Jornalismo EAD: conheça essa modalidade

Você sabia que é possível fazer o curso de Jornalismo EAD? Pois é! A Anhanguera, uma instituição de ensino que se preocupa em oferecer o melhor aos alunos, proporciona essa graduação totalmente a distância, o que permite que o estudante se qualifique para o mercado com total flexibilidade de horários.

Apesar de ser uma faculdade online, a qualidade é a mesma que a do formato presencial, o currículo é reconhecido pelo MEC e o melhor: você pode organizar a própria rotina de estudos sem deixar de lado as outras obrigações — maravilha, não é mesmo?

Se quer saber como funciona a faculdade de Jornalismo a distância, não perca o post. Nele, contaremos com a expertise de Simone de Paula Leal, formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, que vai nos contar detalhes sobre o curso. Boa leitura! 

Dá pra fazer o curso de Jornalismo a distância?

A resposta é sim! Na Anhanguera, o curso de Jornalismo pode ser feito na modalidade EAD.

A faculdade de Jornalismo EAD é responsável por formar profissionais aptos para fornecer informações importantes às pessoas com base em fontes confiáveis.

Na opção a distância, os alunos acessam os conteúdos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma que dá acesso a informações por meio de textos, áudios e videoaulas. Além disso, é possível entrar em contato com o corpo docente e usufruir de atividades dinâmicas.

É a tecnologia sendo utilizada como uma aliada do ensino, garantindo as mesmas oportunidades de aprendizagem para pessoas com várias necessidades. Com essa dinâmica, o estudante é beneficiado com uma flexibilidade maior de horários e a praticidade no momento dos estudos. 

rapaz sorrindo e escrevendo em caderno
Existe mais flexibilidade de horários no curso EAD

Vantagens do curso de Jornalismo EAD

Uma das vantagens de escolher a faculdade de Jornalismo online é que as mensalidades são mais acessíveis. Sabemos que investir em um curso superior é uma tarefa que necessita de um bom planejamento financeiro e, com o ensino a distância, é possível ter um bom custo-benefício.

Logo, você se capacita sem precisar sacrificar outras obrigações do dia a dia. Ao ingressar na faculdade de Jornalismo EAD você será responsável por criar a própria agenda de estudos e pode baixar as aulas para assisti-las quando quiser.

Outro benefício é que a grade curricular de Jornalismo é a mesma que a do formato presencial. Assim, você não perde em nada e tem acesso a uma formação de excelência.

Além disso, não podemos nos esquecer de que esse tipo de curso é altamente valorizado pelo mercado. Veja o que Simone tem a dizer!

Cada vez mais empresas valorizam habilidades adaptativas, digitais e autônomas. Nesse sentido, creio que o curso de Jornalismo na modalidade EAD contribui para a formação de profissionais alinhados à nova realidade profissional não só ao mercado de trabalho em geral, mas ao próprio setor de comunicação, que tem sofrido uma forte migração para o mundo digital.

Outras modalidades para curso de Jornalismo

Além do curso EAD, temos outras modalidades de ensino de Jornalismo: presencial e semipresencial. Na Anhanguera, apenas a primeira está disponível. Vamos ver alguns detalhes sobre o tema?

Outros cursos EAD parecidos com curso de Jornalismo

Existem vários cursos de Educação a Distância (EAD) que podem ser semelhantes ou complementares ao curso de Jornalismo. Aqui estão algumas opções:

grupo de pessoas com símbolos de comunicação em cima de mesa
O curso de Marketing Digital tem aspectos parecidos com os do Jornalismo

Como é o curso de Jornalismo EAD?

O curso de Jornalismo na modalidade de Educação a Distância (EAD) geralmente é estruturado de maneira semelhante ao curso presencial, com o objetivo de oferecer aos alunos uma formação abrangente nas áreas de comunicação e jornalismo. 

Segundo Simone, a tecnologia é um dos pilares nesse caso. “A integração de ferramentas tecnológicas nessa modalidade de ensino proporciona aos alunos experiências práticas com as plataformas e dispositivos comumente utilizados no jornalismo digital — um dos maiores e mais prósperos campos de atuação para jornalistas na atualidade.”

Ela continua dizendo que, além disso, a flexibilidade do curso EAD também pode ser muito benéfica para o estudante de jornalismo.

“Isso porque o aluno pode gerenciar suas horas de estudo de acordo com as suas necessidades. É possível conciliar os estudos com o trabalho, visto que essa é a realidade da maioria dos estudantes brasileiros, e futuramente com estágios na área de formação.”

Sendo assim, nesse caso, as aulas são ministradas por meio de plataformas online. Os alunos podem acessar vídeos, leituras, atividades práticas e interações por meio de fóruns e chats.

Mas não se engane: apesar da natureza online, os cursos EAD de Jornalismo costumam incluir atividades práticas, como produção de textos, reportagens, gravação de áudio ou vídeo, e outras tarefas relacionadas à prática jornalística.

Carga Horária e Duração do curso de Jornalismo EAD

A duração da faculdade de Jornalismo é de 4 anos e, durante esse período, os alunos aprendem a editar vídeos e imagens, além de conhecer as principais técnicas de redação e reportagem. A carga horária, por sua vez, é de 3 mil horas.

Grade curricular curso de Jornalismo EAD

Confira a seguir a grade curricular da modalidade EAD do curso de Jornalismo.

  • Assessoria de Imprensa
  • Comunicação Integrada Organizacional
  • Contextos Internacionais
  • Design Editorial em Jornalismo: Impresso e Digital
  • Fotojornalismo e Fotografia Documental
  • Gêneros Jornalísticos e Técnicas de Entrevista
  • Gestão e Planejamento de Mídia
  • História da Comunicação e Jornalismo
  • Idiomas Instrumentais para Comunicação
  • Imagem e Construção Social
  • Jornalismo Audiovisual
  • Jornalismo de Dados
  • Jornalismo Literário, Cultural e Social
  • Legislação, Políticas Públicas e Jornalismo
  • Mídia e Sociedade Contemporânea
  • Mídia Online
  • Narrativas Contemporâneas
  • Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação
  • Pensamento Científico
  • Pesquisa Mercadológica
  • Realidade Socioeconômica e Política Brasileira
  • Redação Jornalística — Rádio E TV
  • Sistemas Brasileiros de Comunicação
  • Telejornalismo
  • Teoria da Comunicação
  • Teoria e Prática de Reportagem
  • Teorias Avançadas da Comunicação
  • Teorias do Jornalismo
  • Webjornalismo
moça segurando microfone na rua
Teoria e Prática de Reportagem é uma disciplina do curso

Ferramenta AVA no curso de Jornalismo

Com o objetivo de ajudar os alunos a organizarem as obrigações da faculdade com mais facilidade, a Anhanguera oferece acesso em duas plataformas digitais: o AVA e o Portal do Aluno.

O primeiro simula uma sala de aula digital muito intuitiva, tanto no formato semipresencial quanto no EAD. Assim, dentro dessa plataforma, você terá acesso a vários conteúdos como videoaulas, exercícios e provas. Também é possível bater papo com colegas e professores por meio dos fóruns interativos.

Já o Portal do Aluno é uma plataforma em que o estudante consegue consultar as suas informações acadêmicas, como notas, frequência, horário de aulas e o status de pendências financeiras. Para isso, é importante usar um celular, computador ou tablet conectado à internet e o acesso pode ser realizado de qualquer lugar a qualquer momento.

Sistema de avaliação do curso de Jornalismo EAD

Inclui testes, quizes ou avaliações objetivas realizadas por meio da plataforma de ensino a distância. Essas avaliações geralmente testam o conhecimento teórico dos alunos em áreas como ética jornalística, teorias da comunicação, história do jornalismo, entre outros.

Quanto custa um curso de Jornalismo EAD?

Na Anhanguera, o curso de Jornalismo EAD pode ser encontrado a partir de R$ 139,01. No entanto, entre em contato para conferir quais são os valores vigentes enquanto você lê este conteúdo!

Tem bolsa para curso de Jornalismo EAD?

A Anhanguera oferece opções de bolsas de estudo e descontos diversos para estudantes que se encaixam em critérios variados. Entre em contato para mais informações!

moça sorridente segurando livro e cofrinho em forma de porco
A Anhanguera oferece diferentes bolsas de estudos e descontos

Tem entrada Prouni no curso de Jornalismo EAD?

Sim, o Prouni pode ser utilizado para ingresso nos cursos da Anhanguera. Envie uma mensagem para mais informações!

Fies para o curso de Jornalismo EAD

Quem não se enquadra nos critérios do Prouni também pode tentar o Fies para ingressar na Anhanguera!

O Diploma do curso de Jornalismo EAD vale a pena?

O diploma de um curso de Jornalismo EAD é equivalente ao diploma de um curso presencial. Ambos os tipos de cursos devem atender aos padrões educacionais estabelecidos pelo Ministério da Educação. Certifique-se de escolher uma instituição de ensino reconhecida e credenciada, como a Anhanguera!

Nível de qualificação para Graduação Online em curso de Jornalismo

Na Anhanguera, seu nível de qualificação será de excelência! Contamos com os melhores professores do mercado e toda a infraestrutura que você precisa para se qualificar, mesmo remotamente, e se destacar em sua futura profissão.

Credibilidade no mercado de formação a distância para curso de Jornalismo

A credibilidade do curso de Jornalismo EAD dependerá da reputação da instituição que oferece o curso. Instituições bem estabelecidas e reconhecidas geralmente oferecem programas de qualidade. Pesquise sobre a reputação da instituição, avaliações de ex-alunos e a aceitação do mercado em relação aos diplomas EAD dessa instituição.

Oportunidades de Carreira do curso de Jornalismo EAD

Em muitos casos, as oportunidades de carreira para graduados em Jornalismo EAD são semelhantes às dos graduados de cursos presenciais. O mercado de trabalho geralmente valoriza as habilidades e o conhecimento adquiridos durante o curso, independentemente da modalidade. 

Networking, estágios e projetos práticos também desempenham um papel fundamental no sucesso profissional e são amplamente difundidas nos cursos a distância.

Vamos ver o que Simone tem a dizer sobre isso!

As habilidades desenvolvidas durante um curso EAD em Jornalismo podem facilitar a atuação do profissional ao mercado de trabalho, sobretudo, no que diz respeito à atuação remota e ao domínio da tecnologia, que são predominantes no ensino online.

Ela prossegue afirmando que o domínio da tecnologia, por sua vez, pode refletir positivamente no aperfeiçoamento de habilidades técnicas, como produzir, editar e distribuir conteúdo digital. 

Para ela, quanto mais o jornalista souber utilizar as ferramentas digitais e plataformas de mídia social, mais facilidade para que o seu conteúdo alcance um público amplo, engaje e construa uma audiência fiel.

moça escrevendo em caderno
Usar ferramentas digitais pode ampliar o alcance do jornalista

Custo Benefício do curso de Jornalismo EAD

Os cursos de Jornalismo EAD podem oferecer um custo-benefício vantajoso em comparação com cursos presenciais, especialmente considerando a flexibilidade de horários e a economia em despesas como transporte e moradia. Avalie o valor do investimento em relação às suas metas profissionais e financeiras.

Interação com professores e alunos no curso de Jornalismo EAD

No AVA, você terá acesso a toda interação que precisar com seus professores. Esse espaço pode ser utilizado para tirar dúvidas, discutir conceitos e compartilhar ideias.

Além disso, a comunicação por e-mail ou mensagens internas na plataforma de ensino é comum. Isso permite que os alunos se comuniquem diretamente com os professores para esclarecer dúvidas ou discutir questões relacionadas ao curso.

Dá para aprender sozinho fazendo o curso de Jornalismo EAD?

Sim, é possível aprender sozinho. É essencial ter autodisciplina para cumprir prazos, participar de aulas online e realizar as atividades do curso.

No entanto, você não está 100% por conta própria nos cursos EAD. Na Anhanguera, toda a equipe de docentes, inclusive monitores, estão à disposição para sanar suas dúvidas e ajudar no que for preciso.

Rapaz em reunião online com turma de faculdade
Na Anhanguera, docentes e monitores estão disponíveis para sanar dúvidas

Rotina para quem estudar curso de Jornalismo EAD

No ensino EAD, estabeleça uma agenda com horários específicos para estudo, aulas ao vivo, trabalhos e pesquisas. Além disso, inclua pausas regulares para manter a concentração e evitar fadiga e crie um ambiente de estudo confortável e livre de distrações.

Dicas de estudo para fazer o curso de Jornalismo EAD

Uma das principais dicas que podemos oferecer é: engaje-se nas discussões e atividades propostas para maximizar o aprendizado.

Outro ponto importante é a construção de uma rede de contatos. Por isso, utilize as redes sociais e grupos online para networking e compartilhamento de conhecimento com outros estudantes de jornalismo.

Quais equipamentos são essenciais para fazer curso de Jornalismo online?

Ao iniciar um curso de Jornalismo EAD, certifique-se de ter os recursos necessários. Confira quais são!

Internet

Uma conexão estável e rápida é crucial para acesso a materiais e interação online.

Equipamentos para o curso de Jornalismo EAD

Para esse curso, é preciso que você conte com um laptop ou computador para acessar as aulas e enviar suas atividades. Tudo isso também pode ser feito por um smartphone, caso prefira.

Softwares e programas para estudar curso de Jornalismo online

Utilize a plataforma específica do curso para acessar conteúdos, participar de aulas e interagir com colegas. Caso algum software extra seja necessário, você será informado durante as aulas.

Como entrar no curso de Jornalismo EAD?

Na Anhanguera, as formas de ingresso são bem variadas. Você pode, por exemplo, optar por entrar a partir do vestibular online ou usando a sua nota do Enem.

Matrícula e vestibular para curso de Jornalismo EAD

Todo o processo de matrícula é feito de modo muito simples, sendo conduzido de modo exclusivamente digital. Praticidade e conforto nessa etapa tão importante da sua vida!

Programas e Bolsas para curso de Jornalismo EAD

A Anhanguera conta com diversas opções de programas de desconto e bolsas de estudo para otimizar a sua qualificação. 

Documentação necessária para a matrícula em curso de Jornalismo

De modo geral, são solicitados apenas documentos simples para a sua matrícula, como RG, certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar.

rapaz entregando documento para moça
O histórico escolar é necessário para fazer a matrícula

Atendimento da universidade para quem é aluno de curso de Jornalismo EAD

Entre em contato com a Anhanguera pelos canais oficiais e tire suas dúvidas!

Qual a melhor faculdade EAD para o curso de Jornalismo?

A Anhanguera é uma instituição de ensino que oferece cursos de graduação em várias modalidades de ensino. No caso do Jornalismo, é possível fazer esse curso nos formatos presencial e 100% online.

Assim, você tem toda a liberdade para escolher a alternativa que melhor se encaixa em seu dia a dia, levando em conta o trabalho, as atividades domésticas, os filhos, etc.

Liberação e nota MEC para o curso de Jornalismo EAD

Para verificar a liberação e a nota MEC de um curso de Jornalismo EAD oferecido pela Anhanguera ou qualquer outra instituição, recomendamos que você acesse o site oficial do e-MEC

Custo Benefício

Além das mensalidades, leve em conta outros custos como materiais didáticos, possíveis despesas com tecnologia e conectividade, entre outros. Avalie também a reputação da instituição, a qualidade do corpo docente, as oportunidades de estágio e emprego oferecidas e a infraestrutura de suporte ao estudante.

Saiba também: no Papo Reto, veja mais sobre Jornalismo EAD!

Play video Play video

Venha para a Anhanguera!

Agora que você já sabe como funciona a faculdade de Jornalismo EAD e semipresencial, não perca mais tempo. Venha para a Anhanguera e surpreenda-se ao ter acesso a um dos melhores ensinos a distância do Brasil!

Gostou de conhecer o curso de Jornalismo EAD e está ansioso para iniciar essa graduação? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados