Como funciona um Tecnólogo de Gestão Financeira?

estudante de curso tecnologo em gestão financeira

Gerir as finanças de uma empresa, com capacidade de planejar, executar, controlar e avaliar processos dentro da área é uma habilidade muito valorizada no mercado.

Não à toa o Tecnólogo em Gestão Financeira é um curso de ensino superior cada vez mais procurado por pessoas que desejam começar a executar essas tarefas em menor tempo do que uma graduação tradicional.

Acha que essa graduação tem tudo a ver com você? Então, siga com a gente. Neste post, vamos falar tudo o que precisa saber sobre o curso de Gestão Financeira:

  • quais são as principais matérias;
  • como é a rotina de aulas;
  • as modalidades possíveis do curso;
  • quanto tempo dura a faculdade de Gestão Financeira;
  • áreas em que o profissional poderá atuar após a formatura.

Confira!

O que é Gestão Financeira?

A Gestão Financeira consiste, basicamente, no gerenciamento do dinheiro de uma empresa, com controle do fluxo de caixa da organização, entre outras funções.

Um dos pontos mais importantes no sucesso de um negócio é a gestão inteligente dos seus recursos financeiros, com controle de gastos e planejamento de investimentos. Assim, o profissional que tem os conhecimentos e as habilidades para executar essas funções é bem mais valorizado no mercado.

Quais são as principais matérias?

Como é comum em cursos de gestão, o Tecnólogo de Gestão Financeira começa com a formação básica. Entre as matérias que compõem este ciclo estão sociologia e empreendedorismo. Elas têm como objetivo fornecer conhecimento generalista ao aluno para, assim, dar a base necessária à atuação profissional.

Estudantes ainda têm a oportunidade de aprender matérias como educação ambiental, ética e cidadania nesse estágio inicial do curso.

Após o ciclo básico, o aluno entra na formação específica, com disciplinas que proporcionam todos os conhecimentos técnicos necessários para ele atuar como gestor financeiro, com teorias e ferramentas práticas.

Dentre as matérias que fazem parte da formação específica estão:

  • gestão financeira;
  • análise de custos;
  • capital de giro;
  • mercado de capitais;
  • análise de demonstrações financeiras.

Trata-se de temas relevantes na atuação de um profissional que deseja gerir a área financeira de uma empresa.

Como é a rotina de aulas do Tecnólogo em Gestão Financeira?

Com o crescimento da carreira em W, em que o profissional precisa ser cada vez mais versátil e flexível, a rotina de aulas do Tecnólogo em Gestão Financeira preza pela agilidade e pelo dinamismo.

Aqui na Anhanguera, o curso na área e as aulas são focados em quem não tem tempo a perder: a formação acelerada permite o pronto ingresso no mercado de trabalho ou, até mesmo, recebimento de uma promoção na empresa atual graças aos novos conhecimentos adquiridos.

Ao longo das aulas do Tecnólogo em Gestão Financeira, o aluno conquistará habilidades como organização, atenção, capacidade de trabalhar em equipe e, ainda, terá acesso às ferramentas para adquirir um bom raciocínio lógico-matemático, essencial a um bom trabalho na administração de finanças.

Quais são as modalidades possíveis do curso?

O Tecnólogo em Gestão Financeira aqui na Anhanguera pode ser feito em três modalidades: 100%online, semipresencial e presencial.

O curso EAD 100%online, como o nome indica, é feito totalmente a distância. Ou seja, você estuda onde e quando quiser. Basta ter um computador com acesso à internet.

Já na modalidade semipresencial, o aluno só precisa ir à unidade de ensino uma vez na semana. Neste dia, ele assiste às aulas com transmissão ao vivo e pode ter contato presencial com o professor, tirando suas dúvidas naquele momento.

O estudante que optar por essa modalidade, transformada pela Anhanguera em referência a outras instituições de educação, também tem o apoio de tutores presenciais e contato com a turma e pode participar de atividades em grupo, lado a lado com outros alunos.

O restante da grade curricular da modalidade semipresencial é feito por meio de Disciplinas Interativas, em que o aluno tem acesso a conteúdos diversos. Entre eles, material didático, fóruns para interação com a turma e tutores online.

Já na modalidade presencial, o aluno frequenta as aulas na unidade física de sua escolha, de acordo com sua grade de matérias.

Quanto tempo dura o curso Tecnológico de Gestão Financeira?

Quando o assunto é Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo, um dos grandes diferenciais da terceira opção é que, mesmo com a curta duração do curso, o profissional formado na modalidade termina as aulas plenamente capacitado para atuar no mercado de trabalho, dentro da área escolhida.

Ou seja, em dois anos (4 semestres), o Tecnólogo em Gestão Financeira já estará apto para atuar na função, gerenciando recursos financeiros de uma empresa e controlando seu fluxo de caixa, entre outras atribuições.

Em que áreas o profissional poderá atuar?

O Tecnólogo em Gestão Financeira é um profissional versátil, que pode atuar em vários segmentos diferentes. Afinal, a maioria das empresas, independentemente de sua área de atuação, conta com um departamento financeiro, não é mesmo?

Entre as possibilidades de atuação para o profissional que conclui o Tecnólogo de Gestão Financeira estão:

  • orçamento: sendo responsável pelo mapeamento de fontes de investimentos, receitas e despesas necessárias para cumprir os planos de negócio da empresa e executar projetos tanto em pequenas quanto em grandes companhias;
  • departamento financeiro: com a responsabilidade de executar rotinas de contas a pagar e processar pagamentos a fornecedores e funcionários;
  • análise de desempenho financeiro: tem a missão de executar a análise de indicadores financeiros, com a criação de planos a fim de reduzir despesas e maximizar receitas, otimizando o retorno dos acionistas.

O curso é opção certeira para quem quer construir uma carreia de sucesso no departamento de finanças de uma grande empresa. Com as habilidades e os conhecimentos aprendidos durante o curso, é possível executar uma gama de funções dentro da área financeira.

Como você viu, o Tecnólogo em Gestão Financeira forma profissionais versáteis, flexíveis e indispensáveis a empresas de todos os setores. O estudante se capacitará em pouco tempo para atuar como funcionário da área financeira das empresas, executando atividades como gerenciamento de fluxo de caixa de análise de risco.

Gostou dessa possibilidade de carreira? Entre em contato com a gente agora mesmo e saiba mais informações sobre o curso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.