Planejamento financeiro: como conquistar a estabilidade nas finanças?

planejamento financeiro

Ter um planejamento financeiro pessoal significa organizar suas estratégias para cuidar do próprio dinheiro e aplicá-lo em algo que traga retorno. Logo, dá para ver que essa prática é essencial para quem busca saúde nas finanças, certo? As vantagens são muitas: segurança diante de imprevistos, maior liberdade para fazer escolhas, facilidade para realizar sonhos etc.

Diante de tantos benefícios, vale a pena aprender a construir um bom plano — e nós podemos ajudar nisso! Neste conteúdo, vamos apresentar o seguinte passo a passo para conquistar a estabilidade financeira:

Defina seus objetivos

O primeiro passo para um planejamento bem sucedido é conhecer seus objetivos. Afinal, saber aonde se quer chegar é um requisito que possibilita a definição de um caminho até a realização. Então, comece listando os seus sonhos para o futuro.

Essa etapa da definição serve para tornar seus planos mais palpáveis e facilitar o planejamento de metas claras e específicas. Depois disso, será possível refletir sobre o que você deve fazer para alcançar cada uma delas.

É interessante notar que esses objetivos não devem ser apenas financeiros. Por exemplo, ter sucesso na carreira ideal para você pode ser uma de suas metas, e a organização financeira será fundamental aqui, pois você precisará do dinheiro para realizar cursos, viver experiências diferentes, investir na própria qualificação etc.

Foque nas suas prioridades

A sua lista de desejos não acaba quando você define seus objetivos. Ainda é necessário analisar o que foi selecionado e eleger suas prioridades — ou seja, aquelas metas que são as mais esperadas e que merecem atenção especial dentro do seu planejamento financeiro.

Vamos imaginar que uma das coisas mais importantes para você é desenvolver um currículo competitivo para crescer na carreira. Sendo assim, vale a pena relativizar outros objetivos para focar nesse. Afinal, é desse quesito que você espera receber um retorno mais rápido.

Planeje seu orçamento

O orçamento é o documento básico de um planejamento financeiro. Ele deve partir das prioridades que você definiu e das suas possibilidades financeiras. Em outras palavras: seu desafio é organizar a renda de forma que ela consiga custear os gastos rotineiros e também ficar disponível para seus projetos futuros.

Esse equilíbrio é o segredo de quem conquista a estabilidade financeira. O diferencial é entender que o dinheiro que você tem hoje deve ser usado para planejar seus próximos passos. Daí a relevância de montar um orçamento — que deve ser mantido sob controle.

Para fazer isso, anote o valor da sua renda e de seus principais gastos. Depois, considere a quantia que pretende usar para montar suas reservas de futuro. Assim, você vai ter uma noção bastante precisa de como deve usar o dinheiro ao longo do mês.

Monte um controle de ganhos e gastos

Acompanhar seus ganhos e gastos é uma estratégia básica para ser capaz de manter o controle do orçamento. Isso porque nem sempre é simples colocar em prática o que foi planejado. A boa notícia é que existem ferramentas que prometem facilitar essa tarefa no seu dia a dia.

Um exemplo muito útil é fazer uso de um aplicativo de planejamento financeiro. Nele, são cadastrados seus ganhos e gastos diários. Com isso, fica mais fácil acompanhar o seu padrão de consumo e tomar decisões mais conscientes sobre a forma como utiliza o dinheiro.

Essa prática é de grande ajuda para manter o compromisso ao longo do tempo. Também é uma forma de perceber dificuldades e tentar resolvê-las rapidamente. Se você notar, por exemplo, que não é viável cumprir as metas que propôs ou que surgiram novos gastos importantes, é hora de adaptar o planejamento.

Pratique dicas de economia

Outro hábito que vai fazer diferença no seu planejamento financeiro é colocar em prática dicas de economia. Coisas simples, — como levar lanches de casa e evitar comprar comida fora —, são muito úteis para diminuir seus gastos e fazer sobrar mais dinheiro ao final do mês.

Dessa maneira, você pode contar com uma quantia maior para se organizar e poupar. Então, que tal buscar mais dicas de economia? Avalie o orçamento feito e tente identificar as categorias que tornam viáveis os cortes ou reduções. Algumas orientações são:

  • planeje suas compras, adquirindo apenas o que for essencial;
  • controle o uso do cartão de crédito e evite gastos por impulso;
  • reveja custos fixos para conseguir descontos e economizar;
  • adquira livros em sebos;
  • pesquise preços antes de realizar uma compra;
  • prefira programas de lazer gratuitos ou de baixo custo.

Pague suas dívidas

Se você tem dívidas, é importante colocar a quitação como uma prioridade. Elas são um dos principais problemas que trazem desequilíbrio ao orçamento dos brasileiros. Além de comprometer parte da sua renda, a ação de juros faz você perder dinheiro ao longo do tempo.

O primeiro passo para resolver essa dificuldade é listar todas as suas pendências. Depois disso, negocie o pagamento — começando por aqueles que têm juros maiores. Fique atento também para não gerar novas dívidas e priorize os investimentos que trarão retorno futuro, como é o caso de um financiamento estudantil.

Invista em educação

Por fim, é importante lembrar que uma das melhores formas de conquistar a estabilidade das finanças é investindo na sua carreira. Como a qualificação traz novas oportunidades de crescimento profissional, ela permite que você aumente sua renda com o passar do tempo.

Se ainda não tinha pensando nessa prioridade, reveja a lista e coloque-a no topo. Organizar as finanças, montar reservas e investir dinheiro são ótimas atitudes, mas é preciso também pensar em como isso pode render mais no futuro — e a educação é o melhor caminho para isso.

É interessante usar os valores economizados no dia a dia para pagar a faculdade, investir em cursos, eventos e experiências diferentes — um intercâmbio, por exemplo. Tudo isso gera conhecimentos e habilidades novas, além de aumentar seu networking e enriquecer o currículo.

Percebe como fazer um planejamento financeiro é indispensável no seu sucesso? Isso não só para ter uma quantia disponível na conta-corrente, mas especialmente para conseguir fazer escolhas cada vez melhores na sua vida profissional e pessoal. Siga as dicas que demos e usufrua de ótimos resultados!

Você trabalha ou já pensou em trabalhar de forma autônoma? Então, veja como ganhar dinheiro nesse regime de trabalho, a fim de poder se dedicar à sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.