funciona, saiba que, caso tenha interesse em atuar nessa carreira, é fundamental investir na formação superior. Por isso, estude na Anhanguera e saia preparado para atuar no mercado de trabalho!

Invista no seu futuro e estude em uma ótima faculdade. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados