O que é Psicomotricidade? Descubra e saiba como atuar na área

Fisioterapeuta com crianças

Você sabia que o psicomotricista é um profissional valioso para o desenvolvimento humano? Ele se concentra na prevenção, no diagnóstico e na reabilitação de distúrbios psicomotores em todas as fases da vida. Ou seja, quando existe alguma dificuldade de maturação do sistema nervoso central que inibe o movimento, a socialização, a gestão das emoções, o processamento das informações, memória, fala etc., gerando grandes dificuldades de aprendizagem, especialmente em crianças e adolescentes.

Embora distúrbios psicomotores aconteçam em qualquer idade, muito do trabalho do psicomotricista é feito com crianças, tanto ao propor atividades relacionadas ao movimento quanto no tratamento de algum transtorno para que os pequenos consigam se desenvolver normalmente.

Parece uma profissão instigante para você? Então, fique conosco na leitura deste post e entenda o que é o curso de Psicomotricidade e como funciona a faculdade na Anhanguera!

O que é Psicomotricidade?

A Psicomotricidade é o estudo do ser humano sob uma perspectiva integrada. Considera o desenvolvimento de um indivíduo por meio da íntima relação entre emoção, movimento, cognição (aprendizagem) e relacionamento. É uma prática que trabalha os desafios emocionais, relacionais, comportamentais e motores, e se caracteriza por focar o potencial de cada indivíduo até a terceira idade.

Embora algumas pessoas pensem que o psicomotricista é um profissional do futuro, na verdade, a ciência da Psicomotricidade surgiu na França em 1947, quando o primeiro programa de treinamento de terapeutas psicomotores foi realizado. A abordagem rapidamente se tornou valorizada e reconhecida internacionalmente e, hoje, é praticada em mais de 60 países.

Porém, para o Brasil, Psicomotricidade é uma “profissão nova”. Por aqui, foi regulamentada em 3 de janeiro de 2019, com a lei nº 13.794.

Como é a atuação do psicomotricista, na prática?

Em seu trabalho, o psicomotricista tem uma visão holística do ser humano, ou seja, procura enxergar além do problema visível. Para isso, reúne questões físicas e mentais.

O psicomotor atua nas funções motoras e mentais e/ou no distúrbio emocional propondo atividades corporais. Considerando a pessoa como um todo, visa diminuir as dificuldades físicas, mas também ajudar a pessoa a encontrar uma relação harmoniosa com o uso do corpo.

Um psicomotricista pode trabalhar nas seguintes áreas.

Educacional

Especialmente nas escolas do ensino básico, o psicomotricista atua no desenvolvimento psicomotor dos alunos, por meio de brincadeiras, jogos e desafios nos quais insere técnicas e conhecimentos com esse fim. Assim, os alunos atingem os objetivos do profissional de forma prazerosa e divertida.

Clínicas, hospitais e casas de repouso

Em UTIs, ambulatórios, enfermarias e casas de repouso, o psicomotricista estimula os pacientes a recuperarem sua mobilidade e cognição ou ampliarem seus limites físicos e mentais. Esse trabalho pode ser feito com pacientes em diferentes estágios de doenças, bem como idades. Por isso, em casas de repouso, o psicomotricista tem um importante trabalho terapêutico e educacional com idosos.

O psicomotricista também atua em consultórios e clínicas especializadas realizando terapia psicomotora com pacientes individuais ou em grupo, trabalhando de acordo com as limitações observadas em cada indivíduo.

Empresarial

As empresas utilizam a Psicomotricidade Relacional a fim de melhorar o convívio no ambiente de trabalho. Diferentemente de uma palestra ou um workshop, esse é um trabalho permanente no qual são realizadas práticas de autoconhecimento, ajustes comportamentais e convívio no coletivo.

Como atuar na área de Psicomotricidade?

Para você entrar no mercado de trabalho da Psicomotricidade, é preciso se tornar um especialista. Até há pouco tempo, quando a profissão não era regulamentada no Brasil, praticamente não existiam faculdades de Psicomotricidade, e esse curso era basicamente oferecido na pós-graduação.

Felizmente, agora é possível fazer o curso superior de Psicomotricidade e ter um diploma de graduação na área. Esse título permite que você atue como um terapeuta ou educador psicomotricista.

É um curso ideal tanto para quem nunca esteve na faculdade quanto para quem deseja fazer uma segunda graduação. Inclusive, muitos pedagogos, psicólogos, profissionais de Educação Física e Fisioterapia acabam buscando a faculdade de Psicomotricidade para incrementar ainda mais seus conhecimentos ou se especializar nessa área.

Como funciona o curso de Psicomotricidade?

O Curso de Psicomotricidade é uma graduação tecnológica oferecida na modalidade Educação a Distância (EAD), com duração de até 2 anos. O objetivo do curso é capacitar você para atuar nos campos de Educação, Saúde, Terapia Psicomotora e Reeducação, a fim de assumir funções laborais nesta área, desenvolvendo atividades preventivas, diagnósticos e propondo terapias.

A faculdade fornece toda a base para a metodologia e técnica da área de Psicomotricidade afetivo-cognitiva para aprofundar a gestão prática do desenvolvimento psicomotor em nível evolutivo e compreender o desenvolvimento pessoal em diferentes idades.

Serão desenvolvidas habilidades de planejamento, análise, coordenação, elaboração e avaliação de atividades psicomotoras, bem como pareceres técnico-científicos em serviços escolares, ambiente corporativo e clínicas de reabilitação.

Além disso, você aprenderá técnicas psicomotoras para favorecer o desenvolvimento psicológico por meio do movimento e da brincadeira corporal. Você também conhecerá técnicas tradicionais e modernas para o benefício psicomotor de pacientes com dificuldades psicomotoras.

Com os conhecimentos obtidos no curso, será possível promover diferentes terapias psicomotoras, que consistem em atuar sobre os movimentos do corpo para provocar mudanças nos sentimentos e no comportamento de uma pessoa. Você aprenderá a reeducar a harmonia do corpo e a ajudar a encontrar o bem-estar ou até a eliminar a deficiência ou distúrbio psicomotor.

Principais assuntos do curso de Psicomotricidade

Estes são alguns dos tópicos que fazem parte conteúdo programático do Curso de Psicomotricidade:

  • O papel do especialista psicomotor e a função da desinibição psicomotora;
  • Propriedade do corpo e habilidades sensório-motoras;
  • Jogos psicomotores;
  • Imitação e movimento;
  • Brincadeiras de corpo e objeto;
  • Jogos de símbolos;
  • Espaço de construção e personalidade;
  • Parâmetros psicomotores;
  • Música e movimento;
  • Expressão corporal e dramatização;
  • Relaxamento;
  • Técnicas corporais;
  • Referencial teórico das habilidades psicomotoras;
  • Evolução da teoria cognitivo-afetiva da psicomotricidade;
  • Fundamentos biológicos e sensório-motores do comportamento;
  • Diagnóstico psicomotor;
  • Psicologia Evolutiva e Movimento na várias faixas etárias ― bebês, crianças em idade escolar;
  • adolescentes, adultos e idosos.

Por que estudar Psicomotricidade na Anhanguera?

Na hora de escolher a faculdade, você deve buscar instituições respeitadas, como é o caso da Anhanguera. Investimos em graduações flexíveis, com professores e conteúdos de alto nível, coerentes com as demandas do mercado de trabalho, e uma metodologia focada na prática para que você possa vivenciar da melhor forma os conhecimentos.

Confira os diferenciais do curso de Psicomotricidade:

  • graduação de objetiva, com curta duração;
  • ambiente virtual de estudos moderno;
  • professores especialistas;
  • aulas ao vivo e gravadas, além de conteúdos em diversos formatos;
  • polo de apoio presencial perto de você;
  • atividades complementares para desenvolvimento profissional, como a Aula Destaque e as Trilhas de Carreira;
  • acesso exclusivo ao Canal Conecta, maior portal de vagas de estágio e emprego vinculado a uma instituição universitária;
  • ingresso facilitado no curso por meio de vestibular online;
  • acesso a bolsas, benefícios e convênios.

Venha para a Anhanguera!

Estudar em uma faculdade como a Anhanguera fará total diferença em sua bagagem como profissional de Psicomotricidade. O que você precisa hoje é de conhecimento sólido, boas experiências acadêmicas e oportunidades para ingressar no mercado. Tudo isso é garantido aos nossos alunos!

Então, venha estudar com a gente e mude seu futuro. Inscreva-se já na Anhanguera e comece a estudar quanto antes!

Ah, você também pode se inscrever pelo Vestibulares.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 68

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.