Saiba tudo da faculdade de Gestão Financeira

estudante de curso tecnologo em gestão financeira

Não é à toa que gerir as finanças de uma empresa, com capacidade de planejar, executar, controlar e avaliar processos dentro da área tem sido uma habilidade muito valorizada no mercado. Por isso, o curso de Gestão Financeira tem sido cada vez mais procurado por pessoas que desejam começar a executar essas tarefas e ter um futuro promissor na área.

Se você tem interesse em cursar Gestão Financeira, fique atenta(o) a todas informações que serão passadas neste artigo. Ele irá sanar todas as suas dúvidas sobre o curso de Gestão Financeira, desde as modalidades do curso, a remuneração que ele pode te oferecer e muito mais!

Como é o curso de Gestão Financeira?

A faculdade de Gestão Financeira é especializada nos conhecimentos necessários para o gerenciamento do dinheiro de uma empresa, controle do fluxo de caixa, análise de investimentos, entre outras funções. Dessa forma, o curso de Gestão Financeira é voltado para o estudo e a aplicação de técnicas de administração financeira em organizações.

Este curso oferece conhecimentos essenciais para lidar com questões financeiras, como análise de investimentos, controle de fluxo de caixa, elaboração de orçamentos, gestão de riscos, entre outros aspectos relacionados à área financeira. Assim, o profissional que tem os conhecimentos e as habilidades para executar essas funções é bem mais valorizado no mercado.

Mulher analisando dados e gráficos e usando a calculadora
O curso de Gestão Financeira prepara o estudante para administrar vários tipos de organização

Quais os tipos de Graduação em Gestão Financeira?

O curso de Gestão Financeira é oferecido principalmente na modalidade de Tecnólogo. No entanto, em alguns casos, é possível encontrar cursos de Gestão Financeira oferecidos como bacharelado. Confira a seguir alguns detalhes sobre cada tipo de curso para Gestão Financeira.

Bacharelado em Gestão Financeira

O curso de graduação do tipo bacharel em Gestão Financeira, não tão comum, conta com uma abordagem mais ampla e aprofundada sobre a área. Dessa maneira, inclui mais disciplinas teóricas, mas também conta com algumas matérias mais práticas, além de uma maior carga horária, normalmente contando com até 8 semestres de curso.

Tecnólogo em Gestão Financeira

O Tecnólogo em Gestão Financeira é a modalidade mais comum da área, essa formação de nível superior conta com uma duração média de dois a até três anos. Ela é focada no desenvolvimento de habilidades práticas para atuar diretamente no mercado de trabalho. Os tecnólogos são mais direcionados para a prática profissional e preparados para funções específicas dentro das organizações.

Licenciatura em Gestão Financeira

O curso do tipo licenciatura em Gestão Financeira ainda não se encontra disponível para aqueles que têm interesse na área do ensino. No entanto, existem alguns cursos semelhantes a este que entram na categoria, como por exemplo, o curso de Gestão e Empreendedorismo.

Empreendedor marceneiro mexendo em tablet
O curso de Gestão e Empreendedorismo está disponível na modalidade licenciatura

O curso de Gestão Financeira é bom?

Se você tem afinidade pela área de estudo de gestão e finanças, com certeza você gostará do curso. No entanto, existem outras formas de observar a qualidade de um curso. O curso de Gestão Financeira, quando bem protegido e ministrado por instituições de ensino reconhecidas e com aprovação do Ministério da Educação (MEC), pode ser considerado uma boa escolha para quem busca atuar nesta área.

O curso de Gestão Financeira tem aprovação do MEC?

O curso de Gestão Financeira pode e deve ser aprovado pelo MEC na Instituição de Ensino que você pretende escolher. A validação do MEC é um indicador essencial para avaliar a qualidade e a conformidade de um curso com as diretrizes educacionais recomendadas.

As instituições de ensino passam por um processo criterioso de avaliação, e ao obterem a aprovação, demonstram que atendem aos padrões de qualidade. Isso oferece aos estudantes uma maior confiança na formação que estão recebendo.

Aprovação de Gestão Financeira no Mercado

A área de gestão financeira recebe uma demanda contínua em diversos setores da economia, tanto em empresas privadas como em organizações governamentais e do terceiro setor. O papel dos gestores financeiros é indispensável na estabilidade e no crescimento de corporações de diferentes portes.

Os profissionais formados em Gestão Financeira podem ocupar posições em departamentos financeiros, instituições bancárias, consultorias financeiras, corretoras de valores, empresas de investimentos, entre outras áreas relacionadas. Além disso, também pode trabalhar por conta própria, encontrando oportunidades como consultor de finanças para organizações.

Consultor mostrando gráficos em reunião
O profissional formado em Gestão Financeira pode atuar como consultor para empresas

Qual o perfil ideal de aluno de Gestão Financeira?

Os alunos do curso de Gestão Financeira contam com grupos de perfis bem variados. O curso dá a possibilidade de atuar na área financeira com foco em números, que costuma atrair pessoas com habilidade de exatas, mas também permite um papel de gestão, adequado para quem não procura só por cálculos e lógica.

Personalidade do estudante de Gestão Financeira

“O risco vem de não saber o que você está fazendo.”

Warren Buffett

Não existe um perfil único ideal para um aluno de Gestão Financeira, pois as características e habilidades podem variar de acordo com os indivíduos. No entanto, é importante ter conhecimento e compreensão dos princípios da Gestão Financeira para evitar riscos e tomar decisões seguras no campo dos investimentos. Confira algumas características que são valorizadas nessa área:

  • É importante ter interesse genuíno pelos conceitos, práticas e tendências do setor financeiro;
  • Capacidade de analisar dados financeiros, identificar tendências, fazer projeções e tomar decisões embasadas;
  • Ser capazes de enxergar o quadro geral e pensar estrategicamente em relação às finanças de uma organização;
  • Ter uma comunicação eficaz para interagir com colegas de trabalho, clientes, fornecedores e outros profissionais da área financeira;
  • Por fim, ter ética profissional, pois trabalha com a parte financeira de uma organização deve existir confiabilidade e transparência.
Mulher comparando dados em computador e notebook
Quem trabalha com Gestão Financeira deve ser capaz de analisar dados e pensar estrategicamente

Rotina de estudos para quem estuda Gestão Financeira

A rotina de estudos de um aluno do curso de Gestão Financeira pode variar dependendo de fatores individuais, como carga horária, estilo de aprendizagem, modalidade de ensino e outros. No entanto, existem algumas atividades comuns que podem fazer parte da rotina de estudos desse aluno:

  • Participação em aulas: É importante ter comparecido às aulas, tanto presenciais quanto online, para adquirir conhecimentos e interagir com a turma.
  • Leitura de materiais didáticos: Envolve o estudo de diversos conceitos e teorias financeiras, lendo os materiais didáticos recomendados.
  • Realização de exercícios e tarefas: Resolver exercícios práticos e realizar tarefas relacionadas aos conceitos planejados.
  • Participação em grupos de estudo: Estudar em grupo pode ser uma forma eficaz de revisar o material, discutir dúvidas e trocar ideias com os colegas.
  • Pesquisa e atualização: A área está em constante evolução, por isso é importante dedicar tempo para pesquisar e se manter atualizado no campo financeiro.
  • Preparação para provas e estimativas: Os alunos devem se preparar para as provas e estimativas, revisando os materiais.
Grupo de estudo reunido
Os grupos de estudo são importantes para revisar os materiais do curso e tirar dúvidas com os colegas

Quais as modalidades de estudo para Gestão Financeira?

O curso de Gestão Financeira conta com as diferentes modalidades de ensino (Ensino a Distância (EAD), Semipresencial e Presencial), como acontece para a maioria dos cursos de graduação. Confira a seguir as peculiaridades para cada modalidade de ensino para o curso de Gestão Financeira.

Dá para fazer Gestão Financeira EAD?

O curso EAD se trata de uma modalidade 100% online, como o próprio nome já nos indica, é feito totalmente a distância por meio de plataformas virtuais de aprendizagem. Os alunos têm acesso a materiais didáticos, videoaulas, fóruns de discussão e interação com os professores e outros alunos. Além disso, algumas instituições podem exigir a realização de atividades presenciais pontuais.

Mulher tendo aula online com professora e colegas na tela do computador
Na modalidade EAD, o curso é todo online, com videoaulas e fóruns de discussão

Existe Gestão Financeira Presencial?

O curso de Gestão Financeira na modalidade presencial conta principalmente com  aulas em sala, com professores e alunos interagindo diretamente. As instituições de ensino geralmente têm uma programação de aulas e uma grade de horários fixos de acordo com o turno (matutino, vespertino ou noturno) que seu curso ocorre.

Tem Gestão Financeira no modelo Semipresencial?

Na modalidade semipresencial, o aluno de Gestão Financeira não precisa ir sempre à unidade de ensino. No dia em que ele vai presencialmente, há o diferencial de ter o contato direto com o professor, tirando suas dúvidas no exato momento. O aluno que optar por essa modalidade também tem o apoio de tutores presenciais e contato com a turma, podendo participar de atividades em grupo presencialmente.

Qual a duração e as matérias do curso de Gestão Financeira?

A melhor forma de descobrir se a graduação em Gestão Financeira realmente tem a ver com o seu perfil é observando as disciplinas abordadas. O curso de Gestão Financeira tem grade curricular fixada com 4 semestres que combina temas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além de também contar com disciplinas práticas de projetos. Confira a seguir as matérias e respectiva carga horária por semestre, com base no modelo da Anhanguera.

1º semestre (360h)

  • Projeto Integrado – Ideação
  • Métodos Quantitativos
  • Optativa I
  • Legislação Empresarial Aplicada
  • Gestão de Projetos

2º semestre (360h)

  • Análise de Custos
  • Matemática Financeira
  • Optativa II
  • Economia para Negócios
  • Projeto Integrado – Projeto

3º semestre (380h)

  • Projeto de Extensão I – Gestão Financeira
  • Analise das Demonstracoes Contabeis
  • Modelos de Gestão
  • Análise de Crédito, Cobrança e Risco
  • Capital de Giro e Análise Financeira
  • Sistemas de Informação Gerencial

4º semestre (440h)

  • Modelos de Precificação ee Ativos Financeiros
  • Sociedade Brasileira e Cidadania
  • Empreendedorismo e Inovação
  • Planejamento Tributário
  • Projeto de Extensão II – Gestão Financeira
  • Auditoria, Controladoria e Gestão Financeira
  • Optativa III

É importante ressaltar que os detalhes específicos do curso, como grade curricular, carga horária e ênfases, podem variar de acordo com a instituição de ensino e modalidade. Portanto, é recomendável pesquisar em universidades, faculdades e institutos de educação profissional para obter informações mais precisas sobre o curso de Gestão Financeira que você está interessado.

Quais as possibilidades de especialização em Gestão Financeira?

Existem diversas possibilidades de especialização em Gestão Financeira que permitem aos profissionais aprofundar seus conhecimentos e se especializar em áreas específicas dentro do campo financeiro. Alguns exemplos de especializações em Gestão Financeira incluem:

  • Finanças Corporativas: Essa especialização se concentra nas práticas financeiras aplicadas a empresas e organizações. Aborda temas como análise de investimentos, gestão de riscos, fusões e aquisições, entre outros.
  • Mercado Financeiro e de Capitais: Essa especialização envolve o estudo dos mercados financeiros, incluindo ações, títulos, derivativos, câmbio e commodities.
  • Controladoria e Auditoria: Essa especialização concentra-se na gestão e controle financeiro das organizações, incluindo a contabilidade, auditoria interna, controle de custos, planejamento tributário e compliance.
  • Gestão de Riscos Financeiros: Essa especialização aborda a identificação, avaliação e gestão dos riscos financeiros enfrentados pelas organizações.
  • Planejamento Financeiro: Essa especialização envolve a elaboração de planos financeiros pessoais e empresariais.

Essas são apenas algumas das possibilidades de especialização em Gestão Financeira. As opções podem variar dependendo das demandas do mercado e do interesse pessoal. É válido pesquisar as opções disponíveis na instituição do seu agrado, além de considerar o perfil profissional para escolher a especialização mais adequada.

Caneta grifando número em planilha
Na especialização de Controladoria e Auditoria as funções são focadas no controle financeiro, como controle de custos e compliance

Quais as principais áreas para recém-formados?

A principal área de atuação para um recém-formado em Gestão Financeira, com certeza será muito pessoal e direcionada a sua área de interesse. No entanto, como a atuação do profissional não se baseia somente no controle de contas, os gestores financeiros têm diversas opções de área de atuação.

Esse profissional pode atuar em parceria com diferentes setores do negócio, além de explorar as oportunidades em diversos campos da economia. Existem excelentes opções que o recém-formado em Gestão Financeira. Confira a seguir quais são as principais áreas de atuação para um gestor financeiro.

  • Análise de investimentos: Os profissionais dão suporte na aplicação de títulos e aquisição de bens, ajudando a tomar decisões e sugerindo mudanças de rota, caso seja necessário.
  • Departamentos Financeiros de Empresas: Os profissionais podem atuar nessas áreas, lidando com atividades como análise de custos, controle de fluxo de caixa, elaboração de orçamentos, planejamento financeiro e outros.
  • Instituições Financeiras: Os bancos, corretoras de valores, por exemplo, são grandes empregadores para esses profissionais. Eles podem trabalhar em áreas como análise de crédito, gestão de investimentos, tesouraria, análise de risco e consultoria financeira.
  • Consultoria Financeira: Os profissionais formados em Gestão Financeira podem trabalhar em empresas de consultoria financeira, auxiliando clientes a tomarem decisões estratégicas em relação às suas finanças.
  • Mercado de Capitais: As bolsas de valores e o mercado de capitais oferecem oportunidades para os graduados atuarem em áreas com análise de ações, gestão de fundos, negociação de valores mobiliários e gestão de carteiras.
Homem acompanhando bolsa de valores em São Paulo
A bolsa de valores é uma oportunidade de trabalho para quem se forma em Gestão Financeira

Se quer saber mais detalhes sobre as áreas de atuação em Gestão Financeira para você se especializar, não deixe de conferir o conteúdo completo em nosso site!

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

A escolha entre estudar em uma faculdade pública ou privada para qualquer depende de diversos fatores e não há uma resposta única, pois ambas as opções têm seus prós e contras. No entanto, o mais importante é saber se a faculdade tem o reconhecimento do MEC (consulte através do site do eMEC) e boas notas no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Faculdade Pública em Gestão Financeira

É importante frisar que não existe disponível o curso de Gestão Financeira em faculdades públicas no Brasil. Porém, as faculdades públicas geralmente oferecem cursos relacionados à área de Administração ou Ciências Contábeis, que incluem disciplinas de gestão financeira como parte do currículo.

Além disso, não podemos deixar de citar que existem sim vantagens em optar por uma faculdade pública para a sua formação, tais como: qualidade acadêmica, diplomas bem reconhecidos, networking, projeto de pesquisas. Porém, nem sempre você encontrará ofertado o curso que deseja e muitas vezes podem ser surpreendidos com greves que atrasaram a sua formação.

Faculdade Privada para Gestão Financeira

Já a faculdade privada em Gestão Financeira é uma realidade e é uma opção disponível para aqueles que desejam se especializar nessa área. Muitas instituições de ensino particular oferecem o curso de Gestão Financeira como tecnólogo, com duração menor em comparação com um curso de bacharel.

O curso de Gestão Financeira em faculdades particulares é projetado para fornecer uma formação mais específica e prática em temas relacionados à área financeira. Escolher uma universidade privada te dará a possibilidade de escolher qual a mensalidade que você deseja e pode pagar, já que a gama de opções são variadas.

A faculdade privada também irá te oferecer qualidade acadêmica, diplomas bem reconhecidos, networking, projeto de pesquisas, basta buscar pelas melhores opções no mercado. Além disso, algumas delas também oferecem opções de cursos de pós-graduação, como especializações, MBAs e mestrados.

Professor dando aula com gráficos em tela
A faculdade privada oferece uma formação mais específica e mais opções de cursos para especialização

Quanto custa a graduação em Gestão Financeira?

Os custos para cursar Gestão Financeira podem variar significativamente dependendo de fatores como: localização, reputação da instituição, modalidade de ensino (presencial, EAD, semipresencial) e até as mesmas políticas específicas de cada faculdade. No entanto, é possível considerar uma média de R$ 200,00 a R$ 900,00, aproximadamente.

Se você tem interesse em fazer esse curso, mas acredita que a média da mensalidade não está dentro da sua realidade, é válido ficar atento a outras formas de subsidiar o seu ensino, como por exemplo, optar por uma bolsa de estudos. Essa é uma excelente oportunidade para você cursar Gestão Financeira em uma faculdade privada.

Tem como conseguir bolsa de estudos em Gestão Financeira?

Há diversas opções disponíveis para estudantes que desejam ingressar em universidades privadas por meio de bolsas de estudo para Gestão Financeira, o que pode ser uma alternativa vantajosa para famílias com recursos financeiros limitados. Algumas das principais opções incluem:

  • Bolsas oferecidas pelas próprias universidades: Muitas instituições privadas possuem programas de bolsas de estudo, tanto parciais como integrais, que são concedidas com base em critérios acadêmicos, como desempenho escolar, resultados em vestibulares ou outros.
  • Programas governamentais de bolsas e financiamento: O governo oferece programas como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Esses programas visam beneficiar estudantes de baixa renda, oferecendo oportunidades de ingresso em instituições privadas.
  • Bolsas oferecidas por empresas: Algumas empresas estabelecem parcerias com universidades e disponibilizam bolsas de estudo para os universitários. Essas bolsas podem estar relacionadas a áreas específicas de estudo ou podem ser concedidas a candidatos com bom desempenho acadêmico.

Além disso, é importante destacar que os critérios e a disponibilidade das bolsas podem variar de acordo com cada instituição e programa. Portanto, é recomendável pesquisar e entrar em contato com as universidades, órgãos governamentais e empresas para obter informações precisas sobre as oportunidades de bolsas de estudo e os requisitos necessários para se candidatar.

Como entrar em Gestão Financeira?

Primeiro, para ingressar no curso de Gestão Financeira, é necessário ter concluído o ensino médio ou equivalente e depois realizar um processo seletivo. Essas formas de ingresso podem ser por meio de um vestibular tradicional ou interno da instituição de ensino escolhida ou, por fim, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Enem

As notas obtidas no ENEM são utilizadas como forma de ingresso em universidades públicas e privadas que adotam esse método de seleção. Para aqueles interessados ​​em cursar Gestão Financeira, é necessário realizar o exame e utilizar a pontuação no Sisu para se candidatar às vagas disponíveis nas universidades participantes.

Sisu

O Sisu é um sistema administrado pelo MEC que utiliza as notas do ENEM para a seleção de vagas em instituições públicas e até mesmo privadas de ensino superior. Após a conclusão do exame, com base nas notas aprovadas no ENEM e nas notas de corte inscritas pelas instituições, o sistema realiza a classificação dos candidatos nas vagas disponíveis.

Homem segurando celular com página do Sisu aberta e site do Sisu em computador ao fundo
O SISU é um sistema do MEC que usa as notas do Enem para a entrada em universidades públicas e privadas

Vestibular para Gestão financeira

Além do Sisu, muitas universidades, principalmente as privadas, também promovem vestibulares específicos. Esses vestibulares são organizados pelas próprias instituições e geralmente envolvem provas específicas relacionadas à área do curso desejado. Os candidatos interessados ​​devem se inscrever nos vestibulares de sua escolha e participar do processo seletivo para concorrer às vagas.

Quais as exigências para se formar em Gestão Financeira?

As exigências para se formar em Gestão Financeira podem variar dependendo da instituição de ensino e do programa específico do curso. No entanto, em geral, existem alguns requisitos comuns para a conclusão do curso de Gestão Financeira. No entanto, é importante ressaltar que esses requisitos podem variar de acordo com cada instituição.

Normalmente se faz necessário cumprir uma carga horária mínima das disciplinas, algumas vezes realizar um estágio, participar do Enade, caso seja o ano de realização do estudante, e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Porém, consulte sempre o currículo do curso e o regimento interno da instituição para obter informações específicas.

Gestão Financeira exige estágio obrigatório?

A exigência de estágio obrigatório para a formação em Gestão Financeira pode variar de acordo com a instituição de ensino e o programa específico do curso. No entanto, podemos dizer que não é comum ver o estágio obrigatório para os alunos dos cursos de Gestão Financeira espalhados pelo país. A Anhanguera, por exemplo, exige projetos que fazem parte da grade curricular, mas não um estágio.

Enade

A participação no Enade só será obrigatória para os alunos de Gestão Financeira que estão concluindo o curso que será avaliado no respectivo ano. Além disso, é importante ressaltar que a nota cursada no Enade não influencia diretamente na conclusão do curso, mas é um requisito indispensável para a obtenção do diploma.

Afinal, o Enade nada mais é do que uma avaliação de abrangência nacional conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o propósito de verificar o desempenho dos estudantes em relação aos conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do curso.

TCC de Gestão Financeira

A elaboração de um trabalho de conclusão de curso, conhecido como TCC, faz parte dos requisitos para a conclusão em Gestão Financeira na maioria das instituições de ensino. Essas atividades têm como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso em situações práticas.

Além disso, cada instituição pode ter critérios específicos para a graduação do seu estudante, como a conclusão de um número mínimo de créditos, o cumprimento dos prazos e a quitação de vantagens financeiras ou administrativas. Portanto, é recomendável consultar a grade curricular e os regulamentos da instituição de ensino em que você está matriculado para obter informações precisas.

Mulher fazendo apresentação de gráficos
O TCC costuma ser um requisito para a conclusão do curso de Gestão Financeira

Vale a pena se formar em Gestão Financeira?

A Gestão Financeira é uma área que desempenha um papel fundamental nas organizações, responsável por planejar, controlar e tomar decisões estratégicas. Mas avaliar se vale a pena se formar no curso envolve considerar diversos aspectos, como perspectivas de emprego, salários, demanda do mercado, satisfação pessoal e retorno do investimento financeiro e de tempo dedicado ao curso.

Salário para formados em Gestão Financeira

Profissionais formados em Gestão Financeira podem encontrar oportunidades de emprego em diversos setores, incluindo instituições financeiras, empresas comerciais e industriais, consultorias financeiras, organizações sem fins lucrativos e governamentais. Com isso, a sua remuneração também costuma oscilar, mas iniciando com uma base de R$ 3.900,00.

Investimento X Retorno

No que diz respeito ao investimento X retorno, é importante considerar os custos envolvidos na formação em Gestão Financeira, como mensalidades, materiais de estudo e despesas pessoais. Este curso já conta com a vantagem de não precisar investir em materiais práticos, como em um curso da área de saúde, por exemplo. Além disso, os livros você pode encontrar em bibliotecas e de maneira virtual também, fazendo uma boa economia.

Também é relevante avaliar o potencial retorno financeiro que a profissão pode proporcionar ao longo do tempo. Por isso, pesquise sobre o mercado de trabalho e corra atrás das oportunidades que o mercado oferece para os profissionais formados em Gestão Financeira.

Por fim, existe outro aspecto que pode te ajudar durante a sua graduação. De acordo com o perfil do estudante, é possível encontrar estágios remunerados em boas empresas. Assim, se torna possível contribuir com seus custos durante a graduação, seja para pagar os custos da faculdade ou realizar investimentos que beneficiam a carreira profissional.

Veja também: confira como funciona a elaboração do TCC na prática!

Play video

Por que cursar Gestão Financeira na Anhanguera?

Gostou dessa possibilidade de carreira? Agora que já conhece as principais informações sobre a área de Gestão Financeira, o próximo passo é investir no seu futuro. Na Anhanguera você paga mensalidades que cabem no seu bolso e garanta acesso a um dos melhores ensinos superiores do país!

Lá você encontra diversas possibilidades de crescer na sua vida profissional, confira todos os cursos de graduação e pós-graduação que a Anhanguera oferece para você. Se inscreva agora em nosso site e se prepare para o vestibular que vai mudar a sua vida!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 94

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados