Gestão Comercial: Descubra os truques e segredos dessa faculdade

curso de Gestão Comercial

A faculdade de Gestão Comercial prepara os alunos para conseguirem fazer a diferença no mundo dos negócios. Para se destacar no mercado e alcançar ótimos resultados, a área de vendas das empresas tem um papel fundamental, e é aí que um profissional de Gestão Comercial entra.

A graduação nessa área é muito importante, pois todas as atividades empresariais necessitam de vendas para serem bem-sucedidas. Até mesmo ONGs precisam vender ideias para conseguir concretizar seus projetos sociais, assim como um órgão público deve divulgar um plano se deseja receber mais verba do governo.

Neste post, mostraremos em detalhes como funciona o Tecnólogo em Gestão Comercial. Confira!

Como é o curso de Gestão Comercial?

A graduação em Gestão Comercial é do tipo Tecnólogo. O curso tem um formato dinâmico e traz aplicações práticas dos conceitos de gestão e administração, preparando os estudantes para se tornarem especialistas na área.

O objetivo da graduação é capacitar os futuros profissionais para aumentar a qualidade e o resultado das vendas de empresas de todos os portes, podendo torná-las competitivas no mercado.

Durante o curso, os alunos aprenderão também que o trabalho de um gestor comercial não se resume apenas ao relacionamento com os clientes e concretização das vendas, mas também se conecta a funções e áreas mais estratégicas como marketing.

Três pessoas reunidas e analisando dados matemáticos
O gestor comercial atua não só com clientes e vendas, mas também com estratégias

Dessa forma, como o próprio  Peter Drucker, pai da Gestão moderna, definiu:

“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho”.

Isso quer dizer que em um mundo cada vez mais globalizado e concorrido, só o esforço na hora de venda já não é mais o suficiente. Existe todo um processo de pesquisa de mercado, tendências de consumo, análise de concorrência, definição de preços, estruturação de canais e planejamento estratégico, antes de chegar efetivamente na venda, o que torna o papel do Gestor Comercial ainda mais importante nas empresas.

Quais os tipos de Graduação em Gestão Comercial?

A graduação em Gestão Comercial é oferecida pelas instituições de ensino no tipo Tecnólogo. Isso acontece por se tratar de um curso específico, focado nas teorias e práticas relacionadas a área comercial.

Bacharelado em Gestão Comercial

Não existe curso de Bacharelado em Gestão Comercial. Nesse formato, o curso que mais se aproxima da Gestão Comercial é a graduação em Administração de Empresas, que engloba, além da Gestão Comercial, finanças, marketing, tecnologia, direito, governança corporativa, entre outras áreas. 

Tecnólogo em Gestão Comercial

O Tecnólogo em Gestão Comercial possui um currículo mais direcionado às demandas do mercado de trabalho. O curso tem duração de 4 semestres e é ideal para alunos que já querem começar a atuar na área ou que possuem algum conhecimento prévio.

Licenciatura em Gestão Comercial

Para Gestão Comercial não existe um curso de licenciatura. Para os profissionais que desejam dar aula sobre o tema, buscar uma pós-graduação para especialização é a opção mais indicada.

Licenciatura é uma modalidade de curso que tem como foco a formação de professores. É um curso de ensino superior que oferece aos alunos conteúdos direcionados à determinadas áreas do conhecimento.

Homem dando palestra em faculdade
Para quem busca dar aulas na área, é preciso realizar uma pós-graduação

A faculdade de Gestão Comercial é boa? 

A graduação de tecnologia em Gestão Comercial é recomendada para os profissionais que querem melhorar suas habilidades comerciais.

O setor de vendas tem grande importância nas empresas, e por isso necessita de profissionais capacitados para enfrentar os desafios da área. 

É no curso de Gestão Comercial que o aluno aprende a planejar e definir metodologias de vendas, gerar informações gerenciais, controlar padrões de qualidade, etc.

Além de conhecer os detalhes sobre a formação, é bom saber como escolher uma faculdade para garantir a qualidade na qualificação profissional. 

Mulher mostrando gráfico para colegas de trabalho
Na faculdade, os alunos aprendem a definir metodologias e gerar informações úteis

O curso de Gestão Comercial é aprovado no MEC?

A graduação em Gestão Comercial é, sim, aprovado pelo MEC, mas é importante também consultar se a instituição de ensino que você quer escolher tem autorização para oferecer esse curso. Ser aprovado pelo MEC é requisito essencial para o seu diploma no curso de Gestão Comercial ser respeitado no mercado de trabalho. É esse selo de aprovação que irá garantir a validade do diploma em todo território nacional, comprovando que o curso realmente atende o padrão de qualidade exigido pelos órgãos reguladores.

Por isso, antes de se matricular, verifique se a instituição e curso escolhido realmente são aprovados pelo MEC.

Aprovação do curso de Gestão Comercial no Mercado

A aprovação do mercado em relação ao curso de Gestão Comercial é evidente. Envolve principalmente a necessidade de profissionais qualificados e formados em instituições reconhecidas. 

Em um mercado com muitos concorrentes, frequentes mudanças econômicas, surgimento de novas tecnologias e vários outros fatores, as empresas que contam com profissionais graduados em Gestão Comercial, conseguem construir uma equipe comercial forte e bem estruturada, se diferenciando da concorrência.

Qual o perfil ideal do aluno de Gestão Comercial?

O perfil ideal do aluno de Gestão Comercial é composto pelas seguintes características: 

  • Alta capacidade de organização;
  • Visão estratégica de vendas;
  • Conhecimentos em Marketing;
  • Flexibilidade a mudanças;
  • Habilidade de negociação;
  • Excelente comunicação;
  • Excelência em planejamento e análise. 

Essas habilidades são importantes, pois o gestor comercial precisa atuar com gestão de equipes, administração de processos de vendas, planejamento de metas, análise de resultados, análise de mercado, relacionamento com clientes no pré e no pós-venda, além de colaborar com outras áreas estratégicas da empresa.

Mulher explicando assunto para cliente em reunião
É preciso ter habilidades de negociação para atuar com Gestão comercial

Personalidade do aluno da área de Gestão Comercial

Um aluno de Gestão Comercial pode se beneficiar na carreira se tiver algumas características, como, por exemplo:

  • Saber trabalhar sob pressão;
  • Gostar de lidar com pessoas;
  • Ser comunicativo;
  • Ser dinâmico;
  • Ser detalhista;
  • Ser organizado;
  • Ter visão estratégica;
  • Capacidade de avaliar riscos;
  • Gostar de desafios;
  • Gostar de tomar decisões. 

Também é fundamental se manter atualizado em relação ao cenário global em seus diversos aspectos e estar consciente que essas habilidades serão necessárias durante toda sua trajetória acadêmica e profissional. 

Mulher ao telefone, escrevendo em planilha e mexendo no computador
Ter atenção aos detalhes e à organização são características valorizadas na área de Gestão

Rotina de estudos para quem estuda Gestão Comercial

A rotina de estudos durante o curso de Gestão Comercial pode variar conforme a grade das matérias de cada semestre e com a modalidade das aulas (presencial, semipresencial ou EAD). 

Algumas matérias com foco prático, por exemplo, irão acontecer apenas nas modalidades presencial ou semipresencial, o que irá exigir um pouco mais de dedicação do aluno. 

Para aulas que acontecem online, como nos cursos EAD, é o próprio aluno que precisará organizar sua rotina de estudos, adequando e planejando seus horários para melhor se desenvolver durante o curso. 

Seja presencial ou a distância, a rotina de estudos durante o tecnólogo vai exigir resiliência e dedicação para concretizar o curso em condições de exercer com qualidade as atividades de um gestor. 

Quais as modalidades de estudo para Gestão Comercial? 

O curso de Gestão Comercial pode ser praticado em diferentes modalidades. O perfil de cada aluno é diferente, então busque a modalidade que melhor se encaixe a sua rotina. 

No geral, o curso de Gestão Comercial pode ser encontrado em três modalidades de ensino: presencial, semipresencial e EAD 100% a distância. Confira as diferenças entre elas: 

Curso de Gestão Comercial EAD

O Tecnólogo em Gestão Comercial EAD é 100% online e o aluno não precisa se deslocar até a faculdade. As aulas acontecem a distância e são gravadas com os professores. Assim, é possível acessá-las onde e quando quiser. 

E assim como na modalidade presencial, na graduação EAD você também terá todo o suporte dos tutores para tirar dúvidas. 

Homem estudando com notebook e caneta
No curso EAD, as aulas são online e o aluno pode contar com apoio de tutores no aprendizado

Curso de Gestão Comercial Presencial

O curso de Gestão Comercial no formato presencial é o mais tradicional, sendo caracterizado pelas idas à faculdade durante os 5 dias da semana para assistir às aulas, apresentar trabalhos e fazer provas. 

É a opção ideal para quem dispõe de tempo para frequentar o campus e deseja ter um contato mais próximo com professores, colegas e tutores. 

Curso de Gestão Comercial Semipresencial

A faculdade de Gestão Comercial semipresencial é feita de forma híbrida, sendo necessário comparecer à faculdade de uma a três vezes por semana para assistir às aulas práticas. 

Nessa modalidade as aulas online ficam gravadas e são disponibilizadas no mesmo formato que os cursos EAD, e as aulas presenciais possibilitam que o aluno usufrua dos benefícios que uma graduação presencial oferece.

Qual a duração e as matérias do curso de Gestão Comercial? 

A duração média do Tecnólogo em Gestão Comercial é de 4 semestres (2 anos). Durante a graduação, os estudantes terão aulas teóricas e atividades complementares obrigatórias, que incluem a parte prática.

Elas devem ser cumpridas com a participação dos alunos em atividades extracurriculares, como seminários, encontros, congressos e disciplinas especiais. A carga horária total da graduação é de 1.660 horas, divididas do seguinte modo: 

1º semestre (360h)

  • Gestão de Projetos
  • Legislação Empresarial Aplicada
  • Métodos Quantitativos
  • Optativa I
  • Projeto Integrado-Ideação

2º semestre (360h)

  • Gestão de Pessoas
  • Matemática Financeira
  • Gestão Mercadológica na Era Digital
  • Optativa II
  • Projeto Integrado-Projeto

3º semestre (440h)

  • Logística e Gestão da Qualidade
  • Estratégia Empresarial e Negociação
  • Formação e Desenvolvimento de Equipes de Vendas
  • Modelo de Gestão
  • Cenários Econômicos e Políticas de Compras
  • Pesquisa e Inteligência de Marketing
  • Projeto de Extensão I-Gestão Comercial

4º semestre (500h)

  • Sistemas de Informação Gerencial
  • Sociedade Brasileira e Cidadania
  • Empreendedorismo e Inovação
  • Comércio Eletrônico
  • Gestão de Serviços e Varejo
  • Formação de Preços e Custos
  • Optativa III
  • Projeto de Extensão II-Gestão Comercial 
Professora dando aula de matemática em faculdade
Matemática financeira é uma das disciplinas da grade do curso

Quais as possibilidades de especialização em Gestão Comercial? 

Em Gestão Comercial existem muitas possibilidades de especialização. Durante o curso o aluno aprende sobre diversos aspectos da área e diferentes segmentos da profissão, além de desenvolver competências como, por exemplo: 

  • Coordenar e deliberar sobre as vendas em negócios diversos;
  • Fazer pesquisas de efetividade econômica, financeira e tributária;
  • Produzir análises comerciais, levando em conta as necessidades e oportunidades do mercado;
  • Organizar pesquisas de mercado;
  • Estabelecer relacionamentos pós-venda com clientes;
  • Gerenciar sistemas de informações comerciais;
  • Estabelecer métodos de geração de preços, levando em conta aspectos tributários, de custos, da concorrência e do valor para o cliente;
  • Gerenciar o setor comercial de uma organização;
  • Analisar e produzir relatórios técnicos em sua área de formação. 

O desenvolvimento dessas habilidades gera inúmeras possibilidades de carreira, e as áreas mais comuns buscadas por profissionais formados em Gestão Comercial para especialização são: 

  • Gestão Empresarial, ênfase em Marketing e Vendas;
  • Gestão Estratégica Comercial;
  • Marketing de Varejo, Produto e Serviço;
  • Representação Comercial;
  • Vendas de Varejo;
  • Processos Gerenciais em Negócios de Alimentação.
Três homens analisando dados em computador
Atuar na área de Gestão estratégica e produzir relatórios técnicos é uma das possibilidades do curso

Quais as principais áreas para recém-formados em Gestão Comercial? 

As principais áreas de atuação para os recém-formados em Gestão Comercial estão ligadas principalmente a vendas, mas também é possível encontrar oportunidades em marketing ou finanças. 

Profissionais recém-formados normalmente ficam em seu primeiro cargo por cerca de 2 a 3 anos até conquistar uma promoção, mas isso é variável e depende do desempenho do funcionário. 

Abaixo listamos as principais áreas de atuação buscadas pelos recém-formados no Tecnólogo de Gestão Comercial: 

  • Análise de Resultados;
  • Gestão e supervisão de vendas;
  • Representação comercial;
  • Pesquisa de mercado;
  • Desenvolvimento de estratégias de vendas e marketing;
  • Gestão de relações comerciais;
  • Consultoria de negócios;
  • Gestão financeira e/ou tributária;
  • Assessoria comercial. 
Homem conversando com dois clientes em reunião
Consultoria de negócios é uma área de atuação da Gestão comercial

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada? 

As faculdades públicas e privadas possuem particularidades, e cabe ao aluno considerar essas características para tomar a melhor decisão na hora de estudar. 

As faculdades públicas são muito mais concorridas. Já as faculdades privadas possuem muito mais vagas disponíveis, o que torna o ingresso a uma instituição privada mais simples. 

Em contrapartida, para entrar em uma faculdade privada é necessário pagar mensalidade, o que não acontece em faculdades públicas, que são gratuitas aos alunos por receberem fundos do governo. 

Nos dois casos é possível encontrar instituições de qualidade, mas é importante lembrar que o comportamento do estudante durante a graduação é o que mais influencia na qualidade da formação.

Seja uma faculdade privada ou pública, se não houver dedicação por parte do aluno, dificilmente ele se tornará um profissional capacitado e de destaque no mercado. 

Faculdade Pública em Gestão Comercial

A faculdade pública para Gestão Comercial é gratuita, mas muito concorrida. E por ser uma instituição financiada pelo governo, a ausência de mensalidades é um grande atrativo. 

Dessa forma, podemos listar como principais pontos positivos para escolher uma instituição pública, além da ausência de mensalidades, a qualidade acadêmica composta por professores de renome, o que aumenta o reconhecimento e valorização no mercado de trabalho. 

Já como pontos negativos, além da alta concorrência, é muito comum que instituições públicas tenham uma infraestrutura de menor qualidade e com frequente ocorrência de greves. 

Faculdade Privada para Gestão Comercial

A chance de entrar em uma faculdade privada em Gestão Comercial é muito maior do que em uma faculdade pública. 

As faculdades privadas estão presentes em todos os estados brasileiros e em maior quantidade que as faculdades públicas, aumentando significativamente a quantidade de vagas nesse tipo de instituição. 

Apesar de existir a necessidade de pagar mensalidade para cursar uma faculdade privada, existem inúmeras possibilidades de bolsas e descontos que facilitam o ingresso nesse tipo de instituição. 

Com infraestrutura moderna, grades de horários flexíveis e corpo docente de qualidade, as faculdades particulares têm atraído cada vez mais alunos que buscam um ensino superior de destaque. 

Estudante sentado em escada com notebook
Na faculdade privada, os alunos podem contar com melhor infraestrutura e ter horários mais flexíveis de estudo

Quanto custa a faculdade em Gestão Comercial? 

A mensalidade do curso de Gestão Comercial pode variar bastante conforme os seguintes critérios: 

  • Localização do campus ou da unidade da instituição de ensino;
  • Modalidade de ensino, como semipresencial, presencial ou EAD;
  • Turnos das aulas, como noturno ou matutino. 

Na Anhanguera, por exemplo, os valores da faculdade de Gestão Comercial por modalidade começam a partir dos seguintes valores: 

  • EAD: a partir de R$129* por mês;
  • Semipresencial (Híbrido): a partir de R$199* por mês;
  • Presencial: a partir de R$399* por mês.

 *valor sujeito a alteração. 

Tem como conseguir Bolsa de Estudos em Gestão Comercial?

Existem alguns tipos de Bolsa de Estudo para o curso de Gestão Comercial. Na Anhanguera, por exemplo, existem muitas opções de bolsa de estudo, benefícios e convênios.

Bolsa de Estudos com nota do Enem

Escolha a nota do Enem como forma de ingresso para ganhar uma bolsa de estudo de até 100% na faculdade de Gestão Comercial. Quanto maior é a sua pontuação, maior o percentual de desconto! 

Com a bolsa de 100%, você faz o curso de Gestão Comercial do início ao fim sem precisar se preocupar com a mensalidade. Para fazer uma simulação com a sua nota, use a calculadora da Anhanguera e veja de quanto seria seu percentual de desconto. 

Bolsa Incentivo

Os alunos que não podem pagar o valor integral da mensalidade de Gestão Comercial podem conquistar a Bolsa de Incentivo na inscrição. É preciso se encaixar nos critérios de renda definidos pela universidade Anhanguera para adquirir o benefício. 

Convênio com empresas parceiras da faculdade

É funcionário de uma empresa conveniada? Ótimo! Você pode ter um desconto na mensalidade de Gestão Comercial ou outros cursos de graduação ou pós-graduação. 

O desconto na mensalidade dura até o final do curso. Se quiser conhecer o regulamento do programa, confira a seção Parcerias e Convênios do site da Anhanguera. 

Desconto pontualidade

O desconto na mensalidade é destinado aos alunos que quitam a mensalidade em dia. Ao pagar até o quinto dia útil do mês de vencimento, você ganha o desconto. 

É importante ressaltar que o benefício é concedido apenas aos alunos matriculados nos cursos EAD participantes da oferta. 

Descontos para militares e servidores públicos

Desconto exclusivo para estudantes que trabalham no setor militar ou que atuam como servidores públicos no âmbito federal, estadual ou municipal. 

O percentual de desconto é aplicado para os cursos presenciais e a distância da Anhanguera. Além disso, o abatimento pode se estender ao cônjuge ou filhos de até 24 anos. 

Amigo Vale-Prêmio

No programa Amigo Vale-Prêmio, quem estuda na Anhanguera pode ganhar desconto na mensalidade indicando a matrícula na faculdade para colegas e familiares. Para o desconto ser efetivo, a indicação precisa se enquadrar nos critérios do programa. 

Dois amigos se cumprimentando em escritório
No programa Amigo vale-prêmio, é possível conseguir descontos nas mensalidades

Isenção de matrícula

Participe do período de pré-matrícula da Anhanguera e garanta sua isenção na taxa de matrícula. É uma oportunidade de garantir sua vaga na faculdade antes da maioria dos candidatos e ainda ganhar um descontinho.

Como entrar em Gestão Comercial? 

Existem várias maneiras de ingressar no curso de Gestão Comercial. Confira abaixo como garantir sua vaga. 

Enem

O processo de ingresso no curso de Gestão Comercial utilizando a nota do Enem é bem simples. Na hora de se inscrever para o curso, você só precisa selecionar a opção de inscrição usando a nota do Enem, completar o cadastro e confirmar a matrícula. 

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, onde as notas podem ser utilizadas para ingressar em universidades públicas e privadas que adotam essa modalidade de seleção. 

A inscrição nesse formato é selecionada principalmente para os alunos que buscam por uma bolsa de estudo. Quanto maior a nota obtida no Enem, maior o percentual de desconto. 

Consulte as condições da Bolsa Enem, cursos elegíveis, disponibilidade e valor da mensalidade no FALE CONOSCO em nosso site, ou na secretaria da unidade Anhanguera de seu interesse! 

Sisu

Você também pode usar o Sisu para o curso de Gestão Comercial. O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições públicas de Ensino Superior. Ele funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e é exclusivo para participantes da última edição do Enem que não tiveram nota zero na redação. 

A inscrição acontece pelo site do Sisu, onde os interessados podem acessar as instituições e os cursos que participam do Sistema. Quando o prazo para inscrição for aberto, basta entrar no site e se inscrever. 

Conforme as regras do programa, o estudante pode escolher até duas opções de curso por ordem de preferência, assim como instituição, local de oferta, turno e modalidade de concorrência. 

É possível alterar essas opções ao longo do período de inscrições, mas fica valendo a última escolha feita antes do encerramento das inscrições. 

Vestibular para Gestão Comercial

Para prestar vestibular para Gestão Comercial, o candidato precisa se direcionar até a universidade de sua escolha ou fazer a inscrição de maneira online pelo próprio portal da instituição. 

O vestibular é o meio mais tradicional para inscrição nas universidades. Ele pode acontecer de forma presencial ou online, e é organizado pelas próprias instituições. 

Aqui na Anhanguera, por exemplo, o vestibular para Gestão Comercial acontece da seguinte forma: 

Vestibular tradicional

O vestibular para Gestão Comercial no modelo tradicional  consiste em uma prova presencial que os candidatos podem fazer em qualquer polo da universidade. Para realizá-la, é preciso se inscrever pelo nosso site. 

O teste é composto de uma redação dissertativo-argumentativa e você terá 2 horas para concluí-la. Caso tenha algum imprevisto e não consiga chegar ao local a tempo, o estudante pode agendar a realização da prova para uma data posterior. 

Vestibular online

O vestibular online para Gestão Comercial tem o mesmo formato da opção tradicional, com a diferença que ocorre de maneira 100% online e você tem apenas 1 hora para concluir a prova. Outra informação essencial sobre o teste é que o candidato tem somente 5 chances para finalizá-lo. 

Portanto, confira com cuidado a conexão com a internet antes de iniciar o processo seletivo. Outro fator importante é que não é permitido copiar e colar ou abrir outra aba do navegador. Após a entrega da prova, basta aguardar os resultados.

Mulher fazendo teste online em tablet
O vestibular online é uma das maneiras de entrar na faculdade

Quais as exigências para se formar em Gestão Comercial? 

As exigências para se formar em Gestão Comercial podem variar conforme a instituição de ensino escolhida. É necessário consultar as regras de cada instituição para obter informações específicas sobre os requisitos exigidos, como estágio obrigatório, Enade, TCC e etc. 

Estágio Obrigatório para Gestão Comercial

O estágio obrigatório é uma atividade prática realizada pelos alunos durante o curso. Para o curso de Gestão Comercial, é necessário verificar antes com a instituição escolhida se há ou não a obrigatoriedade de fazer o estágio.

Mesmo em caso da não obrigatoriedade, assim como em outros cursos, fazer o estágio durante a faculdade pode gerar vários benefícios como, por exemplo, o ganho de experiência, autoconhecimento profissional e ampliação de networking. 

Mulher auxiliando estagiário com trabalho em computador
O estágio é uma forma de ganhar experiência e fazer networking na área de Gestão

Enade para Gestão Comercial

Para os alunos concluintes do curso de Gestão Comercial que fizerem parte de uma turma contemplada para o exame, participar do Enade também é obrigatório. O desempenho nesse exame não afeta a conclusão do curso, mas não fazê-lo impede o aluno de receber seu diploma. 

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que serve para avaliar os cursos de ensino superior em todo o Brasil. 

TCC de Gestão Comercial

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Gestão Comercial é uma exigência muito comum na faculdade, embora não seja uma etapa obrigatória em todas as instituições. 

O TCC é uma avaliação final que os estudantes passam para receber o diploma. Ele é exigido no último ano da faculdade, onde os alunos desenvolvem um trabalho acadêmico em temas específicos da área. 

O objetivo é colocar em prática os aprendizados adquiridos durante o curso. O resultado desse trabalho é entregue por escrito e, em alguns casos, também é necessário ser apresentado para uma banca de avaliadores. 

Vale a pena se formar em Gestão Comercial? 

Se formar em Gestão Comercial é a melhor decisão para quem quer trabalhar em funções comerciais e de vendas.

Com um mercado repleto de concorrentes e frequentes mudanças econômicas, as empresas têm buscado estruturar equipes comerciais fortes que possam se destacar e que tenham profissionais formados em Gestão Comercial. 

É o Gestor Comercial que se responsabiliza pelas principais demandas da área, como análise de mercado, definição de estratégias e criação de planos de ação para ampliar a rentabilidade da empresa. 

O profissional de Gestão Comercial necessita ainda reunir conhecimentos e técnicas que possam trazer mais eficiência nas vendas, no atendimento dos consumidores, e no desenvolvimento da logística para os produtos serem entregues com qualidade e rapidez.

Em resumo, o mercado de trabalho para o profissional dessa área é muito versátil, com diversas possibilidades de trabalho em variados cargos e setores. 

Homem fazendo apresentação para colegas
O gestor comercial é um profissional importante para a estratégia das empresas

Salário para formados em Gestão Comercial

Um gestor comercial pode atuar em muitas áreas, e o salário desse profissional varia conforme a especialização e, no caso do autônomo, também conforme o ritmo de trabalho 

Veja a média salarial de alguns dos principais cargos para profissionais formados em Gestão Comercial: 

  • Analista comercial: R$ 4.228,19*;
  • Supervisor comercial: R$ 3.291,84*;
  • Gerente comercial: R$ 4.452,73*; 

*Fonte: salário.com, sujeito a alteração.

Investimento Vs Retorno do curso de Gestão Comercial

Considerando que o tecnólogo de Gestão Comercial dura apenas 2 anos, e durante o curso já é possível estagiar e começar a trabalhar na área, as possibilidades de retorno sobre o investimento feito nessa faculdade são bem significativas. 

Conforme já citamos anteriormente, o mercado tem exigido equipes comerciais bem mais estruturadas, o que aumenta a demanda pelos serviços de líderes profissionais qualificados em Gestão Comercial. 

E para aqueles que arregaçarem as mangas e buscarem especialização, as chances de retorno e crescimento são ainda maiores.

Confira também: saiba como fazer Gestão comercial na Anhanguera!

Por que cursar Gestão Comercial? 

Ingressar no ensino superior é o primeiro passo para poder se tornar um Gestor Comercial. Por isso é importante escolher uma faculdade de qualidade, reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha uma grade curricular atualizada com as exigências do mercado. 

Na Anhanguera, o curso Tecnólogo presencial tem duração média de 2 anos (4 semestres) e no Ensino a Distância (EAD) são apenas 3 semestres. Portanto, em pouco tempo, você sai com diploma de ensino superior qualificado para obter uma vaga no mercado de trabalho. 

São mais de 300 polos espalhados pelo país, onde você pode obter a melhor estrutura da rede particular no ensino presencial e semipresencial: 

E agora que você descobriu os truques e segredos da faculdade de Gestão Comercial, ficou mais fácil entender porque vale a pena investir nessa área. 

Se inscreva no nosso vestibular online! Estude na Anhanguera para ter acesso a um ensino de excelência, modalidades flexíveis e mensalidades que cabem no seu bolso! 

Venha estudar Gestão Comercial com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados