EAD no Brasil: por que a modalidade está crescendo tanto?

A educação a distância (EAD) não para de crescer. O número de estudantes que procuram essa modalidade de ensino para obter um diploma de graduação é cada vez maior. Claro que a expansão da tecnologia tem importante papel nisso, mas você sabe como começou o EAD no Brasil?

Parece algo bem atual, não é mesmo? No entanto, estudar a distância já era possível no século passado, com muitas diferenças do que é agora. Vamos mostrar como isso evoluiu ao longo das décadas e por que, hoje, existe tanta procura pelas graduações EAD. 🎓Fique com a gente e entenda melhor esse cenário!

Como surgiram os cursos EAD no Brasil?

O EAD no Brasil surgiu com cursos de qualificação profissional. Parece algo muito recente e derivado da tecnologia, mas registros remotos mostram que, no início do século XX, já existia a possibilidade de aprender a distância. Na época, a oferta era para cursos de datilografia, feitos por correspondência.

Na década de 1920, alguns cursos já eram transmitidos por rádio. Além disso, materiais impressos eram usados para o aprendizado de idiomas, da mesma forma que continuou, nas décadas subsequentes, para o ensino profissionalizante.

Tempos depois, as iniciativas de EAD ampliaram o acesso à educação, agregando níveis de ensino, como o fundamental. Enfim, no final dos anos 1970, a primeira experiência de curso superior EAD ocorreu em Brasília.

Talvez você se lembre também dos telecursos transmitidos pela rede aberta de televisão em meados dos anos 1990. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente em razão da chegada da internet.

Foi na década de 1990 que várias instituições de ensino formalizaram seus projetos de graduação EAD no Brasil. Assim, criou-se a Secretaria de Educação a Distância (SEED), do Ministério da Educação (MEC). Nessa época, também foi desenvolvida a legislação para essa modalidade de ensino, garantindo, por exemplo, a validade dos diplomas.

É interessante notar que a evolução do EAD sempre foi acompanhada pelo desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação. As aulas presenciais de hoje não diferem muito de como eram no século passado, embora também tenham ocorrido várias inovações em sala de aula. Por sua vez, a educação a distância passou por etapas bem diferentes até chegar no cenário atual:

  • no início do século passado, os cursos eram realizados por correspondência 📫;
  • nas décadas seguintes, o rádio 📻 teve importante papel na transmissão de conteúdos;
  • depois disso, com a popularização dos aparelhos de TV 📺, tiveram início os telecursos;
  • finalmente, no contexto que vemos hoje, as aulas são feitas pela internet, a partir de conteúdos disponibilizados em plataformas virtuais que podem ser acessadas por computador, notebook 💻, celular 📱 ou tablet.

Quanto cresceu o EAD no Brasil nos últimos anos?

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), há uma marca histórica no número de vagas EAD. O Censo da Educação Superior 2018 registrou mais vagas ofertadas na modalidade a distância (7,1 milhões) que na presencial (6,3 milhões).

Essa mesma página do Inep revela que 40% dos alunos que ingressaram em cursos superiores em 2018 optaram por cursos EAD. O crescimento maior foi visto entre as graduações de grau tecnológico, os quais tiveram um aumento de 346% nos últimos 10 anos.

Outro levantamento, feito no Censo da Educação Superior 2021, mostrou um aumento de 474% no número de ingressantes em cursos EAD no Brasil ao longo de uma década. É um dado que impressiona, não é mesmo?

Em contrapartida, nesse mesmo período, a quantidade de matrículas em faculdades presenciais diminuiu 23,4%. Esses números refletem a forte expansão do EAD no Brasil, e a tendência é que a modalidade continue atraindo cada vez mais estudantes.

Por que ocorreu a expansão da EAD?

O EAD se tornou mais popular, principalmente, devido à expansão da tecnologia. A internet facilitou o acesso à educação para pessoas que tinham dificuldade de realizar uma graduação presencial, seja por obstáculos na locomoção até a instituição de ensino, seja pelos horários apertados na rotina.

Quanto mais pessoas se formaram em faculdades a distância, mais o mercado de trabalho passou a valorizar esse novo perfil profissional. Afinal, várias habilidades são desenvolvidas ao longo de um curso EAD, como autonomia, gestão de tempo e organização.

Assim, com a valorização do mercado e o aumento da procura, a desconfiança dos estudantes diminuiu em relação a essa modalidade. As pessoas passaram a compreender que o diploma EAD tem a mesma validade que um diploma de curso presencial, além de vir com outras vantagens, como a economia de tempo e de dinheiro e a flexibilidade para estudar quando e onde quiser.

Mesmo com todos esses fatores que ocasionaram a expansão dos cursos EAD no Brasil, foi com a pandemia do novo coronavírus, a partir de 2020, que essa modalidade firmou seu espaço no cenário do ensino superior. Desde então, ficou claro que a educação a distância, sendo de qualidade, é tão eficiente quanto a presencial.

Por que, a cada ano, aumenta a procura dos cursos a distância?

Pelos motivos que já citamos, a procura por graduação EAD tem aumentado a cada ano e, certamente, vai continuar nesse ritmo de crescimento. Em resumo, os pontos que justificam a alta demanda incluem:

  • facilidade de acesso ao ensino superior, mesmo para quem tem dificuldade de acessibilidade demográfica, ou seja, quem mora muito longe dos centros de ensino presencial;
  • custos reduzidos, tanto referente à mensalidade da faculdade quanto em relação aos gastos extras com transporte, refeição fora de casa e materiais de estudo;
  • flexibilidade de horário, ideal para quem tem a rotina atribulada com expediente de trabalho, cuidados com a família etc.;
  • possibilidade de estudar em qualquer local;
  • diploma com a mesma validade que o de faculdade presencial;
  • perfil valorizado pelo mercado de trabalho;
  • recursos digitais que garantem aulas mais interativas e alunos engajados.

Quais são os cursos EAD mais procurados?

Os cursos procurados na modalidade a distância contemplam várias áreas do conhecimento, como educação, saúde e tecnologia. Apesar de os Tecnólogos terem se destacado no aumento de ingressantes, graduações do tipo Licenciatura e Bacharelado também atraíram estudantes.

Veja alguns dos cursos EAD com maior procura:

Como escolher o curso ideal?

Para escolher entre tantas opções de cursos EAD, você deve levar em conta seus interesses, objetivos de carreira, aptidões e até sua personalidade. Afinal, quanto mais identificação com o curso, mais proveitoso será o seu estudo.

Também é importante considerar a qualidade da instituição de ensino, os recursos digitais utilizados, a grade curricular de cada curso, entre outros aspectos que vão aumentar a segurança para a tomada de decisão.

Escolha o melhor curso EAD!

Aqui na Anhanguera, você encontra várias opções de cursos a distância com a qualidade necessária para se tornar um profissional de sucesso.

Então, agora que já sabe que o EAD no Brasil é reconhecido e valorizado, está logo a sua frente a possibilidade de dar esse importante passo. 🚀

Inscreva-se no vestibular da Anhanguera e trilhe a sua jornada de desenvolvimento profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados