Cursos EAD são bem aceitos no mercado de trabalho?

cursos EAD a distância

Não restam dúvidas de que a graduação no ensino superior é, hoje, primordial para termos mais oportunidades de trabalho, certo? Há, inclusive, aquelas pessoas que buscam mais de uma formação com o objetivo de serem profissionais diferenciados e relevantes. Contudo, alguns ainda têm incertezas sobre a modalidade EAD. Será que os cursos EAD são bem aceitos no mercado?

Bem, podemos iniciar respondendo que um curso em uma boa faculdade só pode ser oferecido se passar, antes, por algumas etapas. Entre elas, há a aprovação pelo MEC, que segue algumas normas antes de dar o consentimento. Assim, caso você veja uma instituição conhecida ofertando EAD, é bem provável que esteja tudo certo com a graduação.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=2eeb6a29-3d39-446b-93db-de259129ea15]

Que tal conversarmos melhor sobre esse tema? Acompanhe as próximas linhas e entenda a realidade das graduações a distância no Brasil!

A realidade dos cursos a distância na atualidade

Segundo o relatório “Censo da Educação Superior 2018”, publicado pelo Inep, tem aumentado a valorização do EAD. Só para você ter uma ideia, entre 2008 e 2018, a quantidade de alunos ingressantes em cursos a distância cresceu 196,6%, em contraste à quantidade de alunos nos cursos presenciais, que obtiveram variação de apenas 10,6%.

Ainda, do total dos matriculados em cursos de Licenciatura, 50,2% optaram pela modalidade a distância, enquanto 49,8% preferiram a presencial. Cursos Tecnológicos também tiveram ganhos parecidos. 51,8% dos alunos ingressaram no EAD, enquanto 48,2% preferiram as graduações presenciais.

Por fim, também ressaltamos, agora, o número de alunos concluintes. Nos cursos presenciais, o índice aumentou 4,5% em relação a 2017. Por sua vez, nos cursos a distância, a quantia cresceu em 8,6%.

Fatores que fazem o EAD ser bem aceito pelo mercado

Observando os dados mostrados, já deu para notar o quanto os cursos a distância têm sido bem aceitos no mercado, não é? Agora, que tal ficarmos por dentro de algumas características e vantagens do EAD? Acompanhe!

As matérias são práticas e focadas nas necessidades atuais

A rotina de estudos de um curso a distância não é moleza e merece a mesma atenção que a de um curso presencial. O fato de existir disciplina online, que permita o estudo em casa e a dedicação às aulas no momento mais apropriado, não serve para desmerecer ou tirar a credibilidade da graduação, mas sim para adaptar-se melhor às preferências do aluno.

Assim, a primeira vantagem é tudo ser focado nas necessidades do mercado de trabalho. Como o curso EAD faz parte de algo mais moderno, as matérias da grade curricular contam com um planejamento recente, a partir de uma análise das carências atuais.

Além disso, alguns cursos têm atividades práticas. Assim, ainda que o estudante passe boa parte do tempo longe da faculdade, em alguns momentos precisa se dirigir a alguns pontos específicos, de modo a treinar suas habilidades.

Na Anhanguera, as aulas seguem esse estilo. Tudo é muito bem pensando, de modo a oferecer ao aluno praticidade e flexibilidade, sem deixar a qualidade de lado. Um dos privilégios dos estudantes matriculados, inclusive, é contar com as oportunidades do Canal Conecta, um portal de emprego que oferece estágios e vagas nas melhores empresas do país.

É possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo

A modalidade EAD chegou para suprir algumas carências atuais, sendo uma delas facilitar o dia a dia das pessoas. Com os estudos a distância, é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo, visando construir um futuro melhor, sem deixar de lado as obrigações. Isso também é uma vantagem para pessoas que necessitam passar mais tempo no cuidado com filhos.

Os alunos desenvolvem habilidades no uso de tecnologias

Talvez você já tenha percebido como tudo à nossa volta tem ficado mais tecnológico. A tendência é o aumento disso nos próximos anos, o que impactará o mercado de trabalho. Com isso, empregadores passarão a exigir, cada vez mais, habilidades relacionadas ao uso de tecnologias. Quem não as dominar corre o risco de perder oportunidades interessantes.

O fato de estar matriculado em um curso a distância nos obriga a lidar diariamente com a plataforma e com outros recursos mais modernos. Dessa forma, treinamos essas competências e finalizamos a graduação mais aperfeiçoados.

A disciplina é praticada todos os dias

Você sabia que disciplina e organização têm sido soft skills bastante requisitadas? Com o aumento do trabalho home office, apenas os profissionais que conseguirem desenvolver boa produtividade, evitando a procrastinação, terão bons ganhos. Fazer o próprio horário nos ajuda a adquirir mais autocontrole com nossas obrigações e isso é treinado diariamente até o fim do curso.

O diploma é igual ao de um curso presencial

Um diploma de graduação é uma das maiores conquistas na vida de quem deseja alcançar mais satisfação na carreira. Além de ser motivo de orgulho pessoal olhar aquele papel e lembrar-se do quanto nos esforçamos pela conquista, passamos a ser profissionais mais requisitados pelas empresas.

E um diploma EAD, no mercado, tem o mesmo valor que um presencial. É reconhecido em lei e, da mesma forma, comprova nosso nível de escolaridade. Esse é o mesmo pensamento dos profissionais de Recursos Humanos, já que, na hora da contratação, dão mais atenção à carga horária do curso e ao credenciamento da instituição.

Quais cursos mais bem aceitos nessa modalidade?

Bem, agora, você deve estar se perguntando: será que qualquer curso pode ser feito a distância? A resposta é: ainda não. Isso porque alguns exigem muitas horas práticas e com a supervisão de professores, o que atrapalha parte da flexibilidade do estudante.

As graduações da área de Humanas são, normalmente, as mais bem aceitas. No entanto, as outras áreas também compreendem cursos assim. No EAD aqui da Anhanguera, o aluno conta com muitas possibilidades. Conheça algumas delas a seguir:

Enfim, como você viu, os cursos a distância são bem aceitos no mercado. Além disso, contam com diversas vantagens, como as relatadas aqui. No entanto, ao escolher uma instituição, não deixe de prestar atenção ao fato de ela ser credenciada no MEC e contar com um ensino de qualidade, como são os cursos da Anhanguera, combinado?

Gostou da leitura? Que tal conferir no próximo artigo o que as melhores faculdades particulares têm a oferecer?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados