Jornalismo: qual é a nota de corte desse curso?

jornalismo nota de corte

Conhecer a nota de corte de Jornalismo é fundamental para guiar o seu plano de estudos. Afinal, seja qual for o processo seletivo escolhido — FIES, Prouni, Sisu ou o vestibular tradicional —, conhecer a pontuação mínima aumenta a chance de conquistar a tão sonhada vaga nessa graduação.

Isso possibilita que você se prepare com antecedência, garantindo os critérios compatíveis com o processo seletivo. Para aumentar a chance de ingressar na faculdade de Jornalismo, preparamos este post para explicar as notas de corte e como se preparar para se dar bem nas provas. Confira! 😉

O que é nota de corte?

Compreender em detalhes os conceitos do processo seletivo é parte essencial da preparação para o vestibular. Portanto, se você deseja conquistar sua vaga no curso de Jornalismo, é importante entender o que é nota de corte.

De modo geral, essa pontuação representa a menor nota obtida por um candidato que esteja dentro do número de vagas para um determinado curso. Ainda está com dúvida? Então, vamos apresentar um exemplo!

Imagine que existam 50 vagas para a faculdade de Direito em uma instituição de ensino. João conquistou a maior nota, de 700 pontos, sendo o primeiro colocado na lista. Por sua vez, Lucas ficou na 50.ª posição, com 620 pontos. Então, qual é a nota de corte?

620, é claro! A pessoa que ocupou a 51ª posição precisa aguardar a segunda chamada, ou seja, esperar que algum dos outros 50 candidatos desista de sua vaga para que ele possa ser convocado. 👍

Contudo, é importante lembrar que essa pontuação não é fixa, e pode sofrer mudanças nas várias edições dos processos seletivos. Isso porque o cálculo se dá com base na relação entre oferta e procura. Logo, quanto maior a quantidade de candidatos e menor a disponibilidade de vagas, maior será a nota de corte.

YouTube video

Qual costuma ser a nota de corte do curso de Jornalismo?

Pelo que acabamos de explicar, você percebeu que a nota de corte de Jornalismo é a pontuação mínima que os candidatos devem alcançar no vestibular ou Enem para concorrer a uma vaga. Ela pode ser para a próxima etapa do processo seletivo interno, para o FIES, Sisu ou Prouni.

Você poderá encontrar diferentes valores para a nota de corte de Jornalismo, pois ela muda de acordo com o programa e a faculdade em que deseja ingressar. Veja, abaixo, a nota de corte dessa graduação em detalhes!

Qual a nota de corte no Sisu?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o caminho do estudante que deseja estudar em uma instituição de ensino pública. Aqueles com as melhores posições são classificados levando em conta a pontuação obtida no Enem no ano anterior. Ao longo desse tempo, a nota de corte é divulgada uma vez por dia.

Nesse caso, o aluno pode escolher até duas opções de curso e, ao final desse período, o sistema analisa os resultados de pontos obtidos no Enem. Com isso, ele indica se você conseguiu vaga na segunda ou na primeira alternativa ou, ainda, se ficou na fila de espera.

Caso tenha conquistado a aprovação, o site fornece as informações para a matrícula. A nota de corte de Jornalismo no Sisu em ampla concorrência ficou na média de 684,29 pontos*.

Qual a nota de corte no Prouni?

O Prouni (Programa Universidade para Todos) foi criado com o objetivo de oferecer bolsas de estudos em faculdades particulares. Elas podem ser integrais (100% da mensalidade) ou parciais (50% da mensalidade) e são oferecidas aos alunos brasileiros de baixa renda sem diploma de curso superior.

Veja:

  • bolsas integrais: cobrem o valor total da mensalidade. Os estudantes não pagam nada ao longo do curso inteiro. Ela é reserva para pessoas com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • bolsas parciais: cobrem metade do valor da mensalidade. A outra parte precisa ser paga pelo aluno. Ele pode juntar a bolsa parcial com o FIES, caso atenda ao critério necessário para receber os dois. Esse desconto é oferecido a quem tem uma renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

A nota de corte de Jornalismo no Prouni fica em torno de 628,37 pontos*.

Qual a nota de corte no FIES?

No FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), os alunos recebem auxílio do governo para financiar os estudos. Após a conquista do diploma, você deve começar a quitar a dívida com juros baixos, facilidade de pagamento e bons prazos.

Como ocorre em qualquer tipo de empréstimo bancário, é necessário apresentar alguma garantia de que a dívida pode ser quitada antes de conseguir o crédito. No caso do FIES, a garantia se dá com a figura do fiador, uma pessoa responsável pelo pagamento caso os estudantes beneficiados não cumpram a obrigação.

A seleção do FIES ocorre pela nota dos candidatos na edição mais recente do Enem. Logo, quanto maior a pontuação, maior a chance de conquistar uma vaga. A nota de corte de Jornalismo no FIES fica na média de 566,06 pontos*.

Qual a nota de corte na Anhanguera?

Muitas instituições de ensino particulares oferecem uma prova exclusiva, preparada pela própria faculdade. Nesse caso, a pontuação no Enem pode ser usada como substituta ao vestibular de Jornalismo.

Essa é uma alternativa oferecida pela Anhanguera, que apresenta nota de corte no Prouni de 571,40 pontos*. Para conquistar o tão sonhado ingresso no curso de Jornalismo, você pode recorrer a um financiamento estudantil privado, podendo ser negociado diretamente com a instituição financeira.

Também há os programas de bolsas oferecidos pela própria instituição de ensino, sendo que é necessário estar matriculado nela para participar. Mais uma alternativa são os programas de desconto nas mensalidades, também oferecidos pela faculdade. 😍

Há aquelas que fazem parceria com empresas, oferecendo ótimas possibilidades ao funcionário de dar continuidade aos estudos.

Agora é com você!

Agora que já conhece a nota de corte de Jornalismo em detalhes, saiba que é importante se preparar com antecedência para obter uma ótima pontuação. Por isso, monte um cronograma de estudos, faça muitos exercícios e provas antigas!

Gostou do post e quer estudar em uma das melhores instituições de ensino do país? Então, inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!

*Os valores apresentados aqui podem variar ao longo do tempo. Para conferir informações atualizadas e precisas, consulte sempre os canais oficiais dos programas Sisu, Prouni, Fies e também a página de inscrição da Anhanguera.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.