O que é Educação Física adaptada? Como atuar na área?

Você já ouviu falar em Educação Física adaptada? A atividade vem se tornando cada vez mais importante nas escolas e nos centros de atividades físicas, justamente por promover mais integração e acessibilidade ao que antes costumava ser uma alternativa restrita apenas para alguns grupos.

Felizmente, a faculdade de Educação Física vem desenvolvendo novos métodos e conteúdos que permitem levar não só as atividades físicas para todos os grupos, como também a prática de diversos esportes de maneira adaptada. Quer saber mais sobre o assunto? Então, fique atento e acompanhe! ?

O que é Educação Física adaptada?

A Educação Física adaptada é uma parte muito importante dentro do Bacharelado em Educação Física, que permite levar a prática de esportes e exercícios de forma inclusiva e acessível para todos. Isso é possível tanto nas escolas como em eventos da área pelo mundo todo.

Esse tipo de educação está voltado para todos aqueles estudantes que possuem alguma necessidade especial ou limitação física. Portanto, a proposta é justamente adaptar as regras dos esportes para que eles possam ser praticados por todos.

Essa é uma medida de inclusão social, mas muito mais do que isso: de resgate da autoestima e de autoconfiança dos estudantes que se sentem inseguros pelas suas condições físicas. Assim, o esporte e as atividades físicas se tornam um espaço de diversidade e respeito.

Por que essa é uma área que vem crescendo?

A Educação Física adaptada é, sobretudo, uma maneira de levar a inclusão para as escolas. Portanto, essa é uma iniciativa de ordem social e um compromisso que vem sendo assumido pelos profissionais da área para garantir que todos se sintam capazes de praticar esportes com os corpos que têm.

Mas essa medida não é apenas uma proposta teórica de inclusão. Ela coloca esses estudantes em uma posição favorável para que eles explorem suas potencialidades físicas, interajam com os outros alunos, ganhem confiança e desenvolvam as habilidades ao longo do tempo.

E é claro que não é só isso. Quem já acompanhou as Paraolimpíadas, por exemplo, sabe que os esportes adaptados fazem sucesso mundialmente. E é justamente na fase escolar que as crianças começam a tomar gosto por esse tipo de atividade.

Sendo assim, é crucial poder contar com uma infraestrutura que inclua esses estudantes e estimulem suas capacidades físicas. Dessa forma, o profissional de Educação Física adaptada é indispensável, afinal, é dele a responsabilidade de:

  • conhecer profundamente as regras dos esportes adaptados;
  • criar estratégias efetivas para que cada estudante desenvolva as habilidades que possui;
  • ensinar técnicas, normas e estratégias de jogo;
  • coordenar e orientar os estudantes durante as aulas de Educação Física.

Qual é a diferença entre a Educação Física tradicional para a adaptada?

Basicamente, quase qualquer esporte praticado na Educação Física tradicional pode ser adaptado para uma versão que comporte certas limitações físicas. A exemplo disso estão o vôlei sentado ?ou até mesmo o futebol para deficientes visuais. ?‍??

Nesse caso, as únicas diferenças são as regras, formuladas com base nas possibilidades e limitações dos atletas. Desse modo, os estudantes vão pontuar de acordo com as regras do jogo adaptado e não do convencional.

Isso torna as chances de competição muito mais claras e acessíveis. Assim, mesmo quem não tem alguma deficiência física pode acabar participando da brincadeira e das aulas, seja jogando vendado ou sentado no chão, por exemplo.

Pensando nessa solução como uma alternativa àquelas escolas que não oferecem qualquer tipo de adaptação ou educação para os alunos especiais, percebemos um grande avanço em termos de inclusão e diversidade social. Portanto, a Educação Física adaptada é muito abrangente e capaz de integrar todos os estudantes.?‍??‍?????‍♀️?‍♂️?

Assim, a escola cumpre o seu principal objetivo quando à Educação Física, de promover um melhor desenvolvimento motor dos estudantes, além de ensinar a prática de diferentes esportes, competitividade, cooperação e trabalho em equipe, por exemplo.

Como se preparar para atuar nesse mercado?

Você pode atuar com a Educação Física adaptada iniciando sua carreira com a faculdade de Educação Física EAD, por exemplo. Isso vai possibilitar que você assista às aulas naqueles horários mais favoráveis, ou seja, você pode continuar trabalhando durante o dia e encaixando seus estudos à noite ou aos finais de semana, por exemplo.?

Além disso, é muito importante sempre se manter atento às tendências que vêm surgindo no mercado da Educação Física adaptada. Muitos eventos na área de Educação Física já vêm abordando de maneira mais abrangente a necessidade de pensar em soluções que fortaleçam a prática de esportes mesmo por aquelas pessoas que contam com alguma limitação física.

Para isso, tanto as escolas quanto a comunidade têm o dever de criar iniciativas inclusivas para que essas pessoas possam se sentir mais ativas fisicamente. Inclusive, é a partir desse tipo de ação que vêm sendo criados diversos campeonatos e competições para esportes adaptados.

Como qualquer outra profissão, a Educação Física adaptada exige dedicação do profissional, que deve se especializar nos esportes adaptados e nas principais necessidades físicas de quem possui algum tipo de limitação. Portanto, o aprendizado acontece não só em sala de aula, mas também assistindo e participando de eventos esportivos especiais e investindo em conhecimento prático.?

Como você viu, a Educação Física adaptada não é apenas uma tendência de mercado que está em crescimento. É uma necessidade constantemente presente na nossa sociedade, e suprir essa demanda é urgente, seja para promover mais inclusão social, seja para fornecer mais integração para os estudantes.?

Faça Educação Física e dê o primeiro passo para promover a inclusão!

Também é muito importante que os estudantes de Educação Física desenvolvam esse olhar de atenção e cuidado para esse público, tornando-se os principais agentes transformadores dentro das instituições de ensino. É seu o papel promover o enfoque inclusivo nas escolas, pautando a necessidade de uma infraestrutura inclusiva e da organização de eventos que comportem as diferentes modalidades esportivas.?

Se você gostou do que viu por aqui e se identificou com a área de Educação Física adaptada, talvez esteja na hora de considerar essa possibilidade para o seu futuro profissional. Já pensou?

Então, o primeiro passo é investir em uma formação que qualifique o seu currículo. Inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados