Gestão Comercial: saiba tudo sobre esse curso tecnólogo!

curso de Gestão Comercial

Você já pensou o que é necessário para que um negócio funcione? Para se destacar no mercado e alcançar ótimos resultados, a área de vendas tem um papel fundamental. Assim, o curso de Gestão Comercial prepara pessoas capazes de fazer a diferença.

A graduação no ramo é muito interessante, pois todas as atividades empresariais necessitam de vendas para serem bem-sucedidas. Até mesmo ONGs precisam vender ideias para conseguir concretizar seus projetos sociais, assim como um órgão público deve divulgar um plano se deseja receber mais verba do governo.

Neste post, mostraremos em detalhes como funciona o Tecnólogo em Gestão Comercial. Confira!

Qual é o objetivo da graduação em Gestão Comercial?

A faculdade de Gestão Comercial é do tipo Tecnólogo, preparando os estudantes para todos os desafios do mercado. Nesse formato dinâmico, traz aplicações práticas dos conceitos e possibilita que você se prepare para ser um profissional renomado.

O objetivo da graduação é capacitar os futuros profissionais para aumentar a qualidade dos resultados, potencializando as vendas e os números, fazendo com que as empresas, independentemente do porte, possam estar presentes no mercado de maneira competitiva e marcante.

Logo, você aprenderá também que o trabalho não se resume às vendas. Existe todo um processo prévio, com tendências de consumo, pesquisa de mercado e concorrência. Depois, existe uma definição dos preços dos produtos e da maneira como eles serão ofertados.

Após a formação, o gestor comercial fica apto para trabalhar em várias empresas. Em vendas, você será responsável pela prospecção de clientes e pelo fechamento do negócio, implicando no desenvolvimento de estratégias de pesquisas e vendas de mercado.

Os profissionais também podem atuar como autônomos, oferecendo consultoria para empresas. Um campo promissor é o de comércio eletrônico, pois cada vez mais pessoas compram pela internet, com destaque para o uso de celulares nesse processo.

Quais são as principais matérias do curso de Gestão Comercial?

A grade curricular da graduação em Gestão Comercial aborda diversos assuntos, como Métodos Quantitativos, Formação de Preços e Custos, Matemática Financeira, entre outros. Ao dominar esses conteúdos, os gestores comerciais conseguem fazer cálculos para determinar o preço de venda dos serviços e produtos.

Para isso, eles devem saber o quanto se gasta para produzir as matérias-primas e outros fatores, como pagamento dos funcionários, água, consumo de energia etc. Logo, conseguem estabelecer o preço de venda, de modo que não fique tão barato e nem tão caro, a ponto de inviabilizar a venda.

Abaixo, você vai conhecer todas as disciplinas que fazem parte da faculdade de Gestão Comercial da Anhanguera!

  • ED – Cultura Digital;
  • Gestão de Projetos;
  • Gestão Mercadológica na Era Digital;
  • Legislação Empresarial Aplicada;
  • Métodos Quantitativos;
  • Projeto Integrado I;
  • ED – Projeto de Vida;
  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Estratégia Empresarial e Negociação;
  • Gestão de Pessoas;
  • Modelos de Gestão;
  • Projeto Integrado II;
  • Cenários Econômicos e Políticas de Compras;
  • ED – Marketing Digital;
  • Matemática Financeira;
  • Pesquisa e Inteligência de Marketing;
  • Projeto Integrado III;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Comércio Eletrônico;
  • ED – Design Thinking;
  • Formação e Desenvolvimento de Equipes de Vendas;
  • Gestão de Serviço e Varejo;
  • Logística e Gestão da Qualidade;
  • Projeto Integrado IV.

Aqui na Anhanguera, ensinamos a fazer análises essenciais para as tomadas de decisões. Estamos falando de conhecimentos úteis a diversos tipos de profissões: consultor, especialista e técnico, por exemplo. Portanto, você sairá capacitado para atuar como analista em vendas, sendo dono da própria empresa ou trabalhando com inteligência de mercado.

Agora, conheça as características de algumas das principais disciplinas estudadas no curso de Gestão Comercial!

Logística e Gestão da Qualidade

A Logística está relacionada à movimentação necessária para que os produtos cheguem às mãos dos clientes. Afinal, essa área é responsável pela distribuição, abastecimento e estoque de produtos entre as unidades.

Na matéria de Logística e Gestão da Qualidade, você aprenderá as principais ações e conceitos. É uma boa oportunidade para conhecer as técnicas de gerenciamento de estoque, os canais de distribuição e a cadeia de suprimentos.

Estratégia Empresarial e Negociação

Cada produto tem necessidades e características diferentes, bem como os negócios. Para aproveitar o potencial, é muito importante usar as estratégias corretas. Com uma atuação direcionada à persuasão e atração dos consumidores, é possível aumentar os resultados de vendas.

A disciplina de Estratégia Empresarial e Negociação envolve as melhores técnicas de negociação e vendas, como divulgação e merchandising. Também aborda o planejamento de ações para melhorar os resultados, além de incluir o ponto de vendas.

Matemática Financeira

Algumas das principais responsabilidades dos gestores comerciais incluem a elaboração de bons planejamentos, o acompanhamento de demandas e a formação de preços.

Para que tudo seja colocado em prática, é importante ter um conhecimento aprofundado em Matemática Financeira, que apresenta conceitos sobre taxas, juros e outros elementos.

Gestão de Projetos

A operação comercial depende de vários recursos, desde os materiais para a execução de atividades até os produtos em estoque. Assim, é de responsabilidade dos gestores comerciais fazer um gerenciamento dos componentes, garantindo a disponibilidade dos insumos, de acordo com a necessidade da corporação.

Gestão de Serviço e Varejo

A Gestão de Serviço se divide em diferentes ramos e, portanto, a abordagem de varejo merece destaque especial. Os estudantes aprenderão a definir estratégias específicas direcionadas para clientes finais, revendedores e distribuidores.

Qual a duração da faculdade de Gestão Comercial?

O Tecnólogo em Gestão Comercial tem duração média de 2 anos, dividido em 4 semestres. Durante a graduação, os estudantes assistem às aulas teóricas e atividades complementares obrigatórias, que incluem a parte prática.

Elas devem ser cumpridas com a participação dos alunos em atividades extracurriculares, como seminários, encontros, congressos e disciplinas especiais. A carga horária total da graduação é de 1.700 horas, divididas do seguinte modo:

  • estudo dirigido: 40 horas;
  • atividades complementares: 40 horas;
  • atividades acadêmicas regulares: 1.620 horas.

Agora, confira a carga horária da faculdade de Gestão Comercial por semestre:

  • 1.º semestre: 400 horas;
  • 2.º semestre: 400 horas;
  • 3.º semestre: 500 horas;
  • 4.º semestre: 400 horas.

No entanto, apesar de o tempo de duração do curso de Gestão Comercial ser de 2 anos, saiba que isso pode mudar de acordo com o estudante. Ao reprovar em disciplinas, trancar a matrícula ou atrasar a entrega de algum conteúdo, o tempo para concluir a faculdade será maior que o esperado.

Entretanto, lembre-se de que não existe um limite máximo de tempo para conquistar o diploma, tudo bem? Outra situação que pode acontecer é o caso de graduandos que já tiveram outra formação com matérias igualmente abordadas pela graduação em Gestão Comercial.

Isso possibilita que você ingresse e seja dispensado de cursar tais conteúdos, desde que a carga horária e as matérias sejam similares. Esse processo é conhecido como reaproveitamento de disciplinas. Com isso, o aluno consegue se formar em um tempo menor.

Como verificar as condições de pagamento do Tecnólogo em Gestão Comercial?

Se você já decidiu que quer cursar Gestão Comercial, deve estar curioso para conhecer o preço dessa graduação, certo? Então, saiba que as mensalidades podem variar bastante de acordo com os seguintes critérios:

  • localização do campus ou da unidade da instituição de ensino;
  • modalidade de ensino, como semipresencial, presencial ou EAD;
  • turnos das aulas, como noturno ou matutino.

Tendo esses fatores em mente, fica muito mais fácil pesquisar o valor das mensalidades dentro das condições em que deseja estudar. O modo mais simples de encontrar os preços é visitando o site da Anhanguera e buscando a página do curso escolhido.

Um ponto que merece destaque é que a graduação no formato 100% online é mais em conta. Isso porque o EAD não demanda a frequência constante dos alunos na unidade presencial, o que se reflete em valores mais acessíveis.

Como se matricular no curso?

Agora que você já entende como funciona o curso de Gestão Comercial, chegou o momento de conhecer os próximos passos para realizar a matrícula na graduação.

Escolha uma forma de ingresso

Uma das grandes vantagens da Anhanguera é que a nossa instituição tem a missão de facilitar a sua entrada no ensino superior. Por essa razão, oferecemos diversas formas de ingresso. Veja como cada uma delas funciona!

Vestibular tradicional

Essa forma de ingresso consiste em uma prova presencial que os candidatos podem fazer em qualquer uma das nossas unidades. Para realizá-la, é preciso se inscrever pelo nosso site.

O teste é composto de uma redação dissertativo-argumentativa e você terá 2 horas para concluí-la. Caso tenha algum imprevisto e não consiga chegar ao local a tempo, o estudante pode agendar a realização da prova para uma data posterior.

Vestibular online

O vestibular online tem o mesmo formato da opção tradicional, com a diferença que ocorre de maneira 100% online e você tem apenas 1 hora para concluir a prova. Outra informação essencial sobre o teste é que o candidato tem somente 5 chances para finalizá-lo.

Portanto, cheque com antecedência a conexão com a internet, antes de iniciar o processo seletivo. Outro fator importante é que não é permitido copiar e colar ou abrir outra aba do navegador. Após a entrega da prova, basta aguardar os resultados.

Transferência externa

Essa forma de ingresso é ideal para o estudante matriculado em outra instituição, com matrícula ativa ou trancada por até 6 meses, e que deseja fazer parte da Anhanguera. A transferência externa pode ser usada para se matricular em cursos EAD e presenciais das modalidades Tecnólogo, Licenciatura e Bacharelado.

Para iniciar o processo de transferência, é bem fácil: basta fazer o pedido na área da solicitação.

Uso da nota do Enem

Se você já fez alguma edição do Enem e tirou uma boa pontuação, saiba que poderá ingressar no curso de Gestão Comercial usando essa nota. Para se inscrever, clique na alternativa “Quero utilizar meu Enem para a inscrição”.

A inscrição pode ser acompanhada pelo ambiente do candidato, seja ela feita presencialmente ou online. Ao confirmar a possibilidade de substituição do vestibular por sua nota no Enem, é possível dar continuidade à matrícula.

Segunda graduação

Se você já tem uma outra graduação no currículo, saiba que pode ingressar na Anhanguera sem fazer o vestibular. Nesse caso, é preciso verificar a existência de vagas remanescentes na unidade e no curso escolhidos.

Aqui na Anhanguera, estão disponíveis as seguintes alternativas de segunda graduação:

Realize a sua matrícula

Ao ser aprovado no vestibular de Gestão Comercial, a próxima etapa é finalmente realizar a matrícula nesse Tecnólogo. Para isso, é necessário decidir sobre alguns detalhes importantes, como a unidade em que deseja estudar e a modalidade de ensino.

Quais as modalidades em que o curso está disponível?

Na Anhanguera, o curso de Gestão Comercial está disponível em três modalidades de ensino: presencial, semipresencial e 100% a distância. Confira as diferenças entre elas abaixo!

Presencial

O formato presencial é o mais tradicional, sendo caracterizado pelas idas à faculdade durante os 5 dias da semana para assistir às aulas, apresentar trabalhos e fazer provas. Assim, é a opção ideal para quem tem tempo de frequentar o campus e deseja ter um contato mais próximo com professores, colegas e tutores.

Semipresencial

Já no formato semipresencial, você só precisar comparecer à faculdade de uma a três vezes por semana para assistir às aulas práticas. As idas ao polo de ensino possibilita que o aluno usufrua dos benefícios que uma graduação presencial oferece.

As aulas online ficam gravadas e são disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Lá, é possível encontrar os materiais referentes ao curso de Gestão Comercial EAD.

EAD

Na modalidade 100% EAD, você não precisa se deslocar até a faculdade, pois não existem aulas presenciais. Elas acontecem totalmente a distância e são gravadas pelos professores. Assim, é possível acessá-las onde e quando quiser, no momento que for mais conveniente.

Logo, caso queira entender os conteúdos e assisti-los mais de uma vez, basta voltar às aulas. É importante ressaltar que, tanto no formato presencial quanto no EAD, você terá todo o suporte dos tutores, que são responsáveis por tirar as dúvidas.

Agora é com você!

Agora que já conhece tudo sobre o curso de Gestão Comercial, invista no seu aprendizado. Estude na Anhanguera para ter acesso a um ensino de excelência, modalidades flexíveis e mensalidades que cabem no seu bolso!

Gostou do conteúdo e quer fazer o curso de Gestão Comercial na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.